12 doenças comuns do peixe dourado e como identificar os sintomas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mão segurando um peixinho dourado da lagoa

Os peixes dourados são peixes bastante resistentes e a maioria viverá por muito tempo se você cuidar deles adequadamente. Mesmo que você cuide do seu animal de estimação aquático como se ele fosse a coisa mais preciosa do mundo, saber como identificar os sintomas da doença do peixinho dourado ajudará a garantir que seu peixe receba o tratamento certo antes que seja tarde demais. Desde manchas brancas no seu peixinho dourado até a podridão das barbatanas, estas são as 12 doenças mais comuns dos peixes dourados com as quais você deve estar familiarizado.





Sintomas semelhantes podem ser confusos

A maioria dos sintomas de doença que você observará em peixes dourados envolve descoloração ou mudança na aparência de suas nadadeiras e corpo. Nem sempre é claro o que você está vendo, pelo menos se você não tiver experiência na identificação dessas condições.

Manchas coloridas, como manchas brancas, vermelhas ou pretas em peixes dourados, podem indicar a presença de uma doença. Os parasitas são frequentemente a causa de uma mudança na aparência dos peixes. Você também pode observar mudanças na forma como eles nadam ou no nível de atividade. Na maioria das vezes, você terá que juntar os sintomas para chegar a um diagnóstico provisório. Use os sintomas listados para ajudar a identificar qual doença pode ser atormentando seu peixinho dourado .



como a mineração impacta o meio ambiente

1. Eu

  • Pequenos pontos brancos indicam o seu Eu tenho peixinho dourado .
  • As manchas brancas são mais evidentes em peixes de cor mais escura, mas eventualmente você as verá em peixes mais claros à medida que a doença piora.
  • A falta de alimentação acompanhada de ich também pode fazer com que os peixes nadem ou flutuem de cabeça para baixo.
  • Se as barbatanas parecerem 'presas', isso significa que podem ter ich, vermes, piolhos ou veludo.
  • Os peixes dourados com ich ficam letárgicos, param de comer e muitas vezes têm dificuldade para respirar.

Ich (às vezes escrito ick), também conhecido como doença da mancha branca, aparece como manchas brancas nas laterais do peixe. Essas manchas têm aproximadamente o tamanho de grãos de sal e, na verdade, são parasitas chamados Ichthyophthirius multifiliis . Ich se espalha rapidamente e é muito letal para peixes dourados se não for tratado.

2. Vermes âncora

  • Manchas vermelhas no corpo do peixe são provavelmente parasitas, como piolhos ou vermes âncora.
  • Se você notar o que parece minúsculos 'fios' pendurado no peixe, é sinal de vermes âncora.
  • Um peixe infectado pode balançar a cabeça vigorosamente para se livrar do parasita.

O verme âncora é um parasita mais comumente encontrado em peixes mantidos ao ar livre em lagos, como costumam ser muitas carpas e peixes dourados grandes. O verme âncora não é realmente um verme, mas sim o estágio de alimentação de um copépode chamado Lernaia .



Após o acasalamento, a fêmea do verme-âncora se enterra na carne do peixinho dourado e eventualmente se transforma em uma forma semelhante a um verme. Uma parte do verme geralmente sobressai do corpo do peixe, lembrando um fio avermelhado. Geralmente é encontrado próximo às nadadeiras. Se não for tratado, o verme âncora eventualmente destrói as guelras e o tecido muscular ao redor da área afetada.

3. Fim da podridão

  • Manchas pretas em seu peixinho dourado podem ocorrer após um caso de apodrecimento das nadadeiras ou podem indicar que seu aquário tem muita amônia.
  • Listras vermelhas nas nadadeiras que eventualmente se tornam brancas indicam uma condição chamada podridão das nadadeiras ou podridão da cauda.
  • Se você notar que as nadadeiras do seu peixe não parecem mais brilhantes e fluidas, mas parecem quase quebradas ou rasgadas, seu peixe está sofrendo de podridão nas nadadeiras.
  • Peixes que apresentam um extenso caso de podridão de nadadeiras também terão problemas semelhantes ao nadar corretamente, portanto, se você observar esse comportamento acompanhado de nadadeiras irregulares, procure um tratamento para podridão de nadadeiras.

A podridão das barbatanas é causada por uma série de coisas, desde ferimentos até doenças. Também pode ser o resultado de uma infecção primária ou secundária. Se a barbatana caudal tiver uma aparência muito irregular, a podridão da barbatana normalmente é o resultado de uma infecção bacteriana.

Por outro lado, se a cauda estiver apodrecendo uniformemente, é sinal de uma infecção fúngica. Se a barbatana ficar com uma margem esbranquiçada, uma infecção bacteriana se instalou e, se não for tratada, acabará por entrar no corpo do peixe. Contanto que o peixe seja tratado antes que a infecção atinja seu corpo, a barbatana caudal voltará a crescer.



gatas sangram quando no cio

4. Doença do veludo

  • Pequenas manchas amareladas que quase parecem pó são um sintoma característico da doença do veludo em peixes dourados.

  • As escamas ficarão texturizadas, como veludo.

  • Se o seu peixinho dourado parar de comer, isso pode ser um sintoma de várias doenças, como ich e veludo.

  • As barbatanas do peixe ficarão presas ao corpo.

A doença do veludo é causada por um parasita chamado Oodínio , e resulta em uma camada dourada e aveludada em todo o corpo do peixe. Muitas vezes é difícil identificá-lo em peixes dourados porque a cobertura é quase da mesma cor do peixe. O tratamento do veludo é semelhante ao do ich.

5. Hidropisia

  • Os sinais de hidropisia incluem olhos inchados, corpo inchado e escamas salientes.
  • Se a cor do peixe parecer pálida e totalmente desbotada, isso é um sintoma de hidropisia.
  • Olhos inchados acompanhados de corpo inchado são sinal de hidropisia.
  • Uma barriga inchada acompanhada de letargia também pode ser um sinal de prisão de ventre, principalmente se o peixe não defecar há vários dias.
  • Se o seu peixe parece ter dificuldade para nadar, como mover-se com o plano do corpo em ângulo, flutuar quase de cabeça para baixo ou com a cabeça voltada para baixo, seu peixe tem doença da bexiga natatória.

A hidropisia é uma das doenças mais raras dos peixes dourados. Se a barriga do peixe parecer inchada e as barbatanas saírem do corpo, isso significa que ele está com hidropisia. Isso também é conhecido como 'pineconing' e recebe esse nome por ver o peixe de cima. O corpo parece uma pinha por causa do inchaço e das escamas que aparecem um pouco separadas da barriga e das laterais do peixe. Embora os tratamentos estejam disponíveis, uma recuperação completa é virtualmente impossível. Essa condição geralmente é resultado de falência de órgãos devido a câncer ou condições ambientais extremamente precárias.

6. Piolhos de peixe

  • Outro parasita observável a olho nu são os piolhos, cujos minúsculos corpos você pode ver movendo-se pelos olhos, guelras e nadadeiras do peixinho dourado.
  • Os sinais de piolhos dos peixes incluem parasitas em forma de disco visíveis na pele dos peixes e úlceras no corpo dos peixes.

Os piolhos dos peixes são muito raros, especialmente nos peixes dourados, mas isso não significa que ainda não aconteçam. Os piolhos fixam-se ao corpo do peixinho dourado e alimentam-se dos seus tecidos. O tratamento para os piolhos dos peixes é o mesmo que para os vermes âncora.

Fato rápido

Esfregar no tanque e nas decorações provavelmente significa que o peixe tem ich, vermes, piolhos ou vermes âncora. Isto é também conhecido como 'piscando' porque pode ser acompanhado por movimentos rápidos.

7. Doença da Mancha Negra

  • Manchas pretas ao longo do corpo e nadadeiras do peixe.

A doença da mancha preta não é realmente uma doença. Em vez disso, é uma reação natural do peixinho dourado quando a água tem uma concentração muito alta de amônia, e às vezes é chamada de queima de amônia. Quando isso acontecer, manchas pretas se formarão nas laterais ou perto da parte de trás do peixe. Isso geralmente acontece com mais frequência com peixes dourados e koi mantidos do lado de fora.

8. Quilodonela

  • Os sintomas típicos da chilodonella incluem barbatanas presas, letargia, dificuldade em respirar e perda de apetite.

A chilodonella é difícil de determinar em peixes dourados porque a doença apresenta poucos sinais visíveis durante os estágios iniciais. Na maioria dos casos, no momento em que a doença é detectada, já ocorreram danos graves nos tecidos.

9. Doença do buraco na cabeça

  • Os peixes dourados com esta doença mostram primeiro um pequeno buraco ou marca na cabeça.
  • A mancha explodirá em um buraco maior.
  • A energia dos peixes estará baixa e eles parecerão deprimidos.

A doença do buraco na cabeça geralmente começa como pequenas feridas na cabeça, geralmente ao redor dos olhos. Eventualmente, essas feridas irrompem em formações tubulares cheias de muco de cor creme.

empregos contratação de 13 anos perto de mim

10. Olho pop

  • Os sintomas do olho estourado incluem órbitas oculares muito inflamadas e olhos salientes.
  • Em alguns casos, você pode notar uma película turva sobre os olhos do peixinho dourado.
  • As barbatanas do peixe serão presas (onde as barbatanas caudal e caudal parecem um leque que não está aberto e, em vez disso, está amassado).
  • A energia deles parecerá baixa.

Olho estourado é uma condição normalmente causada por parasitas ou por condições de água muito ruins. Ambos os olhos serão afetados e ficarão salientes.

Fato rápido

O termo técnico para olho estourado é exoftalmia.

11. Doença do limo

  • O peixinho dourado terá uma película acinzentada/branca sobre o corpo.
  • O peixinho dourado também parecerá que está tentando se arranhar no tanque ou em outros objetos dentro dele.

A doença do limo geralmente é resultado de outra doença, como chilodonella ou parasitas. Seus sintomas incluem uma camada acinzentada nas nadadeiras ou no corpo. A película acumular-se-á rapidamente no corpo do peixe e terá impacto na sua qualidade de vida. Você precisará tratar os peixes com trocas de água e medicamentos para doenças do limo.

12. Vermes

  • Feridas e ulcerações no corpo do peixe também são um sinal de que eles têm vermes ou pode ser a doença do buraco na cabeça.

  • Brânquias pálidas ou brancas significam uma infecção parasitária, como vermes.

  • Uma pelagem viscosa e leitosa no peixe indica uma infecção por vermes ou vermes âncora.
  • Se você notar que as guelras de um peixe se movem rápida ou irregularmente, isso pode indicar ich, vermes ou prisão de ventre.

Os vermes são parasitas microscópicos que se fixam nas guelras dos peixinhos dourados e fazem com que fiquem vermelhos e inchados. Os peixes também passarão mais tempo perto da superfície da água porque terão dificuldade para respirar em decorrência da doença.

canções sobre perder alguém para o suicídio

Tratamento de doenças de peixes dourados

Ao tratar doenças de peixes dourados com base nos sintomas dos peixes, limpar e higienizar o aquário é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. Remova o peixinho afetado e coloque-o em um tanque de isolamento. Limpe e higienize completamente o tanque e reabasteça-o com água limpa e fresca.

Por fim, trate a água com estabilizadores e espere que o ambiente e a química da água se equalizem antes de reintroduzir os peixes. Enquanto isso, peça à sua loja de aquários local para ajudá-lo a diagnosticar a doença do seu animal de estimação pelos sintomas que ele apresenta, tratá-lo com os medicamentos recomendados e manter a estabilidade do ambiente para que o seu peixinho dourado tenha a melhor chance de recuperação.

Calculadora Caloria