Evitando sexo nas primeiras semanas de gravidez

Os Melhores Nomes Para Crianças

Homem e mulher

Não há necessidade de evitar sexo durante as primeiras semanas de gravidez se não estiver tendo complicações. Seu médico irá aconselhá-la sobre o que você tem permissão para fazer se desenvolver quaisquer problemas relacionados à gravidez, mas em geral o sexo durante o primeiro trimestre é seguro.





Sexo durante a sua gravidez precoce

De acordo com March of Dimes , o sexo é seguro durante a gravidez e não fará mal ao bebê se não houver problemas. Isso inclui as primeiras semanas após a gravidez. O líquido amniótico em desenvolvimento, o saco e as camadas musculares do útero protegem e protegem o embrião de traumas à medida que a gravidez avança.

Artigos relacionados
  • Galeria de arte do ventre grávido
  • 6 segredos de mulheres grávidas bonitas
  • Coisas a fazer quando você está grávida de 9 meses

Contanto que você esteja confortável, com bom humor e tenha uma gravidez descomplicada, vá em frente e desfrute do sexo durante o início da gravidez.



Mitos e preocupações comuns

As mulheres podem se perguntar se o sexo é seguro durante o início da gravidez e, na maioria dos casos, a pesquisa diz que é. As seguintes são preocupações comuns que as mulheres e seus parceiros têm sobre o envolvimento em relações sexuais durante a gravidez:

Sexo pode causar aborto

No início da gravidez, o sexo como causa de um aborto espontâneo é uma das maiores preocupações das mulheres e seus parceiros.



poema da mãe para meu filho

Sexo Vai Ferir o Embrião ou Feto

Existe o mito de que a força do pênis contra o colo do útero durante a relação sexual prejudicará a gravidez.

Um orgasmo aumenta a chance de aborto

Também existe o mito de que as contrações durante um orgasmo podem iniciar um aborto espontâneo.

Falta de evidências

Não há nenhuma evidência que valide qualquer uma dessas preocupações se você não tiver fatores de risco e se sua gravidez for normal. A maioria dos abortos espontâneos ocorre no primeiro trimestre, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas . No entanto, eles são causados ​​principalmente por cromossomos anormais no feto, não pela relação sexual. Para as pessoas preocupadas com sexo e aborto espontâneo, normalmente não há motivo para se preocupar, a menos que você tenha um histórico de aborto espontâneo, gravidez de alto risco ou outras complicações.



Barreiras Psicológicas

De acordo com uma revisão no Biblioteca Global de Medicina Feminina , o desejo sexual da maioria das mulheres diminui durante a gravidez. Para muitas mulheres, algumas das mudanças normais do início da gravidez e outros fatores podem criar uma barreira psicológica para fazer sexo. Dependendo de como você se sente, você pode desejar menos ou mais sexo durante os estágios iniciais da gravidez.

  • Os primeiros sintomas da gravidez, como enjôo matinal, fadiga, maior secreção de muco e frequência urinária podem fazer a mulher se sentir menos desejável e diminuir sua libido.
  • As alterações hormonais no primeiro trimestre podem causar alterações de humor e afetar o desejo sexual em algumas mulheres.
  • O ingurgitamento normal da vagina devido ao aumento da circulação sanguínea pode tornar a excitação, a relação sexual e os orgasmos fisicamente desconfortáveis ​​para muitas mulheres, embora o oposto aconteça para algumas.
  • O medo e a ansiedade de uma mulher ou de seu parceiro em relação a uma nova gravidez podem diminuir o desejo sexual.
  • Preocupações com a prontidão de uma mulher ou de seu parceiro para serem pais também podem afetar a libido.
  • A reação negativa em relação à gravidez e a aversão ao sexo por parte do parceiro também podem ser um fator.
  • Fatores estressantes gerais da vida, como finanças, trabalho ou escola, podem se tornar mais estressantes com a gravidez e prejudicar o desejo sexual.

Além disso, mulheres com histórico de infertilidade ou histórico de gravidez ruim, como aborto espontâneo, gravidez ectópica ou parto prematuro, podem apresentar estresse e ansiedade adicionais em relação à gravidez atual.

Quando evitar sexo no início da gravidez

Embora a relação sexual vaginal regular não inicie um aborto espontâneo ou aumente sua chance de ter um, ela pode complicar um aborto espontâneo já ameaçado. Seu médico ou parteira provavelmente aconselhará contra relações vaginais nos primeiros dias ou semanas de gravidez até que o problema seja resolvido se:

carta de recomendação para bolsa de estudo
  • Atualmente, você tem sinais e sintomas de ameaça de aborto precoce, como:
    • Manchas vaginaisou sangramento.
    • Cólicas pélvicasou dor.
  • Seu colo do útero sangra toda vez que você tem relações sexuais.
  • Você tem outros fatores que podem aumentar o risco de perda precoce da gravidez, incluindo:
    • Uma história de aborto espontâneo no início do primeiro trimestre.
    • Tratamento de fertilidade, como fertilização in vitro (FIV) para conceber esta gravidez.
    • Você ou seu parceiro têm atualmente uma infecção sexualmente transmissível.
    • Você tem infecção na bexiga ou uma infecção ou inflamação vaginal ou cervical.

Siga o conselho do seu médico ou parteira sobre quando você pode retomar a relação sexual após a ameaça de um aborto espontâneo, ou se você tiver abortado ou se qualquer outro problema for resolvido.

Outras Atividades Sexuais

Outros tipos de atividades sexuais podem aumentar a chance de uma infecção uterina ou da bexiga e aumentar o risco de aborto espontâneo. Observe o seguinte:

como tirar areia do cabelo
  • Não há problema em fazer sexo oral, mas se seu parceiro tiver herpes oral, evite que ele lhe dê sexo oral.
  • Evite também fazer sexo anal seguido logo em seguida por sexo vaginal. Isso pode transferir bactérias do reto para a vagina e o colo do útero.
  • Não deixe seu parceiro soprar ar pela vagina, pois isso pode permitir que o ar entre na corrente sanguínea e nos pulmões (embolia gasosa).

Além disso, é possível que as contrações pélvicas deum orgasmode qualquer tipo de atividade sexualmente excitante pode completar uma ameaça de aborto.

O que fazer se você tiver sangramento ou outros sintomas após o sexo

No início da gravidez, você pode ter sintomas preocupantes ou problemáticos, como:

Sangrando depois do sexo

Se você sangrar depois do sexo , é mais provável devido à irritação de um colo do útero muito sensível. Você precisará entrar em contato com seu médico sobre o sangramento e abster-se de fazer sexo até que ele diga que está tudo bem. No entanto, se o sangramento ficar forte, isso pode indicar um problema mais sério e você deve ir ao hospital. Existem outras causas possíveis de sangramento no primeiro trimestre que podem ser confundidas com sangramento após o sexo, tais como:

  • O sangramento de implantação pode ocorrer quando o ovo fertilizado se implanta no útero.
  • A infecção vaginal pode causar sangramento.
  • O sangramento subcoriônico (ou hemorragia) é uma coleção de sangue encontrada adjacente ao saco gestacional. Esse sangue pode eventualmente ser absorvido pelo tecido uterino ou pode causar sangramento vaginal também.
  • A ameaça de aborto ou aborto espontâneo pode causar sangramento que varia de leve a intenso. Você também pode passar coágulos e tecidos.
  • Gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta fora do útero e pode ser fatal. Você pode ter algum sangramento vaginal com uma gravidez ectópica, no entanto, pode haver uma perda significativa de sangue se a ruptura ectópica.
  • Gravidez molar é o crescimento de tecido anormal encontrado no útero; no entanto, os sintomas serão os mesmos de uma gravidez normal. Você pode ter manchas ou sangramento com uma gravidez molar.

Descarregamento vaginal após o sexo

Não é incomum notar corrimento vaginal após o sexo. No primeiro trimestre, normalmente há um aumento no corrimento vaginal devido aos hormônios da gravidezchamado leucorréia. Isso é considerado normal e geralmente é um sinal precoce de gravidez. No entanto, se você notar que o corrimento mudou de cor ou tem um odor de suave a forte, isso pode ser um sinal de uma infecção vaginal ou uma DST e você deve entrar em contato com o seu médico imediatamente.

Dor durante ou depois do sexo

Se sentir dor durante o sexo no início da gravidez, isso pode ser considerado normal. Como seu útero está crescendo e há mais fluxo sanguíneo alimentando a região pélvica para ajudar a sustentar a gravidez, isso pode causar desconforto ao sexo. Você pode querer tentar a relação sexual por trás ou por cima, que podem ser posições mais confortáveis ​​neste momento durante a gravidez. Na realidade, a maioria das posições sexuais está bem durante o início da gravidez, desde que seja confortável para você. No entanto, se a dor for incomum, forte ou persistir depois de terminar de fazer sexo, você deve chamar o seu médico. Isso pode indicar a possibilidade de uma infecção e DST ou gravidez ectópica.

Discuta suas preocupações sobre sexo no primeiro trimestre

Sexo durante as primeiras semanas de gravidez não irá prejudicar você ou seu feto, desde que você não tenha sinais ou sintomas de aborto espontâneo ou outros fatores complicadores. Converse com seu médico ouenfermeira parteira certificadasobre suas preocupações e fatores de risco se você tiver dúvidas ou medo de fazer sexo durante a gravidez ou se estiver preocupada com mudanças em seu desejo por sexo.

Calculadora Caloria