Como lidar com pais excessivamente religiosos com atenção

Os Melhores Nomes Para Crianças

mulher e a mãe dela conversando

Quando pais e filhos têm crenças religiosas diferentes, pode ser algo estressante, doloroso e opressorconflitos familiarese discórdia. Sua idade, se houver abuso dentro do sistema familiar, se você ainda mora com seus pais e se utiliza algum de seus recursos, tudo isso pode impactar em como você pode decidir lidar com pais excessivamente religiosos.





Como lidar com pais excessivamente religiosos

É importante entender nos termos mais simples que em um relacionamento saudável e amoroso entre pais e filhos, o amor dos pais para com os filhos deve ser incondicional. Isso significa que, independentemente do seu sistema de crenças, o amor que seus pais sentem por você não deve ser baseado em nenhuma condição.

escrevendo uma carta para o seu filho para o futuro
  • Seus pais aceitam você pelo que você é e apóiam seu crescimento e se tornam a pessoa que você deveria ser.
  • Seus pais podem aceitar que você tem crenças e valores diferentes dos deles.
  • Seu pai não o rejeita com base em seu sistema de crenças.
  • Seus pais entendem que você vai se desenvolver ou se tornou um adulto único e não esperam que você seja uma cópia carbono deles e de suas crenças.
Artigos relacionados
  • Compreendendo a energia espiritual e como entrar na sua
  • Parentalidade com um narcisista
  • Perguntas sobre o jogo Family Feud

Se seu pai é religioso demais, mas você sente que ele o ama incondicionalmente e aceita seu sistema de crenças individual, é provável que você tenha um relacionamento saudável com eles, independentemente de suas crenças divergentes. Se você suspeita que tem umrelação doentiaCom seus pais e seu sistema de crenças está aumentando a tensão, tenha em mente que suas diferenças religiosas não são a causa raiz da disfunção relacional que você está experimentando.



Como você lida com pais extremamente religiosos?

Cada situação será única, mas, em geral, você pode considerar:

  • Cerque-se de amigos e / ou familiares saudáveis ​​e seguros que aceitem quem você é e seu sistema de crenças.
  • Crie um mantra para si mesmo que possa dizer quando estiver chateado com as circunstâncias familiares. Isso pode ser algo como 'É normal ter crenças diferentes' ou 'É importante para mim ser verdadeiro comigo mesmo'.
  • Mantenha um diário que você possa manter em sigilo e usá-lo para expressar seus sentimentos e pensamentos. Não mantenha um diário tangível ou facilmente acessível se seus pais têm um histórico de vasculhar seu quarto ou itens e podem ser voláteis.
  • Se você mora com seus pais e é menor de idade e eles estão ameaçando abusar ou foram abusivos e você se sente inseguro, encontre um lugar seguro para ir imediatamente, conte a um adulto de confiança, chame a polícia ou uma linha de emergência. Lembre-se de que o abuso tende a aumentar, então não espere e siga seu instinto se sentir que está em perigo.
  • Se você ainda vai morar com seus pais por mais alguns anos, pode começar a estabelecer limites pessoais. Isso significa começar a abandonar a noção de que você concordará com seus pais em relação à religião e, em particular, abraçar seu próprio sistema de crenças único. Lembre-se de que você não precisa compartilhar tudo com seus pais. Você tem o direito de desenvolver seu próprio sistema de crenças e pode definitivamente guardar isso para si mesmo, se sentir que isso o manterá seguro.

Como você diz a seus pais religiosos que você não é religioso?

Se você quiser dizer a seus pais que você não é religioso, é importante considerar quais podem ser as reações deles e se você se sentirá emocionalmente e / ou fisicamente seguro depois disso. Embora alguns pais possam aceitar crenças diferentes, outros podem mudar para o lado oposto e rejeitar ou negar completamente o filho.



  • Se seus pais não são abusivos e você acredita que seria seguro contar-lhes seus pensamentos, você pode compartilhar seu sistema de crenças de uma forma neutra, sem denegrir as crenças deles.
  • Se seus pais têm um histórico de abuso físico e / ou emocional, é melhor manter seu sistema de crenças privado, pois é provável que não seja seguro se abrir para eles.
  • Se você mora com seus pais ou eles estão fornecendo alguns recursos para você, pense em como contar a eles afetará sua capacidade de acessar esses recursos, especialmente se você precisar deles para sobreviver (comida, abrigo, etc.).
  • Se você não mora com seus pais, não está tirando nenhum recurso deles e eles não têm um histórico de abuso, você pode considerar contar a eles de forma neutra.
mãe e filho adolescente discutindo

É legal os pais forçarem a religião?

Não é legal os pais imporem a religião aos filhos. De acordo com a Constituição dos Estados Unidos, todos os americanos, incluindo menores, têm direito à liberdade religiosa. No entanto, fazer cumprir este direito com ação legal é bastante complicado e, desde que um menor seja fornecido em termos de alimentação, abrigo, roupas, educação e cuidados médicos, como um pai (s) escolhe incorporar a religião em sua família é para eles. Usar a religião como meio de abusar ou manipular seu filho de qualquer forma é conhecido como abuso espiritual e não só é extremamente prejudicial para a criança, mas também é motivo para o envolvimento dos Serviços de Proteção à Criança.

Por que os pais não devem forçar a religião

O trabalho dos pais é fornecer um ambiente amoroso, nutritivo, saudável e seguro, onde seu (s) filho (s) sejam capazes de explorar e se desenvolver como um indivíduo único, sem medo da rejeição dos pais. Quando a religião é forçada em um ambiente excessivamente rígido, a criança não tem a oportunidade de explorar seus próprios pensamentos, sistema de crenças e valores. Isso pode impactar negativamente a criança à medida que se transforma em adultos ao:

  • Reforçando a noção de que eles não podem pensar por si próprios
  • Reforçando a noção de que suas crenças estão erradas
  • Aumentando o estresse doméstico e a discórdia, o que pode levar a sentimentos internalizados de caos como a norma
  • Aumentando o risco de desenvolver sintomas e distúrbios de saúde mental
  • Impactando negativamente sua capacidade de ter relacionamentos adultos saudáveis
  • Impactando negativamente sua capacidade de confiar em seu próprio instinto

Controlando Pais Religiosos

Se seus pais são controladores no que diz respeito à religião, é provável que sejam rígidos em termos de como vivem suas vidas e dos pais em geral. Lembre-se de que o assunto religião é provavelmente apenas a ponta do iceberg e pode ser mais uma metáfora de como é seu relacionamento com seus pais. Com pais excessivamente controladores, você pode sentir ou perceber:



  • Incompreendido, rejeitado e menosprezado
  • Sufocado, tenso e nervoso por ser você mesmo
  • Baixa confiança em si mesmo e em sua capacidade de tomar decisões acertadas
  • Dificuldade em manter relacionamentos saudáveis
  • Encontrar-se inconscientemente atraído por parceiros rígidos, intensos ou controladores

Definir limites adequados

Como você conhece melhor seus pais, pode usar sua história com eles para entender se estabelecer limites é uma opção viável para você. Você pode definir limites se:

  • Não há histórico de abuso - o abuso já é uma violação grosseira de limites
  • Você estabeleceu limites com sucesso no passado com eles e eles foram respeitados (por exemplo: se você disser: 'Não me sinto confortável em falar sobre isso', você é pressionado ou pressionado a discutir ou seus limites são respeitados?)
  • Você se sente emocionalmente seguro o suficiente para estabelecer alguns limites com eles

Definir limites apropriados pode parecer dizer a eles que você respeita seus pontos de vista religiosos, mas está explorando suas próprias crenças, ou deixá-los saber que você não se sente confortável em discutir um determinado tópico religioso daqui para frente. Você também pode decidir não mais comparecer a determinados eventos religiosos ou participar de serviços religiosos. Cabe a você decidir com o que se sente e com o que não se sente confortável. Enquanto alguns podem se sentir confortáveis ​​com certos feriados religiosos, ou participando de um serviço religioso, outros podem não querer participar de qualquer coisa religiosa.

mulher pensativa cansada

Procure suporte externo

Sentir rejeição dos pais é uma das experiências inconscientes e conscientes mais dolorosas e viscerais por que uma criança, mesmo um adulto, pode passar. Se você acha que seus pais o rejeitaram, não o aceitam, não o entendem ou baseiam o amor deles por você em certas condições, é uma boa ideia encontrar um terapeuta que possa ajudá-lo a processar isso. Mesmo que desentendimentos religiosos possam parecer o maior problema dentro do sistema familiar, também pode haver experiências traumáticas e problemas de apego sob a superfície.

Lidando com membros religiosos exagerados da família

Quer você more com seus familiares ou não, há maneiras de lidar de forma adequada quando suas opiniões divergem:

  • Lembre-se de que ser um adulto maduro e saudável significa compreender que nem todos compartilharão o mesmo sistema de crenças, por isso é importante respeitar o seusistema de crenças da família, mesmo que não sejam seus.
  • Se seus familiares mencionarem religião e você se sentir desconfortável, encontre maneiras de minimizar o contato e / ou retirar-se da situação de maneira respeitosa.
  • Se os membros de sua família são altamente combativos em relação à religião, não se envolva com eles. Você pode dizer: 'Respeito sua opinião', 'Deixe-me pensar sobre isso' ou 'Estou ouvindo' sem se envolver mais na conversa. Se as coisas ficarem realmente quentes, retire-se da situação.
  • Lembre-se de que é absolutamente normal pensar por si mesmo e ter crenças diferentes das dos membros de sua família. Embora isso possa ser doloroso e desafiador, lembre-se de que você pode fornecer apoio e aceitação amorosa para si mesmo.
  • Cerque-se de aceitar amigos com quem você possa ser você mesmo.
  • Encontre maneiras saudáveis ​​de desabafar e processar sua experiência com seus familiares.

Como você lida com pais religiosos?

Dependendo de sua situação particular com seus pais, você precisará avaliar completamente a situação antes de tomar qualquer decisão a respeito de estabelecer limites apropriados, compartilhar seus pensamentos e buscar apoio externo.

Calculadora Caloria