Tipos de estilos de jazz

Os Melhores Nomes Para Crianças

membros de uma banda de jazz tocando música

Jazz é um gênero musical que originado nos Estados Unidos por volta da virada do século XX. Ele tem suas raízes na música blues, e o gênero deu origem a uma série de estilos de jazz no século passado.





Estilos de Jazz

Existem vários estilos de jazz, cada um com suas características únicas. Ouça amostras de estilos diferentes para saber como o gênero evoluiu.

Artigos relacionados
  • História da Dança Jazz
  • Dançarinos de jazz famosos
  • Terminologia de Jazz Dance

Os Azuis

O blues é o estilo original de jazz que se tornou popular no final do século 19 e no início do século 20, originado nas comunidades afro-americanas no Deep South. Os músicos modernos continuam a incorporar riffs e temas de blues em grande parte da música popular atual em gêneros como rhythm and blues (R&B), country e rock.



lave e use cortes de cabelo por mais de 50 anos

Originalmente, a instrumentação típica de blues incluía piano, gaita, guitarra e vocais. O blues tradicional depende de certas progressões de acordes, bem como de um ritmo de walking bass (conhecido como shuffle). O blues também incorpora o padrão de chamada e resposta na música em que um músico toca ou canta uma frase e outro músico 'responde'.

O blues tem muitos subgêneros, incluindo blues country, blues urbano, blues jazz, blues de Kansas City, blues de Chicago, blues de Detroit e blues moderno.



Ragtime

Um dos primeiros estilos de jazz, música ragtime ganhou popularidade na década de 1890. Um dos mais conhecidos compositores de ragtime, Scott Joplin, escreveu partituras que permanecem no repertório dos músicos até hoje. Os trapos de Joplin incluíam seu trabalho mais conhecido, The Entertainer , bem como muitas outras peças, como The Maple Leaf Rag e The Wall Street Rag.

As peças de ragtime eram uma combinação de música estilo marcha e ritmos africanos, e apresentavam síncope pesada conhecida como 'ragging'. Enquanto as peças de Joplin eram tocadas principalmente no piano, as bandas de ragtime também tocavam músicas de compositores como Irving Berlin ( Banda de Ragtime de Alexander ), Claude DeBussy ( Golliwog's Cakewalk ) e Jelly Roll Morton ( Kansas City Stomp )

Balanço

Nas décadas de 1930 e 1940, música swing tornou-se popular. A música swing era frequentemente executada por 'big bands' com uma série de músicos em seções incluindo ritmo (piano, percussão, guitarra, baixo), metais (trompetes e trombones), sopros (clarinete e saxofones) e vocais. A música swing apresentava ritmos que enfatizavam o fora do ritmo. Muitas das paradas tinham um som grande e enérgico devido ao tamanho da banda.



Músicos de swing populares incluem Count Basie ( Doce georgia marrom ), Duke Ellington ( Não significa nada se não tiver aquele swing ), e Glenn Miller (No clima ) Hoje, o swing está revivendo graças a bandas como a Cereja Poppin Daddies .

Dixieland

Também conhecido como Jazz de Nova Orleans ou marching jazz, Dixieland apresenta metais vibrantes, ritmos animados e melodias cativantes, como Quando os santos estiverem marchando . Na música Dixieland, um único instrumento tocará a melodia da música, enquanto todas as outras seções da banda improvisam de acordo com a melodia. O resultado é uma música animada e divertida com um som distinto.

O Dixieland começou em Nova Orleans no início dos anos 1900 e é um estilo que permanece popular no sul até hoje.

Muitos músicos de jazz incluíram Dixieland em seus repertórios, incluindo Louis Armstrong Basin Street Blues e de Isham Jones Wabash Blues .

quão alto deve ter um menino de 15 anos

Bebop

Na década de 1940, música bebop atingiu a maioridade. Essas paradas apresentavam ritmos rápidos, muita improvisação e melodias e harmonias contrárias extremamente complexas. Bebop era a música dos músicos devido ao nível de habilidade exigido tanto para tocar quanto para ouvir. Normalmente, os músicos de bebop tocavam em pequenos combos apresentando baixo, bateria, sax, piano e trompete, ao contrário de grupos maiores ou big bands.

Ao contrário das versões anteriores do jazz, o bebop não era tocado para que as pessoas pudessem dançar. Isso permitiu tempos mais rápidos e longas seções de solo improvisado por vários instrumentos no combo. Durante as seções de improvisação, o músico solo costumava fazer referência à melodia da peça enquanto era acompanhado pela seção rítmica. O canto Scat (usando sílabas sem sentido para cantar uma melodia improvisada) também é comum na música bebop.

como dobrar um guardanapo em uma estrela de natal

Músicos famosos do bebop incluem o saxofonista Cannonball Adderley ( Misericórdia, Misericórdia, Misericórdia ), o trompetista Miles Davis ( E daí ), e o saxofonista Charlie 'Bird' Parker (Ko Ko).

Cool Jazz

Como alternativa ao bebop mais acelerado e menos estruturado, o cool jazz, também conhecido como Jazz da costa oeste , apresentava tempos mais lentos com um som mais suave e maior estrutura. O próprio cool jazz foi baseado em uma combinação de jazz com música clássica, criando peças melódicas que fluíam suavemente e eram fáceis de ouvir.

Enquanto a improvisação ainda fazia parte do cool jazz, o destaque era a melodia, que era tocada por trompas e acompanhada pela seção rítmica. Isso emprestou à música o som descontraído encontrado em muitas das peças de Dave Brubeck, como Leve cinco . Outras peças populares de jazz descolado incluem Woody Herman's Início do outono e Miles Davis Por volta da meia noite .

Jazz latino

Nas décadas de 1960 e 1970, uma série de Gêneros de jazz de estilo latino tornou-se popular incluindo jazz afro-cubano e jazz afro-brasileiro. Esses estilos apresentam ritmos latinos tocados em instrumentos como os timbales ou claves, bem como linhas de baixo de bossa nova ou samba. Esses ritmos apresentam síncopes pesadas e derivam de influências rítmicas latinas e africanas. Ao contrário de outros tipos de jazz que balançam colcheias, o jazz latino se baseia em colcheias retas nas quais os músicos tocam cada nota de um par de colcheias pela mesma duração.

Canções populares de jazz latino incluem Dizzy Gillespie's Uma noite na Tunísia , De Antonio Carlos Jobim A menina do ipanema e de Duke Ellington Caravana .

Jazz Fusion

Os anos 60 e 70 também trouxeram uma fusão de jazz e rock chamada fusão de jazz . Enquanto os ritmos desse gênero eram decididamente rock, a música também era caracterizada pela improvisação, acordes de jazz e sincopação. A fusão de jazz costumava apresentar instrumentos de rock como guitarra elétrica, órgão Hammond e baixo elétrico, em oposição à instrumentação de jazz tradicional.

A fusão de jazz representou a primeira vez que o jazz e o rock emergiram de seus mundos amplamente separados para se combinar em algo totalmente novo. Muitas canções de fusão de jazz se tornaram sucessos nas listas dos 40 melhores da música pop, trazendo um pouco do jazz para um público mais amplo.

armários de cozinha antigos com caixa de farinha

Artistas como Chick Corea ( Espanha ), Herbie Hancock ( Camaleão ), e Carlos Santana ( Um amor supremo ) todos os sucessos de fusão de jazz gravados.

Funk

Funk jazz apresenta sons eletrônicos e uma batida forte e groove. A música tornou-se popular nas décadas de 1970 e 1980. Por causa do ritmo e da batida, as peças do funk são bastante dançantes, o que as torna populares em clubes de dança.

Musicalmente, o jazz funk costumava apresentar instrumentos não vistos normalmente na música jazz, como sintetizadores, pianos elétricos e baixo elétrico, bem como instrumentos de jazz mais comuns, como bateria, piano, instrumentos de sopro e saxofone.

Músicas neste gênero incluem Herbie Hancock's Homem melancia e Harvey Mason Até você levar meu amor .

Acid Jazz

Em meados da década de 1980, surgiu um novo tipo de jazz - acid jazz - que surgiu da cena club londrina . Artistas de jazz ácido costumam fazer amostras de peças de jazz tradicionais, incorporando-as a uma batida eletrônica vibrante. Outros artistas combinaram elementos de jazz, hip hop e funk para criar música de dança com um som eletrônico único. A instrumentação do acid jazz normalmente inclui uma seção rítmica e trompas, junto com vocalistas, rappers ou DJs.

Peças populares de acid jazz incluem J. Spencer Lua Azul , Balanco's Canela e cravo e Liquid Soul's Mostre-me .

homenagem à mãe em seu funeral

Jazz suave

Na década de 1980 e além, jazz suave tornou-se popular. Smooth jazz é às vezes classificado como música adulta contemporânea e apresenta ritmos mais lentos com solos instrumentais ou vocais melódicos. A maioria das peças de jazz suaves têm um ritmo lento o suficiente para serem consideradas baladas. Saxofones e vocais são instrumentos solo particularmente populares no gênero, que teve tanta popularidade nos anos 90 e no início dos anos 2000 que muitas estações de rádio tinham um formato de jazz totalmente suave.

Embora o gênero seja menos popular hoje, muitos músicos de jazz suave continuam sendo muito conceituados. Músicos populares incluem Kenny G ( Apaixonado para sempre ), Anita Baker ( Doce amor ), e David Sanborn ( Soul Serenade )

A Evolução do Jazz

O jazz evoluiu ao longo dos anos, surgindo de influências da música clássica e africana e abrangendo uma ampla gama de gêneros únicos. Com tantos gêneros de jazz para escolher, encontrar um estilo que você goste é fácil, então sintonize um pouco de jazz para ampliar seus horizontes musicais.

Calculadora Caloria