7 maneiras pelas quais o comportamento da cadela muda após o parto

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mãe com ninhada de filhotes

Se o seu filhote deu à luz recentemente e está agindo de maneira um pouco diferente, não se preocupe. É normal. Muitas cadelas apresentam mudanças comportamentais após o parto, e estas podem variar de leves a extremas. Dependendo da causa, o comportamento atípico do cão depois de ter filhotes raramente dura mais do que algumas semanas antes que a nova mãe comece a agir mais como ela mesma novamente. O truque é entender como lidar com as mudanças e cuidar do seu animal de estimação enquanto isso.





Mudanças de comportamento após filhotes

Assim como nós, os cães passam por alterações hormonais significativas antes, durante e depois da gravidez. Essas flutuações podem levar a mudanças comportamentais temporárias e duradouras. Mudanças comuns de comportamento podem incluir:

  • Comportamento agressivo ou protetor
  • Ansiedade
  • Cavando na caixa de parto
  • Comportamento de aninhamento
  • Comportamento letárgico
  • Acidentes com penico
  • Comer filhotes (menos comum)
Artigos relacionados

Os cães podem se tornar agressivos depois de terem filhotes

A mudança mais imediata e perceptível é muitas vezes um aumento na proteção. Você pode notar comportamento agressivo por esta razão. Seu filhote, antes tranquilo, pode rosnar ou ficar cauteloso quando estranhos se aproximam. Ela tem pequeninos para defender agora. Este comportamento instintivo é forte nas primeiras semanas, mas muitas vezes diminui à medida que os cachorros crescem e se tornam mais independentes.



Para manter a agressão ao mínimo:

  • Tente não lidar com novos filhotes mais do que o necessário. Deixe seu cão fazer seu trabalho com o mínimo de interferência possível durante a primeira semana.
  • Mantenha outras pessoas longe de sua área de parto, especialmente pessoas que ela não conhece. É difícil resistir a exibir os filhotes, mas haverá muito tempo para isso mais tarde, quando eles tiverem 6 a 8 semanas de idade (depois de vacinados).
  • Mantenha outros animais de estimação longe dela e dos filhotes durante as primeiras semanas. Isso inclui outros cães que podem ter sido seus colegas de casa. A nova maternidade supera os relacionamentos antigos, mas as coisas devem voltar ao normal quando os filhotes se tornarem autossuficientes.
  • Evite assustá-la e fale com ela com voz calma assim que entrar na sala onde está sua caixa de parto.

Os comportamentos agressivos geralmente começam a desaparecer uma ou duas semanas após o parto. Se você se sentir inseguro perto de seu animal de estimação, ligue para seu veterinário para saber se um exame e algum medicamento podem ser necessários.



Cães podem sentir ansiedade após o parto de filhotes

O comportamento ansioso não é tão preocupante quanto o comportamento agressivo, e não é incomum que uma fêmea demonstre alguma ansiedade após o parto, especialmente se for sua primeira ninhada. Ela pode choramingar e tremer se alguém se aproximar dos filhotes e pode até ficar pegajosa. Ela também pode lamber demais os filhotes, o que pode deixá-los molhados e com frio.

Cachorro Golden Retriever amamentando seus filhotes

Para ajudar a reduzir a ansiedade:

como limpar grelhas de aço inoxidável
  • Fale com seu cão com uma voz calma e tranquilizadora e mantenha baixo o nível de atividade na sala.
  • Alimente-a com comida de cachorro enlatada de alta qualidade. Um estômago cheio pode ajudá-la a relaxar e se acomodar com os filhotes. A umidade extra da comida enlatada a ajudará a produzir leite.
  • Elogie-a suavemente quando a vir cuidando de seus filhotes, como amamentando ou limpando-os. Isso permitirá que ela saiba que está fazendo a coisa certa. Se ela limpar e lamber demais, distraia-a dessa tarefa por um tempo, acariciando sua cabeça e conversando com ela. Isso pode ajudá-la a relaxar e permitir que os filhotes se acomodem contra ela em busca de calor.

A maioria das novas mães se acalma um ou dois dias após o parto, à medida que se acostumam com suas novas funções, por isso geralmente não é necessário ligar para o veterinário, a menos que a ansiedade pareça excessiva. Se o seu cão estiver especialmente inquieto e tremer constantemente, estes podem ser sinais de eclampsia , e ela precisa ir imediatamente à clínica veterinária.



Cães cavam fora da caixa de parto

É natural que uma nova mãe desenterre o papel e os cobertores que estão dentro dela caixa de parto enquanto ela tenta tornar tudo mais confortável para ela e seus novos filhotes. Se ela começar a cavar fora da caixa, entretanto, isso pode ser uma extensão do comportamento ansioso. Normalmente, é um sinal de que ela sente que seus filhotes precisam ser transferidos para um local mais seguro.

Se for esse o caso, ela procurará um canto isolado, a cama de um membro da família, o interior de um armário ou algum outro lugar afastado e começará a cavar para criar um novo ninho para transferir seus filhotes. Para evitar esse comportamento antes do parto, escolha uma área tranquila e com pouco tráfego para montar sua caixa de parto antes que ela pronto para dar à luz . Isso dá a ela tempo para se acostumar com o local e se sentir mais segura quando chegar a hora de entregar seus filhotes .

Para gerenciar adequadamente o comportamento:

  • Deixe-a sozinha com os filhotes tanto quanto possível e mantenha estranhos e outros animais de estimação longe dela e de sua ninhada.
  • Leve-a para fora para uma viagem rápida para se aliviar e tomar um pouco de ar fresco. A atividade pode ajudá-la a se adaptar melhor quando voltar para casa com seus filhotes.
Dica rápida

Cavar e tentar realocar os filhotes tende a parar assim que a fêmea se sente mais segura, então resolva esse problema o mais rápido possível.

Comportamento de aninhamento

O aninhamento geralmente continua por algum tempo após o parto do cão. Esse comportamento ajuda a mãe a garantir que haja um ambiente seguro para os novos filhotes. A mãe geralmente continuará a manter a área de nidificação limpa e reorganizará os cobertores ou roupas de cama para garantir que seus filhos estejam confortáveis ​​e protegidos. São seus instintos maternais agindo em grande escala.

Se você notar que esse comportamento se torna obsessivo ou perturbador, pode ser uma boa ideia consultar o seu veterinário. O comportamento de aninhamento prolongado ou extremo pode ser um sinal de ansiedade pós-parto ou outros problemas de saúde que podem precisar de atenção. Mas, de modo geral, algum comportamento contínuo de nidificação é perfeitamente normal e é a maneira da mãe cadela cuidar de sua nova família.

13 anos procurando namorado

Se você está preocupado com o comportamento de nidificação do seu cão, você pode ajudá-lo.

  • Certifique-se de que ela tenha um espaço confortável e isolado onde se sinta segura. Se ela não se sentir confortável com sua área de nidificação atual, ela poderá sentir a necessidade de reorganizá-la continuamente.
  • Passe algum tempo sentado perto dela e dos filhotes para oferecer sua presença como um conforto. Evite acariciar ou pegar os filhotes em excesso, pois isso pode aumentar o estresse.
  • Mantenha outros animais de estimação e pessoas longe dela e de seus filhotes, especialmente nos primeiros dias.
Precisa saber

Se a cadela ficar excessivamente obcecada com sua área de nidificação a ponto de negligenciar seus filhotes ou a si mesma, isso pode ser um problema.

como lançar um feitiço de amor com uma foto

Fique atento a manifestações de comportamento letárgico

Algumas fêmeas são perfeitamente calmas e facilmente cuidam de seus filhotes, mas o comportamento letárgico vai além da calma. Uma fêmea letárgica se comportará de maneira lenta e negligenciará seus filhotes. Ela pode até deitar sobre eles e sufocá-los acidentalmente.

Mãe Dálmata com 9 filhotes

Uma infecção, como mastite , ou alguma outra doença pós-parto pode causar comportamento letárgico. Se o seu cão ficar letárgico, coloque os filhotes em uma caixa quente para protegê-los e leve-os imediatamente ao veterinário para diagnóstico e tratamento adequados.

Gerencie os acidentes do seu cão

Acidentes domésticos acontecem por vários motivos. Sua nova mãe cadela pode se sentir muito fraca e cansada após o parto para sair para se aliviar, e também pode ficar ansiosa por deixar seus filhotes recém-nascidos. Acidentes domésticos contínuos e frequentes também podem ser um sinal de que ela desenvolveu uma infecção do trato urinário após o parto.

Para gerenciar adequadamente esse problema:

  • Espalhe jornais ou tapetes de treinamento para filhotes no chão ao redor da caixa de parto e planeje limpá-los e substituí-los assim que ela os sujar.
  • Ofereça uma de suas guloseimas favoritas para tentar convencê-la a sair em viagens rápidas para se aliviar.
  • Leve-a a um veterinário se ela sofrer acidentes frequentes por mais de um ou dois dias após o parto.

Se não houver uma causa médica para os acidentes domésticos, esse comportamento normalmente desaparece alguns dias após o parto, depois que ela percebe que é seguro deixar os filhotes sozinhos por alguns minutos enquanto ela sai.

Esteja ciente de que uma cadela pode comer seus filhotes

Este é um comportamento muito perturbador que você esperançosamente nunca enfrentará. Em casos raros, uma nova mãe mata e come seus filhotes, e isso pode acontecer não importa quão dócil seja seu comportamento típico. Hospitais VCA atribuem esse comportamento a um instinto protetor primitivo que pode ser acionado se a mãe achar que seus filhotes fazem muito barulho e podem atrair predadores.

Em um caso como este:

  • Remova todos os filhotes sobreviventes e mantenha-os em uma caixa em cima de uma almofada térmica colocada na posição baixa.
  • Coloque-os apenas com a mãe por períodos supervisionados para que possam amamentar. Fique de olho nela, principalmente se ela começar a lambê-los, pois uma única mordida pode matar.
  • Limpe você mesmo os filhotes com um pano quente e úmido para garantir que eles urinam e evacuem até que tenham idade suficiente para fazer as necessidades sem ajuda.

Esse comportamento geralmente ocorre horas ou alguns dias após o parto, enquanto os filhotes ainda são recém-nascidos. Você deve ligar para o seu veterinário imediatamente após todos os filhotes sobreviventes terem sido separados da mãe. Depois que os filhotes estiverem correndo, você pode tentar mantê-los com a mãe por períodos supervisionados para ver se ela os aceitará.

Precisa saber

Depois que uma fêmea canibaliza seus filhotes, é melhor evitar reproduzi-la novamente, pois ela provavelmente repetirá o comportamento.

Sinais de que é hora de chamar o veterinário

Um exame pós-gravidez pode reduzir ou eliminar problemas médicos que poderiam causar uma mudança drástica no comportamento da nova mãe. O Hospital Veterinário Cleary Lake em Prior Lake, Minnesota, recomenda que todas as mulheres consultem um veterinário para exame dentro de 48 horas após o parto. Isso é para garantir que todos os filhotes tenham nascido e que o útero esteja voltando ao tamanho anterior à gravidez. Em muitos casos, um veterinário administrará uma injeção de antibiótico como precaução contra infecções.

Veterinário masculino examinando cachorrinho

Mesmo que sua mulher fizesse um exame pós-gravidez, ela ainda poderia apresentar alguns comportamentos preocupantes. Você deve ligar para seu veterinário se ela:

dá azar matar uma joaninha
  • Parece especialmente ansioso
  • Tem uma temperatura superior a 102 graus Fahrenheit
  • Não consegue se acalmar com os filhotes
  • Recusa-se a amamentar os filhotes

Fique de olho na nova mamãe

Esperançosamente, você nunca experimentará nenhuma mudança comportamental séria depois que seu cão tiver filhotes, mas ficar de olho nele durante a primeira semana após o parto deve ajudá-lo a detectar problemas e resolvê-los à medida que surgirem. Consulte o seu veterinário se achar que as mudanças comportamentais do seu animal de estimação são maiores do que você pode suportar.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria