Causas e cuidados com diarreia canina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Um veterinário examinando um Dachshund

Em cães, a diarreia pode indicar um problema médico grave ou um pequeno distúrbio digestivo. A maioria dos cães terá diarreia em algum momento da vida. Embora um caso leve de diarreia geralmente não seja motivo de alarme, é o sinal mais comum de doença intestinal. Como dono de um cachorro, você deve aprender sobre as diferentes causas da diarreia para reconhecer se a condição é um sintoma precoce de uma doença grave.





Fatos sobre diarreia canina

A diarreia é uma condição na qual um cão elimina uma quantidade anormal de líquido ou líquido banco . As fezes também podem conter outras substâncias, como muco, sangue ou parasitas, dependendo da causa. Outros sinais de doença podem acompanhar a diarreia, como gases, arrotos, vómitos, perda de apetite ou letargia.

Artigos relacionados

Causas comuns de diarreia

Um cão pode ter diarreia por vários motivos. Um caso de diarreia pode ter uma causa menor, como uma mudança abrupta na dieta, ou uma causa mais grave, como doença inflamatória intestinal. Embora a diarreia seja um sintoma típico de uma doença intestinal, existem muitas outras causas.



As causas comuns de diarreia podem incluir:

    Mudança na dieta: Mudanças abruptas na dieta podem causar problemas digestivos. Intolerância ao leite: Cães adultos podem ser intolerantes à lactose e ficar chateados após consumir leite. Alergia alimentar: Os cães podem ter diarreia como sintoma de uma alergia a um alimento ou ingrediente alimentar. Alguns cães são alérgicos a fontes de proteína comuns em alimentos caninos, como carne bovina e glúten. Comer do lixo: Se o cachorro cair no lixo, ele pode acabar tendo um caso de diarreia leve ou grave, após consumir comida estragada. Objetos estranhos nos intestinos: Se um cão comer um objeto estranho, como um osso ou um pedaço de pau, ele pode ficar preso no trato intestinal e produzir fezes aquosas e vômitos. Infecções bacterianas e virais: Parvovírus, cinomose, coronavírus, salmonela ou hepatite podem causar fezes aquosas graves ou explosivas. Vermes e Parasitas: Vermes como lombrigas e tricurídeos podem causar diarreia. Parasitas internos, como giárdia e coccídia, também podem causar fezes moles. Síndrome de má absorção: A síndrome de má absorção é uma condição na qual os intestinos são incapazes de digerir os alimentos ou não conseguem absorver os nutrientes dos alimentos. Fezes líquidas gordurosas com odor desagradável podem ser um sinal precoce desse distúrbio. Doença Inflamatória Intestinal (DII): A diarreia crônica é um sinal de DII, um grupo de doenças intestinais que causam inflamação do revestimento intestinal e má absorção de alimentos. Colite: A colite, a inflamação do cólon, pode causar fezes amolecidas crônicas com muco. Pancreatite: Fezes moles crônicas são um sintoma de pancreatite , a inflamação do pâncreas. Enteropatia Perdedora de Proteínas (PLE): A EPP é uma doença do intestino delgado com risco de vida, na qual o corpo perde proteínas. Os sintomas incluem fezes aquosas intensas, vômitos e acúmulo de líquido sob a pele ou abdômen. Gastroenterite Hemorrágica Aguda: A gastroenterite hemorrágica aguda é uma condição com risco de vida que produz diarreia com sangue e vômitos graves. Envenenamento: Consumir algo venenoso pode causar fezes moles e vômitos graves.

Somente um veterinário pode diagnosticar a verdadeira causa de um caso de diarreia após um exame e exames laboratoriais.



Cuidando de um cachorro com diarréia

Quando se trata da saúde dos cães, a diarreia nem sempre justifica uma visita ao veterinário. Se o seu cão age normalmente e apresenta apenas um caso leve de fezes aquosas, ele pode ser tratado em casa.

  1. Forneça bastante água para garantir que seu cão não fique desidratado.
  2. Reter alimentos por 24 horas.
  3. Alimente o cão com uma dieta leve por dois dias ou até que as fezes voltem ao normal. Você pode alimentar seu cão com uma dieta caseira e leve, como frango cozido e arroz. Alimentos para cães com receita médica também estão disponíveis em muitos consultórios veterinários.
  4. Assim que as fezes do seu cão voltarem ao normal, introduza lentamente a ração normal em sua dieta. Misture pequenas quantidades de sua comida normal com a dieta leve por três a cinco dias. Aumente a quantidade de comida normal todos os dias e diminua a quantidade de comida leve na dieta do cão até que ele coma exclusivamente a comida normal.

Um caso leve de fezes moles deve resolver em 24 a 48 horas. Uma consulta veterinária é recomendada se o diarréia dura mais de dois dias. No entanto, chame o veterinário mesmo que o problema nas fezes seja leve, mas seu cão esteja extremamente doente. Leve seu cão ao veterinário imediatamente para descartar condições médicas graves se as fezes parecerem dolorosas, com sangue ou acompanhadas de vômitos frequentes. Procure atendimento veterinário imediato se suspeitar que seu cão ingeriu veneno ou objeto estranho.

Conclusão

Pode ser assustador quando você cachorro tem diarréia . No entanto, tenha certeza de que a maioria dos casos de fezes moles são leves. Muitas das doenças e distúrbios associados à diarreia crônica são tratados com dieta e medicamentos adequados para que o cão afetado possa viver uma vida plena e saudável. Você pode proteger a saúde do seu cão certificando-se de que ele coma uma ração de qualidade, receba vacinas regulares e medicamentos para prevenção de dirofilariose, mantenha um peso saudável e viva em um ambiente seguro.



Tópicos relacionados Fotos de filhotes de Pit Bull: aproveite esses filhotes Fotos de filhotes de pit bull: aproveite o charme irresistível desses filhotes

Calculadora Caloria