Como apresentar gatos uns aos outros

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gatinho colocando a pata em outro gatinho

Adicionar um novo gato à sua casa pode levar a problemas de comportamento com o gato novo e residente se você apressar o processo. Os gatos precisam de tempo para se aclimatarem e aprenderem a tolerar e, esperançosamente, crescerem para desfrutar da companhia um do outro. O sucesso reside em estabelecer as bases para o relacionamento deles antes de trazer o novo gato para casa e dedicar seu tempo para trabalhar no nível de conforto dele.





Antes de começar a apresentar gatos

Os gatos são sensíveis às mudanças, especialmente quando essas mudanças envolvem conhecer novos gatos. Com um pouco de conhecimento sobre o comportamento dos gatos, existem algumas maneiras de tornar as apresentações mais fáceis.

Usar perfume

Os gatos interagem com o mundo e aprendem sobre o ambiente através do seu olfato altamente desenvolvido. Fornecer ao seu gato itens que cheirem como o do outro gato antes de ele se encontrar pode ser uma forma de 'apresentá-lo' sem o estresse de um encontro cara a cara. Use o perfume colocando uma toalha na cama de cada gato ou esfregando-a neles para sentir o cheiro e, em seguida, coloque a toalha na cama do outro gato. Você também pode fazer isso com brinquedos.



Usar enriquecimento

Os gatos ficam muito estressados ​​quando encontram gatos estranhos, portanto, fornecer-lhes muito enriquecimento mental e físico pode ajudar a aliviar sua ansiedade. Este tipo de enriquecimento depende do seu gato e da sua personalidade. Podem ser mais poleiros nas janelas para ver pássaros e esquilos, diferentes tipos de brinquedos para gatos, um novo arranhador de luxo ou café da manhã ou jantar em brinquedos de coleta de alimentos. Clicker treiná-los para realizar diferentes comportamentos e truques também é uma excelente atividade de enriquecimento mental.

Use espaço vertical

Certifique-se de que haja muitas opções para todos os gatos acessarem, que sejam verticais como gatos gostam de escalar e estar em uma posição mais alta pode parecer mais seguro se estiverem nervosos. Tendo uma variedade de árvores para gatos e prateleiras para os gatos podem dar-lhes mais lugares para se separarem quando não querem interagir e isso reduz a chance de brigas.



gatinhos siameses para adoção perto de mim
Gato sentado perto da janela em casa

Use reforço positivo

Você sempre quer trabalhar com reforçando o comportamento que você deseja e afastar os gatos de comportamentos que você não deseja. Você pode reforçar positivamente os gatos usando o que cada um realmente gosta, que pode ser uma escovação, guloseimas para gatinhos, brincar com um brinquedo ou 'conversa feliz' e carinho.' Nunca use qualquer tipo de punição severa, como gritar se os gatos começarem a sibilar uns para os outros ou borrifar frascos, pois isso pode piorar o problema. Se os gatos já estão estressados ​​ao se conhecerem, aplicar uma punição irá convencê-los de que seus sentimentos negativos em relação ao outro gato são justificados.

Vá no ritmo dos seus gatos

Esteja preparado para que seu processo de introdução leve algum tempo. Isso pode levar alguns dias, algumas semanas ou potencialmente mais. Nunca apresse o processo e siga o ritmo em que todos os gatos envolvidos se sintam confortáveis. Muito cedo pode ser contraproducente e aumentar os níveis de estresse, o que pode levar a brigas.

Leia a linguagem corporal

Aprenda tudo o que puder sobre linguagem corporal do gato para que você possa evitar que as sessões se tornem demais para os gatos. Se você aprender sobre sinais de estresse você pode ver quando um ou mais gatos estão se sentindo ansiosos, ameaçados ou agressivos e removê-los da situação antes desses comportamentos escalar.



Como apresentar gatos passo a passo

Siga cada etapa abaixo e não passe para a próxima até que seus gatos estejam calmos e relaxados para cada parte do processo. Lembre-se sempre de se mover no ritmo dos seus gatos, o que significa que todos eles devem estar relaxados antes de prosseguir.

1. Mantenha-se separado

Você precisará manter os gatos fisicamente separados no início. Você pode conseguir isso mantendo os gatos em quartos separados, atrás de uma porta fechada. Você vai querer girar os gatos para esta sala, para que o novo gato tenha algum tempo para vagar pela área maior da casa enquanto o gato ou gatos residentes estão restritos, e então trocar. Certifique-se de que os gatos tenham tudo o que precisam em seus locais, como caixa sanitária, tigelas de comida e água, uma cama confortável, brinquedos, poste para arranhar e tudo o mais que eles gostem. Você também pode comprar uma rolha de corrente de ar e tê-la em mãos caso os gatos comecem a se assediar sob as portas.

2. Deixe-os se encontrarem por meio do perfume

A esta altura você já deve ter começado a trocar as toalhas com os gatos. Cada gato deve sentir o cheiro do outro em uma toalha ou cobertor colocado perto da cama. Diz Katenna Jones , Associate Certified Applied Animal Behaviorist, 'Eu recomendo colocar os itens perfumados perto da cama, não sobre ela, para que o gato não se sinta ameaçado ou deslocado pelo cheiro do outro gato.'

como tirar o gel do cabelo
Dois gatos sentados em um sofá laranja

3. Coma na porta

Para começar a apresentar os gatos, você deseja que eles se sintam através da ligeira abertura na parte inferior de uma porta. Para isso, 'escolha uma refeição especial que eles comam todos os dias e que realmente adorem, como comida enlatada ou guloseimas especiais'.

  1. Coloque a rolha perto da porta enquanto os gatos comem.
  2. Você deseja mover gradualmente as tigelas de sua localização atual em direção à porta que as separa, até que os pratos de comida estejam em cada lado da porta. Deixe-os preparar o jantar no seu próprio tempo e coma tão devagar quanto quiserem.
  3. Mova as tigelas alguns centímetros até que os gatos comam normalmente durante várias refeições seguidas, antes de mover as tigelas novamente. Jones informa que: 'Alguns gatos podem demorar algumas horas, outros podem levar meses para levar a tigela até a porta.'
  4. Repita essas mamadas em horários programados para que os gatos desenvolvam padrões. Jones faz com que os donos de gatos façam isso: 'Tantas vezes por dia quanto possível, por exemplo, você pode dividir o café da manhã em três pequenos cafés da manhã e assim por diante.'
  5. Se você notar que um ou ambos os gatos apresentam linguagem corporal estressante, como rosnados, assobios ou orelhas para trás, afaste as tigelas da porta até que se acalmem.
  6. Você pode tentar tornar a comida ainda mais atraente com um pouco de frango cozido cortado ou comida de gato úmida e repetir a alimentação, mas desta vez a uma distância maior.
  7. Trabalhe lentamente ao longo dos próximos dias para mover as tigelas para mais perto da porta novamente, desde que todos estejam calmos.
  8. Se os gatos estiverem comendo de lado sem problemas, recue as tigelas vários metros e remova a rolha de tiragem. Em seguida, repita os passos acima.

4. Permita que os gatos se vejam

Se os gatos parecerem geralmente calmos e relaxados depois de alguns dias comendo em ambos os lados do portão do bebê, agora você pode tentar deixá-los se verem enquanto comem.

  1. Coloque um portão alto para bebês ou empilhe dois ou três portões na porta que os separava anteriormente para que os gatos possam ver os outros, mas ainda assim não tocar. Você quer ter certeza de que o portão é alto o suficiente para que eles não possam pular.
  2. Siga os passos para alimentá-los com as refeições e mova as tigelas de volta ao ponto inicial. Gradualmente, trabalhe para aproximar cada vez mais as tigelas até que elas comam nos respectivos lados do portão sem incidentes.
  3. Nos momentos em que eles não estão comendo e você não está trabalhando com eles, mantenha a porta fechada.
  4. Além de alimentá-los desta forma, você também pode realizar pequenas sessões onde eles se veem sem refeições. Isso funciona melhor se você tiver duas pessoas, cada uma sentada com um gato. Cada pessoa dará algumas guloseimas deliciosas extras aos gatos enquanto eles se veem ou podem brincar com o gato com uma varinha ou escová-los. Seja o que for, a atividade com o gato deve ser algo que um gato específico goste.
  5. Se você estiver sozinho, sente-se contra o portão do bebê para que possa facilmente alcançar os dois gatos, jogar guloseimas ou manusear um brinquedo de varinha de pesca.
  6. A ideia é combinar algo que os gatos adoram com ver esse novo gato estranho.
  7. Continue fazendo isso em pequenos incrementos de tempo, não mais que 5 a 10 minutos, algumas vezes ao dia.
  8. Se os gatos estiverem bem, você poderá fazer isso por períodos mais longos e poderá se movimentar pela casa. Você ainda quer supervisionar para poder entrar correndo e fechar a porta se necessário, mas não precisa ficar sentado lá com os gatos. A ideia é acostumá-los sem a sua presença.
  9. Aumente gradualmente o tempo que você não fica supervisionando de perto e feche a porta apenas quando estiver ausente ou dormindo. Se tudo correr bem e não houver incidentes, retire a porta do bebê durante as refeições e coloque-a de volta quando terminar de comer.

5. Finalmente os gatos se encontram!

Se tudo correu bem e os gatos parecem relaxados, é hora de seguir em frente. Observe que não é anormal ver alguns sinais de descontentamento, como assobio ou recuando, mas se os gatos parecerem tolerar uns aos outros, você pode prosseguir. No entanto, se você ouvir um assobio ou um recuo, isso significa que você está indo rápido demais! Volte um passo e repita esse passo até que todos pareçam bem e depois prossiga para o próximo.

  1. Repita as etapas acima na Seção Quatro, mas remova as portas do bebê. Permita que eles se aproximem e fique atento à linguagem corporal e aos sinais de estresse.
  2. Continue oferecendo guloseimas e converse com ambos em um tom de voz feliz, mas calmo.
  3. Faça essas sessões por no máximo 10 minutos, algumas vezes ao dia, durante alguns dias.
  4. Se essas sessões estiverem indo bem, tente estender o tempo até que os gatos possam explorar a casa sozinhos, tolerando a presença um do outro.
Dois gatos brigando na cama

6. Não deixe sem supervisão

Mesmo que os gatos se saiam bem na etapa seis, você não deve deixá-los sozinhos sem supervisão no início, até ter certeza absoluta de que eles ficarão bem. No entanto, você não precisa separá-los com uma porta fechada. Em vez disso, use portões para bebês altos ou empilhados para que eles ainda possam ter o benefício de se verem, mas não possam entrar em uma briga se discordarem.

Considerações especiais para apresentações de gatos

Algumas apresentações de gatos podem ser mais difíceis do que outras. Por exemplo, a diferença de idade pode ser um problema, mas a personalidade pode ser ainda mais importante. Jones observa que, 'Um indisciplinado e brincalhão gato sênior ficaria melhor com um gatinho indisciplinado e brincalhão do que com um gato preguiçoso da mesma idade. Se o novo gato não se adequar à personalidade do gato residente ou do gato, isso pode causar estresse e conflito. Você também pode ter problemas se tiver um homem ou uma mulher inalterados. Gatos não corrigidos pode pulverizar ao conhecer novos gatos porque se sentem ameaçados pela entrada de outro animal em seu território.

Lidando com expectativas com apresentações de gatos

Embora fosse muito mais fácil para os gatos se darem bem imediatamente, os humanos precisam compreender o estresse que conhecer um novo gato pode causar em um gato residente. Jones diz que é comum que as apresentações de gatos levem a 'medo, estresse, ansiedade que piora outros problemas, como evitar a caixa de areia e brigas que causam ferimentos ou são ininterruptas'. É por isso que é essencial reservar um tempo para seguir os passos de apresentações que minimizem o estresse, mesmo que pareça um processo longo. Se você estiver tendo problemas, Jones recomenda procurar ajuda de um profissional de comportamento quem pode trabalhar com você durante o processo. Seus gatos vão agradecer por isso!

Calculadora Caloria