Características de comportamento do gato macho

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mãos de mulher acariciando a cabeça de um gato malhado

Gatos machos podem apresentar alguns comportamentos desagradáveis, incluindo borrifar urina e responder às fêmeas no cio. Isso tende a acontecer apenas com machos não castrados, e consertá-los pode ajudar com esses comportamentos.





Comportamento típico de gatinhos e gatos machos

Quando você examina ambos os sexos de perto, não há realmente muita diferença entre o modo como os sexos se comportam, especialmente em gatos castrados . No entanto, um gato intacto tem fortes impulsos naturais para proteger o seu território e encontrar um companheiro, o que pode resultar em comportamentos considerados anti-sociais por alguns.

Artigos relacionados

Gatos machos borrifam urina

Provavelmente a pior ofensa atribuída aos gatos machos é o hábito de pulverização de urina . Os machos pulverizam seu território como um aviso dos limites para outros gatos. Toms também usam spray como uma propaganda de suas proezas sexuais quando procuram mulheres acasalar com . Um gato ansioso também pode borrifar para se confortar, espalhando seu próprio cheiro.



Dono de animal de estimação limpando o chão enquanto o gato observa

Dito isto, a pulverização de urina é nem sempre comportamental por natureza. Um caso de pedras nos rins pode levar um gato a borrifar em um esforço para ultrapassar o bloqueio e obter um pouco de alívio. Da mesma forma, um infecção do trato urinário ou cistite também pode levar a comportamentos urinários perturbadores.

Se o seu gato estiver pulverizando, leve-o a um veterinário para descartar problemas médicos e limpe depois dele com um produto como NOse Ofensa para ajudar a remover seu cheiro. A castração pode ajudar se a pulverização estiver relacionada a comportamentos de acasalamento. Alguns proprietários também encontram difusores e sprays de feromônios como Feliway pode ajudar a reduzir a pulverização.



como fazer velas sem cera

Gatos machos têm desejo de viajar

Claro, um dos comportamentos mais infames pelos quais os gatos são conhecidos é a sua propensão para vagar. Esse desejo de viajar às vezes pode levá-los a quilômetros de casa, e você pode não ver seu animal de estimação novamente por dias. Na maioria das vezes, seu tom voltará para casa com indiferença em busca do jantar, mas isso não o impede de se preocupar enquanto isso. Os fatores que impulsionam esse comportamento incluem:

  • Um desejo de aumentar o território de um homem
  • Procurando um fêmea no cio que ele sentiu o cheiro a mais de um quilômetro de distância
  • Comportamento de caça, especialmente se você mora em uma área com muitas oportunidades de caça
  • Curiosidade; o macho vagueia porque pode, se tiver oportunidade

Embora as opiniões variem, é mais seguro manter seu animal de estimação apenas dentro de casa e eliminar sua capacidade de vagar. Gatos machos que vagam podem brigar com outros animais, ser atropelados, roubados ou contrair doenças mortais . Eles também podem contribuir para a superpopulação de animais de estimação se não forem castrados e encontrarem fêmeas.

Gatos machos se envolvem em brigas

Brigando não é um comportamento estritamente masculino, mas os machos parecem receber mais atenção por se meterem em encrencas com outros machos que encontram. Isto se deve principalmente ao desejo de defender ou ganhar território, mas o comportamento reprodutivo também leva os machos a treinarem entre si. Às vezes, essas brigas são mais uma questão de postura, mas em muitas ocasiões, esses meninos causam danos significativos uns aos outros. Manter seu gato em casa é a melhor maneira de eliminar brigas com outros gatos.



Dois gatos persas brigando

Os machos têm desejos mais fortes de arranhar e arranhar

Na natureza, os gatos arranham árvores e postes de cerca como outra forma de alertar outros gatos sobre sua presença. Este anúncio se deve em parte ao dano físico, que é um marcador visual, e ao cheiro espalhado pelas glândulas nas almofadas. Como os gatos machos são mais territoriais, eles também sentem uma necessidade mais forte de varrer móveis, paredes ou tapetes. Este é um comportamento normal em um local inadequado, que pouco conforto para os pais frustrados de um animal de estimação.

Certifique-se de fornecer ao gato macho bastante resistência arranhando postes , preferencialmente montado perto de entradas e saídas. Isso ajuda a satisfazer sua necessidade de arranhar e arranhar.

Os homens passam tempo cuidando

O cuidado e a preparação da pelagem são tão importantes para os gatos machos quanto para as fêmeas. Os machos passam tempo lambendo e limpando, o que ajuda a manter a pelagem em bom estado e reduz a carga parasitária. Além disso, revestir o cabelo com saliva é uma forma importante de perder calor em climas quentes.

Gato lambendo

No entanto, quando se trata de cuidar de outros gatos além deles, os homens são mais reservados do que as mulheres. Os machos geralmente não consideram cuidar mutuamente de outro macho e são mais propensos a lavar a cabeça e os ombros de uma gata preferida.

Caterwauling é um comportamento comum em gatos machos

Se você já ficou acordado à noite pelo sons de gatos uivando , as chances de você estar ouvindo gritando . Esses gritos altos e ásperos são gatos machos anunciando que estão disponíveis para acasalar. Esse comportamento de namoro tem uma dupla função de atrair gatas no cio e, ao mesmo tempo, alertar outros pretendentes do sexo masculino.

Gatos machos exibem comportamento de acasalamento

Como os gatos acasalam? Não há nada de sutil no namoro de um gato macho com uma fêmea. Quando perto de uma fêmea no cio, machos experientes podem correr direto para a fêmea e montá-la apenas 16 segundos . Os machos menos experientes são mais cautelosos e podem emitir um grito de acasalamento mais suave para ela e farejar seu traseiro. Se ela aceitar seus avanços, o macho poderá montá-la e agarrar seu pescoço com os dentes, no que se acredita ser uma ação naturalmente pacificadora, semelhante a uma mãe gata carregando seus filhotes. O acasalamento leva em média de um a nove minutos. Uma vez concluído o acasalamento, o macho se afasta e não tem mais nada a ver com a fêmea.

Gatos machos gostam de caçar e se alimentar

Gatos selvagens passam por aí 50 por cento do seu dia caça por comida, com uma matança diária média de quatro ratos. Os gatos machos tendem a comer mais que as fêmeas, porém passam menos tempo caçando. Em parte, isso se deve ao fato de as fêmeas fornecerem comida para seus gatinhos.

Caçando fornece estímulo mental importante para um gato. Uma dica útil para os donos de animais de estimação é usar comedouros quebra-cabeças, que fazem o gato trabalhar para o jantar. Isso pode reduzir o tédio e, portanto, os comportamentos indesejados que um gato macho pode adotar, como borrifar ou arranhar.

Gatos machos são mais afetuosos

Embora as amantes de gatas possam argumentar sobre esse ponto, parece haver uma crença generalizada de que os machos são mais afetuosos que as fêmeas. A pesquisa de veterinários que se especializam em felinos classificaram os machos como mais amigáveis. No entanto, as personalidades individuais entre gatos machos e fêmeas variam, e não há provas científicas reais de que os machos sejam mais afetuosos que as fêmeas. Castrar um gato macho pode fazê-lo parecer mais afetuoso, pois seu desejo de vagar diminuirá, e ele poderá prestar mais atenção em você agora que está menos distraído em encantar o sexo frágil para acasalar.

Linguagem corporal e comunicação do gato macho

Os Tomcats estão preparados para lutar para defender seu território, mas essa geralmente é a opção de último recurso. Isso ocorre porque lutar corre o risco de se machucar e um gato ferido não consegue caçar e se alimentar sozinho. A resposta é uma linguagem complexa de posturas corporais, que sinaliza as intenções do gato no jogo final de chamar meu blefe. A primeira ferramenta na artilharia do gato é o cheiro, daí toda aquela pulverização e arranhões para reivindicar a propriedade.

Comportamentos de intimidação de gatos machos

Quando um intruso ignora esses sinais, um gato fará uma demonstração visual de destreza para intimidar e fazer o desgarrado pensar duas vezes antes de prosseguir. O ASPCA explica como é a linguagem corporal agressiva:

Gato doméstico agressivo sentado no parapeito de uma janela
  • Pernas rígidas na extremidade traseira com as costas inclinadas para baixo em direção à cabeça
  • A cauda é mantida baixa ou entre as pernas e pode balançar rigidamente
  • As pupilas podem estar contraídas ou dilatadas
  • Os bigodes são mantidos encostados no rosto
  • As orelhas são mantidas de lado e rígidas
  • Os pêlos do gato estão arrepiados (o pêlo fica em pé)
  • O gato pode rosnar ou uivar
  • Cat olha diretamente para seu oponente e fixa seu olhar sem recuar.

Nunca tente intervir fisicamente com um gato neste estado altamente excitado. É provável que ele ataque. Se for essencial distrair o gato para evitar que os ferimentos ocorram, jogar água sobre ele geralmente atenua a situação imediata (mas faz pouco para torná-lo querido por ele). Você também pode tentar bater panelas para fazer um barulho alto e assustar os gatos e impedi-los de brigar entre si.

Comportamento do gato macho em relação aos gatinhos

Os gatos são caçadores e esse comportamento é quase impossível de eliminar. Gatinhos jovens podem atrair o interesse de um gato, e essa curiosidade inicial muitas vezes traz à tona os instintos de caça. Depois de alguns momentos, aquele gatinho se contorcendo começa a se parecer muito com outras presas, como ratos e esquilos. Tenha em mente que isso não descreve todos os gatos machos, e alguns podem tolerar gatinhos e podem até se relacionar com eles e ajudar a mãe gata a criá-los.

Separe os gatinhos dos gatos machos por segurança

Embora os gatos machos possam formar bons relacionamentos com os gatinhos, um gato macho pode tentar matar ou expulsar gatinhos que pertencem a outro gato. Mesmo que ele tolere seus próprios gatinhos, geralmente isso se limita à próxima vez que a rainha entrar no cio. Neste ponto, o gato quer esses gatinhos fora do caminho para que ele possa procriar a fêmea novamente. Sempre separe uma gata e seus filhotes do macho sempre que possível para evitar resultados indesejáveis, mesmo que o macho não tenha demonstrado nenhum comportamento agressivo em relação aos gatinhos. Da mesma forma, mantenha o macho longe dos gatinhos enquanto eles estão crescendo se o macho for castrado, pois dessexar o gato não significa que ele não agirá de acordo com comportamentos instintivos e atacará os gatinhos.

Gato adulto interessado, olhando pela janela do pátio para gatinhos em uma caixa

Capacidade de resposta do gato macho aos gatinhos

Nem todos os machos atacarão os gatinhos, mas pesquisa descobriu que os machos são definitivamente menos responsivos aos gatinhos em perigo do que as fêmeas. Os gatinhos que estão ansiosos e chamam urgentemente os pais receberão uma resposta rápida da mãe, enquanto os machos podem responder, mas não aumentarão a velocidade da sua resposta com base na excitação dos gatinhos. Isto pode ser devido ao fato de os machos geralmente não ajudarem na criação dos gatinhos e, portanto, não terem uma resposta instintiva para cuidar deles da mesma forma que a mãe faz.

Comportamento intacto do Tomcat vs. Machos Castrados

Típica comportamento no gato intacto é impulsionado por altos níveis de testosterona. Castrar um gato macho reduz sua testosterona sem tirar seu caráter. Como pai de um animal de estimação, isso significa que você pode esperar uma melhora geral na maioria dos comportamentos. No entanto, e é um grande MAS, isso também depende do quanto suas ações se resumem a hábitos arraigados. Por exemplo, um gatinho macho castrado aos seis meses de idade não aprendeu maus hábitos, como pulverizar. No entanto, um gato adulto acostumado a marcar território por pulverização pode fazê-lo por hábito, e a castração tardia pode ter um efeito decepcionante.

Como Hospitais VCA explica, os gatos machos castrados são melhor comportados do que seus primos intactos, e seu caráter se deve à personalidade individual, à genética e à socialização, e não aos hormônios. Os comportamentos descritos abaixo são típicos de um gato macho adulto intacto.

Quando os gatos machos entram no cio?

Gatos machos não entram no cio - esta é uma característica das gatas. No entanto, os gatos machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5 meses , e se não forem castrados, eles responderão às fêmeas no cio. Homens sem sexo têm menos probabilidade de responder.

Qual é a aparência de um gato macho?

Você pode determinar o sexo de um gato ou gatinho com uma rápida olhada em sua região anal. Nos gatinhos machos, há aproximadamente 2,5 cm entre o ânus e a genitália em comparação com as fêmeas, onde a distância é de cerca de meia polegada. Se você ainda estiver em dúvida, pergunte ao seu veterinário.

Gatos machos como animais de estimação

Há exceções para todas as regras, e muitos machos são animais de estimação bastante despreocupados, mas algumas de suas ações deram aos gatos machos uma má reputação no departamento de animais de estimação. Dê uma olhada em alguns dos comportamentos mais problemáticos que você está provavelmente encontrará esse gênero antes de adotar e decida se isso é algo que você pode tolerar. Caso contrário, considere castrar seu animal de estimação para ajudar a conter alguns desses comportamentos.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria