Gagueira em crianças: causas, tratamento e dicas para ajudá-las

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





As crianças pequenas podem às vezes encontrar pausas na fala e alguns níveis de disfluências ao falar, o que é um aspecto normal do desenvolvimento de habilidades de comunicação. No entanto, a gagueira em crianças pequenas é um fenômeno que pode causar preocupação entre muitos pais. Além disso, a gagueira pode durar mais tempo em algumas crianças e pode prejudicar suas habilidades sociais e interativas. Continue lendo este post enquanto falamos sobre as possíveis causas da gagueira de uma criança e maneiras de tratar a condição.



O que é gagueira?

A gagueira é a disfluência da fala causada pelo uso repetido de sílabas, palavras e sons. 1 ). Como a criança repete palavras ou frases, a gagueira leva a uma interrupção crônica na fala.

De volta ao topo



knock off Louis Vuitton Bags vs Real

Quão comum é a gagueira entre as crianças?

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, cerca de uma em cada 20 crianças desenvolve gagueira. A probabilidade de gaguejar é maior entre as idades de dois e cinco anos. A gagueira também é mais comum em meninos do que meninas.

De volta ao topo



A gagueira pode acontecer de repente?

sim. A gagueira pode acontecer de repente. Uma criança, que não gaguejou antes, pode desenvolvê-la durante a noite ( dois ). Ele também pode se acumular gradualmente.

De volta ao topo

[ Ler: Dispraxia em crianças ]

O que causa a gagueira em crianças?

A gagueira pode ser devido a ( 3 ):

    Uma história familiar:Crianças que têm familiares com gagueira correm maior risco de desenvolver a doença. Genes defeituosos associados à gagueira podem transmitir o distúrbio da fala através das gerações.
    Lesões cerebrais:Sofrer um trauma no cérebro pode resultar em gagueira, conhecida como gagueira adquirida ou gagueira neurogênica.
    Choque emocional:Choque ou trauma podem aumentar o risco de gagueira em crianças pequenas. Tal condição é chamada de gagueira psicogênica. A discordância familiar ou a mudança no ambiente também podem precipitar a gagueira.
    Problemas neurológicos:Problemas com o sistema nervoso podem causar gagueira. Um exemplo é a síndrome de Tourette, onde uma pessoa repetiu movimentos involuntários do rosto ou de outras partes do corpo. Problemas neurológicos como um tumor cerebral também podem levar à gagueira.
    Outros distúrbios da fala:A gagueira geralmente coexiste com outros distúrbios de fala e linguagem que uma criança pode ter.

Se o seu filho for positivo para qualquer uma das causas acima, fique atento a quaisquer sinais de gagueira, pois os primeiros sinais de gagueira podem surgir entre os 18 e 24 meses de idade ( 5 ).

De volta ao topo

Quais são os sintomas da gagueira?

A seguir estão os sintomas da gagueira ( 4 ):

    Repetição de frases e sons:Exemplo, eu quero meus t-t-brinquedos!, A árvore tem um ne-ne-ninho.
    Prolongamento dos sons:Exemplo, A tartaruga anda sssslow.
    Momentos em branco ao falar:Haverá blocos repetidos. Ao falar uma frase, uma criança fazia uma pausa desajeitada, por causa de sua incapacidade de falar mais confortavelmente.
    Características colaterais:Uma criança gaga pode frequentemente contrair os lábios, mover a mandíbula desajeitadamente ou piscar repetidamente.
Se inscrever
    Frustração e ansiedade ao falar:Uma vez que a criança é incapaz de comunicar seus sentimentos corretamente, eles associam falar com frustração e aborrecimento.

Alguns pais podem sentir que os sintomas mencionados acima são normais durante o desenvolvimento da fala da criança. No entanto, a fala de uma criança gaga é diferente da fala de um disfluente.

De volta ao topo

Como diferenciar a gagueira da disfluência normal?

Aqui está como você pode distinguir a gagueira da disfluência normal ( 6 ).

Disfluência normal Engasgando
Dura menos de seis mesesDura mais de seis meses
Usa enchimentos como hum, eh, e gosta de cobrir a pausaSem uso de enchimentos durante a pausa
Repete palavras do que sonsRepete sons e sílabas em vez de palavras
Sem oscilação do tom da vozO tom pode aumentar com a repetição da palavra ou dos sons, e a criança pode apresentar falhas ou bloqueios de voz no meio.
Sem frustração, ansiedade ou tensão ao falarA criança parece tensa e frustrada ao falar
Sem traços secundários / colaterais, como piscar de olhos e espasmos da bocaExibe outros traços secundários, como espasmos dos olhos e da boca

Se você não conseguir diferenciar os sintomas ou suspeitar de um problema com a fala do seu filho, consulte um médico.

De volta ao topo

[ Ler: O que causa a língua presa em crianças ]

Quando visitar um médico para a gagueira de uma criança?

Não espere se suspeitar que seu filho está gaguejando. Dependendo da condição da criança, um pediatra pode encaminhá-lo para um fonoaudiólogo pediátrico. Uma análise do patologista pode ajudar a diagnosticar o problema de gagueira da criança.

De volta ao topo

qual é a melhor comida de gato molhada

Como é diagnosticada a gagueira em crianças?

Um fonoaudiólogo usará os seguintes procedimentos para diagnosticar a gagueira em crianças pequenas ( 7 ):

    Revise a condição:O patologista verificará por quanto tempo a condição persistiu, se alguém da família tem gagueira e se a criança tem outros distúrbios da fala. O médico também considerará quaisquer lesões cerebrais que a criança tenha tido no passado.
    Observação dos sintomas:Exercícios de fala simples ajudariam o patologista a observar os sinais da gagueira e sua intensidade.
    Desenvolvimento geral da fala da criança:Uma criança com disfluência normal pode alcançar confortavelmente outros marcos de fala e linguagem de sua vida. No entanto, aqueles com gagueira podem não.

De volta ao topo

Como é tratada a gagueira em crianças?

Mudanças básicas de fala e terapia de longo prazo são usadas para corrigir a gagueira. O tratamento é uma abordagem sistemática que envolve uma combinação de procedimentos terapêuticos e modificação da linguagem e varia de acordo com a gravidade da gagueira da criança. As duas etapas mais importantes incluem ( 8 ):

    Modificação de fala:Um patologista treina a criança para fazer mudanças sutis na linguagem para minimizar as chances de gagueira. Estes incluem o uso de palavras e frases que uma criança pode dizer melhor. Um estilo de comunicação modificado é sugerido aos pais para melhor atender uma criança gaga. Crianças pequenas podem se beneficiar da intervenção da fala e podem ser curadas mais cedo.
    Terapia a longo prazo:Isso envolve ensinar a criança a lidar com gatilhos, usando frases curtas e métodos para evitar uma pausa prolongada na fala. As sessões de terapia geralmente são realizadas em grupos e trabalham para incutir confiança nas crianças.

O tratamento é uma abordagem sistemática que envolve uma combinação de procedimentos terapêuticos e modificação da linguagem e varia de acordo com a gravidade da gagueira da criança.

De volta ao topo

Como os pais podem ajudar uma criança que gagueja?

Os pais podem desempenhar um papel crucial em diminuir a intensidade da gagueira de uma criança. Aqui está como:

    Fale com a criança com calma.Use um discurso lento e descontraído para se comunicar com seu filho; use pausas ao falar. Use frases mais curtas que pareçam menos exigentes de uma resposta (Então você se divertiu no parque!) em vez de perguntas (Então, o que você fez no parque hoje?).
    Confie nas expressões faciais e na linguagem corporal.Se um aceno de cabeça ou aceno de mão pode fazer o trabalho, evite usar palavras. Pode ajudar a reduzir o número de gatilhos de gagueira para uma criança.
    Tenha paciência.Quando seu filho gaguejar, não peça que ele complete a frase rapidamente ou interrompa para completar a palavra que está com dificuldade para pronunciar. Além disso, não diga à criança para diminuir sua velocidade de falar. Uma criança pode perceber que a gagueira é errada, o que, por sua vez, pode aumentar o estresse.
    Não deixe a criança se sentir consciente sobre a gagueira.Evite apontar para gaguejar. Pode ferir a autoconfiança do pequeno e impedi-lo de compartilhar seus sentimentos.
    Diga ao seu filho que a gagueira não deve limitá-lo.Crianças mais velhas podem parecer frustradas ao se comunicar com seus pares. Incentive-os a conversar mais com seus amigos, independentemente de sua gagueira. Ajudar a criança a lidar com a condição todos os dias também ajuda a terapia da fala que ela está passando.

De volta ao topo

[ Ler: Quais são os sinais de TDAH em crianças ]

Como prevenir a gagueira em crianças?

Não há como prevenir a gagueira em crianças pequenas, uma vez que é causada por razões que não são totalmente compreendidas ( 9 ). Garantir que você fique alerta para as deficiências na fala do seu filho é a melhor maneira de ajudá-lo a superá-lo.

De volta ao topo

A gagueira pode parecer desconcertante, mas lembre-se de que a intervenção oportuna garante que a criança supere a doença. Na dúvida, converse com um pediatra. Uma vez no caminho do tratamento, não há nada que impeça seu filho de crescer e se destacar na vida.

Calculadora Caloria