15 doenças mais comuns em gatos, desde artrite até DII

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato recebendo uma massagem na cabeça de uma mulher

Mesmo que você forneça ao seu gato o melhor cuidado possível, sempre há uma chance de ele ficar doente. Coisas como doenças cardíacas podem ser genéticas, e a artrite felina geralmente ocorre com a idade. Compreender as doenças mais comuns dos gatos pode ajudá-lo a identificar os primeiros sinais dessas doenças e a manter o seu gato ao seu lado por muitos anos.





crie sua própria boneca que se pareça com você

Doença Dentária

Acima de 85% dos gatos com mais de três anos têm doenças dentárias , tornando-se a doença mais comum em gatos. Você pode não pensar nas doenças dentárias como uma doença, mas o estado da boca do seu animal de estimação é uma parte extremamente importante de sua saúde geral.

Artigos relacionados Veterinário escovando dentes de gato

As bactérias nos dentes podem entrar na corrente sanguínea e danificar órgãos como rins, coração e até mesmo o cérebro. Sem mencionar que dentes podres, sangramento nas gengivas e inflamação são super desconfortáveis ​​e afetam a capacidade de alimentação do seu gatinho.



Dica rápida

Se você ainda não está escovando os dentes do seu gato regularmente, agora é um ótimo momento para começar.

Artrite

Os cães não são os únicos que sofrem de artrite. Quase metade de todos os gatos apresenta sinais de artrite em pelo menos uma área, e esse número sobe para impressionantes 90% em gatos com 12 anos ou mais . Mesmo que a artrite não possa ser revertida, existem suplementos que seu veterinário pode recomendar para interromper a progressão da doença e ajudar seu gato a se sentir mais confortável.



Doença renal

Se você cuidou de um gato até a velhice, provavelmente está familiarizado com o fato de que seus rins começam a diminuir em algum momento. Tantas como metade dos gatos com mais de 15 anos desenvolve doença renal crônica , que é o tipo que acontece ao longo do tempo. Mas isto também pode acontecer em gatos mais jovens.

Gato sendo examinado pelo veterinárioDica rápida

Manter seu gato hidratado, mantê-lo longe de toxinas e realizar exames de sangue de rotina são ótimas maneiras de ajudar a reduzir o risco de ter problemas renais.

Pancreatite

Recentemente, os veterinários descobriram pancreatite felina é muito mais comum do que se acreditava. A pancreatite é uma condição desconfortável em que o pâncreas fica inflamado e geralmente desenvolve vômitos, para de comer e fica com pouca energia. A causa exata desta doença do gato ainda não é conhecida, mas existem alguns gatilhos que conhecemos , como DII, diabetes ou o parasita Toxoplasma gondii .



Infecção Respiratória Superior

Você fica resfriado todo inverno? Resfriados também são bastante comuns em gatos. Sempre que você vê um gato espirrando e com o nariz escorrendo, há uma boa chance de ele ter um infecção respiratória superior (URI). Esses gatinhos fungando geralmente precisam de antibióticos para eliminar a infecção.

Doença cardíaca

Infelizmente, as doenças cardíacas são bastante comuns em gatos. Sobre 10 a 15% dos gatos desenvolvem problemas cardíacos . Freqüentemente, eles não mostram nenhum sinal óbvio até começarem a ficar doentes. É por isso que os exames de rotina são tão importantes para monitorar quaisquer alterações sutis e manter seu gato na melhor saúde possível.

Veterinários examinando raio-XDica rápida

A raça do seu gato pode desempenhar um papel no risco de doenças cardíacas, porque alguns são geneticamente mais propensos a isso do que outros, como o Maine Coon ou o Persa.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é muito observado em gatos, principalmente naqueles com mais de 10 anos. Sobre 10% desses gatos idosos desenvolver esta tireoide hiperativa, cujos sintomas incluem perda de peso, apetite voraz, vômitos, hiperatividade, miados ou uivos incessantes e cabelos oleosos. A medicação pode ajudar a regular os níveis de tireoide do seu gato e fazê-lo se sentir muito melhor.

Outras doenças comuns em gatos

Existem dezenas de doenças de gatos que pode estar afetando seu animal de estimação, com diversas condições compartilhando sintomas semelhantes. Embora não sejam tão comuns quanto os outros, ainda acontecem com bastante frequência.

Quando você deve consultar um veterinário

Só porque essas doenças em gatos são comuns não significa que não sejam prejudiciais ou potencialmente fatais. É sempre aconselhável consultar o seu veterinário sempre que o seu gato mostrar sinais de estar doente para descartar algo sério. Mas se o seu gato apresentar algum dos seguintes sintomas, é importante que você procure atendimento de emergência imediatamente.

Gato Maine Coon amarelo no veterinário
  • Não responde
  • Doente por mais de 24 a 36 horas
  • Sintomas que aumentaram ou se multiplicaram dramaticamente
  • Dor óbvia
  • Lutando para respirar
  • Sangrando profusamente
  • Incapaz de evacuar ou urinar
  • Recusar-se a comer por mais de 48 horas
  • Não beber

Não espere para procurar ajuda

Se sua intuição lhe diz que seu gato está apresentando sinais de doença, é aconselhável fazer um check-up. Os gatos são mestres em esconder doenças e, quanto mais cedo você detectar algo se formando, melhor será o prognóstico. E sabendo quais doenças são mais comuns em gatos, você poderá manter seu amigo felino saudável e feliz por décadas.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria