10 maneiras de tornar a casa de uma pessoa idosa mais segura

Os Melhores Nomes Para Crianças

Homem idoso sendo ajudado a subir as escadas

À medida que os entes queridos envelhecem, os membros da família podem ter preocupações crescentes com a segurança. As mudanças físicas associadas ao envelhecimento podem levar a mais quedas ou lesões; portanto, é importante criar um ambiente seguro para uma vida independente. Confira dez maneiras de tornar a casa de um idoso mais segura.





Tornando a casa mais segura

Felizmente, existem muitas maneiras de tornar o ambiente doméstico muito mais seguro para adultos idosos.

Artigos relacionados
  • Melhores práticas de segurança doméstica
  • 10 dicas de sobrevivência para reuniões familiares de Ação de Graças
  • 12 dicas para cuidar de entes queridos idosos

1. Segurança contra incêndio

Embora os detectores de fumaça, detectores de monóxido de carbono e extintores de incêndio sejam equipamentos de segurança essenciais em todas as casas, colocar esses itens em locais de fácil acesso é especialmente importante na casa de um cidadão idoso. A audição prejudicada pode dificultar a audição de um alarme soando em outra parte da casa, por isso é importante colocar detectores de monóxido de carbono e detectores de fumaça em espaços usados ​​com frequência, como quartos, banheiros, cozinha e sala de estar. Da mesma forma, a mobilidade prejudicada pode tornar mais difícil chegar rapidamente a um extintor de incêndio para pequenos incêndios, então guarde vários em locais de fácil acesso, como em um armário de cozinha, no quarto, no banheiro e na sala de estar . Se possível, torne os detectores de fumaça parte de umsistema de alarme monitorado, o que diminui o tempo de resposta do corpo de bombeiros.



2. Banheiros mais seguros

Chuveiros com trilhos

Os chuveiros podem ser lisos, tornando-os perigosos para idosos com mobilidade limitada ou visão deficiente. Existem várias maneiras de aumentar a segurança dos banhos e chuveiros para os idosos.

  • Barras de apoio ajudam na estabilidade e podem evitar escorregões e quedas. Da mesma forma, uma barra de apoio instalada perto da entrada de uma banheira ou chuveiro dará ao idoso algo em que se agarrar ao passar pela borda da banheira. Instale barras de apoio na altura do braço e uma na altura da cintura. Você também pode instalar uma barra de apoio ao lado do banheiro para que os idosos possam se levantar e se abaixar com segurança.
  • Tapetes ou decalques de borracha torna a telha menos escorregadia, minimizando o risco de escorregar e cair.
  • Assentos de banho dê aos idosos um lugar para se sentarem com segurança durante o banho. Isso melhora a segurança, permitindo que eles se sentem se sentirem tonturas ou cansados. Escolha um assento resistente que se fixe firmemente no chão da banheira ou chuveiro.
  • Um telefone sem fio ao lado da banheira ou chuveiro pode ajudar um idoso a fazer uma chamada de emergência se ele cair.
  • Banheiras e chuveiros elimine o risco associado ao salto alto na banheira / chuveiro que representa risco de tropeços e quedas.
  • Banheiros mais altos torna mais fácil subir e descer. Muitos dos principais fabricantes fazem banheiros com assentos mais altos, o que pode melhorar a segurança para pessoas com dificuldades de locomoção.

3. Sistemas de alarme monitorados

Junto com um sistema de alarme de incêndio monitorado, os idosos estarão mais seguros com alarmes monitorados, bem como uma resposta de emergência pessoal e sistema de alerta de segurança doméstica, como o Life Alert. Escolha sistemas de alarme monitorados que tenham botões de pânico facilmente acessíveis. Esses sistemas fornecem maneiras fáceis para os idosos pedirem ajuda se estiverem feridos, doentes ou incapazes de chegar a um telefone.



4. Telefones acessíveis

Fornecer aos idosos telefones de fácil acesso e uso pode aumentar a segurança, pois permite que eles liguem para obter ajuda com mais facilidade. Os idosos devem ter vários telefones sem fio estrategicamente colocados pela casa ou um telefone celular que eles carreguem consigo o tempo todo. Pré-programe telefones com números de contato de emergência e selecione telefones com botões grandes que sejam fáceis de ver e pressionar. Poste números de emergência ao nível dos olhos perto de cada telefone.

5. Tapetes mais seguros

Tapetes de dispersão, corredores, tapetes de área e tapetes de banho podem ser perigosos para os idosos com problemas de equilíbrio e visão. Remova esses tapetes ou prenda-os cuidadosamente no lugar com fita adesiva, tachas ou forro antiderrapante.

6. Mais iluminação

Iluminação inadequada pode causar acidentes. Certifique-se de que todas as áreas de tráfego intenso tenham iluminação clara e de fácil acesso. Instale iluminação automatizada e de segurança dentro e fora da casa. Do lado de fora, instale luzes de segurança ativadas por movimento, que podem fornecer visibilidade para idosos depois de escurecer e podem desencorajar intrusos também. No interior, instale um sistema de iluminação automatizado para que o idoso possa facilmente acessar e acender as luzes sem ter que cruzar uma sala para encontrar um interruptor de luz.



7. Escadas mais seguras

Escadas internas e externas também podem oferecer riscos para idosos. Tome as seguintes precauções para tornar as escadas mais seguras.

  • Do lado de fora, instale faixas antiderrapantes em degraus e varandas para fornecer tração extra quando estiverem molhadas.
  • Aperte todos os corrimãos e corrimões para fornecer um suporte resistente para subir e descer escadas. Se as escadas não tiverem corrimão, instale um um pouco abaixo da altura do cotovelo.
  • Remova os corredores das escadas, o que pode representar perigo de tropeço.
  • No interior, em escadas de madeira, instale tiras antiderrapantes.
  • Considere um elevador de escada para adultos com mobilidade reduzida.
  • Instale rampas para idosos que usam andadores ou cadeiras de rodas.

8. Segurança Externa

Calçada quebrada

As áreas externas apresentam uma série de riscos à segurança que precisam ser protegidos para manter a segurança dos idosos.

  • Apare árvores, plantas e sebes para que não interfiram nas passarelas.
  • Mantenha uma iluminação externa adequada. Considere a instalação de iluminação no caminho para ajudar a melhorar a visibilidade noturna.
  • Conserte pavimentos e ladrilhos rachados, quebrados ou deslocados, que podem causar riscos de tropeçar.
  • Nivele os trechos ásperos do gramado que possam ter saliências ou buracos que possam causar tropeços.
  • Instale decks antiderrapantes ou use materiais nos decks para mantê-los mais seguros em tempo úmido.
  • Conserte degraus quebrados e tábuas soltas ou desiguais em decks e varandas.
  • Aperte os corrimãos e os trilhos do convés para que fiquem seguros para agarrar.
  • Mantenha as calçadas livres de detritos que possam causar tropeções e quedas.

9. Quarto

Torne os quartos mais seguros com várias melhorias.

  • Instale grades resistentes para ajudá-lo a entrar e sair da cama.
  • Coloque um telefone ao lado da cama e coloque os números de emergência onde sejam fáceis de ver.
  • Crie algum tipo de fuga de emergência em caso de incêndio, como uma corrediça de segurança da janela.
  • Ajuste a altura da cama para que não seja muito difícil entrar ou sair dela. Profissionais médicos sugerir que a altura da cama segura seja ao nível do joelho ou inferior. Uma cama ajustável também pode aumentar a segurança, tornando mais seguro para os idosos entrar e sair da cama.
  • Use um colchão firme na cama para que seja mais fácil sair da cama.
  • Coloque os controles de iluminação próximos à cama e do lado de dentro da porta para que o idoso não tenha que cruzar o quarto no escuro.
  • Instale uma luz noturna ou uma pequena lâmpada nos banheiros privativos para que seja mais fácil encontrar o caminho no escuro.

10. Prepare-se para quedas de energia

Lanterna

Se houver uma queda repentina de energia, as salas escuras representam um risco de segurança para os idosos. Para se preparar para quedas de energia, considere o seguinte:

  • Os telefones sem fio funcionam apenas com eletricidade. Certifique-se de que o idoso tenha um telefone celular ou pelo menos uma linha com fio que não exija eletricidade para uso.
  • Armazene lanternas e pilhas novas estrategicamente pela casa. Coloque-os em gavetas fáceis de alcançar em áreas comumente usadas, como em uma mesa de cabeceira, em gavetas de cozinha e banheiro e dentro de mesas próximas a sofás ou cadeiras na sala de estar.
  • Instale alguma iluminação operada por bateria em áreas comumente usadas para ajudar com a iluminação durante quedas de energia.
  • Encontre um vizinho que esteja disposto a verificar um idoso vulnerável durante quedas de energia para garantir que ele permaneça seguro.

Paz de espírito

Tomar as devidas precauções de segurança na casa de um ente querido idoso não apenas o torna mais seguro, mas também proporciona a você paz de espírito. Além disso, estabelece a base para uma vida independente.

Calculadora Caloria