Por trás do véu de luto vitoriano: 10 fatos surpreendentes

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulheres com véu de luto

O véu da viúva é tradicionalmente visto como parte dos funerais cristãos há séculos. Embora não seja comumente usado agora, o véu de luto vitoriano tem uma história interessante por trás dele que influenciou o vestido de luto atual.





Tradições do véu de luto vitoriano

O véu de luto vitoriano era mais do que apenas uma simples cobertura de renda preta para o rosto. Era feito de tecido crepe preto e, de acordo com a especialista em etiqueta Emily Post, o véu tinha que ser longo O suficiente para vir 'para a borda inferior de sua saia ... bem como para baixo em suas costas.' O tecido crepe é um tipo de seda pesada que parece rígido ao toque e pode ser quente e desconfortável de usar.

como seduzir um homem libra
Artigos relacionados
  • Por que as pessoas vestem preto nos funerais? Por trás da tradição
  • Cores de luto em culturas de todo o mundo
  • Como funciona o processo de cremação?

Rainha Vitória usou um véu de luto por 40 anos

Depois que o marido da Rainha Vitória, o príncipe Albert faleceu em 1861, ela usou o véu de luto e algum tipo de vestido de luto até sua morte em 1901. Ela nunca a usou Coroa Imperial do Estado novamente porque teria exigido que ela tirasse o véu de luto. A dedicação da rainha Vitória ao marido falecido teve uma influência significativa nos costumes vitorianos de luto das mulheres. Véus e vestidos de luto eram usados ​​principalmente por mulheres de classe média e alta e eram uma forma de estabelecer o status de uma pessoa de forma visível.



Os véus faziam parte da etiqueta estrita do luto

Esperava-se que as viúvas mostrassem sua dor publicamente, em vez de refletirem silenciosamente em particular. Seria impensável para uma viúva de luto não usar roupas de luto em público. Na verdade, tudo o que ela usava em público refletia que estava de luto, o que significava que quaisquer acessórios como guarda-chuva ou joias deveriam ser pretos para combinar com o véu e o vestido.

Luto juntos

Véus foram usados ​​por meses e anos

Eram trêsperíodos de luto, e cada um tinha seus próprios requisitos de véu e vestimenta.



  • Luto profundo durou cerca de três meses, e o véu de luto cobria a cabeça da mulher, incluindo o rosto. Isso era chamado de 'véu do pranto', pois as mulheres podiam chorar sem serem notadas, pois seus rostos estavam praticamente escondidos. As mulheres também eram obrigadas a usar um vestido longo de crepe preto conhecido como 'joio de viúva'.

  • Em segundo lugar, ou completo, luto durou de dois a dois anos e meio, embora algumas mulheres tenham permanecido nessa fase pelo resto da vida. Durante esse período, as mulheres removiam ou prendiam a seção que cobre o rosto, mas continuavam a usar o véu nas costas. Esse visual foi chamado de ' desprezando o luto . '

  • A terceira fase foi meio luto . Nesta fase, o véu e as cores do vestido de luto vitoriano podem mudar de preto sólido para preto com um pouco de branco, cinza, malva ou roxo profundo. As joias de luto vitorianas durante esta fase eram feitas de pérolas pretas ou azeviche, que tem uma aparência vítrea preta opaca. Freqüentemente, o cabelo da pessoa morta era tecido empeças de joalheriapara as viúvas usarem.



Vestindo o véu é diferente para membros da família

Os períodos de luto mais longos foram reservados para o cônjuge de uma mulher. Se outros membros de sua família morressem, o período em que se esperava que ela usasse o véu de luto e o vestido fosse mais curto.

  • O período de luto para os pais foi de seis a 12 meses.

    joalherias que compram ouro e diamantes
  • O período de luto para crianças menores de 10 anos era de seis meses e seis semanas se a criança fosse uma criança.

  • O período de luto para crianças de 10 anos ou mais era de seis a 12 meses.

  • Um irmão ou irmã ficou em luto de seis a oito meses.

  • Uma tia ou tio ficou de luto por cerca de três a seis meses.

  • Amigos próximos ficaram de luto por um período mínimo de três semanas.

O Véu Simbolizou a Morte

A cor preta e o véu que cobre o rosto foram considerados um símbolo da morte e da perda de vidas. Como o tecido crepe preto foi projetado para não refletir nenhuma luz, também foi considerado um símbolo da remoção da luz da vida da viúva.

A moda ainda estava em jogo

Embora o véu preto fosse considerado uma forma de as viúvas se mostrarem humildes antes da morte e despreocupadas com as vãs armadilhas da moda, muitas mulheres contornou essas suposições . Enfeites e detalhes usando pérolas pretas, azeviche e renda foram adicionados aos véus de luto, e o corte dos vestidos foi feito para combinar com o atualModas vitorianascomo forma de expressar individualidade e status.

Véus de luto servidos como escudos

Embora o véu de luto possa parecer restritivo aos gostos modernos, muitas mulheres vitorianas o apreciavam como um escudo contra os avanços dos homens. O véu de luto permitiu que eles se movessem em público sem se preocupar com os homens se aproximando deles por motivos nefastos. Mulheres de véu e de preto eram realmente consideradas sexualmente atraentes naquela época, e não era incomum que viúvas recebessem atenção indesejada dos homens.

Retrato de mulher velada

Véus de luto eram tóxicos

O tecido de crepe usado para fazer o véu de luto envolvia tintas que eram na verdade tóxico para muitas mulheres . As tinturas usadas para fazer os véus freqüentemente vazavam na pele do usuário se ela ficava molhada, e as manchas eram difíceis de remover. As tinturas também liberam partículas de poeira, e o uso prolongado do véu do luto pode causar doenças de pele, problemas respiratórios e respiratórios, problemas de visão e até cegueira. Em alguns casos, os véus realmente levaram à morte da mulher enlutada porque eles respiravam regularmente poeira tóxica de produtos químicos como arsênico, cromo, benzeno, dicromato de potássio e cloreto de cobre. Durante o final dos anos 1800, artigos começaram a aparecer em revistas médicas e jornais regulares discutindo os efeitos colaterais deletérios dos véus de luto.

Véus e vestidos de luto eram um grande negócio

Era considerado má sorte manter véus e roupas de luto em casa depois que o período tradicional de luto completo terminasse. As mulheres, portanto, tinham que comprar véus de luto e roupas adequadas cada vez que um membro da família morria, e isso poderia ser muito frequente, pois havia uma taxa de mortalidade mais alta na época vitoriana. A Courtaulds, empresa do Reino Unido que produzia crepe, tornou-se extremamente bem-sucedida durante o século 19 por causa do negócio de roupas de luto. Outra história de sucesso foi o Jay's, da Regent Street, em Londres, que dirigia um negócio próspero atendendo apenas aos enlutados que compravam roupas.

em que dedo usar anéis

Véus de luto e vestido desbotado por volta da Primeira Guerra Mundial

O uso de véus de luto e trajes de luto completos tornou-se menos rígido durante a Primeira Guerra Mundial por vários motivos. Como as mulheres eram necessárias para trabalhar na indústria para ajudar no esforço de guerra, usar um longo véu de luto era impraticável e difícil de manter. Além disso, lidar com as mortes em massa que ocorreram devido à guerra tornou-se opressor não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade, e a etiqueta rígida de luto tornou-se menos importante. A natureza tóxica dos materiais do véu de luto também se tornou mais amplamente criticada pelos médicos, e isso influenciou os guias de etiqueta e a imprensa da moda a promover costumes e roupas de luto menos rígidos.

O legado do véu de luto vitoriano

Embora o uso de véus e vestidos de luto tão rígidos e tóxicos não esteja mais na moda hoje em dia, o costume ainda deixou sua marca nos vestidos de funeral. Ovestindo de pretoainda sobrevive como a etiqueta esperada emFunerais de Christan, e não é incomum que as viúvas usem roupas pretas ou escuras noperíodo de lutoapós a morte de seu cônjuge. Felizmente, as viúvas de hoje não precisam lidar com o uso de roupas que poderiam matá-las no processo de mostrar sua tristeza por seu ente querido.

Calculadora Caloria