Como treinar seu gato com coleira em etapas simples

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato na coleira na rua

Os gatos normalmente não são considerados animais de estimação que você leva para passear. Embora nem todos os gatos gostem desta atividade, há muitos gatos que vivem dentro de casa que adorariam dar um passeio com você para explorar o ar livre com segurança.





Você consegue passear com um gato na coleira?

Resumindo, a resposta é sim, você pode passear com um gato na coleira, embora isso dependa do sucesso. “Para alguns gatos, andar na coleira é útil e positivo, mas para outros, definitivamente não é e pode ser traumático para o gato e para você”, diz Associated Applied Animal Behaviorist. Katenna Jones .

Quais gatos são bons candidatos para andar na coleira?

Jones diz que cada gato é um indivíduo e a decisão se um gato deve ser treinado para andar na coleira deve ser tomada “caso a caso”. Ela diz que os gatos que tendem a gostar de andar na coleira são aqueles com personalidades que se enquadram nestas características:



  • Muito confiante
  • Não se assusta facilmente
  • Curioso e curioso

O gato também deve estar fisicamente saudável e com todas as vacinas em dia. O outro fator-chave que Jones descobriu com gatos que andam com coleira bem-sucedidos é que 'eles têm um relacionamento bom e de confiança com seus donos'. Ela também descobriu que alguns gatos com problemas comportamentais podem se beneficiar ao andar na coleira, como gatos que são frustrados e destrutivos em casa e alguns, mas não todos, gatos com problemas de agressão em relação a outros gatos ou pessoas.

Quais gatos não devem ser treinados com coleira?

Por outro lado, Jones aconselha os proprietários a evitarem o treinamento com coleira se seu gato tiver algum destes traços de personalidade:



  • Tímido
  • Assusta-se facilmente com movimentos ou ruídos repentinos
  • Sensível ou intolerante a ser manuseado
  • Limitações físicas ou problemas de saúde

Ela também recomenda que os proprietários de gatos com problemas comportamentais tenham cuidado ao tentar treinar seus gatos com coleira para passear. Embora possa ter um efeito positivo em alguns gatos, ela também descobriu que pode fazer com que gatos que são facilmente estimulados demais se tornem ainda mais agressivos. Se você tiver alguma preocupação em passear com um gato com problemas de comportamento, é melhor discutir primeiro com seu veterinário e um profissional de comportamento felino.

Como treinar um gato para andar na coleira

O melhor caminho para ensine um gato andar na coleira é aclimatá-los lentamente para o arnês e coleira para construir uma associação positiva. Se você se mover muito rápido e o gato ficar estressado, andar na coleira pode ser uma experiência desagradável. Embora essas etapas pareçam extensas, segui-las pode fazer com que andar na coleira seja uma experiência positiva para vocês dois.

Gato sendo passeado na coleira

Aclimate o gato ao arnês

  1. Você precisará de algumas guloseimas deliciosas extras que seu gato realmente adora. Divida-os em pequenos pedaços.
  2. Pegue o arnês e afrouxe-o para que fique solto no gato, mas não tão solto a ponto de arrastar e tropeçar no gato.
  3. Coloque a área aberta do arnês onde fica a cabeça do gato e segure-a na frente do gato com uma guloseima na mão (de modo que a cabeça do gato fique do outro lado do arnês e as guloseimas na sua mão.
  4. Permita que o gato enfie a cabeça através do arnês aberto para tirar a guloseima da sua mão. Não force o gato, é importante que seus movimentos sejam voluntários. Se você quiser usar treinamento de clique , clique e trate quando o gato colocar a cabeça no arnês e depois trate.
  5. Repita esse processo várias vezes até que o gato enfie a cabeça pelo buraco sem se encolher ou parecer nervoso.
  6. Se o gato não estiver colocando a cabeça no arnês, recue a dificuldade clicando e tratando-o por qualquer movimento da cabeça em direção ao arnês, de modo que você reforce aproximações sucessivas de movimento cada vez mais perto do comportamento desejado de colocar o seu cabeça até a área do furo do arnês.
  7. Em seguida, você trabalhará para acostumá-los à sensação do arnês em seus corpos. Afaste a guloseima para que, quando o gato enfiar a cabeça no arnês, ele pressione parte do peso do corpo contra ela enquanto pega a guloseima. Recompense ou clique/tratamento pelo corpo dele tocando o arnês.
  8. Repita esta etapa até que o gato pareça relaxado e não pareça nervoso ou irritado com o arnês tocando seu corpo.
  9. Agora repita os passos 7 e 8, mas desta vez deixe o arnês encostado neles e deixe o gato andar com o arnês solto por alguns passos. Recompense com comida ou clique/guloseima por permanecerem calmos e seguirem em frente com o arnês.
  10. Observe que se o gato estiver tendo problemas com esta etapa, você pode colocar uma fita ou barbante em seu corpo em vez do arnês e acostumá-lo a esse peso mais leve contra ele. Em seguida, aumente o peso até corresponder ao peso do arnês.
  11. Agora você pode ficar de pé. Delicadamente, levante um pé de cada vez e recompense-o com uma guloseima, ou clique/guloseima, para permanecer calmo. Repita e coloque um pé de cada vez no arnês e recompense ou clique/trate por permitir que você coloque o pé no arnês. Você deseja repetir isso várias vezes com apenas um pé e dar a volta no corpo fazendo cada pé algumas vezes antes de passar para o próximo.
  12. Com o arnês ainda solto, prenda-o. Peça-lhes que andem pela casa e recompensem ou cliquem/tratem a cada poucos passos que derem quando estiverem calmos ou felizes e não demonstrarem qualquer medo ou aborrecimento com o arnês.
  13. Agora peça-lhes que façam alguns movimentos para cima ou para baixo, como pular em uma árvore de gato ou sofá e depois pular para baixo. Você deseja que eles se acostumem com os movimentos típicos que podem fazer enquanto usam o arnês.
  14. Se tudo estiver indo bem, aperte lentamente o arnês e repita as etapas 12 a 13 até que o gato se sinta confortável com o arnês e até que esteja totalmente apertado.
  15. Excelente, agora você tem um gato confortável com o arnês!

Aclimate o gato à coleira

  1. Agora é hora de acostumá-los a sentir uma coleira. Prenda um barbante ou fita ao arnês e deixe-os arrastá-lo um pouco até parecerem confortáveis.
  2. Aumente gradualmente o peso da 'trela' adicionando mais barbante ou fita a ela. Pratique cortar a coleira e deixar o gato arrastá-la. Lembre-se de combinar isso com recompensas alimentares para que tenham uma associação positiva com a atividade.
  3. Agora amarre algo na coleira com um pouco de peso, como uma toalha ou um brinquedo de pelúcia, e deixe o gato arrastar isso.
  4. Estar praticando 'quebra controlada', o que significa segurar suavemente a guia bem esticada. Observe a linguagem corporal do gato e recompense-o com uma guloseima, ou clique/guloseima se você vê-lo parando, ou parando e voltando para você. Não os recompense por puxarem a guia quando você a segura para fazer os 'freios'.
Gato na coleira

Treinando a coleira do seu gato ao ar livre

Esta próxima etapa é crítica no caso de seu gato fugir quando estiver passeando com você e você precisar pegá-lo de volta à segurança O mais breve possível. Jones aconselha seus clientes a sempre levarem um gato para passear em uma transportadora e nunca passear com o gato para fora da porta na coleira. 'Você não quer que eles aprendam que não há problema em cruzar a soleira para sair pela porta.' É muito mais seguro ensiná-los que sair de casa significa entrar no transportador.



  1. Você deseja iniciar este processo primeiro acostumando seu gato a ser colocado e retirado da transportadora usando o arnês e a guia.
  2. Pratique pegá-los e colocá-los no transportador e, em seguida, retirá-los e deixá-los andar pela casa por um minuto. Repita o processo algumas vezes e recompense-os com guloseimas a cada vez.
  3. Execute o passo número 2 em uma área com pouca distração e, lentamente, prossiga para fazê-lo em áreas que distraem mais, como uma varanda fechada ou sua garagem. Certifique-se de que seu gato esteja na transportadora antes de se mudar para essas áreas.

Pronto para passear com seu gato!

Agora que você está pronto para caminhar, Jones recomenda que você traga:

  • Algo com você que possa chamar a atenção deles em caso de emergência, como um brinquedo favorito ou um presente muito especial
  • Uma toalha ou cobertor pesado para jogar sobre o gato em caso de emergência para evitar que ele fuja, protegê-lo ou pegá-lo
  • Sua transportadora para gatos

Leve o gato para fora na transportadora e leve-o para fora na área que você irá passear. Mantenha suas caminhadas iniciais muito curtas e procure possíveis problemas de comportamento com seu gato. Se tudo correr bem, você pode estender ainda mais suas caminhadas. Não se esqueça que quando terminar, o gato vai para a transportadora antes de você trazê-lo de volta para dentro de casa.

Solução de problemas de trela para treinar seu gato

Você pode observar seu gato tendo problemas para andar ao ar livre, o que pode estar relacionado ao medo, à frustração ou a um intenso impulso de caça. Jones relata alguns problemas comuns que você pode ver durante uma caminhada com seu gato.

Comportamento medroso

Eles podem se assustar com um barulho ou algo que veem e começar a fugir. Se eles fizerem isso, não tente puxá-los em sua direção, pois eles resistirão instintivamente, e puxar contra você pode facilitar a saída deles do arnês. É melhor deixar a coleira o máximo possível e dar tempo ao gato para se recuperar.

  • Nunca grite, pois isso pode fazer com que o gato fique mais assustado e com medo de você também.
  • O ideal é que você tenha a transportadora para gatos por perto para que seu gato possa correr e se esconder nela se entrar em pânico.
  • Caso contrário, se o gato parecer muito assustado e incapaz de relaxar, você pode jogar uma toalha pesada ou cobertor sobre ele para protegê-lo e contê-lo.
  • Não agarre o gato, pois um gato assustado pode agir agressivamente com você. Se você precisar pegar o gato no colo, como no caso em que ele corre o risco de ser atacado por um cachorro, jogue uma toalha ou cobertor sobre ele e agarre-o desta forma para proteger suas mãos e braços.
Gato na coleira contra as folhas de outono

Agressão contra você

Às vezes um gato pode agir agressivamente em sua direção durante o treinamento com arnês e guia e pode reagir mordendo suas mãos. Ou eles podem ficar bem durante o treinamento, mas agir agressivamente depois de levá-los para fora. Jones explica que isso significa que o gato está sobrecarregado e você se moveu rápido demais. É melhor voltar à estaca zero e reiniciar o processo. Você deverá conseguir avançar mais rápido no processo novamente, pois o gato já está acostumado com os passos, mas preste atenção à linguagem corporal dele e certifique-se de que você está se movendo de acordo com o nível de conforto dele. Demonstrações contínuas de agressão, entretanto, indicam que o gato não é um bom candidato para andar na coleira.

Instintos Predatórios

Alguns gatos podem parecer bem durante o treinamento, mas quando você os leva para fora, eles se distraem rapidamente com os movimentos. Especialmente quando esses movimentos são de pássaros e pequenas criaturas peludas ! Jones relata que mesmo itens como folhas ao vento podem excitar um gato com um forte impulso de caça, por isso é uma boa ideia varrer todas as folhas soltas antes de tentar caminhar. Se você conseguir distrair o gato com seu brinquedo ou guloseima favorito, você pode continuar a caminhada ou tentar levá-lo para algum lugar mais urbano e menos rural para evitar encontrar outras criaturas. No entanto, se o seu gato está muito obcecado pelas presas onde quer que você vá, ele provavelmente não é um bom candidato para passeios ao ar livre.

O treinamento está demorando muito

Alguns donos de gatos podem sentir que seu gato não está progredindo se não conseguirem seguir as etapas em um ou dois dias. Jones diz que, em sua experiência, alguns gatos podem aprender em uma única sessão e outros gatos podem levar uma semana ou mais. Se a velocidade diminuir, lembre-se de que cada gato é um indivíduo.

É possível treinar seu gato para andar na coleira!

Passear com o gato na coleira pode ser uma ótima maneira de presenteá-lo enriquecimento físico e mental , bem como exercícios para você mesmo. Se você está pensando em tentar treinar seu gato para andar na coleira, certifique-se de que seu gato tenha a personalidade certa para isso e esteja de boa saúde, e reserve um tempo para treiná-lo em seu próprio ritmo, para que ele aprenda a amar levar seu passeia com você.

Calculadora Caloria