Como socializar um cachorro

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher acariciando cachorro em grupo

Quer você tenha um cachorrinho novo ou um cão adulto totalmente crescido, socializá-los com pessoas, animais e lugares é importante para sua saúde comportamental. Nunca é cedo demais para começar se você abordar o processo de maneira cuidadosa e positiva. A pesquisa descobriu que muitos donos de cães não conseguem proporcionar a seus filhotes uma socialização adequada, o que pode levar a uma vida inteira de problemas de comportamento.





O que é socialização?

A socialização envolve acostumar seu cão às “coisas cotidianas” para que o mundo não seja um lugar assustador. Isso significa ajudá-los a se sentirem confortáveis ​​perto de outras pessoas e outros animais, bem como perto de ruídos e objetos estranhos. Um cachorro que é devidamente socializado pode lidar com novas situações com facilidade, enquanto um cão subsocializado terá medo de conhecer novas pessoas ou animais de estimação, ou ficará aterrorizado com ruídos familiares, como um caminhão passando na sua rua.

Por que a socialização é crítica

Cães que têm medo de pessoas, animais ou situações podem desenvolver sérios problemas comportamentais como medo, ansiedade e agressão. O Sociedade Veterinária Americana de Comportamento Animal afirma que 'a socialização precoce e adequada pode ajudar muito na prevenção de problemas de comportamento e na melhoria do vínculo entre humanos e cães'. Mesmo que seu cão não socializado acabe com problemas comportamentais leves, como timidez, é injusto para um cão criá-lo para ficar nervoso com coisas novas. O dono responsável de um cão deseja que seu cão seja feliz e confiante ao lidar com o mundo em geral.



Socializando um cachorrinho

A socialização é mais frequentemente discutida em termos de desenvolvimento do filhote . Os filhotes passam por vários estágios de desenvolvimento durante os quais existem ' períodos de medo 'onde a socialização é crítica para a saúde comportamental do cão.

O primeiro período do medo

  • O primeiro período de medo ocorre por volta das oito a 10 semanas de idade. Se um filhote não tiver interações positivas com outras pessoas e animais de estimação, ele poderá desenvolver medo deles à medida que se tornar adulto.
  • Da mesma forma, se um filhote vivenciar algo muito assustador durante esse período sem qualquer tipo de assistência comportamental, ele poderá desenvolver um medo intenso pelo resto da vida.

O segundo período do medo

  • Os filhotes experimentam um segundo período de medo que pode ocorrer em qualquer lugar desde seis a 14 meses de idade .
  • Este período pode ser difícil para os donos de cães, pois seu cão pode estar agindo como um adolescente amigável, extrovertido e ativo no momento em que ocorre.
  • Os proprietários podem ser pegos de surpresa quando seu filhote aparentemente normal de repente fica com medo de uma pessoa, animal ou evento.

Dicas de socialização para seu cachorro

Se você é dono de um cachorrinho e está aprendendo sobre os períodos de medo, pode estar alarmado com o futuro do seu cão. A verdade é que é importante conhecer essas etapas do desenvolvimento de um cão para que você possa fornecer ao seu filhote tudo o que ele precisa para se tornar um cão adulto saudável. Se você notar um contratempo e seu filhote estiver ficando com medo, tome medidas imediatamente para corrigir a situação enquanto ele ainda está em um período sensível e pode responder bem ao feedback positivo. Algumas dicas gerais para socialização são:



por quanto tempo cozinhar bolo de carne em 325
  • Comece a socializar seu cachorro O mais breve possível . Aulas de socialização para filhotes são uma ótima maneira de fazer isso e muitos levarão seu filhote se ele não estiver totalmente vacinado, pois o ambiente da aula está configurado para minimizar o risco. A pesquisa descobriu cães que assisti a uma aula de cachorrinhos antes das 12 semanas de idade tiveram um probabilidade muito menor de desenvolver um sério problema de comportamento quando adulto.
  • Faça com que seu cachorro conheça o máximo de pessoas que puder. Tente conhecer uma variedade de pessoas, incluindo diferentes idades e etnias.
  • Deixe seu filhote brincar com cães bem comportados que você conhece, como cães de amigos e familiares. Certifique-se de que esses cães sejam amigáveis, brinquem bem e não sobrecarreguem seu filhote.
  • Leve seu filhote com você para qualquer lugar que puder, incluindo passeios de carro para fazer recados ou sentar-se no pátio de uma cafeteria se o tempo estiver bom.
  • A infância também é o momento perfeito para fazer com que seu filhote ame o consultório do veterinário. A maioria das clínicas terá prazer em permitir que você passe por aqui com seu filhote e lhe dê algumas guloseimas.
  • Planeje 'caças ao tesouro' de socialização de filhotes e use um gráfico para ter certeza de que você pensou em todas as opções possíveis lugares, pessoas, animais de estimação e situações para expor seu cachorro.
  • Sempre combine suas experiências de socialização com reforço positivo. Podem ser algumas guloseimas deliciosas e saudáveis ​​para cães, acompanhadas de elogios felizes. Cada cão é diferente, então use o que ele mais gosta, seja uma guloseima para cachorro, um puxão em seu brinquedo favorito ou um lançamento de bola.
  • Sempre trabalhe no ritmo do seu cão. Alguns cães correrão até novas pessoas e animais com grande confiança, enquanto outros precisarão de algum tempo para se aproximarem. Nunca apresse seu cachorro! Assim como as pessoas, todo cão é um indivíduo que lida melhor com novas experiências em seus próprios termos.

Gráfico de socialização de filhotes

A melhor maneira de acompanhar seu progresso na socialização é usar um gráfico. Você pode marcar todos os tipos de pessoas, animais e lugares que seu cachorro conheceu e experimentou e o número de interações. Revise o gráfico semanalmente para ver onde seu filhote está perdendo. Se precisar de ajuda para baixar o gráfico, consulte nosso Guia para impressão da Adobe.

Plano de socialização para filhotes

Gráfico de socialização de filhotes

como escrever um brinde de casamento

Socializando um cão adulto

Às vezes, é impossível proporcionar a um cão uma socialização precoce. Por exemplo, você pode adotar um cachorro de um abrigo que já é adulto, ou seu filhote perdeu a socialização precoce porque você não sabia ou não pôde fazê-lo na época. Isso não significa que seu cão nunca poderá ser socializado agora que cresceu.



Aulas de treinamento de cães

Levar seu cão adulto para uma aula de treinamento é uma ótima maneira de socializá-lo, pois você estará em um ambiente controlado com um pequeno grupo de cães. Se você tiver dúvidas sobre como seu cão reagirá, informe o instrutor com antecedência, pois muitos podem lhe dar conselhos adicionais e acomodá-lo, colocando seu cão mais longe de outros cães ou atrás de uma barreira visual até que ele se sinta confortável em se aproximar dos outros cães. . As aulas não são apenas uma ótima maneira de socializar um cão mais velho, mas também podem ajudá-lo a desenvolver seu relacionamento e comunicação com ele e a se divertir. Não se limite apenas à 'obediência'. Procure aulas que façam coisas como treinamento de truques, trabalho de cheiro, agilidade ou Rally.

Datas de jogo

Outra opção é fazer 'encontros para brincar' com cachorros de amigos e familiares que você conhece bem. Este pode ser um ambiente muito mais controlado e menos estressante para você se estiver trabalhando com pessoas com quem se sente confortável. Se você estiver trabalhando com um treinador ou consultor comportamental, às vezes eles também podem recomendar cães que eles conhecem e que podem ser bons companheiros de brincadeira e conectar você com seus donos.

Parques para cães

Muitas pessoas pensam que levar o cachorro a um parque canino é uma ótima opção de socialização. Na verdade, os parques caninos são uma desgraça para treinadores de cães e profissionais de comportamento animal. Katenna Jones, comportamentalista animal aplicada associada , MSc, ACAAB, CDBC, CPDT-KA explica: 'O momento ideal para socializar cães com outros cães é entre oito e 11 semanas. Expor cães adultos mal socializados a outros cães (possivelmente mal socializados), por exemplo, em um parque canino, pode na verdade causar mais danos do que benefícios. Muitos parques para cães não são bem administrados e você pode rapidamente se ver cercado por cães que podem ter seus próprios problemas de comportamento. Você não conhece as histórias ou temperamentos dos cães ou de seus donos. Seu cachorro pode ficar bem nesta situação, ou ele poderia ficar aterrorizado e ansioso ou agressivo.

Creche

A creche para cães é uma possível saída para a socialização se o seu cão se sentir razoavelmente confortável com outros cães e pessoas. Se ele for tímido ou agressivo, esta não é uma boa escolha. A maioria das creches profissionais tem um processo de 'entrevista' onde encontrarão seu cão para avaliar seu temperamento e informará se ele ou ela é adequado para o programa. Dependendo do nível de treinamento de sua equipe, algumas creches possuem programas onde trabalharão lentamente com um cão mais tímido para aclimatá-lo positivamente a outros cães. Em geral, evite qualquer creche que não atenda primeiro o seu cão e discuta suas necessidades e apenas reúna os cães sem avaliação!

Saindo e andando

Assim como acontece com os filhotes, você também pode socializar seu cão adulto criando o hábito de trazê-lo com você sempre que estiver realizando uma atividade que possa acomodar um cão. Por exemplo, passear de carro com você enquanto precisa fazer algumas tarefas, se o tempo permitir ou visitar lojas de varejo que aceitam cães. Existem muitas pequenas lojas locais que aceitam cães e vários grandes redes nacionais que aceitam cães. Alguns exemplos são varejistas de suprimentos para animais de estimação, reformas residenciais, viveiros de paisagismo, recreação ao ar livre e muito mais. Sempre ligue com antecedência para verificar com a loja local e saber mais sobre a política para cães.

boas perguntas para fazer à sua namorada

Socialização canina difícil

Às vezes a socialização não vai tão bem quanto esperávamos. Ou dependendo do tipo de cão pode exigir mais trabalho e planejamento para ter sucesso.

Socialização e raças de cães

Algumas raças de cães podem ser mais difíceis de socializar do que outras. Cães que foram criados para serem cauteloso com estranhos pode ser mais reservado em ambientes sociais. Se ficarem nervosos, podem protegê-lo como um recurso ou ficar com medo e tentar fugir de novas pessoas ou cães. Por outro lado, alguns cães têm uma temperamento naturalmente amigável e se socializado corretamente, ficará feliz em conhecer novas pessoas e cães. Em última análise, lembre-se de que cada cão é um indivíduo e deve ser tratado como tal e que seu plano de socialização deve ser baseado em suas necessidades e personalidade únicas.

Socializando um cão agressivo

Se você tem um cachorro que tem alguns comportamentos agressivos, isso não significa que você não possa socializá-lo.

  • Em certos tipos de agressão, como a reatividade da guia, deixar o cão confortável com outros cães pode ter um impacto positivo no problema.
  • No entanto, a forma como você trabalha a dessensibilização e o contra-condicionamento do seu cão para gostar de novos cães ou pessoas pode ser bastante complexo e há muitas etapas envolvidas.
  • Se você agir muito rapidamente ou reforçar os comportamentos errados, poderá piorar o problema.
  • Felizmente, se você está comprometido em trabalhar com seu cão, existem muitos consultores e treinadores de comportamento canino com experiência nesses problemas que podem trabalhar individualmente com você e seu cão. De acordo com Jones, 'um profissional de comportamento animal pode orientá-lo nas nuances sutis de exatamente quando e como expor, como administrar, quando empurrar e quando recuar quando seu cão está muito estressado'.
  • Um profissional também pode garantir que você use as medidas corretas para manter todos seguros.

Se você precisar de ajuda para socializar seu cachorro

Trabalhar com um profissional de comportamento pode trazer enormes benefícios para você e seu cão. Se você decidir procurar alguém para ajudá-lo na socialização, lembre-se destas dicas importantes:

A socialização dos cães é crítica

Quer você tenha um cachorrinho ou um cão adulto, nunca é tarde para socializá-los. Também nunca é cedo demais! Antes de começar, certifique-se de ter um plano em prática e saber como trabalhar com seu cão caso ele fique nervoso. Ajudar o seu cão a ver o mundo como um lugar maravilhoso é o melhor presente que você pode dar ao seu cão para que ele tenha uma vida longa e feliz.

Calculadora Caloria