O que você precisa saber sobre Zoloft e idosos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Frasco de comprimidos

O Zoloft pode causar confusão em idosos? Existem preocupações especiais em relação ao Zoloft para idosos? Estas são perguntas que você deve se perguntar antes de iniciar qualquer medicamento. No entanto, é importante compreender o Zoloft e quaisquer efeitos colaterais ou interações que possam ocorrer mais em idosos do que em populações mais jovens.





O que é Zoloft?

Zoloft, nome genérico sertralina, é um medicamento antidepressivo. A sertralina é aprovada para tratar depressão, ataques de pânico, transtornos obsessivo-compulsivos, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social (fobia social) e outras condições.

Artigos relacionados
  • Fotos de uma vida ativa na aposentadoria de adulto
  • Penteados da moda para cabelos prateados
  • Impulsionadores de confiança para idosos sensuais

Zoloft é classificado como um tipo de medicamento conhecido como Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (SSRIs). Em termos simples, os SSRIs, introduzidos no final dos anos 80, equilibram a substância química do cérebro, ou neurotransmissor, chamado serotonina. Embora não seja completamente compreendida, a depressão e as condições relacionadas podem resultar de níveis muito baixos ou muito altos de certos neurotransmissores, como a serotonina. Zoloft, um SSRI de segunda geração, introduzido na década de 90, e medicamentos semelhantes, como Prozac, Celexa e Paxil, são projetados para restaurar esse equilíbrio e melhorar os sintomas.



Efeitos colaterais do Zoloft

Muitas pessoas que tomam Zoloft não notam quaisquer efeitos colaterais. Quando ocorrem, entretanto, os efeitos colaterais podem ser especialmente incômodos para os idosos. Os efeitos colaterais incluem, mas não estão limitados a:

  • Boca seca: muitos idosos já apresentam boca seca e esse efeito colateral pode intensificar essa sensação.
  • Tontura: a sensação de tontura pode ser mais incômoda para os idosos, que apresentam maior risco de lesões caso caiam.
  • Fadiga: Algumas pessoas acham que o envelhecimento traz uma diminuição gradual de energia e resistência. A fadiga induzida por medicamentos pode piorar esses problemas.
  • Tremor: os tremores são um efeito colateral potencial, especialmente nas primeiras semanas de uso. Os adultos mais velhos, que já podem sentir algum tremor nas mãos ao alcançar os objetos, podem achar isso particularmente preocupante.
  • Dor de cabeça: a dor de cabeça é um dos efeitos colaterais mais comuns dos SSRIs, incluindo o Zoloft.

Esses efeitos colaterais e outros podem desaparecer dentro de 1-2 semanas, conforme seu corpo se ajusta à medicação. Certifique-se de discutir quaisquer efeitos colaterais com um médico antes e durante o tratamento. O tratamento de emergência deve ser procurado para efeitos colaterais mais graves ou preocupantes, mesmo que não listados, após o início de um novo medicamento.



Zoloft e idosos: reações especiais

Muitas drogas podem afetar os idosos de maneira diferente do que afetam os jovens. No entanto, os ensaios clínicos de Zoloft sugerem que os efeitos colaterais para Zoloft e idosos são semelhantes aos efeitos colaterais para adultos mais jovens.

Houve alguns casos de hiponatremia, um desequilíbrio de sal no sangue. Esse problema parece afetar os idosos com mais frequência do que os mais jovens. Pode haver uma conexão entre hiponatremia e medicamentos diuréticos ou problemas médicos subjacentes.

Interações medicamentosas

Sempre que um paciente começa um novo medicamento, seu médico deve verificar as interações com os medicamentos que o paciente já está tomando. Zoloft não é exceção. Algumas drogas que podem interagir com o Zoloft são especialmente prováveis ​​de estar nas listas de medicamentos dos idosos:



  • Varfarina (nome comercial, Coumadin): Zoloft pode afetar o funcionamento desse anticoagulante. Pessoas que tomam varfarina devem ser monitoradas de perto ao iniciar ou interromper o tratamento com Zoloft.
  • AINEs: Aspirina e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que incluem ibuprofeno (nome comercial Motrin), naproxeno sódico (nome comercial Aleve) e outros analgésicos comuns, podem causar sangramento no estômago ou no intestino superior. Zoloft pode aumentar esse risco.

Quem não pode usar esta droga

O fabricante lista várias condições que tornam perigoso tomar Zoloft e os idosos têm mais probabilidade do que os adultos mais jovens de ter algumas dessas condições. Eles incluem:

  • Problemas de fígado
  • Sangramento no sistema gastrointestinal
  • Tireoide subativa
  • Doença renal

Pessoas com depressão maníaca ou pensamentos suicidas, mulheres grávidas e pessoas com síndrome de secreção inadequada de hormônio antidiurético também não devem usar Zoloft.

Comprimidos e líquido

Garrafa de líquido

Como outros antidepressivos, o Zoloft está disponível na forma de pílula em várias dosagens diferentes. Não há ajustes especiais de dosagem para idosos.

Este medicamento também está disponível na forma líquida. A forma líquida pode ser útil para idosos com problemas de saúde e problemas para engolir comprimidos.

Reconhecendo a depressão

Muitos idosos não reconhecem a depressão ou optam por não procurar ajuda. É importante saber o que procurar e reconhecer que a depressão é uma condição médica e não uma falha de personalidade. Os sinais de depressão incluem:

  • Não gosta mais de atividades que costumavam ser divertidas
  • Dormir mais ou menos que o normal
  • Sentir-se triste, 'pra baixo' ou 'triste', na maioria das vezes, ao longo de duas semanas ou mais
  • Sensação de cansaço ou sem energia
  • Sentindo-se inútil ou sem esperança
  • Pensando em suicídio

Em adultos mais velhos, que podem estar tomando vários medicamentos diferentes para problemas de saúde, uma revisão das prescrições às vezes pode revelar uma causa subjacente para a depressão. Nestes casos, o tratamento pode ser tão simples como mudar para um medicamento diferente.

Eventos difíceis na vida, como a morte de um ente querido, podem desencadear sentimentos de tristeza e fadiga. Os antidepressivos podem não ser a escolha ideal nessas situações: superar esses sentimentos pode simplesmente levar tempo. O médico pode ajudar a determinar se um medicamento como o Zoloft é indicado para depressão ou outros sintomas.

Outras opções para depressão

Zoloft não é a única escolha para o tratamento da depressão. Existem vários tipos diferentes de SSRIs e, se eles não funcionarem, existem outros tipos de antidepressivos. A psicoterapia, com um psicólogo, terapeuta ou assistente social, também é uma opção.

Calculadora Caloria