TikTok para crianças: seguro ou inseguro?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





poema para meu pai no céu
NESTE ARTIGO

O TikTok é um aplicativo de mídia social em rápido crescimento usado para enviar e compartilhar vídeos curtos de 60 segundos. Embora seja amplamente popular, o TikTok é seguro para crianças?

Embora pessoas de todas as idades usem o TikTok, seu formato de vídeo curto atrai particularmente jovens, incluindo crianças menores de 13 anos, que podem estar expostas a conteúdo adulto e problemas de privacidade. O TikTok foi formado pela fusão de dois aplicativos populares, Douyin e Musical.ly, em 2018. Após essa fusão, a plataforma de mídia social reuniu mais de 800 milhões de usuários ativos. Além disso, o TikTok está disponível em 75 idiomas e 150 mercados em todo o mundo (1) (dois) .



Leia este post para saber mais sobre os riscos do TikTok para crianças e as medidas de segurança a serem consideradas ao usá-lo.

O TikTok é seguro para crianças?

O TikTok não é considerado totalmente seguro para crianças, mas o aplicativo é atraente para elas, pois permite a liberdade de expressão de maneiras criativas. Eles podem criar vídeos sobre qualquer assunto, desde esportes e fitness até receitas e tutoriais de bricolage. No entanto, o TikTok requer supervisão de um adulto e uma conta privada pelos seguintes motivos (3) :



  • As crianças geralmente encontram conteúdo impróprio que retrata linguagem e ações ofensivas, mesmo depois de filtrar o conteúdo.
  • O TikTok possui um elemento comercial que oferece pontos de recompensa se as crianças convidarem seus amigos para baixar o aplicativo. Esses pontos podem ser trocados por cupons de diferentes marcas.
  • Estranhos estão sempre procurando se conectar com crianças no TikTok, e isso pode ser uma preocupação de segurança.

Quantos anos você precisa ter para usar o TikTok?

De acordo com os termos e condições do TikTok, a idade mínima para usar o aplicativo é de 13 anos. No entanto, crianças mais novas podem acessar uma versão restrita da plataforma. Aqui estão as diferentes regras para usuários de diferentes idades (3) :

    Crianças menores de 13 anos:Eles só podem usar a seção de aplicativos destinada a crianças mais novas. Esta seção tem recursos extras de privacidade e segurança que permitem que eles assistam a conteúdo apropriado para a idade e não permitem que eles postem, pesquisem ou comentem qualquer vídeo.
    Crianças entre 13 e 15 anos:Suas contas são privadas por padrão e apenas seus amigos podem se envolver com seus vídeos. O recurso que sugere sua conta para outras pessoas também está desativado. Além disso, a nova atualização do TikTok impede que notificações sejam enviadas para usuários dessa faixa etária após as 21h.
    Crianças acima de 16 anos:Eles podem usar os recursos de transmissão ao vivo e mensagens diretas. No entanto, os usuários de 16 a 17 anos não receberão notificações após as 22h. Somente usuários acima de 18 anos podem comprar, enviar e receber presentes virtuais.

Quais são os riscos do TikTok para crianças?

Como o TikTok é uma plataforma social, apresenta alguns riscos para as crianças. Esses riscos incluem (3) (5)

prós e contras de planos funerários pré-pagos
    Conectando-se com estranhos:As plataformas sociais permitem que os usuários se conectem com estranhos. Embora não haja mal nenhum em construir novas conexões, os predadores do TikTok se conectam com crianças com más intenções.
    Para verificar essa preocupação, o TikTok estabeleceu diretrizes de segurança que impedem que estranhos enviem mensagens inadequadas para crianças. Além disso, crianças menores de 16 anos não estão autorizadas a enviar ou receber mensagens privadas. Infelizmente, muitas crianças usam o TikTok com uma data de nascimento falsa, colocando sua segurança em risco.
    Coleção de dados:Anteriormente, o TikTok havia sido acusado de coletar ilegalmente os dados de crianças com menos de 13 anos e multado em US$ 5 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA. (6) . Portanto, as crianças devem evitar compartilhar e armazenar suas informações pessoais no TikTok.
    Desafios perigosos:Todas as plataformas sociais apresentam regularmente desafios diferentes. No passado, o TikTok introduziu alguns desafios perigosos, como o desafio do disjuntor do crânio e o desafio do blackout. Participar desses desafios pode ser arriscado. Assim, as crianças devem evitar tais desafios e evitar serem influenciadas pela pressão dos pares.
Se inscrever

O que os pais precisam saber sobre o TikTok para crianças?

Se seu filho estiver usando o TikTok, você precisa estar ciente de certos fatos que podem ajudar a garantir sua segurança. Alguns desses fatos estão listados abaixo (4) (6) (7) :



  • Seu filho pode abrir uma conta do TikTok usando suas contas existentes do Google, Facebook ou e-mail, representando um risco maior de compartilhar informações pessoais.
  • Há chances de que conteúdo impróprio (conteúdo adulto) apareça no perfil do seu filho mesmo depois de aplicar as configurações de privacidade. A exposição a esse conteúdo pode afetar negativamente as crianças.
  • Certas conversas sobre temas delicados, como política, racismo e violência, podem afetar a saúde mental do seu filho .
  • Amigos e outras pessoas no aplicativo podem forçar seu filho a desenvolver um conteúdo melhor.
  • Seu filho pode se tornar alvo de cyberbullying, pois os usuários podem criticar seu conteúdo, o que pode afetar sua autoconfiança.

Quais medidas de segurança devem ser tomadas ao usar o TikTok?

As plataformas de mídia social oferecem uma maneira divertida de expressar a criatividade, por isso não é errado que seu filho queira usá-las. No entanto, pode ser necessário ativar o controle dos pais sobre o uso do aplicativo para monitorar de perto a atividade do seu filho de tempos em tempos. Algumas das medidas de segurança a seguir são explicadas abaixo (3) (8) (9) :

    Definir limites de tempo de tela: você pode usar o recurso de gerenciamento de tempo de tela do TikTok para limitar o tempo de exibição do seu filho. Defina o limite de tempo para 40 minutos, após o qual o aplicativo solicitará uma senha para continuar usando.
    Ativar modo restrito: esse recurso limita a exibição de conteúdo adulto na tela do seu filho, mas não é infalível. Qualquer conteúdo impróprio que apareça neste modo pode ser denunciado.
    Ativar pareamento familiar: para privacidade adicional, você pode usar a configuração Family Pairing, onde você cria sua conta TikTok e a vincula à conta do seu filho. Ele permitirá que você gerencie as configurações de privacidade do seu filho.
    Monitore a atividade do seu filho: para ficar de olho no conteúdo que seu filho está visualizando, você deve compartilhar uma conta do TikTok com seu filho. No entanto, se seu filho estiver apreensivo com essa ideia, tente falar sobre suas músicas, vídeos e criadores favoritos no TikTok. Eles podem se sentir mais confortáveis ​​se você tiver uma ideia do conteúdo que eles gostam.
    Tornar a conta privada: Incentive seu filho a manter sua conta privada para protegê-lo de estranhos e predadores. No entanto, mesmo em contas privadas, a foto do perfil, a biografia e o nome de usuário ficam visíveis. Portanto, certifique-se de que eles não compartilhem informações confidenciais nesta seção.
    Controlar as configurações de vídeo: mesmo quando a conta do seu filho é pública, ele pode alterar as configurações de cada vídeo e decidir quem pode assisti-lo. Incentive seu filho a usar essa opção para gerenciar seus espectadores.
    Denunciar e bloquear usuários: se as crianças enfrentarem problemas com qualquer coisa relacionada ao conteúdo ou às configurações do aplicativo, elas poderão relatar o problema imediatamente. Eles também podem bloquear facilmente os usuários cujo conteúdo eles não desejam ver.