Compreendendo o comportamento dominante do filhote

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorrinho Appenzeller Mountain Dog latindo

A compreensão das pessoas sobre o comportamento canino mudou significativamente nas últimas décadas. Antigamente, a dominância era usada para descrever muitos comportamentos inadequados em cães, mas com o tempo isso foi descartado como uma descrição útil. Os treinadores e behavioristas modernos agora se concentram nas causas subjacentes das ações de um cão ou filhote para modificar seu comportamento com base na nova compreensão da comunicação e cognição canina.





O que é comportamento dominante em cães?

Descrever um comportamento como “dominante” em si é incorreto porque a dominância descreve uma relação social entre dois ou mais animais. Não deve ser usado para descrever o temperamento de um cachorro . Embora possam existir diferentes níveis de status social entre os cães, a agressão geralmente não está relacionada a hierarquias, mas sim ao medo, ansiedade, estresse, genética ou questões médicas.

Artigos relacionados

Infelizmente, esse mal-entendido sobre o comportamento canino e ineficaz, técnicas de treinamento intimidantes ainda pode ser encontrado em toda a Internet. É fundamental que você entenda por que um cão apresenta certos tipos de comportamento e também como lidar com eles de maneira adequada. Sem a compreensão adequada, você pode piorar as coisas e prejudicar ou danificar permanentemente o vínculo que compartilha com seu cão pelo resto da vida.



Por que a visão do domínio mudou?

Anteriormente, o comportamento canino era explicado através da observação e interpretação do comportamento do lobo, com a ideia de um lobo alfa agressivo que dominava uma matilha através da intimidação. No entanto, quanto mais os cientistas estudavam os lobos, eles percebiam que as matilhas na verdade funcionam mais como famílias e, embora haja um macho e uma fêmea 'alfa' líderes, eles execute o pacote cooperativamente e não através de agressão.

amostra de carta para funcionário que sai da empresa

Dr. David Mech , um biólogo que originalmente cunhou o termo lobo 'alfa' falou sobre esses equívocos , assim como a inadequação de usando lobos para ver o comportamento do cão. Existem semelhanças entre as duas espécies, mas também muitas diferenças.



O que isso significa para os cães?

Comportamentos que antes eram atribuídos à ‘dominância’ e resolvidos através de métodos para 'seja o alfa' sobre o seu cachorrinho ou cachorro agora são examinados para determinar por que o cachorro está fazendo isso. Por exemplo, um cachorrinho que rosna quando tocado pode ser subsocializado ou teve um evento traumático perto de estranhos e sente-se desconfortável e com medo de lidar com isso.

Também pode significar que há um problema médico que está causando dor e eles estão rosnando para que você saiba que estão doendo quando tocados. Behavioristas qualificados e treinadores agora procure entender os fatores ambientais e biológicos que afetam seu cão para aliviar esses comportamentos e focar no reforço positivo e no enriquecimento comportamental para resolver problemas.

Problemas comuns de comportamento e domínio de filhotes

Existem muitos comportamentos que os filhotes podem apresentar que antes eram interpretados como dominância. Entendendo mais sobre como os cães se comunicam, sua linguagem corporal , e o que pode levar a comportamentos problemáticos é uma forma muito mais eficaz de aprender e resolver esses problemas.



estimativa de contribuição familiar esperada (efc) = 00040

Proteção de Recursos

A guarda de alimentos, brinquedos, camas ou mesmo áreas de uma casa pode acontecer com filhotes e cães adultos. Na verdade, é um comportamento natural dos cães fazer isso, mas no caso da proteção de recursos que inclui linguagem corporal rígida, rosnados e até mordidas, é um comportamento que saiu do controle.

Geralmente, os filhotes fazem isso por medo, ansiedade ou estresse. Alguns filhotes que acabaram de sair do abrigo também podem fazer isso se tiverem tido primeiras semanas de vida ruins, o que incluiu falta de comida e outros itens. Filhotes que foram afastados da comida e dos brinquedos por seus irmãos de ninhada também podem apresentar esse comportamento. Algumas dicas sobre como trabalhar com um filhote que guarda recursos são:

  • Nunca use punição, intimidação ou gritos com o filhote, pois isso pode aumentar seu nível de ansiedade e agravar o comportamento.
  • Se o filhote estiver guardando a tigela de comida, não mexa na tigela enquanto ele come. No passado, era recomendado aclimatá-los às mãos perto da tigela, mas isso pode fazer com que eles se protejam ainda mais caso se sintam intimidados.
  • Os proprietários precisarão modificar o comportamento do filhote usando dessensibilização e contra-condicionamento para ajudar o filhote a aprender a ver você chegando perto de seus itens cobiçados como uma coisa boa. Isso é melhor feito trabalhando com um profissional de comportamento qualificado já que você não quer piorar a agressão movendo-se muito rápido ou perdendo sinais sutis de linguagem corporal.

Agressão com outros cães

Alguns filhotes brigam com outros filhotes ou cães adultos devido ao estresse, para guardar comida ou objetos, ou se o outro animal tiver algum problema médico. Eles também podem fazer isso se tiverem uma disposição racial para isso, já que algumas raças podem ser inerentemente menos amigáveis ​​com outros animais, como os terriers. Você também pode ver esse comportamento apenas quando o filhote está na coleira, mas por outro lado, ele se dá bem com outros cães. Existem algumas etapas importantes envolvidas no tratamento de um filhote agressivo:

  • Não castigue nem grite com o filhote envolvido na briga, pois isso pode piorar o comportamento.
  • Gerencie e supervisione os cães envolvidos para que o agressivo não possa iniciar brigas com o outro cão ou cães.
  • Você precisará trabalhar na dessensibilização e no contra-condicionamento do cão agressivo para ver os outros cães como algo positivo em sua vida, enquanto trabalha nos comportamentos de obediência e controle de impulsos.
  • Se você não tem experiência em trabalhar com comportamento ou tem cães que estão causando ferimentos uns aos outros, consulte um profissional de comportamento e seu veterinário para obter assistência. Mesmo a agressão entre cães pode fazer com que seu cão morda você acidentalmente.

Agressão às Pessoas

Um cachorrinho que mostra agressão contra pessoas , como rosnar, estalar ou morder, pode ocorrer por vários motivos. Pode ser medo, estresse ou ansiedade , comportamento territorial ou questões médicas. Raças que foram criado para guardar pode mostrar comportamento protetor em torno de sua propriedade.

Alguns cães também podem ter uma disposição para a agressão transmitida pelos pais. A má socialização, eventos traumáticos e tratamento rude também podem levar a esses comportamentos. Se você tem um cachorro demonstrando agressividade com estranhos ou familiares, você deve:

  • Com um cachorrinho que demonstra qualquer tipo de agressão às pessoas, é importante manter a calma e não estressar mais o cachorrinho. Normalmente, um cão que apresenta um comportamento como rosnar está tentando comunicar seu desconforto com uma situação.
  • Punir esse comportamento pode não apenas piorá-lo, mas também ensinar o filhote a não mostrar sinais de alerta de que está desconfortável, como rosnar, e passar direto a morder na próxima vez que ficar chateado.
  • Você também quer ter certeza de que estará seguro e não colocará você ou qualquer outra pessoa em uma situação em que seja mordido.
  • A melhor maneira de lidar com a agressão é trabalhar com seu veterinário e um consultor comportamental com experiência em trabalhar com agressão e que usa métodos modernos e sem confronto.
Filhote de pastor belga Malinois morde jeans

Não estou ouvindo

Os treinadores costumam ouvir os donos de filhotes reclamando que ele ou ela “não escuta” e ignora os comandos e atribui isso ao domínio. Na maioria das vezes, isso se deve a um treinamento inadequado e o cão simplesmente não entende o que se espera dele ou foi reforçado pelos comportamentos errados.

Se o seu cachorro tiver esse problema, inscreva-o em um aula de boa obediência , ou melhor ainda, trabalhe individualmente com um treinador que pode orientá-lo sobre bons princípios básicos de treinamento, como tempo, taxa de reforço e compreensão da linguagem corporal do cão. Compreender totalmente o seu cão e reforçar o vínculo que você compartilha levará a mais confiança e, portanto, a uma escuta mais eficaz.

quanto vale um centavo de trigo de 1917

Outros tipos de agressão

Dois menos comuns formas de agressão que podem ser atribuídos à dominância são a agressão idiopática, que é um comportamento agressivo que realmente parece não ter um gatilho claro, e a agressão baseada em questões médicas. Cães que estão com dor podem agir de forma agressiva e parecer não quererem ser manuseados por você.

A agressão idiopática às vezes também é chamada de ' síndrome da raiva .' Em ambos os casos, uma avaliação médica completa por um veterinário e uma consulta com um veterinário comportamentalista ou profissional certificado em comportamento é o melhor curso de ação, pois esses problemas não podem ser tratados por conta própria.

Dicas para treinar um filhote dominante

Treinar um filhote dominante é mais difícil do que treinar um filhote submisso, mas com as dicas listadas abaixo, até mesmo o filhote mais dominante pode ser ensinado a ser um companheiro leal e obediente.

  • Comece a treinar um filhote dominante assim que levá-lo para casa. Inscrever o filhote em um curso de boas maneiras pode ajudar tanto no treinamento quanto no treinamento. socialização .
  • Se o filhote não for um cão de exposição ou pretende ter filhotes, esterilize-o ou castre-o o mais rápido possível. O excesso de hormônios no corpo do cão pode estar contribuindo para o comportamento dominante.
  • Quando você estiver passeando com seu cachorro, assuma a liderança. Coloque-os com um arnês apertado e uma guia e incentive-os a caminhar atrás de você enquanto você dá um passo à frente deles.
  • Dê ao seu cachorro muitas oportunidades para correr. Permita que eles corram no quintal ao longo do dia e queimem o excesso de energia levando-os para passear pela manhã e à noite.
  • Nunca bata ou repreenda fisicamente seu filhote. O castigo físico não é apenas assustador, mas também pode ferir permanentemente o seu cachorro e prejudicar o vínculo que você compartilha.

Se o seu cachorro apresenta comportamentos que o preocupam, tente olhar o mundo da perspectiva dele e descobrir o que pode estar causando o problema. Isso é muito mais eficaz e positivo do que acreditar que seu filhote quer controlar você ou outros cães, e é cientificamente mais preciso. O treinamento positivo é quase sempre a resposta correta. Trabalhe com seu filhote e não tente encaixá-lo em ideias refutadas sobre estruturas sociais caninas.

Dominância e Filhotes

Independentemente do comportamento, se você se sentir desconfortável em como trabalhar com seu filhote, não hesite em entrar em contato com um profissional de comportamento qualificado que possa ensiná-lo a se comunicar com seu filhote e desenvolver um plano de modificação de comportamento. Procure sempre trabalhar com profissionais que sigam as Diretrizes da American Animal Hospital Association sobre gerenciamento de comportamento canino e felino, que enfatiza o uso de abordagens de baixo estresse, baixo medo e sem confronto que rejeitam o uso de métodos de treinamento aversivos e conceitos de dominância.

por quanto tempo ferver a água para matar as bactérias
Tópicos relacionados 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 12 fotos (e fatos!) de cachorrinhos Beagle que são fofos de próximo nível 12 fotos (e fatos!) de cachorrinhos Beagle que são fofos de próximo nível

Calculadora Caloria