Doenças e tratamentos dos peixes Oscar

Os Melhores Nomes Para Crianças

dois peixes oscar de estimação no tanque

Existem cinco doenças que atingem os peixes Oscar com frequência e são fáceis de reconhecer, incluindo doença do buraco na cabeça, ich, podridão das barbatanas e da cauda, ​​​​doença do popeye e inchaço. Aprenda como identificar um peixe Oscar doente e determinar qual tratamento ele precisa.





1. Doença de Oscar do Buraco na Cabeça (HITH)

Oscar Fish com HITH

A causa exata do HITH não foi determinado . No entanto, um possível culpado é o parasita flagelado Hexamita . Outros fatores podem desempenhar um papel no desenvolvimento desta doença, incluindo desequilíbrios de vitaminas ou minerais, superlotação, má qualidade da água ou nutrição inadequada.

Sintomas de HITH no Oscar

Alguns sintomas de HITH incluem:



  • Feridas brancas ao redor dos olhos e no topo da cabeça
  • Lesões pontiagudas da cabeça e linha lateral
  • Buracos e feridas maiores
  • Muco saindo dos buracos
  • Perda de apetite

Tratando Oscars com HITH

Esta doença é fatal se não for tratada. De acordo com um relato de caso no Jornal Iraniano de Ciência e Tecnologia Veterinária , esta condição pode ser tratada com um medicamento chamado Flagyl (metronidazol). Este foi adicionado à água do aquário, e o peixe ficou neste banho por cerca de 24 horas. No relato de caso, os peixes também receberam tratamento com verde malaquita e formalina (também como banho), mas não se sabe se essas etapas são necessárias.

exemplos de autodescrição para um site de namoro

Dr. Margaret A. Wissman, DVM, DABVP observa que o metronidazol pode ser administrado em flocos de ração medicamentosa para peixes, se o peixe ainda estiver disposto a comer. O tratamento leva de cinco a 10 dias. Alternativamente, para os peixes que não querem comer, ela recomenda um banho de metronidazol por seis a 12 horas.



Não existem estudos controlados de métodos de tratamento para a doença HITH. Dado que a doença pode ser parcialmente causada por factores ambientais, é importante concentrar-se também na correcção de qualquer um destes problemas de criação.

2. Ich (doença da mancha branca)

Oscar vermelho de 1,5 polegadas com ich

Ich é muito problema de doença comum para todos os peixes de aquário, incluindo Oscars. É causado por Ichthyophthirius multifiliis , um parasita protozoário. De acordo com o veterinário Dra. Jessie Sanders , o organismo causador do ich tem um ciclo de vida complexo e pode se reproduzir rapidamente, levando ao aparecimento repentino da doença. O desenvolvimento do parasita ocorre mais rapidamente em águas mais quentes, e os peixes com sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse ou doença são mais suscetíveis. É mais comumente trazido para um aquário pela adição de novos peixes, plantas vivas ou alimentos vivos.

Sintomas de Ich no Oscar

Alguns sintomas de ictio incluem:



  • Perda de apetite
  • Vermelhidão das barbatanas
  • Manchas brancas na pele ou guelras
  • Sentado no fundo do tanque
  • Piscando , um comportamento em que os peixes esfregam seus corpos em objetos no tanque
  • Aumento dos movimentos branquiais

Tratando Oscars com Ich

Ich geralmente é fatal se não for tratado imediatamente. A Dra. Margaret A. Wissman, DVM, DABVP sugere que diversas opções de tratamento estão disponíveis, com uma variedade de protocolos e regimes de dosagem. Os seguintes produtos podem ser utilizados sob orientação de um profissional:

  • Sal (sal de cozinha não iodado, sal Kosher, sal marinho ou sal de aquário)
  • Formaldeído (formalina)
  • Verde malaquita
  • Verde Victoria e acriflavina
  • Sulfato de cobre

Pode ser útil aumentar a temperatura da água enquanto você trata o peixe Oscar. A temperatura mais alta acelerará o ciclo de vida do parasita ich e diminuirá o tempo necessário para o tratamento. No entanto, nunca exceda a faixa de temperatura recomendada para o Oscar, que está entre 75 e 80 graus Fahrenheit .

Alguns medicamentos usados ​​para tratar ich são tóxicos para invertebrados ou plantas vivas. Leia atentamente as instruções do rótulo ou consulte seu veterinário sobre doses específicas ou quaisquer considerações especiais para o seu aquário. Alguns peixes com ich também sofrerão de infecções bacterianas secundárias e podem precisar de um antibiótico.

3. Podridão da barbatana e da cauda (doença da colunar)

Podridão da barbatana e da cauda

A podridão das barbatanas e da cauda é causada por uma infecção bacteriana. Existem relatos mistos sobre quais espécies bacterianas causam esta doença. Algumas bactérias possíveis incluem Flavobacterium columnarae , Citofago spp., Aeromonas spp. , Pseudomonas spp., ou Flexibacter spp. Tal como a HITH, esta doença é mais comum quando os peixes estão stressados ​​por factores ambientais inadequados, como sobrelotação, baixos níveis de oxigénio ou má qualidade da água. A infecção também pode ocorrer em tecidos que foram primeiro danificados por feridas ou escoriações.

como remover manchas de óleo da calçada de concreto

Sintomas de podridão de barbatana e cauda no Oscar

De acordo com NippyFish.net , alguns sintomas de podridão das barbatanas e da cauda incluem:

  • Barbatanas esfarrapadas, ensanguentadas ou enegrecidas
  • Partes da barbatana podem cair
  • Apatia ou letargia
  • Passando mais tempo na superfície
  • Perda de apetite
  • Uma aparência viscosa ou leitosa nas nadadeiras ou no corpo

Tratando Oscars com podridão de barbatana e cauda

O tratamento da podridão das barbatanas e da cauda geralmente requer antibióticos. De acordo com Dr. , os peixes gravemente afetados podem necessitar de cirurgia para remover a parte pior do tecido infectado. Há alguma chance de que as nadadeiras voltem a crescer, geralmente com casos menores de podridão das nadadeiras e da cauda. Certifique-se de testar e corrigir quaisquer fatores estressantes que tenham contribuído para a doença do seu peixe.

De acordo com FishTankTutor. com , alguns antibióticos disponíveis sem receita que podem ser usados ​​​​para esta doença incluem:

  • Cloranfenicol
  • Tetraciclina
  • Oxitetraciclina

Faça uma troca de água de 20 a 30 por cento antes do tratamento. Também é útil adicionar sal de aquário à água de acordo com as instruções da embalagem. Este problema pode ser evitado fornecendo aos peixes espaço adequado e esconderijos como pedras e plantas, confirmando que o aquário não está superlotado e testando a água do aquário para garantir que ela é saudável para os peixes.

4. Doença do Popeye

Peixe Oscar com Popeye

A doença do Popeye é a descrição de um sintoma difícil de confundir com qualquer outro problema do seu animal de estimação Oscar. A doença de Popeye, às vezes chamada de exoftalmia , é causada por condições cronicamente ruins da água e é mais comumente caracterizada por olhos esbugalhados e dolorosos.

Sintomas da doença do Popeye

Os sintomas da doença do Popeye incluem:

  • Olho inchado ou esbugalhado
  • Uma aparência turva aos olhos
  • Um ou ambos os olhos podem ser afetados

Tratando o Oscar com a doença do Popeye

Este problema tem três componentes, que precisam ser abordados no tratamento da doença do popeye:

  1. Danos à córnea (a superfície externa transparente do olho)
  2. Acúmulo de fluido atrás do globo ocular
  3. Infecção bacteriana secundária

O tratamento da doença do Popeye pode ser difícil. De acordo com Fonte do aquário , são necessárias as seguintes etapas:

fale sobre você, exemplos de namoro
  1. Corrija quaisquer problemas de qualidade da água e realize uma troca de água
  2. Se você suspeitar que seu peixe foi ferido por outro peixe, separe-o
  3. Use um produto antibiótico (disponível sem receita) e siga as instruções do rótulo
  4. Opcionalmente, adicione sal de aquário feito para uso em sistemas de água doce a uma taxa de 1 colher de sopa por 5 galões de água

Mesmo que o tratamento consiga salvar os peixes, alguns Oscars perderão o olho afetado se o dano for muito grave. A maioria dos peixes pode se adaptar à cegueira de um olho, mas se o seu animal de estimação for cego dos dois olhos, você terá que prestar muita atenção para ter certeza de que o peixe está se alimentando adequadamente.

5. Inchaço ou hidropisia

Oscar com Hidropisia

O inchaço é uma doença grave nos peixes Oscar e pode ser causado por uma variedade de problemas subjacentes. É mais um sintoma de doença do que uma doença isolada. Uma causa subjacente do inchaço que é particularmente comum no Oscar é a superalimentação, que pode causar prisão de ventre.

Sintomas de inchaço ou hidropisia

De acordo com o entusiasta do aquário Melodia McKinnon , você pode ver vários sintomas quando um peixe está constipado:

  • Natação errática e descontrolada
  • Falta de evacuações
  • Fezes duras saindo do peixe
  • Uma aparência inchada

Tratando o Oscar com inchaço

A constipação pode ser tratada retendo alimentos, trocando a água e aumentando a temperatura da água em um a dois graus. Alimente pequenos pedaços de carne descascada, amolecida, levemente cozida ou ervilhas enlatadas . Se o seu peixe não melhorar, ele pode ter hidropisia, o que é muito mais grave. De acordo com OscarFishLover. com , os sintomas de hidropisia podem incluir:

  • Um inchaço suave ou firme no abdômen
  • Uma aparência inchada
  • Uma aparência elevada para a balança
  • Doença do Popeye
  • Perda de apetite
  • Natação irregular ou errática

Esses sintomas podem ocorrer com uma variedade de problemas médicos, incluindo danos a órgãos, tumores, constipação grave ou obstrução intestinal. O tratamento caseiro da hidropisia muitas vezes não tem sucesso e muitos peixes com esses sintomas morrem. Consulte o seu veterinário local para ver se algo pode ser feito pelos seus peixes.

Dicas de prevenção de doenças para o Oscar

Há um tema comum na prevenção da maioria dessas doenças dos peixes Oscar: manter o água do aquário limpa . Você pode seguir estas etapas para ajudar a garantir um aquário saudável:

  • Teste a água do tanque com frequência e certifique-se de que os níveis de amônia e nitratos estejam dentro dos limites aceitáveis.
  • Instale um termômetro em seu tanque e mantenha a temperatura da água em níveis ideais.
  • Coloque novos peixes em quarentena por pelo menos duas semanas (de preferência quatro a seis semanas) para garantir que não estejam doentes ou portadores de parasitas. Novos peixes podem introduzir doenças até mesmo nos ambientes de aquário mais limpos.
  • Troque as almofadas e os materiais do filtro frequentemente seguindo as instruções do fabricante.
  • Sempre forneça espaço adequado no tanque para seus peixes Oscar e não superlote os peixes.
  • Compre peixes novos em pet shops com peixes saudáveis. Nunca compre peixes de um aquário com água turva e suja ou peixes visivelmente doentes, mesmo que o peixe que você deseja comprar pareça saudável.
  • Trate seus peixes assim que eles ficarem doentes e separe os peixes doentes dos saudáveis, colocando-os em um aquário separado, se possível.

Peixe Oscar feliz e saudável

Oscar são peixes amigáveis ​​e interessantes. Com atenção cuidadosa para sua água e necessidades alimentares , você pode prevenir a maioria dessas doenças. Se o seu Oscar ficar doente, o reconhecimento rápido dos sinais comuns dessas doenças pode ajudá-lo a implementar o tratamento imediatamente e a recuperar o seu peixe.

Calculadora Caloria