Como lidar com o 'ranger de dentes' em bebês e crianças pequenas?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





Índice:

O ranger de dentes em bebês e crianças pequenas é uma ocorrência comum. Também conhecido como bruxismo, muitas vezes você pode encontrar seu filho rangendo os dentes no meio da noite. Embora apertar ou ranger os dentes seja uma forma comum de expressão em adultos para mostrar raiva ou ansiedade, essa ação pode alarmá-lo se estiver vindo do seu bebê.



Alguns bebês e crianças pequenas podem ranger os dentes quando estão acordados; no entanto, é visto principalmente durante o sono. Seja o ranger de dentes consciente ou inconsciente, ocorre em crianças pequenas por várias razões subjacentes.

qual a altura da torre eiffel?

Continue lendo para conhecer as causas do bruxismo e técnicas simples para ajudar a preveni-lo.



O que é bruxismo?

Bruxismo é o termo médico para uma condição em que um indivíduo range os dentes ou aperta a mandíbula com muita força. Ocorre em adultos, mas também é prevalente em bebês e crianças pequenas. Cerca de 20-30% dos bebês e crianças pequenas sofrem de bruxismo (1) . O bruxismo do sono não é normal e é considerado um distúrbio relacionado ao sono que pode exigir atenção médica, mas não necessariamente medicação.

por quanto tempo o vinho fica bom depois de aberto

Quais são os sintomas do bruxismo?

Muitas vezes os pais aprendem sobre o bruxismo do bebê quando ele apresenta sintomas como saúde dos dentes deteriorados, dores na mandíbula ou dores de cabeça. Além destes, existem outros sintomas:

    Os dentes fazem ruídos de ranger:Este é o primeiro sinal. Seu filho faz sons audíveis de ranger ou ranger os dentes quando está dormindo ou acordado. No entanto, ele está alheio à atividade e faz isso inconscientemente.
    Gengivas ou mandíbulas doloridas:A criança pode queixar-se regularmente de gengivas ou mandíbulas doloridas pela manhã. O ranger constante dos dentes cria pressão sobre os músculos responsáveis ​​pela mastigação, o que os deixa doloridos pela manhã. Se o bebê é jovem, ele pode esfregar freneticamente as mãos ao redor da mandíbula ou do rosto devido à dor.
    Dor de cabeça crônica:O músculo temporal, usado na mastigação, está preso aos lados do crânio nas têmporas. Um músculo temporal dolorido pode irradiar dor por toda a cabeça, causando dor de cabeça. Se seu filho sofre de bruxismo grave, ele pode reclamar de uma dor de cabeça constante, especialmente dor aguda ao redor das têmporas.
    Dentes lascados ou ralados:Os dentes apareceriam ralados, achatados ou lascados, especialmente ao longo das bordas. Os dentes mais afetados pelo bruxismo ficam achatados com alguns exibindo uma crista profunda e afundada.
    Perda anormal do dente:Devido à pressão constante, as crianças com bruxismo têm dentes soltos que caem muito antes dos dentes permanentes crescerem.
    Contusões na língua ou bochecha interna:Você pode observar vermelhidão nas paredes da bochecha interna e hematomas na língua. Ocorre quando a carne da bochecha interna ou da língua acidentalmente fica entre os dentes cerrados.
    Ronco e respiração bucal:Isso é observado em bebês/crianças que sofrem de bruxismo devido a distúrbios respiratórios obstrutivos, como apnéia do sono ou hipertrofia adenotonsilar.

Os sintomas são discerníveis se os pais ficarem atentos. Mas por que o bruxismo ocorre em bebês e crianças pequenas?



Quais são as razões para o bruxismo?

As causas do bruxismo não são claras. Embora comumente acreditado, ranger de dentes não está relacionado à infestação de vermes. As prováveis ​​razões pelas quais um bebê ou criança rangem os dentes são:

como fazer uma lata de lixo beber
Se inscrever
    Dor de dentição:Os bebês podem apertar os maxilares como resposta à dor causada pela dentição (dois) . Ranger os dentes ajuda a diminuir a dor.
    Infecção na orelha:A dor causada pela infecção no ouvido pode irradiar até o maxilar inferior, fazendo o bebê ranger os dentes como resposta. Observe que a infecção no ouvido não é uma causa direta do bruxismo.
    Apnéia do sono:Bebês que sofrem de apnéia obstrutiva do sono podem ranger os dentes como um efeito incidental da condição (3) . A apneia do sono faz com que os músculos da mandíbula abram a boca involuntariamente, o que leva ao ranger e ranger dos dentes devido à tensão constante nos músculos da mandíbula.
    Infecção das amígdalas:A infecção das amígdalas, especialmente amígdalas adenóides, leva à hipertrofia ou aumento anormal do tecido. A dor e a obstrução das vias aéreas causam ranger de dentes. Bebês e crianças que sofrem de bruxismo devido à hipertrofia adenotonsilar podem ter pelo menos 75% de suas vias aéreas obstruídas devido ao tecido inchado.
    Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH):Existe uma correlação clinicamente comprovada entre o bruxismo e a ocorrência de TDAH em uma criança (4) . Nesses casos, o ranger dos dentes pode ocorrer a qualquer hora do dia. Aqueles que recebem medicação para TDAH têm uma maior ocorrência de bruxismo.

Pouco se sabe sobre a ligação exata entre TDAH e bruxismo, embora alguns estudos sugiram que o bruxismo em crianças com TDAH seja devido a estresse externo, como problemas familiares, distúrbios mentais nos pais ou fatores de estresse psicológico frágeis. Um estudo encontrou uma maior incidência de depressão materna entre crianças com TDAH com bruxismo do que aquelas que tinham TDAH sem bruxismo (5) .

Os distúrbios psicológicos são frequentemente associados ao bruxismo, com um estudo indicando que uma criança com transtorno mental tem 3,6 vezes mais probabilidade de desenvolver bruxismo (6) .

    Estresse:Embora o estresse seja totalmente perigoso para crianças com TDAH, ele pode influenciar até mesmo as saudáveis ​​a desenvolver bruxismo. Em crianças pequenas, esse estresse pode ser devido a condições simples, como ingressar em uma nova escola infantil ou morar com um parente que não gosta. As crianças também têm uma tendência a fazer birras que podem assumir uma forma de raiva e irritação, levando ao ranger de dentes subconsciente.
    Desordem neurológica:Distúrbios neurológicos podem aumentar as perspectivas de uma criança desenvolver bruxismo. Por exemplo, o bruxismo agudo é observado em crianças com paralisia cerebral em combinação com uma série de outros problemas orais (7) . O controle motor deficiente e a degeneração neural são muitas vezes as razões para o ranger dos dentes. Portanto, é provável que a gravidade do bruxismo seja proporcional à gravidade do distúrbio neurológico.
    Distúrbios do sono:O bruxismo tem uma associação particular com distúrbios do sono (8) . Um exemplo é a maior incidência de bruxismo entre crianças que dormem e falam. Como vários problemas relacionados ao sono, o bruxismo do sono ocorre durante o sono REM, portanto, tornando-o um distúrbio do sono.

Depois de observar os sintomas e entender as causas do ranger de dentes em seu filho, você precisa tomar medidas para resolver o problema.

Como gerenciar e tratar o bruxismo?

A menos que seja muito grave, o bruxismo não requer nenhum tratamento, e a maioria dos bebês e crianças vai superar a condição (9) . Não há tratamento específico para o bruxismo, e a maioria dos médicos visa impedir o bebê ou a criança de ranger os dentes, tratando a condição médica subjacente. A cura da causa invariavelmente trata o bruxismo. No entanto, existem algumas maneiras simples de gerenciar o bruxismo em combinação com o tratamento do problema fundamental:

    Gerenciamento de estresse:O estresse está entre as primeiras coisas que um médico investiga para discernir a causa do bruxismo. Como pai, você pode conversar com seu filho para entender se ele está perturbado devido a algo em sua vida. Gerenciar o estresse se torna mais importante para bebês e crianças pequenas que sofrem de distúrbios neurológicos devido à sua capacidade limitada de lidar com situações estressantes. Eles precisam de aconselhamento e apoio dos pais.
    Fisioterapia:As crianças podem ser treinadas para ter maior controle dos músculos da mandíbula usando fisioterapia comportamental. Isso os ajuda a aprender a maneira correta de usar os músculos da mandíbula. Funciona especialmente bem para crianças que rangem os dentes mesmo durante as horas de vigília e podem ter problemas para comer.
    Protetores bucais dentários:Uma criança pode dormir com um protetor bucal se o dano aos dentes for extremo. O protetor bucal parece um aparelho e forma uma barreira entre os maxilares inferior e superior. Previne o ranger dos dentes, levando a uma melhor saúde bucal.
    Correção dentária:Um médico pode prescrever a correção dentária se a condição for devido ao alinhamento dos dentes. As crianças ainda têm dentes de leite, mas podem sofrer desalinhamento, o que pode causar contato anormal entre os dentes do maxilar superior e inferior.
    Relaxantes musculares:Os relaxantes musculares são prescritos pelo médico como medicamentos orais, que a criança pode tomar antes de dormir ou sempre que estiver propenso a ranger os dentes. Medicamentos relaxantes musculares são usados ​​como último recurso quando a resposta do paciente ao tratamento é extremamente lenta ou quando a condição é grave.

O bruxismo em si não é uma emergência, mas existem certos cenários em que você precisa agir rapidamente.

como saber a idade de uma garrafa de vidro

Quando correr para o médico?

Aqui estão algumas situações em que você deve mostrar pressa em consultar o médico:

    Sangramento das gengivas ou da boca:Se o seu bebê/criança tiver sangramento excessivo nas gengivas ou em qualquer parte da boca, isso pode indicar bruxismo grave.
    O bruxismo é acompanhado por ataques ou convulsões:Isso pode acontecer devido a distúrbios neurológicos agudos ou degeneração neural devido a uma doença.
    Bebê/criança não consegue comer:A incapacidade de comer adequadamente pode levar a um crescimento atrofiado, o que pode ter repercussões negativas a longo prazo.
    A dor está causando cólica constante:Durante a dentição, o ranger excessivo dos dentes pode deixar as gengivas terrivelmente doloridas, levando a dor intensa e tensão nos músculos faciais, o que é comum em bebês.

O tratamento imediato é essencial para evitar que o bruxismo cause danos duradouros à saúde do bebê.

Efeitos a longo prazo do bruxismo

Se não for diagnosticado e tratado, o bruxismo pode causar alguns problemas sérios, como os seguintes:

    Disfunção da articulação temporomandibular:A articulação temporomandibular conecta a mandíbula ou maxilar ao crânio, atuando como uma dobradiça para a mandíbula abrir e fechar. O bruxismo pode causar pressão excessiva na articulação, o que torna ações gerais, como mastigar, bastante dolorosas. Também pode causar um som de clique toda vez que o bebê ou criança mastiga (10) . Esta dor aguda e desconforto ao mover a mandíbula é referido como desordem da articulação temporomandibular.
    Mialgia facial:É a sensação constante de dor facial durante atividades normais, como falar ou sorrir. O ranger de dentes cria uma pressão imensa nos nervos faciais que podem, eventualmente, funcionar mal ao transmitir impulsos de dor consecutivos ao cérebro.
    Dor de cabeça:Aqueles que sofrem de bruxismo são três vezes mais propensos a sofrer de dores de cabeça. Seu filho pode sofrer com o bebê e a criança s'https://www.youtube.com/embed/yMrO4P0bNHo'>

    Calculadora Caloria