Guia de cuidados para filhotes recém-nascidos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Filhote de cachorro recém-nascido

Filhotes recém-nascidos são algumas das criaturas mais adoráveis ​​do mundo. Aprenda como supervisionar os cuidados desses filhotes e de sua mãe durante as primeiras semanas de vida, até que atinjam o estágio de “instalação e funcionamento”.





Definindo 'Recém-nascido'

Embora não exista uma definição definitiva de filhote recém-nascido, a maioria dos filhotes são considerados recém-nascidos até que seus olhos e ouvidos se abram, o que não acontece antes dos dez e quatorze dias de idade. Após 21 dias, os filhotes começam a ter mais consciência do mundo ao seu redor. Neste momento, eles não são mais considerados recém-nascidos.

Artigos relacionados

Desenvolvimento de filhotes recém-nascidos semana a semana

  • Primeira semana - Filhotes recém-nascidos comem, dormem e fazem penico principalmente. Eles podem se mexer, mas não podem andar. Seus olhos e ouvidos estão selados.
  • Segunda semana - Os olhos e ouvidos se abrem e os filhotes começam a usar as pernas um pouco mais para rastejar pela caixa.
  • Terceira semana - Os filhotes tornam-se mais móveis e mais conscientes do que os rodeia. Você quase pode ver suas personalidades mudarem por volta dos 21 dias de idade. O primeiros dentes também comece a romper as gengivas neste momento.
  • Semana quatro - Comece a ensinar os filhotes a beber água e fórmula láctea para filhotes.
  • Semanas cinco a seis - Mova os filhotes para começar a comer alimentos macios e pastosos, como ração umedecida ou ração macia para cães.
  • Semanas sete a oito - Os filhotes devem poder comer ração macia e úmida e, eventualmente, ração seca no final da oitava semana.

Cuidando de filhotes recém-nascidos

Trabalho da mamãe

Uma vez que sua cadela tenha entregou sua ninhada , ela cuidará da maior parte do trabalho durante as primeiras semanas de vida. Ela cuidará dos filhotes recém-nascidos e os limpará lambendo-os. Ela também os manterá perto dela para que fiquem aquecidos e ela irá protegê-los como ela achar necessário.



Cuidando da Nova Mãe

Seu trabalho principal será cuide da sua cadela e forneça-lhe bastante comida nutritiva e água para que ela possa alimentar seus filhotes. A mãe precisará de várias saídas todos os dias para se exercitar e fazer suas necessidades, mas mantenha-a em seu próprio quintal e longe de outros cães. Essas viagens devem ser longas o suficiente para fazer seus negócios, para que ela possa voltar para seus filhotes o mais rápido possível.

Mantendo uma caixa de parto

Sua próxima tarefa é ajudar a manter o caixa de parto limpar. Você vai querer aproveitar para trocar a roupa de cama do box enquanto a mãe está lá fora. Recoloque o forro do jornal e coloque um cobertor ou tapete novo enquanto lava o sujo.



Examine os filhotes

Além disso, aproveite a oportunidade para fazer um exame rápido nos filhotes. Você precisará:

  • Certifique-se de que eles estão comendo bem. Um filhote que acabou de ser alimentado terá uma barriga arredondada em vez de plana.
  • Pese cada filhote e registre o peso para que você possa ter certeza de que todos estão ganhando peso. Um filhote recém-nascido deve ganhar aproximadamente 12 a 15 por cento do peso ao nascer todos os dias durante a primeira semana. Caso contrário, certifique-se de que o filhote tenha a oportunidade de mamar. Coloque o filhote mais forte em um mamilo para fazer o leite fluir e depois mude para o filhote menor para que ele tenha uma boa refeição.
  • Verifique o traseiro dos filhotes para ter certeza de que estão limpos e desbloqueados
  • Quando os filhotes estiverem com a mãe, certifique-se de que eles não estejam sendo deitados. Uma caixa de parto com borda interna baixa oferece aos filhotes um espaço seguro caso eles fiquem encostados na parede.

Filhote de cachorro recém-nascido chorando

É muito normal ouvir filhotes recém nascidos chorando . Embora você não deva entrar em pânico ao ouvi-los chorar, pois é um som normal de se fazer, você também deve estar ciente de quaisquer problemas potenciais que possam ser indicados pelo choro excessivo. Se você observar choro acompanhado de comportamentos como se coçar ou morder, entre em contato com seu veterinário, pois ele pode estar com irritação na pele ouparasitas como pulgas. Se você notar que um cachorrinho chora muito e os outros não, pode ser que algo esteja acontecendo para angustiar aquele que pode estar relacionado à medicina. Se todos os filhotes choram muito e a mãe parece incomodada, é hora de consultar o veterinário.

Síndrome do Cachorro Desvanecido

O triste é que não é incomum que filhotes recém-nascidos morram em sua ninhada. De acordo com Hospitais de animais VCA , a perda normal antes do desmame pode chegar a 30%. Na maioria das vezes, isso acontece logo após o nascimento e na primeira semana. A Síndrome do Cachorro Desvanecido refere-se a filhotes que simplesmente não conseguem prosperar após o nascimento e eventualmente morrem. Os sinais de que um filhote está sofrendo da Síndrome do Desvanecimento do Cachorro são:



  • baixo peso de nascimento
  • incapacidade de ganhar peso após o nascimento
  • baixa atividade em comparação com os outros filhotes
  • incapacidade de amamentar da mãe
  • choro agudo (chamado de 'gaivota' porque soa semelhante ao choro de uma gaivota)

O ambiente adequado para recém-nascidos

Filhotes recém-nascidos não conseguem regular o calor do próprio corpo, portanto, certifique-se de que a caixa de parto seja mantida a uma temperatura de aproximadamente 85 graus Fahrenheit durante os primeiros cinco a sete dias após o nascimento. Depois disso, você pode reduzir gradualmente a temperatura nas próximas quatro semanas para cerca de 75 graus.

  • Você pode fornecer esse calor extra usando uma almofada de parto aquecida sob a roupa de cama ou ajustando uma lâmpada de aquecimento acima da caixa sanitária, longe o suficiente para evitar o superaquecimento da área.
  • Tenha um termômetro à mão próximo à caixa de parto, mas fora do alcance da mãe ou dos filhotes; isso o ajudará a controlar a temperatura ambiente na área.

Alimentação Suplementar

Filhote de cachorro recém-nascido sendo alimentado por sonda

Filhote de cachorro sendo alimentado por sonda

A mãe pode não conseguir atender às necessidades alimentares de seus filhotes. Se a ninhada for grande ou a mãe simplesmente não conseguir fornecer leite suficiente, pode ser necessário suplementar um ou mais filhotes. Nesse caso, você precisa saber como alimentar filhotes recém-nascidos sem (ou além) do leite materno.

velas ianques são ruins para você?
  • Isso normalmente é feito comprando uma fórmula substituta do leite para filhotes e um kit de amamentação que contém uma mamadeira, um bico e uma escova para limpeza de mamilos. A fórmula vem com instruções completas de mistura e alimentação.
  • A alimentação por sonda é outra opção quando o tempo que você pode gastar alimentando os filhotes é limitado. Seu veterinário é a melhor pessoa para preparar o equipamento e ensiná-lo a inserir o tubo na garganta e alimentar os filhotes. Este método parece um pouco assustador no início, mas é bastante fácil quando você pega o jeito.

Quando começar o desmame

Os filhotes podem começar a beber água por volta das três semanas de idade. Ensine-os a fazer isso oferecendo um prato raso com água e persuadindo cada filhote a lamber um pouco de água da ponta do dedo enquanto você o segura perto da água. Eventualmente, os filhotes entendem a ideia e começam a lamber diretamente do prato.

Depois que eles puderem lamber facilmente, você pode moer ração para filhotes de alta qualidade no liquidificador e misturar na fórmula para filhotes para fazer uma mistura solta e úmida que os filhotes possam lamber. Depois que eles estiverem acostumados com essa mistura, você poderá adicionar gradualmente menos fórmula para que a mistura fique mais espessa. Depois que os dentes de leite estiverem totalmente cortados, por volta das quatro semanas de idade, você pode passar a molhar a ração inteira do filhote até que fique macia e oferecê-la aos filhotes. No momento em que os filhotes recebem o primeiro vacinas entre seis e oito semanas de idade, você poderá oferecer alimentos secos ração para cachorrinho sempre acompanhado de uma tigela de água doce.

Venda de filhotes recém-nascidos

Alguns criadores permitem que potenciais proprietários deixem um depósito sobre os filhotes recém-nascidos para garantir a venda quando eles estiverem prontos para deixar a mãe. Isso geralmente envolve um formulário de inscrição, uma entrevista e um depósito em dinheiro com base em uma porcentagem do custo total do filhote por parte do proprietário. Sob nenhuma circunstância você deve vender um filhote antes que ele possa ser desmamado com segurança, pois isso leva a uma vida potencial de problemas comportamentais bem como alguns potenciais médicos. Em geral, um filhote deve ser oito semanas de idade antes de partirem para sua nova casa. As leis estaduais variam sobre quando um filhote pode ser vendido, portanto consulte seu regulamentos do estado para ter certeza.

Cuidando de filhotes recém-nascidos

Filhotes recém-nascidos são frágeis, mas também podem ser surpreendentemente resistentes. Certifique-se de que eles recebam bastante leite e mantenham seu ambiente seguro e limpo. Se você conseguir fazer isso, terá uma ninhada cheia de filhotes brincalhões e saudáveis.

Tópicos relacionados 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu Fotos de filhotes de Pit Bull: aproveite esses filhotes Fotos de filhotes de pit bull: aproveite o charme irresistível desses filhotes

Calculadora Caloria