Por que os gatos trazem animais mortos para você? Etapas de ação para esses presentes

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato comendo um passarinho

Pode ser difícil saber o que fazer quando seu gato traz um rato, pássaro, esquilo ou outro animal pequeno. Afinal, seu amigo felino está tentando lhe dar um presente, mas pode ser difícil saber como aceitar esse favor educadamente e ao mesmo tempo se livrar da pobre e azarada criatura. Compreender o comportamento de presentear e seu propósito é um bom ponto de partida.





Compreendendo o comportamento dos presentes dos gatos

Quando um gato não tem gatinhos, você se torna membro da família dele e, portanto, ele quer trazer comida para você. Esse comportamento remonta ao instinto de um gato de cuidar de si mesmo – eles caçam para você porque você não caça.

Artigos relacionados

O que o seu gato traz para casa pode variar muito, dependendo de onde você mora. Se você mora em um apartamento, eles podem pegar moscas ou insetos. Se você mora em uma casa na cidade, eles podem trazer para você um gafanhoto ou uma aranha do quintal. E se você estiver no campo, poderá ver muitas coisas variadas, como insetos, pássaros, roedores e até cobras.



A coisa mais importante a lembrar é por que seu animal de estimação faz isso. Eles aceitaram você como membro da família e o tratam como tal. Seu gato está tentando provar que é um grande caçador e ama tanto você que quer compartilhar com você o que pegou. Para o seu gato, esta é a devoção máxima que ele pode demonstrar a um semelhante.

Se o seu gato traz animais que ainda não estão mortos, ele pode estar tentando usar isso como um auxílio didático para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de caça. Considere isso como mais um gesto gentil da parte deles.



Como lidar com presentes horríveis

Então, o que você deve fazer se receber um desses generosos sinais de agradecimento? A última coisa que você quer é gritar e berrar com seu gato, embora esse possa ser seu primeiro instinto. Eles não entenderão por que você está tão chateado ou que isso comportamento é um problema .

  • Tente manter a calma e evite fazer cara de horror, pois os gatos podem ler a linguagem corporal. Agradeça ao seu amigo felino pelo presente e, se ele permitir, descarte-o.
  • Se o seu gato não largar a presa, você pode oferecer-lhe uma alternativa. Experimente um brinquedo especial , erva-de-gato , ou um tratar . Se conseguir a ajuda de outra pessoa, você pode tentar distrair seu gato com o presente alternativo e fazer com que a outra pessoa recupere o prêmio de caça enquanto o gato não estiver olhando.
  • Certifique-se de usar luvas e máscara ao manusear o animal morto, pois você pode correr o risco de transmissão de doenças. Os vírus podem aerossolizar, é por isso que a proteção respiratória é crítica.
  • Ao descartar o rato, ou o que quer que tenham trazido para você, não o enterre, porque seu gato ou animais selvagens irão simplesmente desenterrá-lo. Tente descartá-lo em uma lata de lixo externa com tampa bem fechada.
  • Finalmente, monitore seu gato para qualquer sintomas de doença nos dias seguintes. Consulte o seu veterinário se o seu gato apresentar vômito, diarréia, inapetência ou letargia.

Consequências da caça aos felinos domésticos

Mesmo que você não seja melindroso, receber constantemente esses presentes do seu gato pode se tornar cansativo. Existem outras consequências das quais você deve estar ciente.

Ameaça local à vida selvagem

Os gatos domesticados têm um impacto negativo significativo na vida selvagem local. Dados sugerem que gatos dizimam 10 vezes mais presas do que predadores selvagens em qualquer local. Como os animais de estimação não se aventuram longe de suas casas, eles atacam a vida selvagem em uma área concentrada. Alguns especialistas acreditam que isto poderá resultar em mudanças na biodiversidade natural.



Transmissão de doenças

A maioria dos roedores e pássaros possui parasitas que podem deixar seu gato muito doente. Se consumirem alguma das presas, podem facilmente ser infectados com lombrigas , toxoplasmose ou tênias. Pequenos animais contendo níveis tóxicos de rodenticida também são uma preocupação.

Mesmo que o seu gato não coma nenhum dos animais mortos, eles ainda estão em risco para doenças. Pulgas ou carrapatos que residem em roedores podem transmitir peste, tularemia ou hantavírus. Se o seu gato não fizer prevenção mensal contra parasitas, esses insetos podem picá-lo e transmitir doenças prejudiciais. Muitas destas doenças são zoonótico e pode, portanto, ser transferido para humanos.

Dicas para evitar que seu gato mate pequenos animais

Dados os perigos que esses presentes podem representar para a vida selvagem local, seu gato e sua casa limpa, você provavelmente está em busca de soluções. Alguns métodos simples podem ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do seu gato.

Gatinho brincando com brinquedo
    Ofereça alternativas de brinquedos.Brinquedos que simulam ratos ou outras presas podem dar ao seu gato a satisfação de matar sem deixar que você limpe a bagunça - funcionam com alguns gatos, mas não com todos. Use um sino.O toque de um sino na coleira do seu gato pode avisar os pequenos animais sobre sua chegada, ajudando-os a fugir antes que o gato tenha a chance de atacar. Colares refletivos ou de cores vivas também podem ajudar. Um especialmente projetado coleira segura para pássaros foi até criado para esse fim. 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) Aumente a estimulação.Além de satisfazer um desejo evolutivo, os gatos também caçam por causa do tédio. Experimente fornecer brinquedos interativos ao seu gato ou simplesmente brinque mais com eles. Se forem estimulados mentalmente, podem não sentir necessidade de caçar. Alimente-os com mais proteína.Um estudo descobriu que os proprietários que mudaram a alimentação dos seus gatos para uma dieta rica em proteínas notaram uma média Redução de 36 por cento em presentes horríveis. Estes dados podem indicar que os gatos também podem caçar devido a deficiências alimentares. No entanto, sempre consulte o seu veterinário antes de mudar a dieta do seu animal de estimação. Mantenha-os dentro de casa.A única maneira de realmente impedir que seu gato traga presentes para casa é mantenha-os dentro em todos os momentos. Se isso não for possível, você pode considerar a construção de um cátion ou limite seu gato ao ar livre trela anda para garantir que eles não fujam e cacem.

O amor vem em muitas formas

Depois de entender por que seu gato traz animais mortos para você, você deverá se sentir genuinamente amado. Mas para a segurança do seu animal de estimação e do ecossistema, desencorajar esse comportamento pode ser o melhor para todos.

Tópicos relacionados 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria