Guia do proprietário para carrapatos em cães

Os Melhores Nomes Para Crianças

cuidados com cães como tratar carrapatos

Depois de uma caminhada ou acampamento, você provavelmente fará uma inspeção em seu próprio corpo para verificar se há carrapatos. Mas você está tomando as mesmas medidas com seu amigo canino? Infelizmente, estes parasitas não são apenas um incómodo, pois podem transmitir doenças perigosas. É importante que todos os donos de animais de estimação entendam quais carrapatos transmitem doenças e onde procurá-los em cães.





como se livrar de manchas duras de água no vidro

O que são carrapatos?

carrapato adulto na folha de grama caminhando para aquecer a fonte

Carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue. Ao contrário das pulgas, elas não vivem de animais; na verdade, eles passam a maior parte de suas vidas no meio ambiente e só pegam carona em um hospedeiro quando precisam comer, o que ocorre apenas uma vez por ano. Os carrapatos são normalmente encontrados em gramíneas altas e em áreas arborizadas onde esperam a passagem de um animal. O carrapato então se fixa firmemente na pele do hospedeiro e se alimenta.

Os carrapatos têm três estágios de vida ativos: larva, ninfa e adulto, e todos podem morder e se alimentar. Você deve estar familiarizado com a conhecida representação de um carrapato ingurgitado; entretanto, antes de uma refeição, esses sugadores de sangue podem parecer tão pequenos quanto uma semente de gergelim ou papoula. Isso os torna difíceis de ver na fase inicial do apego.



Demora aproximadamente quatro a cinco dias para um carrapato adulto ficar totalmente ingurgitado e dois a três dias para um carrapato ninfa. Embora os cães que passam muito tempo ao ar livre corram maior risco de picadas de carrapatos, basta um pequeno passeio pelo quintal para qualquer animal de estimação pegar um. Seu pequeno tamanho e seu papel como vetor de doenças tornam os carrapatos perigosos.

Tipos de carrapatos

Carrapato Feminino da Costa do Golfo

Existem centenas de espécies de carrapatos, embora nem todas representem uma ameaça. Alguns dos mais espécies comumente encontradas que afetam os cães incluem o seguinte.



  • Carrapato de cachorro americano (também conhecido como carrapato de madeira)
  • Carrapato de patas pretas (comumente chamado de carrapato de cervo)
  • Carrapato de cachorro marrom
  • Carrapato da Costa do Golfo (foto acima)
  • Estrela Solitária marcação
  • Carrapato de patas pretas ocidentais

Embora cada espécie habite diferentes regiões , as populações de carrapatos são continuamente Expandindo em novas áreas. Pelo menos uma ou mais dessas espécies de carrapatos podem ser encontradas em todos os estados dos EUA, o que enfatiza a importância de proteger todos os cães desses parasitas.

Carrapatos transmitem doenças

Os carrapatos não apenas causam calafrios, mas também podem transmitir bactérias causadoras de doenças. Esses patógenos são transmitidos depois que um carrapato se fixa na pele de um cão. Isso não acontece instantaneamente. Em vez disso, uma marca deve ser anexada por um determinado período de tempo - normalmente de 6 a 36 horas - dependendo da situação específica. bactérias presente.

Muitas dessas doenças são fatais ou estão associadas a sintomas recorrentes ou de longo prazo. Mesmo com tratamento, alguns cães devem receber cuidados de suporte pelo resto da vida. Doença de Lyme é uma das doenças transmitidas por carrapatos mais conhecidas, mas é benéfico se familiarizar com algumas das outras, juntamente com as espécies de carrapatos que frequentemente as transmitem.



  • Doença de Lyme : (carrapato de patas pretas, carrapato de patas pretas ocidental)
  • Tularemia: (carrapato estrela solitária, carrapato cachorro americano) Anaplasmose: (carrapato de patas pretas, carrapato de patas pretas ocidental) Erliquiose: (carrapato de patas pretas, carrapato marrom de cachorro, carrapato estrela solitária)
  • febre maculosa : (carrapato de cachorro americano, carrapato de cachorro marrom)

Além de atuarem como vetores de doenças perigosas, os carrapatos também podem causar doenças diretas.

    Anemia: Quando um número suficiente de carrapatos se fixa em um animal e se alimenta de seu sangue, eles podem causar perda rápida de sangue ou anemia. Isto é mais comum em animais menores com menor volume sanguíneo, como cachorros e cães pequenos, mas não é inédito em animais maiores. Paralisia de carrapato: Uma toxina na saliva do carrapato pode causar paralisia progressiva ou incapacidade de um cão mover os membros. Esses sintomas podem aparecer alguns dias até uma semana após a fixação. Embora raro, um notável caso de paralisia do carrapato é o de um cão pastor de Shetland que se apresentou no DoveLewis Animal Hospital em Portland, Oregon. Incapazes de identificar a causa de sua paralisia após voltar para casa de uma viagem, os devastados proprietários optaram pela eutanásia humana. Porém, momentos antes de se despedir, uma estudante de veterinária descobriu um carrapato atrás da orelha do animal. O carrapato foi removido e o paciente recuperou a mobilidade poucas horas depois.

Sintomas de doenças transmitidas por carrapatos

Como saber se seu cão foi exposto a uma doença transmitida por carrapatos? Infelizmente, o sinais clínicos associados a essas condições podem ser transitórios ou vagos em alguns casos. Os cães afetados podem não apresentar sinais óbvios até várias semanas após a infecção. Alguns dos sintomas comuns incluem o seguinte.

  • Letargia
  • Diminuição do apetite
  • Febre
  • Perda de peso
  • Vômito
  • Aumento dos linfonodos
  • Dor nas articulações
  • Desconforto generalizado
  • Claudicação ou mancar
  • Hematomas
  • Tosse
  • Perda de coordenação
  • Sinais neurológicos
  • Convulsões

Se você estiver preocupado com a exposição a carrapatos, sua equipe veterinária pode realizar um exame de sangue para determinar se seu cão tem anticorpos para alguma das doenças comuns transmitidas por carrapatos. No entanto, é improvável que você veja um resultado positivo ou diagnóstico até várias semanas após a exposição.

Onde encontrar carrapatos em cães

carrapato ingurgitado em cachorro

Devido ao seu pequeno tamanho, os carrapatos podem facilmente passar despercebidos em um cão - especialmente em um cão com pêlo longo. De acordo com os Centros de Controle de Doenças, os carrapatos começam a transmitir bactérias causadoras de doenças após 36 a 48 horas desde o momento da fixação, embora alguns patógenos possam ser transmitidos em menos de 24 horas. Por esse motivo, a remoção rápida e adequada de qualquer carrapato é fundamental.

Após cada caminhada ou passeio, especialmente aqueles em áreas densamente arborizadas, faça uma verificação completa do seu cão. Separe o pelo para ver a pele e procurar parasitas. Se o seu cão estiver coçando um local específico, isso pode ser uma indicação de que um carrapato está preso ali. Não examine apenas se há carrapatos ingurgitados; lembre-se de que as pequenas ninfas também podem se agarrar e transmitir doenças. Indo de ponta a ponta (ou na ordem que você preferir), concentre-se nessas áreas comuns de apego.

  • Ao redor dos olhos e pálpebras
  • Atrás e ao redor das orelhas
  • Dentro das orelhas
  • Por baixo da gola
  • Sob as axilas
  • Entre os dedos dos pés
  • Na região da virilha
  • Ao redor e sob a cauda

Se você descobrir algum carrapato e se sentir confortável em fazê-lo, remova com segurança eles o mais rápido possível. O local de fixação provavelmente ficará irritado, mas isso deverá resolver dentro de alguns dias. Monitore a área em busca de quaisquer sinais de infecção, como vermelhidão progressiva, inchaço ou secreção, e consulte o seu veterinário se ocorrerem.

Proteja seu cachorro contra carrapatos

A melhor maneira de proteger seu querido cão dos perigos dos carrapatos é a prevenção. O uso de um produto preventivo aprovado pelo veterinário e a remoção imediata de quaisquer carrapatos anexados são os melhores métodos para evitar doenças prejudiciais. Porém, se o seu animal apresentar algum sinal de doença, independentemente de você ter removido todos os carrapatos visíveis, é importante procurar atendimento veterinário.

Calculadora Caloria