Danças medievais

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cavaleiro

As histórias das danças medievais estão praticamente perdidas na história, tornando difícil entender como era o movimento orquestrado durante a época medieval. No entanto, restam algumas joias que nos dão uma ideia de como era a vida na época medieval no que diz respeito à dança.





Danças medievais

Na Idade Média européia, havia muitas festas e encontros como hoje. No entanto, como as primeiras evidências concretas da dança remontam a 1450, após o início do Renascimento, há pouco material de onde partir. Apesar disso, pinturas da época mostram danças, havendo também algumas referências a elas em várias peças da literatura.

Artigos relacionados
  • Sapatos Ballerina Pointe
  • Curiosidades sobre dança
  • Imagens de dança latino-americana

A primeira documentação da dança é uma forma de movimento de dança folclórica da Idade Média conhecida como 'carole'. Nos séculos 12 e 13, isso foi orquestrado nos tribunais. Grupos de dançarinos de mãos dadas em um círculo com todos os dançarinos cantando enquanto se movem ao redor do círculo. Infelizmente, nenhuma letra original ou passos de dança sobreviveram.



No entanto, a carole é mencionada nas obras de poetas franceses, particularmente na série chamada Romances Arturianos. Aqui, é mencionado que 'donzelas faziam rodadas e outras danças, cada uma tentando superar a outra em mostrar sua alegria'.

As danças medievais também são mencionadas por escrito por volta de 1170, onde uma história fala de um prado com damas e cavaleiros brincando e dançando. Esses, e muitos outros escritos que sobreviveram, são considerados como se referindo a caroles.



Existe também uma outra forma de dança muito antiga conhecida como 'Estampie', que pode ser potencialmente a origem da palavra 'carimbo', desde o bater de pés às fortes batidas rítmicas das melodias de Estampie. Novamente, nenhum passo de dança sobreviveu, e o que sabemos dessa dança medieval é um mistério que ainda não foi descoberto.

Danças medievais para crianças

Se você deseja ensinar dança medieval às crianças, a melhor coisa a fazer é encontrar uma trilha sonora de um filme baseado na época, talvez uma trilha sonora de Robin Hood. Vista as crianças como príncipes e princesas e permita que aprendam algumas danças tradicionais da corte. Isso pode ser encontrado por meio de um vídeo de história da dança ou online. Certifique-se de que os professores aprendam com antecedência para que seja simples o suficiente para ensinar as crianças quando elas chegarem.

Você também pode jogar 'dança congelada da bola real', onde toca música medieval e permite que as crianças dancem em seus trajes de dança medievais e, em seguida, 'congelar' sempre que a música parar. Elimine as crianças quando elas se movem durante o tempo de congelamento, até que o último jogador permaneça e seja o vencedor.



Outras Danças

Outra dança muitas vezes creditada à época medieval, embora provavelmente tenha sido desenvolvida um pouco depois, é o Saltarello. Esta foi uma dança animada que se originou em Nápoles. Novamente, apenas as fotos permanecem, então ninguém tem certeza dos passos da dança, a não ser que provavelmente foi rápido e cheio de saltos como uma dança.

Esta foi dançada na Europa até o século 15, quando o Saltarello se tornou o nome de uma etapa oficial de dança. As pessoas continuaram a usar o Saltarello como improvisação para uma dança completa. Você também pode ver essa etapa em alguns documentos de dança do século XVI.


As danças medievais sempre serão um mistério para nós, pois sonhamos e imaginamos como devem ter sido essas danças antigas. Certamente eles estavam cheios de alegria, paixão e criatividade, bem como as danças que vivemos hoje. A dança e o movimento fazem parte da vida há séculos e continuarão a durar através dos tempos.

Calculadora Caloria