Como lidar com o arrependimento do divórcio

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher triste no sofá azul

Se você está se arrependendo de seu divórcio, saiba que não está sozinho. Compreender as razões por trás do seu arrepender pode ajudá-lo a encontrar ferramentas apropriadas para processar sua experiência.





Conselhos para aqueles com arrependimento de divórcio

Você pode ouvir conselhos de amigos, familiares e colegas de trabalho que, embora possam ser ditos por amor e preocupação, podem não ser úteis para você neste momento. Investigar seu processo emocional único é uma das melhores maneiras de compreender o arrependimento que você está sentindo pelo divórcio.

Artigos relacionados
  • Como uma crise de meia-idade pode levar ao divórcio
  • Restaurar o casamento após o divórcio
  • Maneiras de se reconciliar após o divórcio

Como faço para parar de me sentir culpado pelo divórcio?

A culpa é uma emoção complexa e socialmente iniciada que pode surgir se alguém se sentir mal por algo que parece ofensivo ou prejudicial para os outros. Muitas vezes, os indivíduos sentem culpa em reação às reações dos outros, enquanto a vergonha é um sentimento inerentemente pessoal que pode surgir sem o componente social. Pense em seus sentimentos únicos de culpa, quando surgiu pela primeira vez, e quem pode ter contribuído para desencadear esse sentimento. Pense sobre:



  • Você se sente culpado porque gostaria de dar outra chance ao seu casamento?
  • Você se sente culpado por magoar seu parceiro?
  • Você se sente culpado por causa da reação do seu ex-parceiro ao divórcio?
  • Você se sente culpado porque seus amigos e familiares fizeram comentários que o fizeram se sentir mal a respeito de seu comportamento?
  • De onde vem minha culpa? Que fatores estão alimentando minha culpa?

Embora você não possa simplesmente parar de sentir algo, entender por que se sente culpado pode ajudá-lo a processar esse sentimento de maneira saudável. Normalmente, quando as emoções são exploradas livremente sem julgamento, elas tendem a atingir o pico e, em seguida, diminuir lentamente de intensidade.

Como faço para superar os sentimentos de arrependimento?

Alguns indivíduos que estão em processo de divórcio ou já o fizeram se perguntam quando o arrependimento do divórcio se instalará. Para alguns, o arrependimento pode surgir imediatamente, enquanto outros podem levar anos para perceber que lamentam sua decisão de se divorciar . É importante entender se você se arrepende de seu divórcio porque sente saudades do seu parceiro, em vez de o processo de divórcio ter demorado mais e sido mais desgastante emocionalmente do que o esperado. Em outras palavras, você sente falta do seu parceiro ou o próprio processo de divórcio está gerando sentimentos de arrependimento? O arrependimento pode ser difícil de superar e geralmente leva algum tempo para ser totalmente compreendido. Considerar:



  • Faça um diário sobre o que o arrependimento significa para você.
  • Pense em quais aspectos específicos do divórcio você se arrepende.
  • Pense se seus sentimentos de arrependimento estão mais relacionados à perda do casamento ou ao próprio processo de divórcio.
  • Observe se seus sentimentos de arrependimento tendem a aumentar quando você sente altos níveis de carga emocional versus calma e centrada.
  • Crie um mantra para você mesmo que se concentre no que você pode fazer agora. Por exemplo, 'Vou me permitir trabalhar meus sentimentos de arrependimento.' Outra opção é: 'Embora eu não possa mudar meus sentimentos de arrependimento, posso eventualmente explorar se meu ex-parceiro estáaberto a discutir reconciliação(ou amizade). '
  • Pense nas razões pelas quais o divórcio foi iniciado de uma perspectiva objetiva e apenas exponha os fatos, sem incluir sua resposta emocional. Observe se seu amigo experimentou algo semelhante, o que você acha?
  • Faça um plano para si mesmo no futuro que pode incluir tentarreconecte-se com seu exparceiro se for uma escolha saudável e eles estiverem a bordo, e / ou aproveitando isso como uma oportunidade de aprendizado para seus outros relacionamentos no futuro.
Mulher escrevendo em um caderno

Você vai se arrepender do seu divórcio?

Você é o único a quem pode responder com sinceridade se se arrepender do divórcio, e provavelmente não saberá a resposta até depois de passar pelo processo de divórcio e totalmente ajustado a essa enorme mudança na vida. Embora você certamente possa adivinhar se vai se arrepender de seu divórcio no futuro, os fatores que influenciam fortemente o arrependimento do divórcio incluem filhos, culpar o parceiro por seus próprios problemas e não fazer o esforço suficiente no casamento.

Histórias de arrependimento de divórcio

Histórias e temas comuns de quem se arrepende de iniciar o divórcio incluem:

  • Sentir pesar por ter colocado o (s) filho (s) no processo de divórcio.
  • Sentindo que iniciaram o divórcio por motivos egoístas.
  • Sentir pesar por culpar o parceiro por outros problemas em sua vida, como trabalho e família.
  • Sentindo arrependimento por não ter trabalhado duro o suficiente no casamento e, especialmente, sentindo o peso disso se casassem novamente.
Filha olhando para os pais brigando em casa

Quais são os cinco estágios do divórcio?

Compreender onde você está em termos deprocessando seu divórciopode fornecer informações úteis sobre o arrependimento que você está sentindo. Os cinco estágios do divórcio são:



  • Negação: Sentir que o divórcio não é iminente ou não aconteceu.
  • Raiva: Sentir grandes choques de raiva quando pensa sobre o processo de divórcio, seus próprios comportamentos, o comportamento de seu ex-parceiro e / ou que você teve que passar por isso.
  • Barganha: geralmente é o momento em que o arrependimento começa a se instalar. Você pode desejar que você e / ou seu ex-parceiro se esforcem mais para fazer o relacionamento funcionar. Você pode começar a perder aspectos do relacionamento.
  • Depressão: você pode sentir-se deprimido e com muita energia e começar a se arrepender ainda mais da decisão de se divorciar.
  • Aceitação: Você processou essa perda, deu a si mesmo tempo para se ajustar e se sentir confortável com o que aconteceu. Você ainda pode se arrepender de seguir em frente com o divórcio, mas esses pensamentos não desencadeiam mais altos níveis de carga emocional.

Lembre-se de que todo mundo processa o divórcio de maneira diferente e você pode ou não passar por todos esses estágios, e eles podem estar em uma ordem diferente se você passar por alguns deles. Você pode perceber um pico inicial em seus sentimentos de arrependimento à medida que o divórcio se instala, mas isso não significa necessariamente que sempre se arrependerá de sua decisão. Quanto mais você se afasta do divórcio, mais tempo tem para processar e refletir totalmente sobre a saúde geral de seu relacionamento, não apenas a dor e o possível choque associados ao divórcio.

Homem divorciado tirando aliança

Estatísticas de arrependimento de divórcio

Embora não tenha havido uma grande quantidade de estudos cobrindo o arrependimento do divórcio, pesquisas realizadas nos Estados Unidos e em Londres mostram que:

Arrependimentos e preocupações comuns do divórcio

O divórcio não é apenas o fim de um relacionamento. Muitos outros fatores podem trazer sentimentos intensos de preocupação e arrependimento. Em um estudo de londrinos :

  • 57 por cento preocupados com o local onde viveriam após o divórcio.
  • 73% estão preocupados com sua situação financeira após o divórcio.
  • 62 por cento preocupado comimplicações para as crianças.
  • 43 por cento desejavam que outra pessoa tomasse a decisão por eles.

O que fazer quando você se arrepende do divórcio?

Para quem se arrepende do divórcio, é importante entender a raiz do arrependimento e se isso tem a ver com seu ex-parceiro ou com o processo de divórcio em geral. Depois de se conectar com o cerne do seu processo emocional, você pode começar a tomar medidas paratrabalhando através de sua experiência de divórcio.

Calculadora Caloria