Guia para reprodução de periquitos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Periquito americano feminino à esquerda, macho à direita

A criação de periquitos não é muito difícil, mas há coisas que você deve saber antes de criar um casal de machos e fêmeas. Obtenha dicas sobre a melhor dieta alimentar, escolhendo a gaiola e a caixa de nidificação de periquitos certas e cuidando dos bebês de periquitos até que sejam desmamados.





Como os periquitos se acasalam?

Sempre selecione aves completamente saudáveis, sem deformidades. Além disso, existem várias etapas básicas para emparelhar periquitos para reprodução.

Artigos relacionados
  • Noções básicas de cuidados com periquitos
  • Guia do animal de estimação do esquilo voador
  • Como treinar um periquito

1. Determine se você tem um verdadeiro par de periquitos

Quase quaisquer dois periquitos se unirão se não tiverem alternativa, então o que pode parecer um casal reprodutor pode ser apenas duas fêmeas ou dois machos. Felizmente, esses pássaros são sexualmente dimórfico , o que significa que você pode determinar o sexo de cada ave por sua aparência.



  • Doenças : Os machos normalmente têm uma cera azul, que é a área carnuda logo acima do bico onde estão as narinas. Os orifícios das narinas são totalmente azuis. Em algumas variedades mais sofisticadas, como lutinos, albinos e alguns pássaros de cor pastel, o cere pode ser lilás-rosado em vez de azul, e as narinas também serão completamente lilases.
  • Mulheres : As fêmeas jovens podem ter um azul mais claro em suas ceras, mas há um anel de luz diretamente ao redor de cada orifício da narina que você não verá em um macho. À medida que amadurecem, a cera torna-se marrom-taninoso e de textura áspera. Galinhas albinas e lutinas também podem começar com ceras cor de lavanda, mas também ficarão marrons e ásperas na maturidade.

2. Os periquitos devem se vincular à raça

Periquito macho alimentando sua companheira

A união deve ocorrer antes que um verdadeiro par se reproduza. Às vezes, os pássaros se emparelham sozinhos em um bando maior, mas se você quiser cruzar seletivamente para produzir cores e padrões específicos, pode selecionar o macho e a fêmea que deseja emparelhar. O ideal é emparelhar pássaros jovens e deixá-los crescer juntos, mas ainda é possível emparelhar pássaros adultos.

Monte seu par pretendido em uma gaiola espaçosa e dê-lhes tempo para se acostumarem a viver juntos. Depois que eles se ligarem, você os verá sentados lado a lado no mesmo poleiro e se seguirem. Eventualmente, o macho começará a alimentar a fêmea. Quando você vê isso, eles estão verdadeiramente ligados.



3. Aguarde até que o par de periquitos alcance a maturidade e as condições de reprodução

Os periquitos são geralmente maduros o suficiente para se reproduzirem com cerca de um ano de idade. Quando a galinha desenvolve uma cera marrom e com aparência de crosta, esse é o melhor momento para preparar as caixas de nidificação para seus periquitos.

Reprodução Colônia de Periquitos Versus Reprodução de Pares Únicos

De acordo com South Coast Pet Hospital , existem duas práticas principais para a criação de periquitos: criação de colônias e reprodução de pares individuais.

Criação de colônias para periquitos

A criação de colônias envolve a formação de vários pares em um grande vôo. O vôo deve ter cerca de 6 'C x 3' L x 4 'H, com espaçamento de fio de não mais que meia polegada. Você deve fornecer uma caixa-ninho para cada par, mais uma caixa-ninho extra para evitar brigas, e todas as caixas-ninho devem ser penduradas na mesma altura perto do topo do cercado.



Embora a criação em colônias possa fornecer alguma conveniência, como ter uma área para limpar e garantir que seus pares façam exercícios suficientes, ela também tem algumas desvantagens.

  • Você não pode garantir que seus pares não troquem de parceiros ou que um macho especialmente dominante não cruze com mais de uma fêmea.
  • Ainda pode haver luta, embora ter um número equilibrado de homens e mulheres geralmente mantenha as coisas pacíficas.
  • Há uma pequena chance de que alguns pais ataquem bebês que não são seus, e às vezes os ovos também são danificados.
  • Você pode não conseguir saber quais filhotes pertencem a qual casal se permitir que os pais os criem até o desmame.

Criação de pares individuais

É muito mais fácil controlar a situação se você der a um único par de periquitos seu próprio espaço para reprodução.

  • Você nunca terá dúvidas sobre a linhagem de nenhuma garota.
  • Há muito menos chance de brigar entre os adultos.
  • Os ovos raramente são danificados.

Criação de Criação

Ter o tipo correto de configuração incentivará seus pássaros a procriar. Certifique-se de ter os seguintes itens.

Gaiola de reprodução

De acordo com Hamilton & District Budgerigar Society (HDBS). a gaiola que você selecionar para um único par deve medir aproximadamente 24 'L x 12' L x 16 'H, e deve ter uma porta separada onde você fixará a caixa-ninho do lado de fora da gaiola para que os pássaros possam entrar nela o interior de sua gaiola. A gaiola deve ter vários poleiros, e um deve ser colocado próximo à abertura da caixa-ninho para que os filhotes possam alcançá-la facilmente quando tiverem idade suficiente para deixar a caixa.

Você precisará pendurar um bloco de mineral e osso de boi na lateral da gaiola para fornecer cálcio extra à fêmea para fazer cascas de ovos. Deve haver pratos para comida e água, bem como um prato extra para alimentos frescos e macios.

Parakeet Nesting Box

Imagem de um ninho de madeira de periquito

As caixas-ninho vêm em muitos tamanhos e designs, e geralmente são designadas para raças específicas, então você deve selecionar uma marcada para periquitos. A HDBS recomenda uma caixa-ninho com orifício de 1/2 polegada para os pássaros usarem como porta de entrada. Se possível, escolha uma caixa retangular com a abertura em uma extremidade e um recesso circular no chão do outro lado para os ovos. A caixa terá uma tampa na parte superior ou em um dos lados para que você possa verificar se há ovos ou filhotes.

Material de aninhamento

Existem diferentes tipos de materiais de aninhamento disponíveis, então você pode ter que tentar alguns antes de encontrar o tipo que seu par mais gosta. As opções seguras incluem aparas de álamo tremedor e jornal reciclado. Mesmo jornal picado é aceitável, mas não use aparas de cedro porque seus gases são tóxicos para os pássaros.

Não se surpreenda se seu par empurra todo o material de nidificação para fora da caixa. Os periquitos são famosos por gostar de uma caixa vazia.

Iluminação

Os periquitos precisam de cerca de 12 horas de luz do dia e 12 horas de escuridão e descanse em condições normais. Eles tendem a entrar em condições de reprodução quando os dias são mais longos, então pode ser benéfico estender sua luz do dia por algumas horas usando iluminação de espectro total. A luz também é necessária para ajudar as mulheres a sintetizar a vitamina D para que possam produzir cascas e ossos fortes de ovos.

Dieta do criador de periquito

As duas chaves para uma dieta de criador são variedade e abundância. Se o seu par tiver uma abundância de comida saudável , eles são mais propensos a ir para o ninho. Alimentos macios são especialmente úteis para colocar um casal em condições de reprodução, e o casal também precisa de comida macia para alimentar os filhotes. Alimentar esses alimentos antes da procriação ajuda a garantir que seu casal os coma prontamente assim que os filhotes nascerem.

Esta dieta deve incluir:

  • Mistura de pellet de periquito de alta qualidade : Os pellets oferecem nutrição completa em cada mordida. Mantenha-os disponíveis constantemente.
  • Verduras, vegetais e frutas orgânicas frescas: As escolhas especialmente boas incluem couve, acelga, brócolis, cenoura, ervilha, milho, maçã, banana, batata-doce cozida e pimentão. As misturas de brotos também oferecem muita nutrição. Lave e pique esses alimentos antes de servir.
  • Ovos cozidos, picados ou ração comercial : Os ovos fornecem proteína extra, além de serem um alimento macio que é digerido rapidamente para que o macho possa alimentar a fêmea, e ela pode alimentar os filhotes. Pique as cascas com o resto dos ovos porque a galinha obterá cálcio extra para ajudar a prevenir ligação de ovo .
  • Mistura de sementes de periquito de alta qualidade : Os periquitos precisam de sementes, mas não como alimento básico de sua dieta, porque tendem a escolher apenas o que gostam. Escolha uma mistura que tenha uma variedade de sementes e grãos, ou vá com um produto descascado como Lafeber Nutri Berries que também fornece ômega-3.
  • Água limpa abundante : Água suja é um terreno fértil para bactérias nocivas. Troque a água pelo menos três a quatro vezes por dia ou sempre que ficar suja.

Jogue fora os alimentos macios e frescos depois de duas a três horas e substitua-os por alimentos frescos para que os pássaros não comam nada que esteja estragado.

Acasalamento de periquito

Uma vez que seu par esteja estabelecido em sua configuração de reprodução, normalmente é apenas uma questão de tempo até que eles comecem a se reproduzir. Paretodo o treinamentose você já trabalhou com eles antes, mas ainda fornececuidados básicoscomo alimentos frescos e água e esvazie a bandeja inferior para se livrar de seus excrementos.

como saber se um geminiano gosta de você

Fertilização e produção de ovos de periquito

Quando a fêmea está pronta para o acasalamento, ela se inclina para a frente no poleiro e levanta ligeiramente a cauda. O macho se posicionará sobre a fêmea e começará a esfregar sua cloaca contra a dela para depositar seu esperma. Ele pode reproduzi-la várias vezes ao dia, e a fêmea começará a pôr um ovo a cada dois dias. A ninhada média é geralmente de quatro a cinco ovos. O vídeo abaixo mostra o comportamento de cortejo antes de uma reprodução real.

Incubação

A incubação começa quando a fêmea começa a se sentar firmemente sobre os ovos. Ela pode não sentar sobre eles antes de colocar dois ou três ovos, mas isso não é um problema. Cada ovo eclodirá em aproximadamente 18 dias , Se a fêmea começar a sentar-se imediatamente após botar o primeiro ovo, um ovo eclodirá a cada dois dias.

Verificando a fertilidade

Os ovos nem sempre são férteis, mas você pode tentar verificá-los 'envenenando-os' cerca de uma semana depois que a fêmea começar a sentar. Com cuidado, pegue cada ovo e segure-o na frente de uma lanterna forte. Se você puder ver um brilho amarelo com linhas vermelhas irregulares dentro, o ovo é fértil. Se você vir apenas o brilho amarelo, o ovo é provavelmente infértil. Você pode ver contornos tênues à medida que os pintinhos se desenvolvem, mas os ovos se tornarão bastante opacos com um espaço de ar claro em uma das extremidades conforme os pintinhos se aproximam da eclosão.

Observe que, embora você possa verificar a fertilidade, geralmente é melhor não incomodar muito a futura mamãe ou ela pode abandonar o ninho.

Cuidando dos Periquitos Bebês

Você tem duas opções para criar os periquitos após a eclosão. Deixe que os pais os criem ou você mesmo os alimente com as mãos. No entanto, eles farão domadorpássaros de estimaçãose eles se acostumarem a ser manuseados.

Parent Raised

Os filhotes de periquito são muito pequenos e pode ser difícil para qualquer um, exceto para os criadores mais experientes, alimentá-los manualmente. Muitos criadores optam por deixar os pais criarem os filhotes até o desmame e apenas manuseá-los diariamente aos 14 dias de idade para domesticá-los manualmente.

O macho geralmente alimenta a fêmea porque ela só sai do ninho para se aliviar e beber. Ela então alimentará os filhotes, embora alguns machos também ajudem na alimentação.

Alimentação manual

A alimentação manual envolve retirar os pintinhos da caixa-ninho aos 21 dias de idade. Eles precisarão ser colocados em uma incubadora comercial ou em uma caseira para manter os pintinhos aquecidos até que tenham um conjunto completo de penas.

Aos 21 dias de idade, os pintinhos precisarão ser alimentados com uma fórmula especial por meio de uma pipeta ou seringa pequena, aproximadamente a cada três a quatro horas, conforme suas safras se esvaziam. Fórmulas comerciais como Lafeber Instant Nutri-Start ou Kaytee exato têm instruções completas para misturar suas fórmulas, bem como com que freqüência alimentar os pintinhos à medida que crescem. A comida é normalmente fornecida a uma temperatura de 105 graus Fahrenheit. Essa temperatura garante que você não vai queimar as plantações dos pintinhos, mas ainda está quente o suficiente para uma digestão adequada.

Para alimentação manual:

  1. É mais fácil se você enfrentar a garota em sua direção.
  2. Insira suavemente a ponta do comedouro no lado direito do bico, apontando-o para a parte posterior esquerda da boca do pintinho. Se o pintinho for especialmente ondulado, deixe-o tirar a fórmula da ponta da seringa na posição que achar mais confortável.
  3. Aperte lentamente a pipeta ou seringa para começar a administrar a fórmula. O filhote começará a balançar a cabeça para cima e para baixo enquanto engole a fórmula. Há um ritmo no procedimento que você aprenderá rapidamente. Apenas tome cuidado para não inundar a boca do filhote com fórmula ou ele pode sufocar até a morte.
  4. Quando o pintinho terminar de comer, limpe suavemente qualquer fórmula do rosto e do peito com uma toalha de papel quente e úmida. Repita para cada filhote.
  5. Jogue fora qualquer sobra de fórmula, limpe bem os utensílios de alimentação e guarde-os até a próxima alimentação.

Conforme os filhotes crescem, eles eventualmente passam mais tempo entre as mamadas e requerem menos alimentação por dia, especialmente quando começam a comer por conta própria.

Desmame dos pintinhos

O desmame normalmente começa cerca de cinco a seis semanas de idade, enquanto os filhotes ainda estão sendo alimentados pelos pais ou você ainda os alimenta manualmente. Você precisará começar a oferecer uma variedade de alimentos para que os pintinhos aprendam a aceitar uma dieta saudável em vez de se tornarem apenas comedores de sementes.

  • Comece oferecendo sprays de milho para que os bebês possam aprender a quebrar as sementes.
  • Adicione um prato de migalhas de pellet, que sejam pequenas o suficiente para os pintinhos mordiscarem.
  • Assim que os pintinhos comerem painço e farelo de pelota, comece a oferecer pequenas quantidades de verduras, vegetais e frutas finamente cortadas / processadas da lista acima. Mais tarde, você pode experimentar alimentos semelhantes que não estão na lista, mas esta lista inicial será um bom começo.
  • O desmame é concluído quando os filhotes comem bem por conta própria e os pais não os alimentam mais ou os filhotes recusam sua alimentação manual. Mesmo após o desmame, observe-os cuidadosamente para se certificar de que continuam a comer. Às vezes, um filhote reverterá um pouco e precisará ocasionalmente ser alimentado com a mão até que comece a comer sozinho novamente.

Uma vez que os filhotes estejam completamente desmamados, é hora de levá-los a um veterinário de aves para um checkup antes de irem para novas casas.

Dicas para acabar com a atividade de reprodução

Alguns pares não sabem quando parar e continuarão produzindo uma embreagem após a outra. Toda essa postura de ovos e alimentação de pintinhos vai exaurir a galinha e pode levá-la à morte. Permita que o par produza duas embreagens no máximo e então encoraje-os a parar . Você pode usar esses métodos para pares únicos ou adaptá-los para uma situação de reprodução em colônia.

Limitar luz do dia

Como a atividade de reprodução é estimulada por dias mais longos, limite suas horas de luz do dia por várias semanas. Isso é feito facilmente cobrindo a gaiola com uma cobertura escura após oito horas de luz do dia. Remova a tampa logo pela manhã e repita o processo diariamente.

Remova a caixa Nest

Ao mesmo tempo, remova a caixa-ninho do par e todos os brinquedos pendurados, como casinhas de coco e itens semelhantes. É menos provável que a galinha ponha se não tiver um local ideal para fazer o ninho.

Separe o par

Se necessário, mova a galinha para uma gaiola separada. A falta de acesso a seu companheiro e a distração de novos ambientes devem ajudá-la a sair do modo de procriação.

Seja um Criador Responsável

Criar periquitos pode ser um hobby maravilhoso, mas tenha em mente que você está trabalhando compássaros vivos. Em primeiro lugar, pergunte-se se está preparado para ficar com os pintinhos que produz, caso não encontre bons lares para eles. Se sua resposta for sim, você pode tentar criar um ou dois pares para ver se este é realmente o seu hobby. Se sua resposta for não, apenas aproveite os periquitos que você tem e dê a elesmelhor cuidadovocê pode.

Calculadora Caloria