Sangue e muco nas fezes do cachorro

Os Melhores Nomes Para Crianças

Criança com um cachorro envergonhado em um jardim

A presença de sangue e muco nas fezes dos cães geralmente indica algum tipo de infecção, infestação parasitária ou outro problema de saúde. Embora você deva sempre consultar o seu veterinário caso surja uma situação como essa, é útil entender o que pode causar esse problema e o que você deve fazer pelo seu cão.





Possíveis causas de muco e sangue nas fezes dos cães

É natural ficar preocupado se seu cachorro está fazendo cocô com muco com sangue, mas a realidade é que existem muitas causas potenciais. Sangue e muco nas fezes do seu cão podem ser uma ocorrência natural, e seu cão pode ficar bem dentro de 24 a 48 horas. Compreender as causas e os sintomas pode permitir que você saiba quando é hora de levar seu cão ao veterinário, mas sempre ligue para o consultório veterinário quando não tiver certeza de como mantê-lo seguro.

Artigos relacionados

Infestações por vermes

A maioria dos cães contrairá um caso de vermes em algum momento de suas vidas. Tricurídeos , tênias , e ancilostomídeos todos podem causar sangramento ou muco nas fezes.



Síndrome do intestino irritável (SII)

Também conhecida como colite, SII é causada por irritação e inflamação no intestino grosso e pode produzir sangue e muco nas fezes do seu cão. A síndrome do intestino irritável pode levar a muco de cor amarela no banquinho. A doença pode ser causada por outras causas primárias, como uma infestação por tricurídeos ou uma mudança na dieta.

Cocô dourado de cachorro

Diarréia Crônica

Diarréia crônica é uma condição de longo prazo que geralmente é acompanhada de sangue e muco. É causada por uma série de problemas de saúde, incluindo obstruções intestinais, infecções parasitárias e virais, câncer, doença pancreática , e mais. Isso torna difícil determinar a causa exata da diarreia. Muco na diarreia canina também pode indicar uma reação negativa a algo que o cão comeu ou resultado de uma mudança na dieta, síndrome do intestino irritável ou doença inflamatória intestinal .



quanto as líderes de torcida do cowboy de Dallas ganham

Vírus

Parvovírus ataca o revestimento do trato gastrointestinal e produz grandes quantidades de diarreia carregada de sangue e muco. Coronavírus canino também produz sangue nas fezes, mas há uma nítida falta de muco nesse vírus específico.

Giardíase

Giardíase é uma condição causada por um organismo unicelular que invade o intestino de um cão. Produz diarréia crônica e fezes cheias de muco gorduroso.

Obstrução intestinal por corpo estranho gastrointestinal

Os cães tendem a comer muitas coisas que não deveriam, e qualquer objeto que não possa ser dissolvido no sistema digestivo tem a oportunidade de causar um problema. bloqueio no estômago ou no trato intestinal. O esforço e a irritação podem causar sangue nas fezes, bem como muco que é produzido como reação à irritação. A obstrução estrangeira também pode causar uma infecção que produzirá muco amarelo nas fezes do cão.



Cancer de colo

Cancer de colo pode apresentar alguns dos mesmos sintomas da SII, por isso às vezes é esquecido quando se procura a causa do muco com sangue nas fezes dos cães. Fique atento à perda de peso além de sangue nas fezes, o que pode indicar a presença de câncer.

Doença hepática

Doença hepática afeta a produção de proteínas que auxiliam na coagulação do sangue e pode levar à presença de sangue nas fezes. Também é possível confundir sangramento causada por doença hepática para uma úlcera hemorrágica, que muitas vezes pode produzir fezes escuras e alcatroadas.

Hematoquezia e Melena

A cor e a consistência do sangue nas fezes ajudam o veterinário a determinar se o sangue se originou na parte superior ou inferior do sistema digestivo. Essas informações ajudam o veterinário a formar um diagnóstico preciso e um plano de tratamento.

Hematoquezia

De acordo com PetMD , hematoquezia é o termo usado para descrever a presença de sangue vermelho fresco nas fezes. Isso significa que a origem do sangramento deve vir de algum lugar do trato gastrointestinal inferior. A hematoquezia pode ser uma indicação de um problema de saúde grave ou pode ser algo muito menor. Se o sangramento ocorrer apenas uma vez, será considerado um evento transitório e geralmente não há motivo para preocupação. Se o sangramento continuar, se tornar mais grave ou persistir, leve o cão ao veterinário para determinar a causa.

Bagunça de cachorro causada por colite

Algumas das causas mais comuns incluem:

  • Agentes infecciosos
  • Infecções bacterianas, incluindo salmonela e clostridium
  • Colite ou proctite
  • Comer demais, comer alimentos estragados ou comendo ossos e outros materiais estranhos irregulares ou pontiagudos
  • Alergias a certos alimentos
  • Tumores cancerígenos ou pólipos benignos no reto, cólon ou ânus
  • Distúrbios hemorrágicos
  • Inflamação do sacos anais
  • Lesões e traumas, como fratura da pelve ou mordida na região anal

Juba

Juba é o termo usado para descrever quando um cão elimina sangue digerido, o que indica que o sangue passou pelo sistema digestivo superior do cão antes de ser eliminado nas fezes. As fezes são brilhantes, pegajosas e pretas. Eles têm consistência de alcatrão e cheiram muito mal.

Existem muitas causas de melena e a maioria delas são muito graves. A primeira coisa que seu veterinário deve fazer é descartar a possibilidade de o sangue digerido vir de uma ferida que o cão estava lambendo ou de engolir sangue proveniente do trato respiratório ou da boca do cão.

Banqueta para cachorro Melena

Algumas das causas mais comuns de melena incluem:

  • Doenças do trato gastrointestinal causando ulcerações e sangramento
  • Anormalidades de coagulação e distúrbios hemorrágicos
  • Medicamentos como agentes anti-inflamatórios não esteróides e corticosteróides que causam ulceração do intestino
  • Tumores no trato gastrointestinal
  • Torção do estômago
  • Infecções graves
  • doença de Addison
  • Choque
  • Toxicidade por envenenamento por metais pesados, incluindo arsênico, zinco e chumbo

Cocô de cachorro como geléia com sangue

Cães que sofrem de Gastroenterite Hemorrágica (HGE) produzirá fezes que muitas vezes são descritas como se estivessem cobertas de geleia de morango ou framboesa. Se o cocô do seu cachorro parece uma geleia de cor avermelhada, isso significa que ele está produzindo diarréia por HGE que se mistura ao sangue do estômago e dos intestinos. A gastroenterite hemorrágica pode ser causada por estresse ou pelo fato de seu cão comer coisas que não deveria. Um cão com HGE deve ser levado imediatamente ao veterinário para tratamento. A boa notícia é que, embora pareça sério, muitas vezes pode ser tratado facilmente com hidratação, administrando fluidos intravenosos ou subcutâneos, antibióticos e, possivelmente, uma dieta prescrita ou uma dieta caseira suave aprovada pelo veterinário.

O que você deveria fazer

Nunca é uma boa ideia ignorar a presença de sangue ou muco nas fezes do seu cão, pois isso pode ser causado por muitas condições que requerem tratamento. Se você se encontra nesta situação:

  1. Colete uma amostra de fezes em um saco Ziplock.
  2. Ligue para o seu veterinário, explique o que está acontecendo e marque uma consulta para levar seu cão para um exame. Se houver sangue nas fezes do seu cão, mas ele estiver agindo normalmente, seu veterinário pode recomendar ficar de olho neles por 24 a 48 horas para ver se melhoram.
  3. Seu veterinário realizará um exame fecal da amostra de fezes para verificar a presença de vermes ou ovos de vermes, bem como quaisquer outras pistas sobre a causa da condição das fezes.
  4. O veterinário pode decidir realizar mais testes com base no exame inicial. Dependendo dos sintomas do seu cão, estes podem incluir ultrassom ou raio-X, hemograma completo, exame de urina, colonoscopia ou quaisquer outros testes considerados necessários para chegar a um diagnóstico preciso.

Antes da sua visita veterinária

Depois de descobrir que seu cachorro tem sangue nas fezes, Dra. , DVM, diz, 'é útil reter todos os alimentos e guloseimas por 12 a 24 horas para dar uma pausa ao sistema (do seu cão). Em seguida, alimente uma dieta leve de frango cozido e arroz branco. Ela também sugere o uso de probióticos 'de uma marca confiável feita especificamente para cães .'

Ela adverte veementemente contra remédios caseiros para sangue nas fezes de um cachorro: 'Não considero muitos outros produtos vendidos sem receita ou remédios caseiros eficazes. Alguns medicamentos antidiarreicos humanos podem até ser prejudiciais aos cães. Se as fezes não voltarem ao normal após 1 a 2 dias, ou se o seu cão estiver vomitando, sem comer ou letárgico, você precisa levá-lo ao veterinário.

Não entrar em pânico

Resista à vontade de entrar em pânico. Muitas condições que causam sangue e muco nas fezes são razoavelmente fáceis de tratar, como vermes e giardíase. Mesmo casos de parvo ou o coronavírus canino pode ser controlado com detecção precoce. O segredo é entrar em contato com o veterinário imediatamente, antes que a condição do seu cão piore.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria