Fatos, riscos e recuperação da cesariana de cães

Os Melhores Nomes Para Crianças

Chihuahua e cachorrinho recém-nascido dormindo após cesariana

A cesariana de um cachorro é segura para a mãe e seus filhotes? Qualquer operação envolve riscos, mas uma cesariana pode ser uma opção viável durante um parto difícil ou atrasado. Também pode ser necessário para raças fisicamente incapazes de dar à luz naturalmente, como o Bulldog Francês. Quer se trate de uma cirurgia planejada ou algo esperado, você pode se sentir confiante com esses fatos e dicas.





Razões para uma cesariana

A cesariana, também conhecida como cesariana, é um procedimento cirúrgico que dá à luz filhotes de uma cadela que não consegue ou tem dificuldade em dar à luz naturalmente. Embora uma cesariana seja uma cirurgia de grande porte, geralmente é considerada segura. Dr. Turner Croom afirma: 'A cesariana em um cão é uma operação muito segura e pode até ser eletiva, como na medicina humana.' Existem alguns razões comuns uma cesariana pode ser necessária para uma cadela grávida.

Artigos relacionados

Sangramento Interno e Infecção

Se a cadela apresentar corrimento vaginal incomum, esverdeado, amarelado, preto, semelhante a pus ou com sangue, é possível que haja uma complicação interna, como infecção ou sangramento. Nesse caso, uma cesariana pode salvar todos os filhotes que ainda sejam viáveis.



Vencido há muito tempo

Em alguns casos, um cão pode já ter passado a data prevista para o parto e ainda não dei à luz. Se a medicação para estimular a contração uterina não funcionar, uma cesariana pode ser necessária para garantir a segurança dos filhotes e da cadela.

Trabalho Difícil

Se uma cadela grávida estiver com extrema dificuldade no trabalho de parto, uma cesariana pode ser necessária para a saúde da mãe e dos filhotes. Isso é conhecido como distocia e pode ser causada por vários fatores. Cenários típicos podem ser:



  • O trabalho de parto durou muitas horas sem produzir nenhum filhote.
  • Ela deu à luz a um ou mais filhotes, mas restam mais e ela não dá à luz nenhum há mais de quatro horas. Isto pode ser devido à exaustão da mãe, o que leva à “inércia uterina”, onde o órgão está simplesmente cansado demais para continuar o trabalho de parto.
  • Trabalho de parto forçado e doloroso devido a um filhote muito grande que ficou preso ou bloqueado no canal do parto.
  • Um feto que está na posição errada, como de lado, pode impedir a passagem com sucesso pelo canal do parto.

Algumas raças não conseguem dar à luz naturalmente

'Criadores de raças braquicefálicas de cães com faces planas e narizes curtos, como Bulldogs e Terriers de Boston , devem estar preparados para ter sua ninhada de filhotes entregue por cesariana”, diz o Dr. Croom. 'Alguns acreditam que o risco de parto vaginal para esses cães é muito alto e planejam automaticamente com antecedência com o veterinário.'

Cachorra Bulldog Francês tigrado lilás grávida de 8 semanas com barriga grande

Essas raças têm problemas com o parto natural devido à sua estrutura física, incluindo pélvis muito estreita e cabeça larga, o que torna improvável que possam dar à luz sem cesariana. Raças típicas com este problema são Boston Terriers, Buldogues Ingleses , Buldogues Franceses , pequinês e chihuahuas. Algumas raças maiores também podem ter maior incidência de cesarianas, incluindo Mastins , Ponteiros Alemães de Pêlo Arame e São Bernardo .

Complicações da cesariana

Quando a cesariana é realizada em caráter emergencial, aumenta o risco para a mãe, que provavelmente já estará comprometida por exaustão, hemorragia interna, desidratação ou mesmo choque. Em qualquer cirurgia, existem riscos para o cão ficar sob anestesia, bem como a possibilidade de contrair infecções ou hemorragias internas. Também pode haver algum risco para os filhotes, que podem se machucar ou morrer durante o processo cirúrgico, embora possam correr maior risco por não fazerem uma cesariana.



Momento de uma cesariana

Para raças que precisam de cesariana para dar à luz com segurança, geralmente são agendadas 62 a 63 dias após a ovulação. Se você não tiver certeza sobre a data da ovulação ou concepção, o Dr. Croom aconselha que seu veterinário: 'Pode planejar a cesariana usando vários métodos de contagem, 1) medir o hormônio luteinizante (LH), 2) medir níveis de progesterona e 3) morfologia (forma) das células vaginais.

Todos exigem que o veterinário tire sangue para obter precisão, embora não haja certezas quanto à gravidez! Se o seu veterinário fizer testes de progesterona, ele estará procurando um leitura de 3 ng/dl ou abaixo. Este tipo de teste pode ser realizado diariamente com resultados entre 3 e 4 ng/ml alguns dias antes de uma data segura para a cirurgia.

Tempo de recuperação da cesariana

Croom relata: 'Quanto tempo leva para um cão se recuperar fisicamente de uma cesariana depende de sua saúde e imunidade. Outro fator é o preço que seu corpo pode ter sofrido nos 63 dias como uma fábrica de montagem de filhotes. A mãe cadela precisará se recuperar da anestesia, que pode levar de duas a seis horas após a cirurgia.

Os filhotes também precisarão de cuidados enquanto ela se recupera e não podem ficar com ela sem supervisão. Uma mãe que ainda está tonta de anestesia e exaustão pode esmagar involuntariamente os filhotes com seu peso corporal. Sua equipe veterinária monitorará de perto a mãe e os filhotes para ter certeza de que estão bem antes de mandá-los para casa.

Cachorro com cesariana amamentando filhotes

Assim que sua cadela estiver em casa com você e os filhotes, seu veterinário poderá recomendar que você a coloque em uma dieta restritiva no primeiro dia para evitar vômitos. Eles também podem fornecer uma fórmula de leite para filhotes e mamadeiras, se houver uma chance de a mãe não conseguir amamentá-los imediatamente.

Como uma cesariana requer uma grande incisão abdominal, você precisará cuidar de sua nova mãe como faria após qualquer cirurgia, o que significa atividade limitada e muita atenção a quaisquer medicamentos pós-operatórios. Croom relata em sua experiência: 'Dentro de 3 semanas, ela deverá estar totalmente curada e pronta para se concentrar em desmamar esses filhotes .'

Limitações no número de cesarianas

De acordo com o Dr. Croom, 'Realisticamente, não há limite para o número de cesarianas que uma mãe pode ter durante sua vida. Na verdade, como acontece com qualquer cirurgia, voltar para a cavidade corporal permite ao veterinário usar essas mesmas cicatrizes cirúrgicas como pontos de referência, diminuindo assim a quantidade de novos danos.

A questão aqui é se existe alguma atividade desumana em torno de numerosas gestações consecutivas de uma mãe. Muitos criadores responsáveis ​​acreditam que as cesarianas deveria ser limitado duas a três vezes durante a vida de um cão, a fim de preservar a saúde e a qualidade de vida da mãe e de seus futuros filhotes.

Custo de uma cesariana

Preços cirúrgicos cesáreos variará de acordo com a cidade, condado, região e estado e também será afetado por outros fatores, como idade e saúde da mãe. Se o procedimento for feito como uma emergência, em vez de uma cesariana planejada, também aumentará o preço. Uma cesariana pode custar entre US$ 500 e US$ 3.000, embora possa ser mais alta, especialmente se for realizada com urgência em uma clínica de emergência.

Compreendendo os riscos e benefícios das cesarianas em cães

Como acontece com qualquer cirurgia, existem alguns riscos na cesariana, e esses riscos aumentam se a cirurgia não for planejada e, em vez disso, for realizada em caráter de emergência. Se você é dono de uma raça de cão braquicefálico, discuta o momento da cesariana com seu veterinário bem antes do parto. hora do nascimento dela . Se você tem um cão que precisa de uma cesariana devido à distocia, seu veterinário irá aconselhá-lo sobre os riscos envolvidos na cirurgia para a mãe e seus filhotes e os riscos prováveis ​​​​maiores para ambos sem ela.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria