Causas e tratamento da diarreia felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

gato na caixa de areia

Em um gato, a diarreia pode indicar qualquer coisa, desde dor de estômago até uma doença grave. Para ajudar seu amigo peludo a se sentir melhor, você precisa entender o que está causando a diarreia e o que pode fazer em casa para ajudar.





Causas da diarreia felina

Existem muitas coisas diferentes que podem causar diarreia felina. Algumas dessas causas são menores e outras mais graves.

quanto vale uma nota de 2 dólares em 2020
  • Mudança repentina na dieta: Se você mudar a alimentação do seu gato, faça isso em etapas para evitar esse problema. Comece dando ao gato 25% da comida nova misturada com 75% da comida antiga por cerca de três ou quatro dias. Continue esse padrão, aumentando o novo alimento em incrementos de 25% e reduzindo o alimento antigo em incrementos de 25% até que seu gato coma 100% de alimento novo. Essa mudança gradual ajudará a prevenir a indigestão.
Artigos relacionados
  • Parasitas: Sim, os vermes podem causar diarreia felina. A diarreia é simplesmente um sintoma de vermes. Isso é comumente visto em gatinhos jovens. Depois que o gato for tratado contra vermes e os parasitas desaparecerem, a maioria dos gatos retomará as fezes normais.
  • Infecção: Infecções fúngicas e bacterianas podem causar diarréia em seu gato.

Quando se preocupar

Se você tivesse um filho, não permitiria que ele passasse dias e dias vomitando e tendo diarréia sem levá-lo ao médico. Você provavelmente está ciente de que isso pode causar desidratação grave e outros efeitos colaterais. O mesmo se aplica ao seu bebê peludo. Felinos que apresentam diarreia há mais de 24 a 48 horas ou que também apresentam vômitos devem ser levados ao veterinário o mais rápido possível. O veterinário pode precisar reidratar seu gato com soro intravenoso.



Além disso, a diarreia felina prolongada pode ser sinal de uma doença mais grave. O veterinário provavelmente testará seu gato para FeLV e algumas outras doenças felinas transmissíveis para descartá-las como causa da diarreia.

Tratamento

O tratamento para o seu gato dependerá dos resultados dos testes realizados pelo seu veterinário. Se o veterinário descartar qualquer problema grave de saúde, ele poderá tratar o gato para problemas comuns, como vermes. Muitos veterinários administram líquidos para tratar o resultado da diarreia, que geralmente é a desidratação. Ocasionalmente, o veterinário pode achar que os antibióticos são uma boa escolha, especialmente se suspeitar de uma infecção leve.



Os humanos podem ficar doentes?

A diarreia felina muitas vezes faz com que os donos de gatos perguntem se eles ou seus filhos podem pegar diarreia de seus animais de estimação. Embora na maioria dos casos não seja provável que você pegue uma doença do seu gato, a matéria fecal pode ter um impacto na sua casa. Limpe todas as áreas sujas com um bom desinfetante e lave bem as mãos após manusear a limpeza ou o gato doente. Pode ser uma boa ideia isolar o seu gato doente em uma área pequena e contida com sua caixa sanitária até que ele se sinta melhor. Isso evitará que o gato bagunce toda a sua casa e manterá as coisas mais higiênicas.

Conselho Final

Depois que o veterinário tratar a diarréia do seu gato, o problema deverá desaparecer dentro de dois a quatro dias. Se a diarreia persistir após esse período, ligue para o seu veterinário e informe-o sobre o problema. Ele pode querer ver seu gato novamente. Além disso, se você notar algum dos seguintes sintomas além da diarreia, leve seu gato ao veterinário imediatamente:

  • Vômito
  • Letargia
  • Inquietação extrema
  • Uivando
  • Recusa em comer ou beber
  • Convulsões ou tremores
  • Dificuldade ao respirar
Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria