Estágios da AIDS Felina e como uma vacina pode ajudar

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato malhado cinza claro com olhos amarelos

Uma doença devastadora, a AIDS felina ataca o sistema imunológico do gato, deixando-o vulnerável a infecções e outras doenças que geralmente se tornam fatais. Aprenda sobre os estágios da imunodeficiência felina e como uma vacina pode ajudar a preveni-la.





O que é AIDS Felina?

A imunodeficiência felina, comumente referida como FIV ou AIDS felina, é uma infecção viral que destrói a capacidade do gato de combater infecções e outras doenças que atacam seu corpo. À medida que o sistema imunológico do felino fica enfraquecido e finalmente destruído, o gato geralmente sucumbe às doenças secundárias.

como remover manchas de óleo da calçada de concreto
Artigos relacionados

Muitos gatos conseguem viver com uma saúde relativamente boa com FIV durante até dez anos antes de entrarem na fase terminal da doença. Embora atualmente não exista cura para esta doença horrível, existe uma vacina preventiva disponível.



As etapas da FIV

Os gatos infectados com o vírus FIV passam por três estágios de infecção:

    Agudo- A primeira fase da infecção ocorre quatro a seis semanas após o gato ter sido inicialmente infectado. Durante esta fase, o gato pode apresentar uma leve febre que dura alguns dias. Seus gânglios linfáticos ficam inchados por vários dias a várias semanas e há uma diminuição na contagem de glóbulos brancos. Existe a possibilidade de diarreia ou anemia durante este período. Terminada esta fase, os sintomas desaparecem e começa a segunda fase.
    Latente ou Assintomático- Durante a segunda fase da infecção, conhecida como fase subclínica, o gato testa positivo para o vírus FIV. Durante esta fase não há sintomas e o gato geralmente parece saudável. Embora esta fase latente do vírus possa durar apenas meses para alguns felinos, há outros que permanecem nas fases latentes do FIV durante anos antes de progredirem para a fase crónica. Alguns gatos com teste positivo para FIV vivem até 12 a 15 anos de idade. Outros morrem de causas diferentes do FIV antes de entrarem na fase crónica da infecção.
    Crônica- Durante o terceiro estágio do FIV, conhecido como estágio terminal, o sistema imunológico do gato é incapaz de combater infecções e doenças com sucesso. O vírus eventualmente deprime completamente o sistema imunológico. A maioria dos gatos, se não humanamente sacrificado durante o estágio de infecção crônica, morrem dentro de um ano após ficarem com doença terminal.

Transmissão do vírus FIV

O vírus FIV não pode ser transmitido a humanos ou outros tipos de animais. Só pode ser transmitido de gato para gato. O FIV é transmitido pela saliva, sangue ou líquido cefalorraquidiano de um gato, mais frequentemente por mordidas ou arranhões. Em maior risco de contrair AIDS felina estão os gatos machos que são não castrado e autorizado a circular livremente ao ar livre brigando para território e acasalamento. É possível, embora relativamente raro, que gatas FIV positivas transmitam o vírus aos seus gatinhos. Isso ocorre quando o gatinho passa pelo canal do parto ou se o gatinho ingere leite materno infectado com o vírus. Se o teste de um gatinho for positivo, ele deverá ser testado novamente aos quatro e seis meses de idade, antes que o diagnóstico final seja feito. Isso ocorre porque os gatinhos carregam anticorpos contra FIV recebidos no leite materno e serão negativos para o vírus quando os anticorpos estiverem completamente fora de seus sistemas.



Vacina FIV

Em 2002, uma nova vacina contra o FIV foi desenvolvida e patenteada pela Universidade da Flórida e pela Universidade da Califórnia. A vacina foi recebida com sentimentos contraditórios pelas comunidades de gatos nos Estados Unidos.

A única grande desvantagem da vacina é que, uma vez vacinado, o gato sempre terá um teste positivo para o vírus FIV. Os resultados desses testes têm consequências terríveis para um gato vacinado que se perde ou acaba em um abrigo de animais por qualquer motivo. Muito provavelmente, o gato será sacrificado como um gato FIV positivo.

como superar um homem casado

Outra questão importante relativa à vacina é que ela não oferece proteção total contra o FIV. Existem cinco cepas de FIV e a vacina protege apenas contra duas delas.



Considerando o resultado devastador de contrair o vírus FIV, cada proprietário de gato deve tomar a decisão de vacinar ou não o seu gato contra o FIV.

Conclusão

A AIDS felina é uma doença devastadora, mas não é uma sentença de morte. Com cuidados médicos adequados, muitos gatos FIV positivos vivem vidas longas e felizes.

Recursos adicionais

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria