Ofegante anormal e problemas relacionados à saúde do cão

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ofegar é uma função respiratória normal.

Na saúde canina, a respiração ofegante geralmente não é um sinal de doença em um cão saudável. Arfar é um canino normal respiratório resposta ao calor, excitação, ansiedade ou exaustão após intensa atividade física. No entanto, se seu cão ofegar sem motivo óbvio, a respiração ofegante pode indicar um problema de saúde. Aqui está o que você precisa saber para reconhecer a diferença entre respiração ofegante normal e respiração anormal.





Visão geral da saúde do cão ofegante

Ofegante é o termo usado para descrever a maneira como um cão respira rápida e superficialmente com a boca aberta, geralmente com a língua para fora. Esse tipo de respiração ajuda o cão a se acalmar e normalizar sua respiração. Razões normais para ofegar incluem:

  • Aquecer: Ofegar é a principal forma de um cachorro se refrescar quando fica quente. A respiração rápida o ajuda a liberar o excesso de calor corporal.
  • Atividade física recente: Um cão ofega para recuperar o fôlego e normalizar a respiração após uma atividade física extenuante, como correr.
  • Nervosismo ou excitação: Um cão também pode ofegar em resposta à ansiedade ou excitação.
Artigos relacionados
  • Problemas de saúde do cão
  • Sinais de ciclo térmico para cães
  • Reconhecendo os sintomas da dirofilariose em cães

Ofegante geralmente ocorre periodicamente entre longos episódios de respiração regular. Um cão saudável só ofega por um curto período de tempo antes que sua respiração volte ao normal.



Quando o seu cão ofegar, ofereça-lhe um pouco de água para se certificar de que não está com sede. A água também o ajudará a esfriar mais rápido se ele estiver quente.

Problemas de saúde associados à respiração ofegante

Embora a maior parte da respiração ofegante seja normal, às vezes a respiração ofegante excessiva ou anormal é um sintoma de um problema de saúde.



Problemas respiratórios

Um cão que sofre de um distúrbio respiratório pode ofegar excessivamente ou sem motivo aparente. A respiração ofegante geralmente é acompanhada por outros sintomas de doença. Algumas das condições respiratórias que podem incluir respiração ofegante anormal são:

  • Uma traqueia em colapso: Um cachorro com uma traqueia em colapso tem uma tosse que soa semelhante a um ganso que buzina. A tosse geralmente é desencadeada por atividade física ou excitação.
  • Obstrução no trato respiratório superior: Se um cão tem uma obstrução no trato respiratório, ele pode tossir ou sentir respiração ruidosa.
  • Condições pulmonares: Um cão com um problema como acúmulo de fluido nos pulmões terá dificuldade para respirar. O cão pode ter episódios de respiração difícil em que estende a cabeça e o pescoço e faz respirações curtas, rápidas e difíceis. Seus lábios, gengivas e língua podem parecer azuis por falta de oxigênio.
  • Bronquite e pneumonia: Um cão pode chiar se tiver uma infecção com inflamação dos brônquios, como bronquite, ou uma inflamação dos pulmões, como pneumonia. A bronquite causa uma tosse seca e forte que pode causar náusea. Os sintomas da pneumonia incluem respiração difícil, febre, letargia e tosse que parece congestionada.

Doenças Cardiovasculares

A respiração ofegante excessiva também pode ser um sintoma de um distúrbio cardiovascular. Ofegante anormal pode ocorrer com os seguintes problemas cardiovasculares:

  • Dirofilariose: Um cão afetado em um estágio avançado de infestação por dirofilariose terá dificuldade para respirar. Outros sintomas de dirofilariose pode incluir tosse, letargia, anemia, icterícia ou abdômen inchado.
  • Insuficiência cardíaca congestionada: Um cão com insuficiência cardíaca congestiva geralmente fica letárgico, cansa-se facilmente, fica sem fôlego facilmente após o exercício e pode ofegar excessivamente. Ele também tem uma tosse seca crônica desencadeada por exercícios. Ele também pode perder o apetite e ficar menos interessado nas atividades normais.
  • Cardiomiopatia dilatada: Essa doença do músculo cardíaco pode estar associada ao hipotireoidismo. Um cão afetado pode se cansar facilmente após o exercício normal, ter uma tosse crônica, ficar letárgico e se recusar a comer.

A respiração difícil não deve ser confundida com respiração ofegante. Um cão com respiração difícil mostra sinais de angústia e tem dificuldade em respirar.



Ligue para o veterinário se achar que a respiração ofegante do seu cão é anormal e suspeitar de um problema de saúde. Leve seu cão ao veterinário imediatamente se ele parecer angustiado, chiado ou tiver dificuldade para respirar.

Conclusão

Quando se trata da saúde do cão, a respiração ofegante geralmente não é motivo para chamar o veterinário. Um cão saudável com respiração ofegante normal só ofegará por curtos intervalos e se comportará normalmente. Você também pode verificar a cor da língua do seu cão. Durante a respiração ofegante normal, a cor rosa da língua indica um nível saudável de oxigênio no sangue. Depois de reconhecer os sinais de um potencial problema de saúde, você pode tomar uma decisão informada sobre quando ligar para o veterinário.

Calculadora Caloria