Muitas pessoas gostam de vinhos mais doces. Felizmente, uma série devinhos brancosque variam de semi-doce a doce estão disponíveis, muitos feitos das mesmas variedades usadas para fazer vinho branco seco. Na verdade, alguns dos vinhos mais famosos do mundo são brancos doces.
Sauternes e Barsac
Os vinhos Sauternes e Barsac vêm da região francesa de Bordeaux. Sauternes é um dos brancos doces mais famosos do mundo, enquanto Barsac é um pouco menos conhecido. Verdadeiros vinhos de sobremesa, Sauternes e Barsac são bastante doces com notas tropicais no paladar. Os vinhos Sauternes e Barsac variam em cor de palha clara a um ouro profundo. Os vinhos tendem a ser bastante viscosos devido ao alto teor de açúcar. O alto teor de açúcar também permite que os vinhos envelheçam muito bem. Alguns desses vinhos permanecem bebíveis depois de muitas décadas. O envelhecimento do vinho intensifica os sabores e escurece a cor do vinho.
Artigos relacionados- 24 recomendações para os melhores vinhos brancos secos
- 4 marcas de vinho tinto mais doces
- 17 Melhores Recomendações de Vinhos Italianos
Fonte surpreendente de doçura
As uvas Semillion, Sauvignon Blanc e Muscadelle nos vinhos foram afetadas por botrytis , um fungo também conhecido como podridão nobre. Embora um fungo nas uvas possa não parecer tão apetitoso, na verdade ele adiciona doçura e complexidade ao suco das uvas que afeta, o que leva a um vinho doce complexo e saboroso.
Vinhos Sauterns e Barsac para provar
Se você gostaria de experimentar esses doces vinhos de Bordeaux, você pode encontrar muitos exemplos em várias faixas de preço nas lojas de vinho. Alguns para tentar incluem:
- Chateau d'Yquem : Este é o vinho Sauternes mais famoso de todos, o que muitas vezes se reflete no preço que pode começar em torno de US $ 350 ou mais. Colecionadores procuram vinhos Chateau d'Yquem de bons anos, o que pode elevar ainda mais o preço.
- Chateau Doisy Däene : Este vinho Sauternes mantém muita consistência de safra a safra e é um dos mais bem avaliadosvinho de sobremesa.
- Chateau Grillion : Este é um Sauternes acessível que normalmente é muito bem avaliado por especialistas.
- Chateau Climens : Este vinho doce vem de Barsac e é bastante acessível em comparação com vinhos semelhantes que podem custar várias vezes mais. Também foi destaque no Prêmio de Estilo de Vinho de 2019 da Vivino.
Riesling
Os vinhos Riesling variam de secos a muito doces. Os vinhos Riesling doces e de sobremesa têm uma combinação maravilhosa de doçura e acidez, o que dá ao vinho um excelente equilíbrio sem ser excessivamente enjoativo. Os Rieslings também são conhecidos por seus sabores minerais que dão ao bebedor uma sensação de terroir (a terra em que o vinho foi cultivado). Os sabores de frutas no vinho incluem maçãs e damascos.
recuperar mensagens de texto excluídas de outro telefone
Onde os Riselings são encontrados
Alguns dos melhores Rieslings doces do mundo vêm da Alemanha, bem como da região francesa da Alsácia. Na Alemanha, os vinhos Riesling recebem um classificação que comunica o quão seco ou doce é. Os Rieslings doces em ordem do menos doce para o mais doce incluem Spätlese, Auslese, Beerenauslese, Trockenbeerenauslese (TBA) e Eiswein. Os Riesling Eisweins são colhidos no final da temporada, depois que a geada permite que os açúcares das uvas se concentrem. Você também pode encontrar Rieslings doces de outras regiões, incluindo Austrália, Estado de Washington, Nova York e Oregon.
Vinhos de Riesling para experimentar
Rieslings a tentar incluir:
- Horse Heaven Hills Eroica Ice Wine Riesling : Esta colheita tardia Riesling do Chateau Ste do estado de Washington. A vinícola Michelle tem sabores de mel e damasco em um néctar doce. O Chateau colabora com um conhecido enólogo alemão para fazer este delicioso vinho de sobremesa.
- Heroic Riseling : Este Riesling tem uma classificação média de 91 no Wine.com. Possui sabores doces de lima e tangerina e uma acidez crocante e frutada. Também é acessível por cerca de US $ 20 a garrafa.
- Fritz Haag Brauneberg Juffer Spätlese Riesling : Este doce mas ácido Riesling vem de Mosel-Saar-Ruwr na Alemanha, com sabores de maçãs e laranjas com um equilíbrio mineral.
- Dr. Loosen Riesling Eiswein : Este vinho da região de Mosel, na Alemanha, é muito doce, com sabores de pêssego, laranja e pêra equilibrados com alta acidez.
- Trimbach Cuvee Frederic Emile : Um Riesling da região francesa da Alsácia, este vinho tem sabores de pêssego, frutas de caroço e mel.
Vin Santo
Este doce branco vem da Itália. As variedades brancas mais comuns de Vin Santo são feitas a partir das uvas Trebbiano e Malvasia. Os vinhos Vin Santo são frequentemente chamados vinhos de palha , porque os produtores de vinho colocam as uvas colhidas em esteiras de palha, onde as uvas têm tempo para que a água evapore e os açúcares se concentrem. Os estilos do Vin Santo variam do seco ao muito doce. Os vinhos mais doces apresentam maior viscosidade. Com o alto teor de açúcar no doce Vin Santo, os vinhos envelhecem bem.
Vinhos para provar
Se você gostaria de experimentar o Vin Santo, considere as seguintes opções.
- San Giusto a Rentennano Vin Santo : Picante e doce, este vinho é em partes iguais ácido, doce e esfumaçado com sabores de damasco e mel.
- Badia a Coltibuono Vin Santo : Este saboroso vinho âmbar dourado tem sabores de mel, amêndoa torrada e baunilha.
- Fèlsina Vin Santo del Chianti Clássico : Sabores de frutas tropicais como laranja e notas doces como mel e caramelo com notas de nozes e acidez tornam este vinho bem equilibrado.
- SantoWines Vinsanto : Este vinho tem uma cor âmbar escura e é originário de Santorini, na Grécia. Possui sabores de cravo, damasco, baunilha, tâmaras e nozes, notas picantes.
Tokay
Também conhecido como Tokay, este vinho doce húngaro vem em vários níveis de doçura. A podridão nobre afeta essas uvas, acrescentando profundidade e concentração de sabores adicionais. Nesse tipo de vinho, o enólogo usa Puttonyos para medir a doçura do vinho. As classificações mais baixas de Puttonyos são vinhos menos doces, com três sendo o mínimo e seis sendo o máximo em Tokaji Aszú. No entanto, as três e quatro avaliações têm recentemente foi abolido .
Vinhos para provar
Considere experimentar um destes vinhos Tokay:
- Chateau Megyer Tokaji Aszu 3 Puttonyos : Este é um vinho ligeiramente doce com sabores a pêssegos e damascos.
- The Royal Tokaji Wine Company Red Label 5 Puttonyos : Nice ácido equilibra este vinho muito doce, que tem sabores de frutas tropicais.
- Disznoko Tokaji Aszu 5 Puttonyos : Este vinho tem uma avaliação média de 93 no Wine.com. Apresenta fortes aromas cítricos e alperces com algumas notas de especiarias e acidez.
Vinho de gelo
Qualquer uva de vinho branco pode ser transformada em um Vinho Gelado. Os vinhos de gelo são feitos de uvas que permanecem na videira após a primeira geada. Quando ficam congeladas, as uvas concentram seus sucos e doçura, e os vinhos têm um nível de açúcar residual muito maior do que aqueles colhidos antes da geada.
Vinhos para provar
Muitos produtores de vinho oferecem vinhos gelados. Alguns para tentar incluem:
- Vinho Inskillin Vidal Ice : Este saboroso vinho gelado da Península de Niágara, no Canadá, tem deliciosos sabores de açúcar mascavo e pêssegos, além de um bom equilíbrio entre doçura e acidez.
- Jackson Triggs Vidal Icewine : Os sabores de mamão e manga conferem a este vinho gelado um toque tropical.
- Kiona Ice Wine : Este vinho gelado do estado de Washington oferece sabores doces de abacaxi e madressilva.
- Inniskillin Riseling Icewine : Outro vinho gelado da Inniskillin, este tem uma viscosidade xaroposa com notas de mel, abacaxi, pêssego, damasco e maçã.
Vinho de colheita tardia
Os vinhos de colheita tardia são doces porque as uvas permanecem na videira após a colheita tradicional. Isso permite que os açúcares das uvas atinjam concentrações mais altas, adicionando doçura ao vinho resultante. Embora não sejam tão doces quanto os vinhos de gelo, os vinhos de colheita tardia ainda são deliciosamente doces.
Vinhos para provar
Estes vinhos de colheita tardia devem ser experimentados:
- Hogue Cellars Riesling Late Harvest : Este vinho de colheita tardia acessível tem sabores de damasco e pêra, bem como uma acidez crocante para equilibrar o alto teor de açúcar residual.
- Não faça nada doce, colheita tardia : Este conhecido vinho de colheita tardia da Califórnia oferece sabores de peras e tangerinas com especiarias.
- Husch Late Harvest Gewurztraminer : Gewurztraminer é conhecido por seus perfis de sabor picante. Em um vinho de colheita tardia como este, ele cria uma especiaria adorável e sabores de frutas doces, como cravo e damasco.
- Jules Taylor Colheita Tardia Sauvignon Blanc : Este vinho de cor clara apresenta notas de maracujá, manga, citrinos e ananás com notas de capim-limão. É um vinho de sobremesa doce e seco de Marlborough, na Nova Zelândia.
Desfrute de vinhos doces
Quer esteja a saborear um dos vinhos acima ou um vinho tinto doce, os vinhos doces são o final perfeito para uma refeição. Experimente alguns destes brancos doces e você com certeza ficará fascinado.
o que as meninas gostam nos meninos