10 fatos divertidos e interessantes sobre o peixe-anjo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Peixe-anjo (Pterophyllum scalare) em seu habitat natural

Os peixes-anjo são um dos peixes de aquário mais populares e certamente acrescentam muita graça e beleza a um aquário. No entanto, nem sempre são os peixes mais fáceis de cuidar, a menos que você conheça alguns fatos sobre eles e suas necessidades.





10 fatos interessantes sobre o peixe-anjo

Você provavelmente já viu muitos peixes-anjo jovens e adoráveis ​​em lojas de aquários, mas quanto você realmente sabe sobre eles? Aqui estão alguns fatos muito importantes que podem ajudá-lo a decidir se esses peixes são as espécies certas para o seu aquário doméstico .

1. Angelfish de água doce são membros da família dos ciclídeos

Angelfish são membros de água doce do família dos ciclídeos , e são originários da América do Sul. Este grupo inclui outros peixes populares, como o Oscar , Jack Dempseys, peixe-papagaio e disco.



2. Angelfish são onívoros

O que os peixes-anjo comem? O peixe anjo come alimentos e plantas vivas, então esses onívoros precisam ser alimentados os alimentos certos para ajudá-los a atingir o tamanho ideal e permanecer saudáveis.

  • Geralmente é melhor oferecer uma alimentação diária de flocos ou uma dieta granulada formulada para anjos.
  • Suplemente os peixes com alimentação viva de artêmias recém-nascidas, vermes sanguíneos e dáfnias cultivadas em suas culturas para evitar fontes contaminadas.
  • O peixe-anjo também pode comer outros peixes menores do aquário, como alevinos e tetras.

3. O peixe-anjo pode crescer até quase 25 centímetros

Qual o tamanho dos peixes-anjo e com que rapidez eles crescem? Em média, um peixe-anjo bem cuidado atingirá cerca de 15 centímetros na idade adulta, que tem cerca de um ano e meio de idade. Se estiverem alojados em tanques muito grandes e não estiverem superlotados, podem atingir quase 25 centímetros, embora isso seja bastante raro em cativeiro.

Peixe anjo contra um pano de fundo de plantas aquáticas verdes vívidas

4. É melhor mantê-los com sua própria espécie

Os peixes-anjo são agressivos? Esses peixes são frequentemente considerados peixes comunitários, o que significa que podem viver com uma variedade de outras espécies tropicais.

  • Embora isso seja verdade quando são jovens, os anjos tornam-se mais territoriais e agressivos à medida que amadurecem. Por esse motivo, geralmente é melhor abrigá-los em um aquário separado quando adultos.
  • Os peixes-anjo também podem se tornar agressivos entre si, o que geralmente ocorre durante a época de reprodução. Os machos podem brigar com outros machos por parceiras, e as fêmeas podem ser agressivas ao proteger seus filhotes de outros peixes machos e fêmeas em busca de um lanche.
  • Assim como o peixe-anjo pode atacar peixes menores, um 'predador' do peixe-anjo pode ser qualquer peixe maior e carnívoro, ou igualmente territorial, como um betta, que nunca deve ser alojado com o peixe-anjo.

5. Aquários Angelfish requerem condições específicas

Sempre mantenha os peixes-anjo no tanque mais limpo e de maior tamanho que puder suportar e certifique-se de ter um bom sistema de filtragem que não crie correntes excessivas na água, porque os anjos não são os nadadores mais ágeis. As condições certas da água também podem diminuir o estresse dos seus anjos e mantê-los mais saudáveis ​​e felizes. Com condições de água adequadas, você pode esperar que a vida útil do peixe-anjo seja de até 10 anos.

Pterophyllum scalare, peixe-anjo ou peixe-anjo de água doce

Idealmente, estes peixes preferem:

  • A temperatura da água do peixe anjo varia de 74 a 78 graus Fahrenheit quando mantido como animal de estimação
  • Temperatura de 80 graus para desova
  • Faixa média de pH de 6,5 a 6,9

6. Angelfish são propensos a Ich

Ich (às vezes chamado de ick) é uma condição parasitária oportunista que pode atacar a qualquer momento em que as condições do tanque sejam adequadas, e os peixes-anjo são altamente suscetível para isso. O parasita pode se espalhar de um peixe para outro e também pode existir sozinho no tanque antes de se fixar em um peixe. A superlotação, as más condições da água e a dieta inadequada podem contribuir para Eu infestação .

7. Peixe-anjo põe ovos

Os peixes dão à luz bebês vivos ou põem ovos que são fertilizados e eclodem posteriormente. Anjos caem no postura de ovos categoria. O processo de postura e incubação de ovos de peixe anjo é:

  1. A fêmea prefere depositar seus ovos em fileiras organizadas sobre um pedaço de ardósia submerso encostado na parede do tanque.
  2. O macho seguirá atrás dela e usará sua própria papila para fertilizar cada óvulo individualmente.
  3. Se a fertilização for bem-sucedida, você notará que os alevinos começarão a balançar o rabo em cerca de dois dias, embora ainda estejam presos à lousa.
  4. Os alevinos começarão a nadar livremente por volta do quinto dia e começarão a comer sozinhos por volta do sétimo dia, depois de terem absorvido os sacos vitelinos dos ovos.
Peixes de Aquário - Escalare Preto na água

8. Peixe-anjo fêmea e macho têm a mesma aparência

Ao contrário de algumas raças de peixes, geralmente não é possível distinguir um anjo macho de uma fêmea apenas olhando para eles, a menos que a fêmea esteja pronta para procriar.

contato visual sempre significa atração
  • Ambos os sexos possuem um órgão chamado papila localizado entre suas nadadeiras anal e ventral.
  • Quando a fêmea fica grávida, o que significa que ela está carregando ovos, sua papila fica ligeiramente aumentada e tem uma ponta romba. Quando o macho sente uma fêmea grávida, sua papila também aumenta ligeiramente, mas tem a ponta mais pontiaguda. Esta é a principal forma de distinguir os sexos, mas não é infalível.
  • Você sempre pode ter certeza de que qualquer anjo que põe ovos é uma fêmea. Quaisquer outros anjos no aquário que não fiquem grávidos ou não respondam a uma fêmea grávida podem ser mais fêmeas ou machos que não estão interessados ​​em emparelhar e procriar.

9. Existem muitos tipos e cores de peixes-anjo de água doce

O peixe-anjo de água doce original era um peixe-anjo prateado padrão. No entanto, mutações na coloração padrão ocorreram, e os criadores aproveitaram-se deles para criar muitas variedades interessantes e bonitas. Um dos mais recentes é o peixe anjo azul filipino, que na verdade exibe alguma coloração azul, como pode ser visto no vídeo a seguir de um casal reprodutor e sua prole de 7 dias de idade.

Outras variedades e cores populares incluem, mas não estão limitadas a:

  • Mármores
  • Zebras
  • Leopardos
  • Meio negros
  • Brancos
  • Véus
  • Ouros
  • Preto e branco

10. Também existem peixes-anjo marinhos

Existem também muitas espécies de peixes-anjo marinhos em uma variedade de cores que rivalizam com o arco-íris, e cada um tem seus próprios requisitos de cuidados. Se você acha que está à altura dos desafios de manter um aquário de água salgada, encontrará espécimes fascinantes em qualquer loja de aquários especializada em peixes de água salgada.

Angelfish são espécies gratificantes para amadores

Embora os peixes-anjo apresentem alguns desafios para seus tratadores, eles ainda não são tão difíceis de manejar como alguns de seus outros parentes ciclídeos, como os discos. Dê-lhes um aquário tão grande quanto possível, mantenha a água bem limpa e alimente-os com uma dieta carnívora. Se você puder fazer isso, poderá criar seus anjos juvenis para se tornarem adultos incrivelmente impressionantes.

Calculadora Caloria