Taxas de aborto por semana e idade: riscos e estatísticas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Ponteiros-chave

  • A maioria dos abortos ocorre no primeiro trimestre.
  • Consulte um ginecologista para entender o motivo e obter tratamento oportuno.
  • Leva tempo para se recuperar de um aborto espontâneo, então procure uma consulta médica.

A perda de um feto antes da 20ª semana de gravidez é chamada de aborto espontâneo, também conhecido como aborto espontâneo ou perda precoce da gravidez. As taxas de aborto podem variar muito entre as mulheres devido a vários fatores.

Este post discute estatísticas de aborto dependendo da idade, semanas de gravidez, chances de aborto durante a reprodução assistida e estatísticas de abortos recorrentes.



Quantas gestações terminam em aborto espontâneo?

O aborto espontâneo ou a perda da gravidez podem ocorrer em aproximadamente metade das gestações antes que a mulher saiba que estava grávida. Cerca de 10 a 15% das gestações conhecidas terminam em aborto espontâneo (1) .

quanto tempo o cabelo tem que ter para doar

Cerca de 15% dos abortos podem acontecer no segundo trimestre, ou seja, entre 13 e 19 semanas de gravidez (dois) . Os abortos espontâneos no segundo trimestre são frequentemente chamados de abortos tardios. Uma perda de gravidez que ocorre após 20 semanas de gestação é chamada de natimorto e não é incluída nas estatísticas de aborto espontâneo.



Também é possível ter uma gravidez saudável após um aborto espontâneo, e este é um processo natural. Você deve tentar entendê-lo e não ser emocionalmente afetado por ele. Interrupção médica da gravidez (MTP) ou abortos medicamentosos e abortos auto-induzidos ou abortos auto-induzidos não estão incluídos nas taxas mencionadas acima.

Quando acontece o aborto espontâneo?

A maioria dos abortos espontâneos tende a ocorrer no primeiro trimestre, ou seja, nas primeiras 13 semanas, e esse período representa cerca de 80-85% de todos os casos (3) (4) . Entre estes, a maioria das incidências de abortos ocorre durante as primeiras sete semanas de gravidez.

O risco de aborto pode ser maior ou menor em cada s'follow noopener noreferrer'> (5) (6) .



    3-4 semanas:Este é o momento em que a implantação ocorre após a última menstruação e os testes de gravidez se tornam positivos. 50-75% da perda de gravidez acontece antes de um teste de gravidez positivo, ou seja, antes da quarta semana. Isso é chamado de gravidez química e muitas vezes indicado por outros sintomas de gravidez e aborto espontâneo.
    5ª semana:A taxa de aborto pode ser de cerca de 21,3%, de acordo com um estudo de 2013. No entanto, pode haver um risco maior ou menor de perda gestacional dependendo das causas maternas e fetais.
    6-7 semanas:A taxa de aborto durante esta semana é de cerca de 5%, pois é um ponto em que o batimento cardíaco fetal é obtido.
    8-13 semanas:A taxa de aborto cai neste período para cerca de 2-4%.
    14-20 semanas:Há apenas 1% de chance de aborto durante essas semanas.

Quais são as taxas de aborto por idade?

A taxa de aborto geralmente aumenta com a idade. A diminuição da qualidade do óvulo (ovo) com o aumento da idade pode ser uma das principais causas de uma maior incidência de perda gestacional com a idade materna avançada. O óvulo tem problemas genéticos na forma de anormalidades cromossômicas.

Se inscrever

A frequência de perda de gravidez para mulheres em diferentes idades é a seguinte (3) .

Era Frequência
20-30 anos9–17%
35 anosvinte%
40 anos40%
45 anos80%

Observação: Idade paterna acima de 35 anos também pode aumentar o risco de aborto espontâneo (7) .

O risco de aborto mencionado acima é puramente baseado na idade materna. No entanto, vários outros fatores de risco, como doenças crônicas, estilo de vida e alterações hormonais, podem influenciar a taxa de aborto espontâneo.

Risco de aborto espontâneo e fertilização in vitro

Existe uma chance de perda precoce da gravidez em 10-25% do ciclo de FIV-ET (fertilização in vitro e transferência de embriões) (8) . A perda da gravidez após um procedimento de fertilização in vitro pode afetá-la emocionalmente, fisicamente e financeiramente, pois a gravidez não é continuada e muitas vezes é necessário outro ciclo de fertilização in vitro.

O aborto é uma indicação de que o embrião foi implantado no útero. A gravidez bioquímica (teste de gravidez positivo) também é considerada um indicador positivo de gravidez.

Anomalias cromossômicas podem ser uma causa significativa de abortos clínicos espontâneos.

Taxa de aborto recorrente

Aborto recorrente, aborto habitual ou perda de gravidez repetida (RPL) é uma perda de três gestações consecutivas antes de 20 semanas da última menstruação. Cerca de 1 a 2% das mulheres podem sofrer abortos repetidos, e isso pode deixar muitos casais fisicamente e mentalmente esgotados (9) .

como separar a roupa por cor

O aborto repetido pode ser devido a fatores genéticos, condições autoimunes, infecções, problemas anatômicos ou outros motivos desconhecidos. Você pode procurar ajuda especializada para identificar a causa e o tratamento para ter uma gravidez saudável no futuro.

Chance de aborto após batimento cardíaco fetal

A taxa de aborto diminui no ponto após o batimento cardíaco fetal ser detectado no ultrassom (1) . Alguns estudos sugerem uma queda de 10% na taxa de aborto quando o batimento cardíaco do bebê é detectável (10) .

Muitas mulheres podem não estar cientes dos batimentos cardíacos fetais até a primeira ultrassonografia pré-natal na 11ª ou 12ª semana. No entanto, aqueles que tiveram tratamento de fertilidade podem passar por exames mais cedo para detectar com precisão o risco de aborto com base no batimento cardíaco fetal.

Quando o risco de aborto espontâneo diminui?

A taxa de perda de gravidez ou aborto por semana reduz quando a gravidez progride. O risco de aborto pode começar a diminuir tão cedo quanto os batimentos cardíacos fetais são detectáveis, que é em torno do 7ª semana da gravidez. No entanto, um declínio significativo na taxa de aborto ocorre após 12 semanas de gestação.

A queda na taxa de aborto espontâneo também pode depender de outros fatores de risco. Por exemplo, anormalidades cromossômicas podem causar perda precoce da gravidez, enquanto fatores maternos, como miomas, podem resultar em abortos tardios.

O que você deve fazer se tiver uma perda de gravidez?

Você pode consultar um ginecologista ou qualquer outro médico se sofrer um aborto espontâneo. Eles podem dar-lhe o tratamento necessário ou ajudá-lo a identificar o motivo da perda da gravidez e resolvê-lo.

O tecido da gravidez pode não ser totalmente expelido durante abortos espontâneos em alguns casos. Você pode exigir um exame de ultra-som para confirmar o aborto completo. Se algum tecido for deixado no útero, seu médico poderá iniciar o tratamento para remover esses tecidos e evitar complicações.

Sangramento intenso e sinais de infecção (aborto séptico) podem exigir cuidados de emergência, pois podem ser fatais. Seu médico também pode sugerir medidas preventivas, como imunoglobulina Rh, se você tiver o tipo sanguíneo Rh negativo para evitar problemas na próxima gravidez.

O tempo necessário para se recuperar de um aborto espontâneo e voltar à menstruação regular pode variar em cada mulher, dependendo do s'https://www.youtube.com/embed/vIVz02pNYlM'>

1. Aborto espontâneo ; MedlinePlus; Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos
2. Thomas C Michels; Perda de gravidez no segundo trimestre ; A Academia Americana de Médicos de Família
3. Perda Precoce da Gravidez ; O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas
Quatro. Aborto: suas perguntas respondidas ; NCT (National Childbirth Trust)
5. Aborto espontâneo ; Associação Americana de Gravidez
6. Sudeshna Mukherjee, et ai.; Risco de aborto entre mulheres negras e brancas em um estudo de coorte prospectivo nos EUA ; O Jornal Americano de Epidemiologia (2013).
7. Riffat Jaleel e Ayesha Khan; Fatores paternos no aborto espontâneo de primeiro trimestre ; Jornal Paquistão de Ciências Médicas (2013).
8. G.Wright Bates Jr e Elizabeth S Ginsburg; A perda precoce da gravidez na fertilização in vitro (FIV) é um preditor positivo do sucesso subsequente da fertilização in vitro ; A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e Canadense de Fertilidade e Andrologia; Fertstert
9. Holly B Ford e Danny J Schust; Perda gestacional recorrente: etiologia, diagnóstico e terapia ; Rev Obstet Gynecol (2009).
10. Stephen Tong, et ai.; Risco de aborto espontâneo para mulheres assintomáticas após uma consulta pré-natal normal no primeiro trimestre ; Obstet Gynecol (2008).

Calculadora Caloria