Experimentos de Biologia no Ensino Médio

Os Melhores Nomes Para Crianças

adolescentes usando microscópios em experimentos científicos

Ao contrário da ciência no ensino médio, a biologia do ensino médio é prática. Os experimentos são uma parte comum dos cursos de biologia, sejam eles parte de uma aula de laboratório controlada, feira de ciências ou parte de projetos individuais de alunos.





Experimento de pesquisa de biologia de campo

Grupo de adolescentes fazendo pesquisa de campo

Este experimento é ótimo porque é barato, fácil e você pode fazer em uma variedade de áreas da escola ou mandar os alunos para casa com ele. O objetivo é observar a área ao seu redor ao longo do tempo e observar as amostras que você coleta.

Artigos relacionados
  • Idéias para a noite da terceira idade
  • Fotos reais de adolescentes da vida cotidiana
  • Galeria de presentes de formatura

Materiais de que você precisa

  • Frasco ou saquinhos para coletar amostras
  • Pinças
  • Luvas
  • Estacas e barbantes ou cones são úteis para marcar uma área
  • Artigos ou periódicos para fazer anotações
  • Slides, capas de slides e um microscópio

Instruções de observação

Observe que você observará sua área por vários meses, então escolha uma área que seja fácil de remarcar ou onde você possa deixar as marcações para que você retorne à mesma área designada todas as vezes.



  1. Peça aos alunos que escolham um local para observar. O local não deve ter mais de dois a três pés quadrados.
  2. Eles devem escrever e observar tudo o que veem. Exemplos de perguntas de orientação incluem:
    1. Você vê evidências de animais? (Procure estampas, scat ou guano, pele, pelotas de coruja, etc.)
    2. Que plano de vida você vê? (Procure por musgo, líquen, ervas daninhas e outras plantas.)
    3. Que fungo você vê? (Procure cogumelos e outros crescimentos de fungos.
    4. Que insetos você vê? (Incentive os alunos a procurarem especificamente por relacionamentos aqui - como conectar mosquitos com água ou abelhas com flores ou uma colmeia.)

Amostragem e instruções em sala de aula

  1. Oriente os alunos a fazer conexões e observar relações na área marcada. Faça-os inventariar a área e desenhar um mapa rudimentar de onde tudo está.
  2. Se possível, peça aos alunos que usem uma pinça e coletem com cuidado amostras de solo, fungo, musgo, plantas, insetos, etc.
  3. De volta à sala de aula, estude as amostras. As coisas que você pode procurar incluem:
    1. valor de pH do solo ou água
    2. Microorganismos na água
    3. Células vegetais sob um microscópio
    4. Estrutura comparativa de flores que você encontra
  4. Exija que os alunos registrem tudo em seu próprio diário ou caderno interativo.

Dica do professor: Configure estações na sala de aula para visualização, dissecação, desenho, teste de pH, etc. Isso permitirá aos alunos alguma escolha sobre como proceder com o exame de seus espécimes.

Teste para bactérias

Professor e alunos trabalhando em laboratório

Peça aos alunos que vejam onde se esconde a maioria das bactérias. Este experimento é ótimo se você deseja um laboratório com resultados garantidos. Sempre há algum tipo de bactéria à espreita em algum lugar, apenas esperando para crescer na placa de Petri do aluno.



Materiais

  • Placas de Petri preparadas, três por aluno
  • Zaragatoas esterilizadas
  • Fita de pintor
  • fita adesiva
  • Marcador permanente
  • Papel gráfico
  • Tesoura
  • governante

Material notas : Você também pode comprar placas de Petri estéreis e ágar separadamente; no entanto, é muito mais provável que os alunos contaminem a placa antes de limparem.

Preparando seus pratos de Petri

  1. Antes de abrir qualquer material, peça aos alunos que identifiquem três locais (mas em um local físico, como em casa ou na escola) onde farão a coleta de bactérias. Incentive-os a formular hipóteses sobre qual lugar eles acham que produzirá mais bactérias.
  2. Usando a placa de Petri, trace três círculos no papel milimetrado e recorte-o.
  3. A lápis, desenhe uma linha para denotar o 'topo' do círculo. Não importa onde você traça a linha, mas você precisará de algo para mostrar como sua placa de Petri está orientada, para que você possa ter certeza de que está rastreando a mesma colônia cada vez que observar.
  4. Na parte de trás do círculo de papel quadriculado, anote o local onde você fará a coleta, bem como a data em que fará a coleta. Faça isso para todas as três placas de Petri que você tiver.

Coletando Amostras

Peça aos alunos que tragam seus cotonetes estéreis fechados e placas de Petri fechadas para o local. Com cuidado, eles devem:

  1. Coloque a placa de Petri em uma superfície plana.
  2. Desembrulhe o cotonete.
  3. Passe o cotonete na área que eles suspeitam ter bactérias.
  4. Levante a tampa, passe suavemente o cotonete usado no ágar e feche a tampa, com cuidado, mas rapidamente.

Dica: às vezes é útil fechar a placa de Petri com fita adesiva para que ela não perca acidentalmente a tampa.



Avaliação de resultados

  1. Peça aos alunos que desenhem círculos do tamanho de uma placa de Petri em seus livros de laboratório ou em papel milimetrado separado. Desenhe o equivalente a uma semana de placas de Petri para cada placa que o aluno possui.
  2. Conforme as colônias começam a crescer, peça aos alunos que desenhem o tamanho em seus cadernos, fazendo observações diárias. Se eles não puderem observar diariamente, peça-lhes que observem no (s) mesmo (s) dia (s) ao longo de um mês.
  3. Eles também devem registrar a cor e outras características notáveis ​​de suas colônias de bactérias em seus livros de laboratório.
  4. No final, as conclusões dos alunos devem descrever o porquê

O efeito da luz no crescimento

Mudas crescendo em provetas

Neste laboratório, os alunos investigam como a luz afeta o crescimento das plantas. Os alunos podem usar qualquer planta, mas o agrião crescerá mais rapidamente para que os alunos possam obter resultados mais rapidamente.

Materiais

  • Agrião
  • Copo ou tigela de isopor
  • Envasamento solo
  • governante
  • Câmera

Instruções

  1. No dia 1 - plante as sementes no solo nos copos.
  2. Identifique os copos de acordo com a luz que você vai usar. Você pode comparar a luz do sol com a escuridão total ou pode comparar vários tipos diferentes de luz.
  3. Em cada dia após o primeiro dia, tire uma foto de cada xícara e tente medir o crescimento, se houver.
  4. Para suas entradas de laboratório, meça os brotos e observe as características de cor e forma.

Regeneração Planaria

Parasita planariano sob visão microscópica

Neste laboratório, os alunos observam a taxa na qual os planários se regeneram e testam se o modo como você corta os planários faz a diferença em como eles voltam a crescer.

Materiais

  • 9 planaria
  • 3 pequenas placas de Petri de plástico
  • 1 grande placa de Petri de plástico
  • 1 pipeta de plástico
  • 1 lupa
  • 1 lamela de plástico
  • Água de nascente
  • Marcador permanente
  • Toalhas de papel
  • Pacote de gelo (opcional)

Instruções de configuração

  1. Comece numerando as três pequenas placas de Petri para garantir que nada se confunda depois.
  2. Usando a pipeta, mova um planário para a grande placa de Petri.
  3. Neste ponto, você pode tentar colocar a placa de Petri em uma bolsa de gelo por alguns minutos. Isso não é totalmente necessário, mas tornará o Planarium mais lento para torná-lo mais fácil de cortar.
  4. Faça três cortes no planário:
    1. Logo atrás da cabeça
    2. Bem no meio
    3. Direto para a cauda
  5. Use a pipeta para transferir suavemente cada segmento para uma nova placa de Petri (com água mineral).
  6. Repita as etapas com todos os segmentos de minhoca restantes.
  7. Todos os dias, observe a planaria. A regeneração será considerada 'completa' quando os fotorreceptores (os pontos pretos que parecem olhos na cabeça do planário) aparecerem.

Exemplos de experimentos de biologia no ensino médio

estudante dissecando um sapo

Se você está procurando um projeto para uma feira de ciências ou precisa criar um projeto para uma tarefa de classe, existem vários projetos de biologia para os adolescentes colocarem as mãos.

  • Dissecação de Sapo :Dissecando um sapoé uma parte essencial da biologia do ensino médio. Se possível, tente obter espécimes femininos e masculinos para sua classe para que os alunos possam ver os ovos e comparar o interior com o do sapo macho.
  • Diversidade entre as amostras de plantas : Outro experimento de biologia simples envolve entrar em seu ambiente natural, como um parque local, para observar a diversidade entre as amostras de plantas. Para tornar o experimento mais detalhado, os alunos podem esfregar as amostras coletadas em papel de filtro para observar quais plantas apresentam quais cores. Os adolescentes podem trabalhar para descobrir por que certas plantas apresentam certas cores.
  • Água de fontes comuns : A água está em toda parte. Infelizmente, a água também contém vários elementos. Um grande experimento é coletar amostras de água de uma ampla variedade de fontes e visualizá-las em um microscópio. Os alunos podem então comparar seus resultados e tentar postular por que uma determinada fonte de água apresentaria mais organismos do que outra.
  • Levedura : Outro experimento envolve levar um pedaço de pão paramonitorar os moldesque crescem em um período de duas semanas.
  • Genética de plantas de ervilha : Os alunos podem recriar a genética de Mendelexperimentos com ervilha. Ao cultivar plantas de ervilha e comparar seus fenótipos, os alunos podem descobrir qual é o genótipo de cada planta-mãe.
  • Comparando células animais e vegetais : Para entender melhoranimalecélulas de plantas, os alunos podem comparar as células de suas bochechas com as células de uma cebola. Basta corar as células com iodo ou outro corante para ver melhor as estruturas celulares ao microscópio.
  • Modelos de DNA : Criando umModelo de DNAé uma ótima maneira de ajudar os alunos a compreender a estrutura e a função do DNA na genética. Os alunos podem usar doces, barbantes e palitos de dente para criar um modelo bastante realista da estrutura de dupla hélice.

Método Científico e Biologia HS

Grande parte da biologia do ensino médio concentra-se em incutir os elementos da ciência nos alunos. Ométodo científicoé um desses focos principais. O método faz com que os participantes da ciência sejam investigadores e dêem um palpite sobre o que acontecerá em um determinado experimento, chamado de hipótese. O objetivo do experimento é, então, provar a hipótese correta por meio do experimento ou prová-la incorreta. Isso faz com que os adolescentes se envolvam no método científico enquanto ensinam outras habilidades científicas, como:

  • A capacidade de fazer uma estimativa racional com base em fatores presentes e conhecimento
  • Fechar detalhes e monitorar habilidades
  • A possibilidade de estar errado e como superar isso, se for o caso
  • Habilidades de pensamento rápido

Por mais divertidos que os experimentos de biologia possam ser, há um componente educacional liderando o experimento.

Pensamento final

Para os adolescentes, a biologia do ensino médio pode ser divertida. Encontrar o experimento certo pode ajudar a biologia a saltar da página e se tornar mais do que apenas mais um curso obrigatório de estudo. Quem sabe? Talvez o seu aluno seja solicitado a inserir umfeira de ciências?

Calculadora Caloria