14 fatos interessantes sobre peixes Betta que podem surpreendê-lo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Abelha betta

Os peixes Betta são conhecidos por sua incrível beleza e personalidade guerreira, mas há certos fatos sobre os bettas que os tornam animais de estimação fascinantes. Mergulhe mais fundo no mundo deste peixe e aprenda alguns de seus segredos com esses fatos surpreendentes sobre peixes betta.





Fato um: Bettas podem respirar acima e abaixo da água

Ao contrário da maioria dos peixes que respiram apenas coletando oxigênio da água através das guelras, o betta pode respirar tanto abaixo da superfície da água quanto na superfície. Bettas têm um órgão chamado labirinto localizado logo atrás de suas cabeças que lhes permite respirar ar. Eles podem subir à superfície da água e respirar fundo e depois nadar de volta quando quiserem.

Na natureza, os bettas vivem em águas muito lentas e com quantidades de oxigênio abaixo do ideal. O labirinto evoluiu para ajudar esses peixes a coletar oxigênio suficiente para sobreviver. É claro que os bettas ainda precisam viver na água, mesmo que possam respirar ar normal.



Fato dois: Bettas precisam de proteína

Bettas comerão quase tudo que você lhes der, mas eles precisam comer principalmente proteínas. Você pode manter um animal de estimação saudável com uma dieta principal de pellets de betta, mas seus peixes também apreciarão a refeição ocasional de artêmia viva ou congelada e vermes sanguíneos liofilizados. Alimentar seu animal de estimação diariamente, mas não mais do que três pellets por vez. Certifique-se de remover qualquer alimento restante do tanque após cinco minutos. Bettas são propensos à constipação, então alguns aquaristas recomendam que você deixe seu betta jejuar um dia por semana.

Fato três: Bettas machos são altamente territoriais

Ao visitar uma loja de aquários, você notará que os bettas geralmente são exibidos em pequenos recipientes individuais. Se você vir um em um aquário comunitário, provavelmente é o único de sua espécie. Isso porque os bettas são altamente territoriais entre si e lutarão até a morte para defender seu território, se necessário. Os Bettas não parecem ser tão territoriais com outras espécies, mas ainda assim beliscam seus companheiros de aquário ocasionalmente.



Fato quatro: as mulheres oferecem mais arrogância do que mordida

As fêmeas são territoriais, mas não tão agressivas quanto os machos. Por esta razão, você pode manter as bettas fêmeas juntas no que é chamado pelos aquaristas de tanque da irmandade . Recomenda-se que o grupo não seja menor que cinco fêmeas, e o aquário deve fornecer no mínimo um galão de água por peixe. É melhor apresentar as mulheres ao mesmo tempo.

Você pode esperar que esses peixes tenham uma série de brigas durante as primeiras 24 a 48 horas até determinarem seu território individual, mas então eles tendem a se acalmar. Quaisquer nadadeiras danificadas durante essas escaramuças normalmente cicatrizam em algumas semanas. Certifique-se de que o aquário tenha muitas plantas para fornecer às fêmeas locais para um retiro tranquilo.

como usar um lenço de inverno
betta splendens betta meia lua

Fato cinco: Bettas têm um namoro incomum

Bettas são poedeiras em vez de dar à luz vivos. É incrível observar o namoro que ocorre entre um homem e uma mulher antes da fertilização. Na verdade, o amor parece mais uma batalha, pelo menos no início, já que homens e mulheres lutarão entre si quando forçados a compartilhar o mesmo território.



Quando o macho tem permissão para ver uma fêmea que desperta sua imaginação, ele constrói um ninho na superfície da água feito de bolhas de ar revestidas de muco. Quando a fêmea é introduzida em seu aquário, ele se irrita com ela e a persegue um pouco. Ela também abrirá suas guelras e nadadeiras enquanto tenta segurá-lo. O macho então mostrará sua melhor visão lateral para tentar impressionar a fêmea enquanto ele balança e abre suas nadadeiras. Quando a fêmea estiver pronta para aceitá-lo, ela ficará imóvel enquanto ele se aproxima e a rola. O corpo dele cobre o dela como uma ferradura, de modo que as aberturas de ventilação ficam próximas umas das outras, e ele fertilizará os óvulos dela quando ela os liberar.

Fato seis: Conheça o Sr.

Em uma rara inversão de papéis às vezes encontrada na natureza, é o betta macho que atua como guardião do berçário. Ele afastará a fêmea após a reprodução, então ela deve ser removida para um aquário separado. Ele então coleta cada ovo e o guarda em seu ninho de bolhas. Quando os alevinos eclodirem, ele os protegerá e os carregará de volta ao ninho em sua boca quando eles caírem e não conseguirem voltar sozinhos. Assim que os alevinos estiverem nadando livremente, é hora de transferir o macho para um aquário separado, ou ele começará a comer seus próprios filhotes.

Fato Sete: Bettas Jump!

Qualquer que seja tipo de tanque você decidir usar, certifique-se de que tenha uma tampa segura. Bettas podem e às vezes saltam da água, o que nem sempre é um final feliz quando você os encontra. Se o seu betta escapar do tanque, coloque-o de volta assim que puder. Dê-lhes tempo para se reidratar. Se você agir rapidamente, seu betta poderá sobreviver, pois geralmente consegue sobreviver mesmo depois de ficar fora da água por até 10 minutos . A melhor forma de evitar isso, porém, é com uma tampa adequada.

Fato Oito: Bettas São tão Variados quanto Flocos de Neve

Criadores de betta por hobby criaram seletivamente várias mutações de beta brilhante para criar um incrível variedade de bettas em diferentes cores, padrões e tipos de barbatanas. Alguns bettas têm manchas como as do Dálmata, enquanto outros têm um padrão marmorizado no corpo e nas nadadeiras. Alguns até têm escamas semelhantes a dragões cobertas de branco, cobre ou até platina. Bettas existem com coroa, cauda meia-lua e, às vezes, cauda dupla. Simplesmente não há como dizer que tipo de criatura fascinante pode aparecer no próximo lote de alevinos.

Peixe lutador siamês também conhecido como peixe Plakad ou Betta

Fato Nove: Os 'Tipos' de Betta Podem Ser Apenas Cores

Ao comprar um betta em uma loja de animais, você poderá ver alguns com nomes sofisticados, como Bumblebee, Rosetail ou Koi. Esses peixes podem ser comercializados como diferentes tipos de peixes betta, mas na verdade são simplesmente variações de cores que podem ser encontradas em muitas variedades.

Isso não quer dizer que eles não sejam únicos ou intrigantes. Os bettas Bumblebee, em particular, são uma escolha muito popular. Esses peixes deslumbrantes normalmente apresentam corpo preto e nadadeiras amarelas rendadas. Outro padrão procurado é o betta Dragon Scale, que na verdade é uma referência às suas escamas grossas e brancas semelhantes às de um dragão e, novamente, não é uma espécie diferente de betta. Se você decidir adquirir um desses Zangões ou Escamas de Dragão especiais, é importante saber que eles ainda são bettas e têm o mesmo temperamento e necessidades de betta.

Fato dez: Bettas foram nomeados por um médico dinamarquês

Bettas foram dados o nome deles Theodore Cantor, que recebeu alguns peixes do Rei do Sião em 1840. Dr. Cantor começou a criar os peixes e deu-lhes o nome científico Macrópode agressivo (como em 'combatente', por sua natureza agressiva). Porém, ele soube que esse nome já era usado por uma raça diferente de peixe. Ele então mudou o nome para beta brilhante que significa 'belo guerreiro', em homenagem a uma tribo guerreira da Ásia antiga conhecida como Bettah. Na Tailândia, eles são conhecidos como plakat (peixe que morde em tailandês).

Fato onze: Existem pelo menos 14 tipos de caudas de Betta

Alguns dos mais comuns tipos de caudas de betta são o rabo de véu, rabo de pente, rabo de coroa, delta, super delta, cauda dupla, meia lua, meia lua, meio sol, plakat, rabo de rosa, rabo de pena, cauda redonda, rabo de espada e orelha dumbo. O tipo de cauda mais comum visto em lojas de animais é o betta com cauda de véu, enquanto alguns dos outros tipos, como o rabo de pente ou o meio-sol, são incrivelmente raros e podem ser difíceis de encontrar. Algumas aparências de cauda são, na verdade, causadas por fatores genéticos mutações , pelo que estes peixes podem ser difíceis de reproduzir e muitas vezes correm maior risco de contrair certas doenças. Também é importante observar que algumas delas não são espécies realmente distintas, mas sim variações de cor e tamanho.

Fato Doze: O Tanque Betta Afeta a Vida Útil

Bettas mantidos em tigelas pequenas terão um vida útil mais curta em comparação com bettas mantidos em tanques filtrados. Embora exista uma grande variedade de tanques pequenos, não filtrados e não aquecidos, vendidos em lojas de animais, com cores e designs lindos, esses são, na verdade, um habitat insalubre para o peixe. O recomendar tanque de tamanho é de pelo menos 2-1/2 galões, embora sejam preferidos tanques de 5 galões ou maiores.

Fato Treze: Bettas Podem Ser Treinados

Muitos amantes de betta e treinadores de animais gostam de ensinar truques aos bettas, como pular da água para tocar seu dedo ou pegar comida, nadar através de um aro em seu tanque e mirar em seu dedo ou vara. Bettas são treinados com comida ou com uma luz de caneta combinada com comida, assim como os cães que são treinado com clicker . A luz simplesmente substitui o clicker.

faça um desejo para adultos com deficiência

Fato quatorze: Bettas gostam de locais de descanso

Bettas, como a maioria dos peixes, dormir todos os dias . Os Bettas também gostam de descansar no fundo dos seus tanques ou no topo da linha de água. Às vezes, os proprietários podem vê-los flutuando pacificamente no topo do tanque e acreditar que estão mortos, mas um beta saudável nesta posição está apenas descansando. Um local de descanso favorito dos bettas é em folhas, plantas, pedras ou até mesmo enfeites colocados no tanque. Se você aderir a um folha artificial com uma ventosa perto do topo do tanque, você provavelmente verá seu betta descansando ali com frequência.

O fato final: a vida é muito curta

Se você cuidar bem do seu betta e garantir que ele tenha comida de alta qualidade, água limpa e um medicamento apropriado, caso pareça doente, ele viverá cerca de 2 a 3 anos em média. Em condições ideais, eles poderiam viver até 5 anos. Infelizmente, esse tempo passa muito rápido, então aprecie seu betta e aproveite-o enquanto pode.

Calculadora Caloria