Por que meu gato está vomitando?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário examina um gato

Quando você vê seu gato normalmente saudável vomitando, é motivo de preocupação. Um gato pode vomitar por vários motivos, alguns dos quais são esperados e outros que podem exigir uma visita ao veterinário. A chave para saber cuidar de um animal que acabou de vomitar é entender o que é normal e o que não é.





Gatos vomitando sangue

Uma das visões mais assustadoras para o dono de um gato é o aparecimento de sangue no vômito do animal.

  • Se o vômito se assemelhar a borra de café vermelha escura a marrom, leve o animal imediatamente ao veterinário, pois ele pode ter sofrido lesões internas. Esta condição é conhecido como hematêmese e a causa geralmente é um problema gastrointestinal ou hemorragia interna.
  • Outro caso em que você pode ver sangue no vômito de um gato que se parece com manchas vermelhas de sangue no vômito. Isso não é tão sério, pois significa que seu gato pode ter algum tecido irritado que rompeu devido à ação do vômito ou durante o vômito crônico. Também pode acontecer se um gato engolir acidentalmente algo como um pequeno brinquedo que arranhou o esôfago.
  • Os gatos também podem vomitar sangue devido a sangramento nas gengivas devido a doenças dentárias, doenças respiratórias, parasitas internos, como vermes, envenenamento e alguns tipos de câncer que causam sangramento interno de tumores. Gatos com distúrbios de coagulação sanguínea também podem vomitar sangue.
  • Se o seu gato parece ter o tipo de sangue menos grave no vômito ou o tipo mais escuro e mais preocupante, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente, pois qualquer tipo de sangue é um sinal de uma condição interna que precisa ser tratada corretamente. ausente.
Artigos relacionados

Vômito Constante

O gato vai vomitar quase constantemente , e o líquido é claro e espumoso.



  • Isso pode ser causado pela ingestão de grama para eliminar bolas de pelo, pois a grama pode irritar a mucosa do estômago. O gato pode já ter vomitado a grama antes, mas seu estômago ainda está irritado.
  • Outro motivo pode ser comer comida estragada. Se o vômito não parar em 24 horas e for acompanhado de diarreia, procure atendimento médico para o animal.
  • Um gato pode vomitar constantemente por motivos mais sérios, como uma obstrução no esôfago, como um brinquedo ou um pedaço de barbante que engoliu acidentalmente. Você pode ver pequenos pedaços de sangue vermelho vivo nesse tipo de vômito.
  • O excesso de bile no vômito pode significar que o gato tem pancreatite ou sofre de uma doença inflamatória intestinal.
  • Se o vômito contiver muito muco, seu gato pode apresentar uma irritação grave no intestino.
  • Vômitos constantes que incluem muita comida podem ser causados ​​por envenenamento ou indicar um transtorno de ansiedade. Seu gato também pode estar comendo muito rápido e demais, o que também pode estar relacionado à ansiedade.
  • Em todos os casos, seu gato deve ser examinado por um veterinário que possa determinar a causa subjacente e prescrever o tratamento, que pode incluir cirurgia se for uma obstrução, medicamentos para ansiedade ou outras doenças ou fluidos intravenosos para envenenamento.
  • Se o veterinário determinar bolas de pelo é a causa , pode ser necessário mudar a rotina de higiene do seu gato, fornecer uma pasta laxante para bolas de pelo e aumentar a fibra alimentar.

Vômito esporádico

Não é incomum que um gato vomite de vez em quando durante dias ou semanas.

  • Nem sempre está associado à alimentação (gatos que comem demais podem vomitar logo após comerem).
  • Um gato que vomita esporadicamente pode ficar apático e cansado, negligenciar a higiene e perder o interesse em comer. Isto pode ser um sinal de parasitas intestinais, doença hepática ou renal, metrite aguda ou bolas de pêlo graves. Todos esses cenários requerem uma visita ao veterinário para um diagnóstico preciso.
  • Se o seu gato vomita de vez em quando, mas não apresenta outros sintomas, ele pode simplesmente ter tido um estômago azedo, que geralmente se resolve sozinho dentro de algumas horas.

Vômito de fezes

Um gato que vomita fezes com mais frequência sofreu uma lesão interna grave ou tem peritonite infecciosa felina.



  • O animal também pode ter uma obstrução no estômago ou no intestino delgado. Isso pode acontecer se o gato engolir um pedaço de brinquedo ou outro objeto não comestível que fique preso no organismo.
  • Os gatos também podem desenvolver obstrução intestinal de tumores, hérnias intestinais, torção gástrica, inflamações de todo o trato digestivo e infestações por lombrigas.
  • Além do vômito, seu gato também pode parecer desidratado, ter barriga inchada e sensível ao toque, letargia, falta de apetite e possivelmente diarréia ou incapacidade de defecar.
  • Seu veterinário precisará ver seu gato imediatamente para realizar exames de raio-x, ultrassom ou endoscópicos para determinar onde está o bloqueio e como eliminá-lo. Isso pode incluir cirurgia, bem como cuidados de suporte, como fluidos intravenosos e medicamentos. Uma obstrução intestinal pode levar à morte se não for tratada, portanto, não demore em entrar em contato com seu veterinário.

Vômito de vermes e parasitas intestinais

Um gato que vomita vermes tem parasitas internos como lombrigas . Isto é frequentemente observado em gatinhos.

  • Outros sintomas podem incluir incapacidade de ganhar peso e perda de peso, pele com aspecto pouco saudável, barriga inchada e tosse. Você também pode ver vermes nas fezes, além do vômito.
  • Embora não seja tão comum quanto as lombrigas no vômito, é possível ver pedaços de tênia no vômito de um gato. Mais frequentemente, eles são visíveis nas fezes. Os sintomas de uma tênia incluem perda de peso, diarréia e barriga inchada, assim como acontece com as lombrigas.
  • É melhor levar o gatinho ao veterinário para tratar vermes. Dando a um gatinho a dose adulta de vermífugo de gato causará dor extrema no animal e é fundamental acertar a dosagem. Seu veterinário também discutirá com você um medicamento preventivo contra vermes para o futuro.

Outras razões para os gatos vomitarem

Se o seu gato vomitou bolas de pelo e grama, não há motivo para alarme. Um gato come grama para ajudá-lo a vomitar pelos que se acumularam em seu estômago devido à escovação, uma vez que não são facilmente digeridos. Geralmente é fácil discernir esse tipo de vômito, pois é visível a grama verde que o gato comeu.

Doença inflamatória intestinal

Existem vários tipos de doença inflamatória intestinal (DII) que pode causar vômito em um gato, incluindo:



  • Gastrite – uma inflamação do estômago
  • Enterite – uma inflamação do intestino delgado
  • Colite – uma inflamação do intestino grosso

Se o seu gato vomita com frequência, está perdendo peso, tem diarreia crônica e fezes com sangue, letargia e falta de apetite, isso é um forte indício de que ele está sofrendo de uma forma de DII. Um exame veterinário pode levar a um tratamento que inclui mudanças na dieta, suplementos prebióticos e medicamentos como metronidazol e corticosteróides.

Metrite Aguda

A infecção bacteriana do útero pode acontecer logo após um gato dar à luz gatinhos. Se sua nova mãe gata está vomitando junto com sintomas como desidratação, febre, gengivas vermelhas escuras, falta de apetite e secreção fétida na vulva, ela precisa de tratamento veterinário imediatamente. Se não for tratada, a infecção pode não apenas torná-la estéril, mas também causar sepse e morte.

Peritonite Infecciosa Felina

O vômito é um dos sintomas disso doença perniciosa que infelizmente não tem cura e é fatal. A PIF requer um exame veterinário para fazer o diagnóstico, pois pode corresponder aos sintomas de várias outras doenças. Seu veterinário irá prescrever cuidados de suporte e medicamentos para ajudar seu gato a se sentir melhor, mas o prognóstico de um gato com PIF acabará por levar à eutanásia.

Doença hepática e renal

As doenças hepáticas e renais em gatos incluem o vômito e um dos sintomas significativos. Este tipo de vômito pode incluir sangue se o gato tiver tumores em algum dos órgãos. Felizmente em doença hepática seu veterinário tem boas chances de remover os tumores por meio de cirurgia. Com doença renal , o prognóstico é menos certo e alguns gatos podem recuperar a função renal completa se a doença estiver relacionada a uma obstrução temporária ou a uma infecção bacteriana.

Insuficiência renal crônica

Em casos de insuficiência renal crônica devido a doença renal, seu gato vomitará devido a náuseas causadas pelo mau funcionamento dos rins. Seu veterinário pode prescrever medicamentos antináuseas e antiácidos para ajudar seu gato a se sentir melhor durante os estágios finais da doença, o que, em última análise, significará eutanásia. Fluidos orais e intravenosos também são administrados para prevenir a desidratação e esteróides e injeções de vitaminas podem ajudar a estimular o apetite.

Hipertireoidismo

Cerca de 44% dos gatos que sofre de hipertireoidismo experimentará vômitos persistentes junto com diarréia. Isso também será acompanhado por perda de peso, pelagem opaca, queda de cabelo e consumo excessivo de álcool e micção. Embora essa condição geralmente ocorra em gatos mais velhos, gatos a partir dos dois anos de idade podem tê-la e gatos de todas as idades precisarão consultar um veterinário para tratar essa condição. Seu veterinário pode prescrever terapia com iodo radioativo, cirurgia ou o medicamento antitireoidiano metimazol.

Ingestão de plantas tóxicas ou outras substâncias

Vômito de um líquido claro ou uma substância espumosa branca são um sinal comum de envenenamento entre gatos . Como você também pode ver esse tipo de vômito em coisas tão simples como bolas de pelo, é importante procurar outros sintomas. Se você sabe que seu gato comeu algo que não deveria, ou se você observar que ele parece desorientado, babando, recusando-se a comer, letárgico ou bebendo excessivamente, e suas gengivas parecem pálidas ou amareladas, leve-o a um veterinário O MAIS CEDO POSSÍVEL.

Panleucopenia Felina

Também conhecido como cinomose de gato , a panleucopenia felina não tem cura e cerca de 90% dos gatos que a contraem morrerão se não receberem tratamento. Um dos sinais da cinomose é o vômito, que geralmente é um líquido claro e muitas vezes confundido com doenças menos graves. Se você observar esse tipo de vômito em conjunto com outros sintomas, como diarreia intensa, desidratação, pelagem opaca, icterícia ao redor das orelhas e aparecimento de uma terceira pálpebra, procure tratamento veterinário imediatamente. Se for pego a tempo, seu veterinário pode prescrever antibióticos, medicamentos anti-náuseas e cuidados de suporte para ajudar seu gato a vencer esta infecção grave.

Cuidar de um gato com vômito

Se você tem um gato doente que precisa de cuidados especializados, mantenha-o limitado a um cômodo para que você possa observá-lo.

Gatinho cinza dormindo
  • Se você tiver uma gaiola grande com espaço suficiente para uma cama e uma caixa sanitária, este pode ser o melhor lugar para manter o animal temporariamente.
  • Um gato que vomita com frequência pode ficar desidratado rapidamente. Isto é especialmente verdadeiro para gatinhos e gatos mais velhos.
  • A visita a um veterinário pode ser necessária antes de 24 horas se o animal ficar flácido e apático. Um animal nesta condição necessitará de fluidos intravenosos o mais rápido possível para ajudá-lo a sobreviver.
  • Animais que vomitam com frequência devem ter sua alimentação suspensa até que o vômito diminua. Caso o animal apresente vômitos persistentes, mesmo após a suspensão da alimentação por 12 a 24 horas, ele deve ser levado ao veterinário para exame.

Tratando vômitos em gatos

Embora vomitar aqui e ali seja perfeitamente normal, o gato conhece os sinais e sintomas de quando isso indica uma condição muito mais grave. Se você observar seu gato vomitando em conjunto com quaisquer outros sintomas discutidos aqui, não demore em procurar atendimento médico. É sempre melhor agir com cautela do que esperar até que uma condição atinja um estágio de emergência. Um rápido telefonema para o veterinário pode ser suficiente para salvar a vida do seu animal de estimação.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria