5 razões para respiração pesada em gatos e o que fazer

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher segurando seu gato

Os gatos que correram e brincaram muito podem demorar um pouco para recuperar o fôlego depois. No entanto, se o seu gato respira com dificuldade enquanto descansa, pode ser um sinal de vários problemas comuns, desde ansiedade até doenças das vias respiratórias. Não se estresse ainda. Este é provavelmente um comportamento normal. Compreender alguns dos motivos da dificuldade para respirar em gatos pode ajudá-lo a descobrir se a situação é grave. No entanto, se o seu gato estiver com dificuldade para respirar, isso é uma emergência e você deve levá-lo ao veterinário imediatamente.





Por que meu gato está respirando pesadamente?

Acariciando sentado olhando gato malhado

A respiração pesada em gatos geralmente resulta dessas cinco causas. Alguns deles podem não parecer tão graves quanto outros, mas os problemas respiratórios em gatos podem progredir muito rapidamente, por isso, se você acha que seu gato pode estar respirando pesadamente, é importante que seu veterinário o avalie imediatamente.

Artigos relacionados

1. Doenças das Vias Aéreas

Os gatos podem desenvolver respiração pesada com doenças das vias respiratórias. Isso prejudica a capacidade do seu gato de levar oxigênio à corrente sanguínea. Como resultado, o seu gato respirará mais rapidamente e com mais esforço para tentar compensar. As doenças das vias aéreas incluem:



parvo em tratamento de cães para casa
  • Asma felina
  • Pneumonia
  • Edema pulmonar

Uma das causas mais comuns de respiração pesada em gatos é o edema pulmonar, um acúmulo de líquido nos pulmões. Isto é muitas vezes causado por insuficiência cardíaca mas também pode acontecer com eletrocussão, quase afogamento, asfixia, Câncer , ou outro doenças sistêmicas .

2. Exercício ou estresse

Para alguns gatos, você pode observar dificuldade para respirar com exercícios ou estresse. Se o seu gato estiver ofegante depois de correr ao ar livre em um dia quente ou brincar com um brinquedo favorito, isso pode ser causado por um esforço normal. Outros gatos ofegam ou respiram rapidamente quando precisam andar no carro . Nestes cenários, a respiração pesada deve desaparecer dentro de um a dois minutos. Caso contrário, é imperativo consultar o seu veterinário.



3. Derrame Pleural

Os gatos também podem desenvolver acúmulo de líquido na cavidade torácica, localizado fora dos pulmões, em uma área chamada espaço pleural. Quando o líquido se acumula no espaço pleural, conhecido como derrame pleural, os pulmões não conseguem inflar tanto quanto deveriam em condições normais. Seu gato desenvolverá falta de ar e dificuldade para respirar à medida que mais líquido preencher esse espaço. As causas de derrame pleural incluem:

4. Problemas das vias aéreas superiores

Às vezes, os gatos mantêm a boca parcialmente aberta quando respiram. Isso pode ser uma indicação de que seu gato está congestionado no nariz ou nos seios da face. Você também pode ouvir seu gato respirar mais alto do que o normal. Muitos gatos desenvolverão um infecção do trato respiratório superior em algum momento de suas vidas. Os sintomas de uma infecção do trato respiratório superior podem incluir:

  • Corrimento nasal
  • Espirrando
  • Tosse ou engasgo
  • Olhos lacrimejantes
  • Congestão nasal audível

Alguns gatos ficam tão congestionados que não conseguem respirar pelo nariz. Quando isso acontece, seu gato pode manter a boca parcialmente aberta para respirar. Este é o único momento em que o cuidado domiciliar para respiração pesada em um gato pode ser apropriado, mas só prossiga com esse tratamento caseiro se você souber que essa é a causa dos problemas respiratórios do seu gato.



Você pode usar uma bola de algodão e água morna para limpar qualquer secreção do nariz do seu gato. Coloque seu gato em um ambiente úmido, como um banheiro, com água quente corrente ou um umidificador. Se o seu gato não estiver comendo, parecer letárgico ou apresentar congestão excessiva, você precisará consultar um veterinário para um diagnóstico preciso e possível medicação.

palavra de condolências pela perda do pai
Fato rápido

Embora seja mais raro que as infecções das vias aéreas superiores, alguns gatos podem ter uma obstrução física das vias aéreas, como um pólipo, um corpo estranho, ou um tumor , isso causará respiração pesada.

5. Trauma

Para gatos que sofreram traumas, como cair de um lugar alto, ser atropelado por um carro ou atacado por outro animal, a respiração pesada é um sintoma grave. O trauma pode causar sangramento nos pulmões, pulmão perfurado ou colapsado, hérnia que pressiona os pulmões ou outro sangramento interno. Se o seu gato ficou ferido e depois está respirando pesadamente, leve-o ao veterinário imediatamente.

Como saber se seu gato está respirando pesadamente

Normalmente, um gato deve sempre respirar com pequenos movimentos do peito. Se o seu gato estiver respirando normalmente, você não deverá ver o peito dele se movendo muito rápido ou qualquer problema em sua respiração . No entanto, se as laterais do seu gato se movem muito ou você observa algum aumento dos movimentos abdominais ou da barriga durante a respiração, isso pode indicar dificuldade para respirar. O mais comum sinais de respiração pesada em gatos incluir:

  1. Peito movendo-se profundamente enquanto respira
  2. Estômago contraindo enquanto respira
  3. Respirando com a boca aberta
  4. Respiração muito rápida
  5. Respiração barulhenta
  6. Respirações superficiais
  7. Espumando pela boca
  8. Ofegante
  9. Chiado
  10. Gengivas azuis ou roxas
Precisa saber

Ao contrário dos cães , os gatos geralmente não ofegam com muita frequência, então respirar com a boca aberta geralmente é um sinal de que seu gato está com problemas respiratórios.

Como são diagnosticados os problemas respiratórios dos gatos?

Seu veterinário poderá diagnosticar algumas dessas condições médicas em um exame físico básico. Para outros, será necessária uma radiografia de tórax. Se o seu gato tiver dificuldade para respirar, pode nem ser seguro para o seu veterinário fazer uma radiografia de tórax imediatamente. Eles podem precisar estabilizar seu gato antes de prosseguir com o diagnóstico.

qual é a altura média de um menino de 15 anos
  • Os veterinários podem drenar uma amostra de líquido do peito. Às vezes, isso pode ajudar a diagnosticar o problema, mas também pode fazer seu gato se sentir melhor.
  • Seu veterinário pode recomendar um ecocardiograma caso suspeite de insuficiência cardíaca. Este é um ultrassom do coração e pode dizer muito mais sobre a estrutura do coração, em comparação com um raio-X.
  • Um raio X pode diagnosticar asma em gatos, mas em casos graves, pode ser necessário encaminhamento a um especialista.
  • Se o seu veterinário suspeitar de uma obstrução das vias aéreas ou de um pólipo nas vias respiratórias do seu gato, ele pode precisar ser sedado para um exame oral, radiografias do crânio ou pescoço ou um exame das orelhas.
Veterinário inspecionando gato preto

Que tratamento está disponível para a respiração difícil do meu gato?

O tratamento exato para a respiração difícil em gatos dependerá da causa subjacente. Freqüentemente, algum tratamento terá que ser iniciado para facilitar a respiração antes que um diagnóstico exato possa ser feito.

  • O edema pulmonar é tratado com oxigênio e um medicamento diurético como a furosemida (Lasix). O derrame pleural geralmente é drenado para ajudar a reinflar os pulmões.
  • Gatos com asma podem precisar tomar medicamentos esteróides ou aprender a tolerar um inalador especial para gatos.
  • Se o seu gato tiver uma infecção do trato respiratório superior, ele poderá precisar apenas de alguns antibióticos e cuidados de enfermagem por um curto período.
  • Infelizmente, se o seu gato for diagnosticado com câncer ou PIF, as opções de tratamento podem ser limitadas e visam mais mantê-lo confortável.
Precisa saber

Lembre-se de que se você acha que seu gato está com dificuldade para respirar, esta é uma emergência médica. Consulte seu veterinário imediatamente.

Identifique precocemente a dificuldade respiratória do gato para obter o melhor resultado

Os gatos são conhecidos por esconder doenças como um instinto de sobrevivência. Se o seu gato apresentar respiração anormal repentinamente, há uma boa chance de que algo esteja acontecendo há algum tempo. Em vez de esperar, é sempre mais seguro avaliar seu animal de estimação ao primeiro sinal de respiração pesada para obter o melhor resultado possível. Com muita atenção ao seu amigo felino, você poderá encontrar a ajuda de que precisa e mantê-lo ao seu lado por muitos anos.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria