Visão geral e diretrizes sobre criação e acasalamento de gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher deitada com gato e esfregando a barriga

A criação de gatos pode ser uma experiência gratificante, mas não é uma operação a ser tomada de ânimo leve. Para decidir se deseja criar seu gato, é importante entender todo o processo. Isso vai desde o acasalamento dos gatos até o nascimento dos gatinhos. E para encontrar a melhor casa. Você deve estar preparado para todo o processo.





Compreendendo o acasalamento e a criação de gatos

A criação de gatos parece ser um pouco menos complicada do que a criação de cães, já que você não precisa ser tão preciso quanto ao momento, e os felinos parecem ser muito mais autossuficientes no manejo do acasalamento. Mas é mais um processo do que parece.

Artigos relacionados

Ciclo de Calor Feminino

O ciclo de cio da gata é a primeira etapa no processo de criação. Este é o momento em que ela está mais fértil e receptiva aos avanços de um gato macho. Os ciclos geralmente começam quando a fêmea atinge os 6 meses de idade e duram apenas dois dias em média, mas se repetem aproximadamente a cada duas semanas a partir de então, a menos que ocorra o acasalamento. Depois que uma gata acasala e engravida, seus ciclos de cio terminam.



Gato sendo carinhosoDica rápida

Nem sempre é fácil detectar quando o ciclo de cio começa, já que a vulva da fêmea é obscurecida por pelos e normalmente não há muita secreção sanguinolenta.

Sinais de que seu gato está pronto para procriar

Como os gatos não deixam vestígios de sangue durante o cio, muitos criadores confiam no comportamento de suas gatas para avisá-los quando ela está entrando em condições de procriação. Observando regularmente o seu gato, você poderá perceber até mesmo diferenças sutis em seu comportamento . Essas diferenças incluem:



atlas ombro forte mason potes valor
Sinais de um gato no cio infográfico
    Flertando:As mulheres se tornam mais afetuosas do que o normal. Alguns se tornam afetuosos a ponto de serem opressores, enquanto outros se tornam um pouco mais amigáveis. Aumento da garupa:As fêmeas no cio tendem a levantar as nádegas quando você as acaricia nas costas. Sinalização de cauda:A elevação da garupa pode ser acompanhada por uma rápida contração da cauda para frente e para trás. É assim que a mulher anuncia sua prontidão. Chamando:As fêmeas no cio podem ser extremamente vocais, ligando constantemente em busca de parceiros masculinos. Qualquer homem capaz ao alcance da voz fará o possível para atender a essa chamada.
Fato rápido

As gatas são pronto para acasalar já aos quatro meses de idade, mas os gatos machos podem não estar preparados antes dos sete meses.

Atividade de acasalamento de gatos

Quando o macho monta na fêmea, ele se agarra a ela com suas garras e frequentemente segura a nuca dela com os dentes. As farpas em seu pênis atuam como estímulo para estimular a ovulação imediata da fêmea, garantindo assim o sucesso da maioria dos acasalamentos.

Dica rápida

O acasalamento pode parecer excessivamente difícil. Não se assuste; isso é normal durante o processo de acasalamento do gato.



A gravidez do seu gato

Depois de confirmar que sua gata está grávida, você pode parar de se preocupar com a reprodução e passar a cuidar dela. Você notará diferenças em sua gata à medida que a gravidez avança. Ela terá necessidades diferentes durante cada etapa.

Veterinários realizam ultrassonografia em um gato domésticoDica rápida

O sucesso do acasalamento pode ser confirmado três a quatro semanas após o acasalamento.

Período de Gestação e Nutrição

O período de gestação, ou duração de uma gravidez de gato , é de aproximadamente 65 dias. No entanto, ninhadas grandes podem chegar um ou dois dias antes, e ninhadas pequenas podem chegar um ou dois dias atrasadas.

Durante o período de gestação, a fêmea grávida, ou rainha, como é agora chamada, necessita de maior nutrição para ajudá-la a fornecer tudo o que os seus fetos em crescimento necessitam, sem esgotar os seus próprios recursos. Comida de gatinho é uma dieta excelente para ela, pois é mais rica em proteínas, minerais e vitaminas do que as misturas de ração para gatos adultos.

Também é uma boa ideia começar a oferecer várias refeições ao longo do dia a partir da quinta semana de gravidez. Isso garantirá que seu gato consiga consumir comida suficiente sem sobrecarregar o estômago, já que o espaço interno fica mais escasso a cada semana que avança. Certifique-se de manter o recipiente de água cheio e atualizá-lo várias vezes ao dia.

como tirar uma mancha de uma gravata

Comportamento da mãe durante a gravidez

Como seu gravidez de gato progride, ela pode começar a comer mais do que normalmente, alimentando não apenas a si mesma, mas também a seus gatinhos. Ela também pode começar a procurar lugares seguros e tranquilos em sua casa.

Isso é conhecido como 'aninhamento' e é um processo que envolve a busca pelo local onde planeja dar à luz. No final da gravidez, ela pode apresentar sinais de inquietação e desconforto devido ao fardo físico de carregar os gatinhos.

Preparando-se para o nascimento dos gatinhos

Perto do final da gravidez, a rainha começará a procurar uma área privada e quente para dar à luz seus bebês. Se você não fornecer um, o local pode acabar sendo sua cama. Ou debaixo da sua cama. Embora você não possa forçá-la a dar à luz onde quiser, você pode criar um e esperar que ela o use.

Mãe gata alimentando gatinhos

Uma caixa suficientemente espaçosa forrada com jornais e uma manta macia é um bom local para a entrega, ou rainha, como é apropriadamente chamada. Coloque a caixa em um local tranquilo e longe do trânsito algumas semanas antes do nascimento previsto, para que a futura mamãe tenha tempo de descobrir e se acostumar.

Dica rápida

Coloque um adicional caixa de areia na área neste momento, para que a mãe se sinta confortável em usá-lo quando se sentir relutante em deixar seus novos bebês.

Seu gato em trabalho de parto

À medida que o trabalho de parto se aproxima, sua gata pode perder o apetite e pode haver alguma secreção na vagina. Mais notavelmente, à medida que o trabalho de parto se aproxima, seu gato pode começar a se escovar excessivamente, principalmente ao redor do abdômen e da área genital. É fundamental estar atento a estes sinais e garantir que a sua gata tenha um espaço seguro e confortável onde possa dar à luz.

Entrega de gatinhos

A maioria das rainhas cuida muito bem do parto sozinhas, e você pode nem perceber que o evento aconteceu até descobrir a mãe e os gatinhos abraçados. Se você chegar durante o parto e tudo estiver indo bem, é melhor não intervir.

Esteja disponível caso precise ajudar na retirada do saco de um dos gatinhos, ou amarre o cordão umbilical com um pedaço de barbante se ele continuar a sangrar após a ruptura da placenta. Coloque os pratos de comida da mãe fora da caixa para que ela não tenha que viajar para longe dos bebês para obter sustento.

Dica rápida

Antes do parto se aproximar, anote o número de telefone de um veterinário de plantão em caso de emergência.

Quanto tempo dura um parto normal?

A duração do parto do gato, também conhecido como parto, pode variar amplamente dependendo de cada gato e do tamanho da ninhada. Em geral, uma vez que um gato começa o trabalho de parto ativo, o parto dos gatinhos normalmente começa dentro de algumas horas.

Cada gatinho geralmente nasce com cerca de 15 a 30 minutos de intervalo. Se houver vários gatinhos, todo o processo pode durar até seis ou sete horas. Porém, em alguns casos, pode demorar até 24 horas com fases de descanso entre o nascimento de cada gatinho.

Coloque a saúde do seu gato em primeiro lugar

Algumas gatas não são saudáveis ​​o suficiente para procriar. Verifique com seu veterinário para confirmar se seu gato está saudável o suficiente para procriar e proceda com responsabilidade a partir desse ponto. Se você mudar de ideia a qualquer momento antes de criar, siga todas as etapas adequadas para impedir que seus gatos acasalem. Se o seu gato for criado, certifique-se de estar preparado para cuidar da mãe e dos gatinhos enquanto eles aguardam seu lar definitivo.

Tópicos relacionados 10 raças de gatos únicas que provam ser diferentes e lindas 10 raças de gatos únicas que provam ser diferentes e lindas 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria