Se o seu gato está respirando pesadamente enquanto descansa, isso pode ser um sinal de vários problemas comunsde ansiedadea doença das vias aéreas. Compreender algumas das razões para a respiração difícil em gatos pode ajudá-lo a avaliar a gravidade da situação. No entanto, se seu gato estiver com dificuldade para respirar, esta é uma emergência e você deve levá-lo ao veterinário imediatamente.
como usar uma estufa para iniciantes
Meu gato está respirando pesadamente?
Um gato normal deve sempre respirar com pequenos movimentos do peito. Se as laterais do seu gato estão se movendo muito, isso pode indicar respiração difícil.Ao contrário de cachorros, os gatos geralmente nunca devem ofegar. Você também pode tentar observar qualquer aumento dos movimentos abdominais com a respiração do seu animal de estimação. Se o seu gato está respirando normalmente, você não deve ver nenhum movimento excessivo no abdômen, ou qualquer dificuldade na respiração .
Artigos relacionados- Lista de doenças e sintomas de gatos
- 6 sintomas de um gato moribundo
- Doenças e sintomas de gatos
Gatos respirando rápido e com dificuldade após exercícios ou estresse
Para alguns gatos, você pode ver a respiração difícil devido ao exercício ou estresse. Se o seu gato estiver ofegante depois de correr ao ar livre em um dia quente ou brincar com seu brinquedo favorito, isso pode ser causado pelo esforço normal. Outros gatos arfam ou respiram rapidamente quando precisam andar no carro.
Gato respirando pesado com a boca aberta
Às vezes, os gatos mantêm a boca parcialmente aberta quando respiram. Isso pode ser uma indicação de que o seu gato está congestionado no nariz ou nos seios da face. Você também pode ouvir seu gato respirar mais alto do que o normal.
Por que meu gato está respirando pesadamente?
Seu gato pode estar respirando pesadamente por vários motivos. Se você acha que seu gato está respirando pesadamente, é importante que ele seja avaliado imediatamente por seu veterinário.
Problemas respiratórios de doenças das vias aéreas
Os gatos podem desenvolver respiração pesada com doenças das vias aéreas. Isso prejudica a capacidade do seu gato de levar oxigênio para a corrente sanguínea. Como resultado, seu gato respirará mais rapidamente e com mais esforço para tentar compensar. As doenças das vias respiratórias incluem:
- Asma felina
- Pneumonia
- Edema pulmonar
Uma das causas mais comuns de respiração pesada em gatos é o edema pulmonar, um acúmulo de líquido nos pulmões. Isso geralmente é causado por insuficiência cardíaca, mas também pode acontecer com eletrocussão, quase afogamento, asfixia,Câncer, ou outrodoenças sistêmicas.
Derrame pleural causando respiração rápida e pesada
Os gatos também podem desenvolver acúmulo de líquido no tórax, localizado fora dos pulmões. Isso acontece em uma área chamada espaço pleural. Quando o líquido se acumula no espaço pleural, os pulmões não conseguem inflar tanto quanto deveriam. Seu gato desenvolverá falta de ar e dificuldade para respirar conforme mais fluido preenche esse espaço. De acordo com VCA Animal Hospitals , algumas causas de derrame pleural incluem:
- Insuficiência cardíaca
- Câncer
- Quilotórax - um acúmulo de fluido gorduroso
- Piotórax - uma infecção torácica muito grave
- Peritonite infecciosa felina (FIP)
Problemas para respirar durante problemas das vias aéreas superiores
Muitos gatos desenvolvem uma infecção do trato respiratório superior em algum momento de suas vidas. Os sintomas de uma infecção do trato respiratório superior podem incluir:
como remover manchas de manteiga de roupas
- Secreção nasal
- Espirros
- Tossindo ou engasgando
- Olhos escorrendo
- Congestão nasal audível
Alguns gatos ficam tão congestionados que não conseguem respirar pelo nariz. Quando isso acontece, seu gato pode manter a boca parcialmente aberta para respirar. Este é o único momento em que os cuidados domiciliares para respiração pesada em um gato são apropriados. Você pode usar uma bola de algodão e água morna para limpar qualquer secreção do nariz do seu gato. Coloque seu gato em um ambiente úmido, como um banheiro com água quente aberta, ou na frente de um umidificador. Se o seu gato não está comendo, parece letárgico ou tem congestão excessiva, você precisará consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e uma possível medicação.
Embora seja mais raro do que as infecções das vias respiratórias superiores, alguns gatos podem ter uma obstrução física das vias respiratórias que pode causar respiração pesada. Algumas das possíveis causas podem incluir um pólipo nasofaríngeo, um corpo estranho ou um tumor.
Trauma pode causar respiração pesada
Para gatos que sofreram traumas, a respiração pesada é um sintoma sério. O trauma pode causar sangramento nos pulmões, um pulmão perfurado ou colapsado, uma hérnia que exerce pressão sobre os pulmões ou outro sangramento interno.
Como os problemas respiratórios do gato são diagnosticados?
Seu veterinário pode diagnosticar algumas dessas condições médicas em um exame físico básico. Para outros, será necessária uma radiografia de tórax. Se o seu gato tem dificuldade para respirar, pode não ser seguro para o veterinário fazer uma radiografia de tórax imediatamente.
- Para gatos com derrame pleural, é importante que o veterinário drene uma amostra do fluido do tórax. Isso às vezes pode ajudar a diagnosticar o problema, mas também pode fazer seu gato se sentir melhor.
- Se houver suspeita de insuficiência cardíaca congestiva, seu veterinário pode recomendar que seu gato faça um ecocardiograma. Este é um ultrassom do coração e pode dizer muito mais sobre a estrutura do coração, em comparação com um raio-x.
- A asma felina geralmente é diagnosticada em um raio-x, mas em casos graves, pode ser necessário o encaminhamento a um especialista para broncoscopia e culturas especiais. Se seu veterinário suspeitar de uma obstrução das vias aéreas ou de um pólipo nasofaríngeo, seu gato pode precisar ser sedado para um exame oral, radiografias do crânio ou pescoço ou um exame das orelhas.
Qual tratamento está disponível para a respiração forçada do meu gato?
O tratamento exato para respiração difícil em gatos dependerá da causa subjacente. Freqüentemente, algum tratamento terá que ser iniciado para aliviar a respiração antes que um diagnóstico exato possa ser feito.
- O edema pulmonar é tratado com oxigênio e um medicamento diurético como a furosemida (Lasix). O derrame pleural geralmente é drenado para ajudar a reinsuflar os pulmões.
- Gatos com asma podem precisar tomar um medicamento esteróide ou aprender a tolerar um inalador especial para gatos. Se o seu gato tiver uma infecção do trato respiratório superior, ele pode precisar apenas de alguns antibióticos e cuidados de enfermagem por um curto período.
- Infelizmente, se seu gato for diagnosticado com câncer ou PIF, as opções de tratamento podem ser limitadas e visam mais a mantê-lo confortável.
Identificação precoce de dificuldade respiratória para o melhor resultado
Lembre-se de que se você acha que seu gato está com dificuldade para respirar, isso é uma emergência. É sempre mais seguro ter seu animal de estimação avaliado ao primeiro sinal de respiração pesada. Com muita atenção ao seu amigo felino, você pode encontrar a ajuda de que precisa e mantê-lo ao seu lado por muitos anos.