7 sinais de que um cachorro pode ter demência

Os Melhores Nomes Para Crianças

cachorro velho com demência

De acordo com o American Kennel Club's Canine Health Foundation (AKCCHF), os cães podem ter demência da mesma forma que as pessoas. Uma vez que os sintomas começam a aparecer, um cachorro não é mais o mesmo cachorro que seus companheiros humanos conheceram. Embora não haja cura para a demência, a detecção precoce é a chave para controlar a condição do seu animal de estimação.





Sinais e sintomas de demência canina

De acordo com Doutores Foster e Smith , a demência canina também é conhecida como Disfunção Cognitiva Canina (CCD) ou Síndrome da Disfunção Cognitiva (CDS), e produz lesões cerebrais como as lesões que o Alzheimer produz nas pessoas.

Artigos relacionados
  • Sinais de alerta que um cachorro está morrendo
  • Sintomas e tratamento da doença de Lyme em cães
  • Como reconhecer um cachorro moribundo nos momentos finais

Os sintomas relacionados à demência incluem:



  • Mudanças de personalidade - Um cão pode parecer mais ansioso e choramingar, andar ou circular pela sala com frequência. Alguns cães ficam irritados e outros podem simplesmente parecer perder o interesse pelo mundo ao seu redor.
  • Desorientaçao - O cachorro parece confuso sobre onde está e pode até se perder em sua própria casa.
  • Esquecimento - À medida que a condição progride, o cão pode não reconhecer mais as pessoas que conheceu durante toda a vida.
  • Retirando - O cachorro passa cada vez mais tempo sozinho apenas olhando para o nada. Ele gradualmente para de buscar a atenção de seus companheiros humanos.
  • Mudanças no padrão de sono - Isso inclui dormir mais, principalmente durante o dia, além de ficar acordado à noite.
  • Início de acidentes domésticos - Um cão previamente treinado pode repentinamente começar a ter acidentes domésticos, especialmente em locais inadequados, como a cama de seu dono.
  • Não responde mais aos comandos aprendidos - O cão pode parecer não entender mais o que você está pedindo a ele, como vir quando for chamado ou sentar-se ao comando. Ele pode esquecer outros comportamentos treinados, como andar na coleira ou pegar uma bola.

Um cão com demência pode apresentar apenas um ou dois sintomas no início, mas provavelmente desenvolverá a maioria ou todos esses sintomas à medida que sua condição piora.

Causas de demência em cães

De acordo com WebMD , CDS é semelhante à doença de Alzheimer, em que o cérebro de um cão mais velho passa por mudanças que causam uma falha na comunicação entre as células cerebrais, o que reduz a capacidade do animal de pensar, reconhecer companheiros e objetos e lembrar como realizar comportamentos aprendidos.



brinquedos para crianças 2020 inscreva-se

Gary Landsberg, DVM, BSc, conforme citado por AKCCHF, vai além ao dizer que a causa exata do CDS não é conhecida. No entanto, ele acredita que várias causas podem fazer os neurônios morrerem, o que leva aos tipos de sintomas atualmente associados à síndrome.

Essas causas incluem:

escrevendo uma carta para o seu filho para o futuro
  • A presença de peptídeos beta-amilóides (um tipo de proteína) no cérebro
  • Níveis aumentados de radicais livres tóxicos
  • Problemas circulatórios que reduzem o fluxo sanguíneo no cérebro

Diagnosticando um Transtorno Cognitivo

De acordo com o Dr. Joseph Mankin em um artigo publicado pela Texas A&M Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas , não há um teste específico usado para diagnosticar a demência. A condição é diagnosticada principalmente por meio do inventário dos sintomas de um cão e da realização de exames de sangue de rotina e outros exames para procurar doenças que causam os mesmos tipos de sintomas. Se doenças comuns podem ser descartadas, um exame por um neurologista veterinário pode ser necessário, pois uma ressonância magnética pode revelar alterações no cérebro.



Tratando Demência

A demência é uma condição incurável e progressiva, e não há maneira absoluta de evitá-la. De acordo com Associação Veterinária Australiana , tratar o CCD envolve controlar os sintomas para melhorar a qualidade de vida de um cão afetado.

Os medicamentos podem incluir:

  • Nicergoline - Este medicamento é conhecido como um antagonista alfa adrenérgico. É comumente usado no tratamento de humanos, mas também é recomendado para cães. É usado para prevenir / tratar distúrbios cerebrovasculares e doenças arterioscleróticas.
  • Cloridrato de Selegeline, também conhecido como Anipryl - Este inibidor reversível da monoamina oxidase-B é usado para controlar a ansiedade e outros sintomas de CCD.
  • Propentofilina - Este medicamento é usado para combater a perda de memória causada pelo acúmulo de depósitos de proteína beta-amilóide no cérebro. Também se acredita que melhora a capacidade de aprendizagem de um cão.

Hawthorne Lodge Veterinary Practice também recomenda alimentar uma dieta rica em antioxidantes para reduzir o dano oxidativo, bem como reduzir os sintomas associados à demência.

Cuidando de um cachorro com demência

Além dos tratamentos mencionados acima, existem outras medidas que os proprietários podem tomar para controlar a condição de seus animais de estimação. Os médicos Foster e Smith fazem as seguintes recomendações.

  • Reduza a desordem em casa e mantenha os móveis arrumados da mesma maneira.
  • Siga um cronograma regular de alimentação e água.
  • Estabeleça horários regulares para caminhadas.
  • Fornece estimulação mental com sessões de jogo curtas e suaves.
  • Mantenha os comandos simples e seja paciente.

Deixe o seu veterinário ser o seu guia

Cuidar de um cão com demência pode ser difícil e desgastante emocionalmente, mas os donos não precisam passar por essa situação sozinhos. Se você suspeita que seu cão pode estar mostrando sinais de demência, marque um exame com seu veterinário e conte com ele para fazer recomendações de tratamento que podem ajudá-lo a fornecer a seu animal de estimação a melhor qualidade de vida pelo maior tempo possível.

Calculadora Caloria