Azeite e 5 outros remédios caseiros para aliviar a constipação em gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher alimentando seu gato lá fora.

Se o seu gatinho parece ter problemas de regularidade, você pode usar o azeite como remédio natural para a constipação felina. Isso mesmo; o mesmo azeite com que você cozinha pode ajudar a movimentar as fezes do seu gato. Aprenda como saber se seu gato está constipado e como usar esse método, além de vários outros remédios caseiros para aliviar a constipação.





Usando azeite de oliva como remédio para constipação em gatos

O azeite é um método seguro e eficaz para tratamento de felinos com prisão de ventre . Por que? O azeite funciona como lubrificante e amolece as fezes do corpo do gato, permitindo que passem com mais facilidade.

Artigos relacionados

Tratar gatos com azeite é uma alternativa muito mais simples e menos estressante do que a administração de um enema pelo veterinário. Seu gato deve sentir alívio algumas horas após consumir azeite.



Dica rápida

O azeite extra-virgem é a forma mais pura de azeite disponível, por isso usar este tipo de azeite é a melhor opção para o seu gato.

Dosagem de azeite se o seu gato estiver constipado

Para um leve ataque de constipação, dê ao seu gato ½ a 1 colher de sopa de azeite , ou cinco a 10 gotas se você usar um conta-gotas. Para uma administração mais fácil, adicione o óleo à comida do seu gato.



Precisa saber

Nunca force o azeite na boca do seu gato. Sempre adicione-o à comida.

Quando você não deve usar azeite para a constipação do seu gato

O azeite não é um tratamento adequado para felinos com problemas recorrentes de prisão de ventre. Contém ácidos terpênicos e compostos fenólicos , que o fígado de um gato tem dificuldade em processar corretamente . Use azeite de oliva apenas em pequenas doses e leve seu gato ao veterinário imediatamente se ocorrer algum efeito colateral ou se a prisão de ventre persistir.

Efeitos colaterais do azeite

O azeite não deve causar efeitos colaterais para o seu gato quando administrado raramente em pequenas doses, embora quantidades excessivas possam causar diarréia. Gatos com problemas de saúde podem ter problemas para digerir óleos, por isso fale com seu veterinário antes de administrar azeite a um animal. gato com a saúde debilitada .



Outros remédios caseiros naturais para constipação em gatos

Além de usar azeite, existem vários remédios caseiros que você pode experimentar para a constipação do seu gato. Você provavelmente já tem esses itens em sua cozinha, mas se não tiver, eles estão disponíveis em todos os supermercados.

como fazer um lustre de chifre

Óleo de côco

O óleo de coco pode ser benéfico para gatos em muitos cenários, incluindo prisão de ventre. Funciona da mesma forma que o azeite para lubrificar as fezes e ajudá-las a se moverem pelo cólon.

    Dose de óleo de coco para constipação em gatos: ½ colher de chá para cada 10 quilos de peso, uma vez por dia.

Lembre-se do Psyllium

O pó de casca de psyllium, mais comumente conhecido pela marca Metamucil, é um laxante formador de volume que pode ajudar gatos com prisão de ventre. É feito de cascas de sementes, por isso é totalmente natural. Apenas certifique-se de que seu gatinho beba muitos líquidos para evitar ficar ainda mais constipado por causa das fibras.

    Dose de casca de psyllium para constipação em gatos: ½ a 1 colher de chá uma vez por dia misturada na comida do seu gato.

Abóbora

Esta abóbora rica em fibras pode ajudar a proporcionar algum alívio ao seu gato. A abóbora é rica em fibras e também possui alto teor de água. Use apenas abóbora enlatada simples (não mistura para torta de abóbora) ou abóbora cozida preparada em casa. Só sei que nem todos os gatos gostam do sabor ou da textura da abóbora.

    Dose de abóbora para constipação em gatos: ½ a 1 colher de chá uma a duas vezes ao dia.

Suco de Aloe Vera

Alguns médicos holísticos recomendam o suco de aloe vera como solução para a constipação em humanos e animais de estimação. Aloe pode ter efeitos negativos nos rins , então verifique com seu veterinário antes de dar isso ao seu gato. Evite quaisquer produtos que contenham látex de aloe vera ou que contenham aditivos.

quão raras são notas de $ 2
    Dose de suco de aloe vera para constipação em gatos: ½ a 1 colher de chá uma vez por dia.

Comida de gato enlatada

Aumentar a ingestão de água do seu gato é uma parte importante para eliminar a constipação, e a comida úmida pode ajudar nisso. Isto é particularmente importante se o seu gato comer apenas ração ou comida seca. Ofereça-lhes comida úmida com um pouco de água morna para obter alguns líquidos. Isso deve ajudar a movimentar as coisas.

gato bebendo água da torneira.

Reconhecendo quando seu gato está constipado

Existem muitos fatores que contribuem para a constipação em gatos, incluindo dieta, desidratação , tumores, função renal, obesidade ou caixa de areia suja. Os gatos ficam facilmente estressados ​​e qualquer tipo de estresse que experimentem também pode contribuir para a constipação.

A maneira mais fácil de saber se o seu gato está sofrendo de prisão de ventre é verificando a caixa sanitária. A maioria dos gatos defeca pelo menos uma vez por dia. Se o seu gato passou dois dias sem fazer cocô ou tem fezes secas, duras, finas ou pequenas, ele pode estar constipado. Se você tem vários gatos, é mais fácil saber se um deles está constipado se você vir um de seus gatos:

Quando consultar um veterinário sobre a constipação do seu gato

Se o seu gato não evacuar algumas horas depois de consumir azeite ou outro remédio caseiro, é melhor entrar em contato com o seu veterinário para ver se ele pode recomendar outro tratamento. Outros sinais de que você deve procurar a orientação do seu veterinário incluem:

  • Se o seu gato começar a vomitar, perder o apetite ou parecer letárgico após consumir azeite, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.
  • Sintomas de um bloqueio urinário ou obstrução intestinal em gatos são semelhantes à constipação em gatos; no entanto, esses bloqueios pode ser fatal . Se você vir seu gato fazendo esforço ou se ele tiver sangue na urina ou nas fezes, leve-o ao veterinário imediatamente.
  • Se o seu gato tiver prisão de ventre frequente, pode haver um problema com a dieta dele. O azeite e os remédios caseiros são uma solução temporária, por isso examine a causa da prisão de ventre do seu gato e fale com o seu veterinário.

Prevenindo a constipação felina

Felizmente, existem medidas de segurança que você pode tomar para evitar que seu gato fique constipado.

  • Cuide do seu gato regularmente para minimizar a quantidade de pêlo eles lambem e engolem.
  • Mantenha o estresse do seu gato ao mínimo.
  • Colher e limpe a(s) caixa(s) de areia regularmente .
  • Incentive seu gato a beber líquidos para mantê-lo hidratado.
  • Ajude seu gato a manter um peso saudável por meio de exercícios e dieta alimentar.
  • Mantenha seu gato ativo, pois o exercício é importante para o movimento digestivo.

Aliviando a constipação do seu gato com remédios caseiros

A constipação é uma doença desconfortável para os gatos, portanto, quanto mais rápido você resolver o problema, melhor. O azeite é um método seguro e não invasivo de estimular a evacuação do seu gato de forma rápida e fácil. Outros remédios caseiros também podem funcionar, mas fique de olho no seu gato e tome-os se não notar melhora.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria