Guia para comportamento comum de gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Close do gato

O comportamento dos gatos pode ser divertido, desconcertante e às vezes irritante, mas uma coisa é certa: eles são sempre fascinantes. Ao observar mais de perto cada um dos comportamentos típicos de um gato, você descobrirá que há uma boa razão por trás do motivo pelo qual seu animal de estimação faz o que faz.





Compreendendo o comportamento do gato

Os gatos fazem um bom trabalho comunicando-se com os humanos e seus companheiros felinos através de uma série de diferentes sons de miau . Mesmo assim, os donos de gatos de longa data dirão que às vezes pode ser difícil ler esses animais de estimação. Felizmente, você pode resolver um pouco do mistério aprendendo as motivações por trás da linguagem corporal e dos comportamentos mais comuns para entender o que seu gato está realmente tentando lhe dizer.

Artigos relacionados

Por que os gatos amassam

Amassar deixa perplexos muitos donos de gatos. Os gatos parecem estar abrindo espaço para se deitarem, mas muitas vezes não se deitam. Em vez disso, eles simplesmente continuam trabalhando com as patas como se estivessem amassando pão.



De acordo com Médico de estimação , amassar é um comportamento que os gatos transmitem desde a infância. Quando os gatinhos massageiam a barriga da mãe durante a amamentação, estimula o fluxo de leite, o que traz conforto e satisfação aos gatinhos. Isso não quer dizer que gatos adultos amassam porque estão com fome ou procurando leite. Em gatos desmamados, é provavelmente um comportamento mais reconfortante que expressa seu contentamento.

Os gatos também têm glândulas odoríferas nas patas, portanto, amassar fornece uma maneira de marcar pessoas, áreas e itens, a fim de reivindicá-los.



Por que os gatos ronronam

De acordo com Doutores Foster e Smith , gatos ronronar por três razões básicas:

  • Para mostrar contentamento
  • Para mostrar a outros gatos que eles são amigáveis
  • Para liberar o estresse e se acalmar, especialmente quando estão doentes

Por que os gatos se esfregam

Os gatos têm glândulas odoríferas no rosto e gostam de esfregá-las em objetos para marcá-los com seu cheiro. De acordo com VetStreet. com , este é um comportamento de reivindicação de território, e os gatos marcam praticamente qualquer coisa, inclusive pessoas, para reivindicá-las como sua propriedade.

Quando os gatos arranham

Os gatos têm muita motivação para coçar. De acordo com São Francisco SPCA , os motivos incluem:



  • Coçar ajuda a eliminar as camadas externas das unhas para mantê-las frescas e afiadas.
  • Os gatos arranham em defesa.
  • À medida que coçam, eles também marcam seu território através das glândulas odoríferas em suas patas.
  • Eles também gostam de cravar as unhas em uma superfície para esticar bem. Gato agachado

Compreendendo os movimentos da cauda de um gato

O Sociedade humana observa que um gato usa o rabo para comunicar como está se sentindo em um determinado momento:

  • Quando um gato balança ou balança o rabo para frente e para trás, ele está dizendo que quer ficar sozinho. Incomode seu animal de estimação neste momento e você poderá se arranhar.
  • Quando a cauda está levantada, o gato geralmente está com humor brincalhão.
  • Quando relaxado, o rabo do gato geralmente fica para baixo.

Compreendendo o agachamento do gato

A Humane Society também observa que agachar-se faz parte do comportamento de perseguição e geralmente significa que seu gato está se preparando para atacar. Na natureza, o gato estaria se preparando para atacar a presa, e os gatos domésticos podem muito bem fazer isso no jardim ao caçar pássaros ou pequenos animais. Também é muito normal ver gatos fazendo isso dentro de casa. Eles se prepararão para atacar seus companheiros gatos, outros animais de estimação da casa ou até mesmo uma perna humana se nada mais interessante aparecer.

gato deitado no chão

Rolando para o lado ou para trás quando o gato está deitado

De acordo com Animal Planet em Garantia de animal de estimação , um gato se estica e expõe sua parte inferior. Isso coloca o gato em uma posição muito vulnerável, então você sabe que ele realmente se sente seguro e protegido quando mente assim.

Em uma situação diferente, rolar de costas pode indicar que seu gato se sente ameaçado. Os gatos às vezes rolam de lado durante a luta porque essa posição libera todas as quatro patas para coçar. Se o seu gato estiver com as patas estendidas e as garras estendidas, ele estará pronto para arranhar qualquer um que se aproxime dele.

Em ainda outra situação, um gato pode ceder a outro gato e deitar-se para sinalizar que ele se submete e não quer mais brigar ou brincar.

9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos)

Posições das orelhas de gato

De acordo com a consultora certificada de comportamento animal Amy Shojai, os gatos se comunicam através de diferentes posições de ouvido .

  • Orelhas apontadas para frente indicam que o gato está curioso e alerta ao barulho.
  • Laterais ou “orelhas de avião” significam que um gato pode se sentir ameaçado ou inquieto.
  • Orelhas voltadas para o lado indicam que um gato está sentindo uma agitação cada vez maior. Se continuar, ele pode atacar.
  • Orelhas achatadas e/ou tremendo geralmente significam que o gato está extremamente assustado ou agitado e pode estar pronto para lutar.

Vocalizações de gatos

Além de ronronar e mia , os gatos fazem muitos tipos de vocalizações para expressar comportamento. De acordo com Animais de estimação saudáveis , vocalizações comuns de gatos incluem:

  • Uivar, o que geralmente indica algum tipo de angústia. Pode ser devido ao medo, solidão, ansiedade ou relacionado à dor, condições médicas ou velhice .
  • Outra forma de uivo é chamada de 'caterwauling' e as gatas no cio emitem esse som para atrair parceiros.
  • O rosnado ocorre se o gato estiver nervoso, com medo ou agressivo .
  • O assobio está relacionado ao medo e à atitude defensiva; os gatos emitem esse som quando se sentem ameaçados.
  • Chatter é um ruído relacionado à excitação e à predação. É provável que seja ouvido se o seu gato estiver se concentrando em um pássaro ou animal pequeno.
  • Os gritos podem ser ouvidos por gatos que estão brigando ou também durante o processo de acasalamento.

Cada gato é diferente em relação às suas vocalizações regulares. Algumas raças, como Siamês , são conhecidos por serem mais 'falantes' do que outros. Se você notar uma mudança repentina em seu frequência ou intensidade de vocalização do gato , isso pode indicar uma problema médico ou comportamental e uma visita ao veterinário é garantida.

Compartilhando a vida com seu gato

Agora você conhece a motivação por trás de muitos comportamentos felinos comuns. Provavelmente existem outras peculiaridades que você ainda gostaria de entender sobre seu amigo peludo, mas provavelmente nunca o fará. Isso é apenas parte da aventura de compartilhar sua vida com um gato. Aceite e divirta-se!

Tópicos relacionados 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria