Como agem os gatos moribundos? Compreendendo seu comportamento ao morrer

Os Melhores Nomes Para Crianças

Lindo gato idoso deitado na cama em casa

Todos os animais apresentam alguns sinais reveladores de que o fim da sua vida se aproxima, e os gatos moribundos não são exceção. Aprenda a reconhecer esses sinais para ajudar a tornar a vida do seu gato mais confortável à medida que ele se aproxima do fim.





wd 40 remover manchas de óleo do concreto

Como saber se um gato está morrendo

É um fato lamentável da vida que a morte também deva ocorrer. É difícil ver um amigo querido chegar ao fim de seus dias, como muitos donos de gatos podem atestar. É possível que alguns gatos morram inesperadamente ou de forma abençoada durante o sono. O que os gatos fazem quando estão morrendo pode variar, mas de acordo com Felino CRF.org , muitos gatos apresentam certos comportamentos e sinais antes de falecerem.

Artigos relacionados

Alguns sinais comuns de morte de um gato são mudanças óbvias em seu temperamento normal, um aumento notável no comportamento de se esconder, perda de apetite por comida e água e mudanças em sua aparência geral. As alterações na aparência podem incluir pêlo opaco e emaranhado, urina ou fezes no cabelo, olhos dilatados ou vidrados, falta de piscar e uma aparência “afundada”. Os gatos que morrem também costumam ter convulsões e dificuldade para respirar.



Mudanças de personalidade

Um gato que está doente e morrendo muitas vezes passa por uma mudança drástica de personalidade. Se antes eles eram um sujeito extrovertido, agora podem se tornar uma espécie de reclusos e ficar irritados se você tentar lidar com eles. Isto é provavelmente porque eles são na dor e não quero ser tocado. Por outro lado, alguns gatos que eram bastante independentes quando eram saudáveis ​​podem agora procure a companhia de seus donos à medida que a morte se aproxima. Este pode ser um sintoma difícil de interpretar, pois muitas doenças sem risco de vida também podem levar a este comportamento.

Escondido

Os gatos parecem ter a capacidade de saber que vão morrer. Um gato doente muitas vezes começa a procurar lugares que sejam confortáveis ​​para ele, mas longe de seus donos. Para donos de animais de estimação que permitem um gato sair de casa, isso pode causar problemas. Os gatos geralmente procuram áreas frescas e sombreadas, como sob arbustos, matagais de grama selvagem ou sob veículos. Se o seu animal de estimação doente ou idoso desapareceu repentinamente, verifique primeiro essas áreas ao redor de sua casa. Animais de estimação que vivem dentro de casa apresentam comportamento semelhante, procurando áreas frescas e escuras para descansar. Esconderijos típicos em casa incluem o porão, debaixo das camas ou em cômodos usados ​​para armazenamento. Um gato moribundo pode nem sair na hora das refeições, de beber água ou de usar a caixa sanitária.



Mudanças na alimentação

Alimentando o gato

Gatos que estão doentes ou morrendo também evitarão comer comida e beber água. É importante notar que um gato que não come nada, mesmo quando você o tenta com uma guloseima favorita, não está necessariamente morrendo. Este gato pode apenas precisar de ajuda! Embora um gato possa pular uma ou duas refeições ocasionalmente, um animal que não tenha comido duas ou três refeições seguidas deve ser levado ao veterinário para um exame. A falta de apetite não significa necessariamente que o seu gato esteja morrendo, mas deve ser levada a sério, principalmente quando vista junto com outros gatos. sintomas .

Para obter conselhos de especialistas sobre distúrbios digestivos que causam falta de apetite, constipação, diarréia ou vômito, consulte e-book chamado Happy Tummy Cat . Escrito por um veterinário, ele ajuda você a compreender os distúrbios de saúde subjacentes que podem estar na raiz dos problemas digestivos do seu gato, com base nos sintomas que você pode observar e também informa o que esperar da visita ao veterinário e quando ir.

Gatos que estão morrendo também podem sentar-se perto de uma tigela de água ou até mesmo pendurar a cabeça sobre a tigela sem beber.



Mudanças na aparência

Um gato que está perto da morte pode gradualmente desenvolver uma aparência mais desleixada. Eles não terão energia para se cuidar como fariam normalmente. Além disso, seu pelo pode até sair em pequenos tufos ou cair copiosamente. Se um gato estiver extremamente fraco, ele pode urinar em si mesmo e desenvolver um odor ou pelo emaranhado.

quais sinais são compatíveis com sagitário

Além de uma aparência doentia, os olhos de um gato podem parecer dilatados quando estão perto da morte. Em outros casos, um gato pode parecer cego ou ter os olhos vidrados. Se estiverem gravemente desidratados, seus olhos também podem ter uma aparência encovada. Se um gato não piscar quando tocado perto do canto do olho, provavelmente está inconsciente e muito perto da morte.

Convulsões

Um sinal exibido por alguns gatos que estão morrendo é uma série de convulsões. Esta é uma das razões pelas quais os donos de animais de estimação devem fornecer aos seus gatos um local seguro e confortável quando eles estão próximos da morte. Um gato que é tendo convulsões pode uivar e jogar a cabeça para trás, formando um arco de aparência desconfortável nas costas. Um gato pode ter uma ou duas dessas convulsões ou muito mais durante um período de várias horas antes da morte. Durante convulsões graves, o gato responderá minimamente entre as convulsões e nem mesmo tentará se levantar. Eles podem não conhecer você ou o que está ao seu redor.

Padrões respiratórios

A respiração de um gato pode mudar quando ele está morrendo. Alguns animais ofegam durante as últimas horas ou emitem sons de chiado. O gato pode manter a boca aberta com a língua para fora. Perto do final, alguns gatos farão pequenos ruídos gorgolejantes quando o sistema respiratório começar a desligar. Se um gato está ofegante e se jogando ou rolando, ele está em grande sofrimento e provavelmente prestes a morrer. Em outras doenças, um gato pode ter respirações agoniantes, que são espasmos nos quais o coração já pode ter parado, mas os músculos respiratórios ainda se contraem à medida que os músculos falham.

Tomando a decisão de sacrificar um gato moribundo

Gato doente

Alguns animais estão tão doentes que o dono pode levá-los ao veterinário para determinar se é hora de considerar a eutanásia. Depois de examinar seu gato, o veterinário pode ajudá-lo a decidir se é hora de abatê-lo. Você pode escolher a eutanásia se o seu gato tiver alguma das seguintes condições e não puder ser tratada:

  • Dor forte
  • Câncer que não pode ser tratado sem procedimentos invasivos
  • Desconforto respiratório
  • Qualquer estado médico em que você ou seu gato não conseguem mantê-los limpos de urina ou fezes
  • Um sistema doença como insuficiência renal, pancreatite, doença cardíaca ou Câncer em que o seu gato não responde ao tratamento, especialmente se a sua qualidade de vida não for boa.

VCA Hospitals fornece informações adicionais sobre como avaliar o estado do seu gato qualidade de vida . Se o veterinário concordar com você que seu animal de estimação deve ser sacrificado, você terá a chance de se despedir antes que o veterinário administre a injeção.

Cuidando de um gato moribundo

Os gatos muitas vezes morrem sem que ninguém perceba que eles partiram. Para os donos de animais de estimação que sabem que a morte é iminente, a preparação para o evento pode ajudá-los a se despedir do amigo.

Ocasionalmente, levar um animal de estimação ao veterinário não é uma opção. Nestes casos, deixar o animal seguro e confortável é o melhor que você pode fazer por ele. Se você tiver acesso a uma gaiola grande para animais, coloque o gato nela junto com água, uma cama macia para deitar e uma caixa sanitária. Se não houver gaiola disponível, um quarto silencioso com porta será suficiente, junto com roupa de cama macia, água e uma caixa sanitária.

Aprecie aqueles momentos finais com seu gato

Nunca é fácil dizer adeus a um animal de estimação querido e a um membro da família, mas ser capaz de reconhecer que seu gato está morrendo pode ser uma bênção disfarçada. Você poderá dar um pouco ao seu animal de estimação medida de conforto em suas horas finais, dizendo-lhes o quanto você os ama, acariciando-os suavemente para confortá-los e apenas estando lá com eles enquanto fazem a jornada pela ponte do arco-íris.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria