Comportamento sexual de gatos: o que você precisa saber sobre machos vs. Fêmeas

Os Melhores Nomes Para Crianças

comportamento sexual felino

Compreender os princípios básicos do comportamento sexual do gato pode ajudá-lo a lidar com desafios como borrifar e brigar, que às vezes podem dificultar a presença do seu gato. Mesmo gatos castrados ou esterilizados podem apresentar esses sinais. Aprenda como identificar a raiz do comportamento e encontrar uma solução para essas características frustrantes de uma vez por todas.





Comportamento sexual em gatos machos

Gatinhos machos passar por alguns marcos notáveis antes de atingir a maturidade sexual como um gato desenvolvido, capaz de gerar gatinhos.

como lavar janelas sem listras
Artigos relacionados

Marcos do desenvolvimento de um gatinho macho

Um aumento de testosterona na época do nascimento define o futuro do gatinho comportamento como homem . No entanto, até cerca de 12 semanas, o gatinho macho equivale a um bebê ou criança pequena. Somente após 12 semanas há testosterona de base suficiente para o gatinho entrar no equivalente felino à puberdade. Entre três, seis ou sete meses, o jovem gato macho está crescendo e amadurecendo e se tornando um jovem gato capaz de acasalar.



Quando um jovem macho com menos de seis meses de idade monta outro gato, é mais provável que ele esteja “brincando” ou “praticando” do que realmente acasalando. Só por volta dos nove a 12 meses de idade é que os hormônios de um gato macho o levam a procurar ativamente uma namorada.

Precisa saber

Se você tem um gatinho macho e uma fêmea juntos na mesma casa, não pode usar a idade do menino como forma de contraceptivo. Você precisa presumir que ele poderia gerar uma ninhada a partir dos cinco meses de idade.



O interessante é que, na natureza, um gato macho estabelece seu próprio território por volta dos 12 a 18 meses de idade, que é também quando seus pensamentos se voltam para a criação de gatinhos. Como parte desse comportamento, o macho se afasta e borrifa para marcar seu território com cheiro. Estas ações serão reconhecidas pelos proprietários de gatos machos inteiros como:

    Pulverização : O cheiro marca pontos de referência na casa para informar a outros gatos que o território está ocupado. Roaming: Se for permitido sair ao ar livre, um macho intacto pode vagar por dias seguidos, em busca de uma companheira. Brigando: Os machos intactos são fortemente territoriais e preparados para lutar para defender a sua área.

Comportamento de montagem no macho castrado

Mesmo quando castrado, um gato macho ainda produz testosterona, mas em menor nível. Como o alto nível de testosterona causa pulverização, perambulação e brigas em gatos, os machos castrados são mais amantes do lar e atentos aos seus donos.

Então, o que significa se o seu gato macho transa com brinquedos ou monta em outros gatos? Na verdade, é improvável que este seja um comportamento sexual verdadeiro. Se o macho foi castrado quando adulto, pode ter aprendido comportamentos, que realiza por força do hábito. Cerca de 10% dos machos castrados continuam a montar objetos por hábito, sendo seu comportamento desencadeado por estímulos intensos, como a entrada de estranhos em seu território.



Gatos machos castrados podem transar com outros gatos da casa de uma forma tentar reforçar seu status . O cheiro forte de uma gata no cio também pode despertar o comportamento instintivo e fazer com que o macho monte em um objeto de excitação.

As estratégias para reduzir a monta em machos castrados incluem fornecer uma saída de energia com brincadeiras energéticas. Ele também deve ser capaz de expressar comportamentos normais, como escalar e arranhar, para poder supervisionar seu território. Os brinquedos de montagem podem servir como meio de liberar o excesso de energia.

Dicas para pulverização masculina castrada

Lindo gato branco-cinza marcando seu território no jardim

A ligação entre o comportamento sexual e o comportamento normal do gato está intimamente ligada. Quando um gato se sente inseguro ou ameaçado, é provável que marque território (com borrifos ou garras), o que pode ser confundido com comportamento sexual, quando na verdade se trata de uma necessidade básica de segurança. A resposta é ajudá-lo a se sentir mais seguro, o que requer uma abordagem dupla:

  1. Reduza as ameaças ao seu território procurando fatores de estresse, como gatos vadios em seu quintal, e encontre uma maneira de resolver o problema para que ele se sinta menos ameaçado.
  2. Deixe-o mais seguro e calmo. Diminuir a ansiedade reduzirá a necessidade de pulverizar.
      Usar Feliway difusores:Os feromônios felinos sintéticos enviam uma 'mensagem olfativa' de que ele está seguro. Fornece postes para arranhar: Coloque estações de arranhar perto das portas, para que ele possa marcar essas entradas e saídas como suas. Fornece esconderijos e esconderijos altos: Cuide de sua necessidade de se esconder ou superar os problemas para ajudá-lo a se sentir mais seguro. Crie uma casa calma: Mantenha o ruído ao mínimo para um ambiente doméstico tranquilo que pareça um lugar seguro. Forneça muitos recursos: Em uma casa com vários gatos, certifique-se de que cada gato tenha suas próprias tigelas de comida e água, banheiros, esconderijo, brinquedos e cama, para que não compitam por recursos.
Precisa saber

Um macho castrado que pulveriza muitas vezes está marcando território por insegurança e não por qualquer motivação sexual.

Comportamento sexual em gatas

Uma gata intacta pode entrar no cio a cada três semanas. Para quem não conhece, uma gata no cio pode parecer sentir muita dor, então evite uma ida desnecessária ao veterinário sabendo quais são os sinais.

Marcos do desenvolvimento de uma gatinha fêmea

Gato mostrando agressividade antes do acasalamento

A idade em que uma jovem mulher se torna sexualmente madura é influenciada por muitos fatores, incluindo:

  • A época do ano em que ela nasceu
  • Duração do horário de verão
  • Presença de uma fêmea no cio
  • Presença de um macho intacto
  • Disponibilidade de comida e abrigo

A idade média das gatinhas que entram na puberdade é de cinco a seis meses. No entanto, isso pode ocorrer mais cedo ou muito mais tarde (até 18 meses), dependendo dos fatores listados acima. Como regra geral, um gatinho nascido na primavera que tem bastante comida e um macho intacto como companhia tem maior probabilidade de engravidar do que um gatinho solitário nascido no outono que sobrevive com pouca comida.

A gata entra no cio aproximadamente a cada duas ou três semanas. Durante o cio, ela aceitará a atenção de um homem e poderá engravidar. Cada estro dura cerca de três a cinco dias. Num ambiente doméstico com luz artificial e calor, uma fêmea pode pedalar durante todo o ano, enquanto os seus primos felinos selvagens tendem a atingir o pico entre Fevereiro e Abril e novamente entre Junho e Agosto.

Uma gata que não está no cio será hostil aos avanços de um gato macho. Ela vai assobiar, cuspir e atacar ele. Já quando ela está no cio, seu comportamento é sedutor e ela prontamente recebe a atenção dele. O comportamento de uma fêmea no cio pode parecer alarmante para um dono desavisado e inclui:

    Vocalizando: Isso inclui gritos agudos como se estivesse com dor (embora ela não esteja!). Inquietação: Ela pode andar de um lado para o outro e ter problemas para se acomodar, embora, novamente, neste cenário, ela não sinta dor. Comportamento temperamental e imprevisível: Ela pode ficar irritada ou até tentar morder. Carinho excessivo ao dono: Ela pode incomodar o proprietário por causa de esfregações no queixo e agitação. Comando rastejando e rolando no chão: A fêmea adota uma postura de baixo para cima e se arrasta pelo chão. Embora seja alarmante de ver, este é um comportamento normal de acasalamento. Sinalizando o rabo: refere-se a segurar o rabo para o lado quando a garupa é esfregada. Aumento da micção: Para anunciar que está no cio, ela pode borrifar urina na casa. Roaming: Uma mulher que ama o lar pode tentar se afastar para encontrar um companheiro
Fato rápido

Dessexar uma gata envolve a remoção dos ovários e do útero. Seu comportamento então se estabiliza e é semelhante ao seu estado de “não estro”, mas durante todo o ano.

Se sua fêmea esterilizada entrar no cio

mulher sendo carinhosa com seu gato em casa

Depois de dessexada, uma gata não deve entrar no cio. No entanto, algumas gatas tornam-se mais amorosas e afetuosas após a operação, o que pode ser confundido com estro.

canções de natal para coro infantil da igreja

Ocasionalmente, um pequeno pedaço de tecido ovariano é deixado involuntariamente para trás durante a cirurgia, e isso pode fazer com que a mulher tenha um ciclo. A boa notícia é que, enquanto o útero for retirado, ela não poderá engravidar. No entanto, esta condição pode levar a problemas como o câncer mamário. Monitore o comportamento do seu gato para ver se ele é amigável o tempo todo ou se isso ocorre em ciclos de três semanas e consulte o seu veterinário se estiver preocupado.

Em caso de dúvida, consulte seu veterinário

Se o seu gato começar a agir de maneira estranha, preste atenção, especialmente em um gato castrado ou dessexado. Primeiro, você deseja que seu gato seja examinado por um veterinário para descartar qualquer causa física, porque comportamentos como urinar com frequência podem ser comportamentos sexuais, mas também podem ser um sinal de infecção urinária. Nunca presuma que um comportamento estranho é sexual até que o gato seja considerado saudável. Mesmo assim, saiba que comportamentos como borrifar são ações de um gato inquieto ou inseguro. Nunca castigue seu gato. Em vez disso, procure o conselho de um especialista em comportamento de animais de estimação certificado.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e pontas de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e pontas de foca

Calculadora Caloria