5 fases da gravidez do cão e seu papel como pai do animal de estimação

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mãe cachorra samoieda com filhotes

Se você está pensando em criar sua cadela, você precisa entender os cinco estágios da gravidez canina para que possa fornecer os melhores cuidados ao seu animal de estimação. O conhecimento detalhado do processo ajudará a garantir que sua cadela tenha uma gravidez saudável e diminuirá as chances de complicações. Descubra o que ela precisa antes de procriar e durante a gravidez, e também como prestar os cuidados posteriores adequados.





Cuidados nas cinco etapas

Saber onde seu cão está em seu desenvolvimento o ajudará a garantir que você dará a ele todo o cuidado e atenção de que ele precisa. Criadores experientes estão familiarizados com os cinco estágios da gravidez de uma cadela. Tudo começa com o cachorro entrando no calor , ou estro, seguido do acasalamento entre a futura mãe e o pai.

Artigos relacionados

Uma vez engravidada, a gestação normalmente dura nove semanas antes do parto. Parto é o termo para o cão que dá à luz seus novos filhotes. A etapa final é cuidados posteriores realizados pelo seu cão , com ampla supervisão e assistência sua e de seu veterinário.



    Estágio 1: Concepção Etapa 2:Gravidez precoce Etapa 3: Gravidez Tardia Estágio 4: Parto Estágio 5: Cuidados posteriores à entrega

Estágio 1 da gravidez do cão: concepção

A concepção - ou reprodução - é a primeira etapa da jornada de gravidez de um cão. Uma cadela só é fértil durante seu ciclo de cio, e a maioria dos cães adultos entrar no cio a cada seis meses ou anualmente. Existem algumas coisas que precisam ser cuidadas antes de você realmente crie seu cachorro .

  • Certifique-se de que seu cachorro as vacinas estão em dia .
  • Faça com que ela seja examinada e, se necessário, tratado para vermes antes da gravidez. Se isso não for feito antes da criação, espere até os filhotes nascerem.
  • Verifique se há cães machos e fêmeas brucelose canina , uma doença sexualmente transmissível que causa abortos espontâneos tardios, infecção dos órgãos reprodutivos e eventual esterilidade em ambos os sexos.

Estágio 2 da gravidez do cão: gravidez precoce

Preste atenção primeiros sinais de que sua cadela está grávida depois acasalamento . Você terá que ficar de olho nela porque poderá não ver sinais óbvios até depois do primeiro trimestre, que é por volta da terceira semana de gravidez. A gravidez de uma cadela pode ser diagnosticada pela apalpação do útero, por exame de sangue ou por ultrassom.



Precisa saber

Um canino a gravidez dura aproximadamente 58 a 65 dias, ou 63 dias em média, a partir da data em que ocorreu a reprodução.

Estágio 3 da gravidez do cão: gravidez tardia

Durante o segundo e terceiro trimestres, os filhotes se desenvolverão rapidamente e sua cadela apresentará sinais óbvios de gravidez. À medida que a data do parto do seu cão se aproxima, você precisará se preparar para o parto.

  • Começar medindo a temperatura do seu cachorro duas vezes ao dia ou com intervalo de doze horas, começando por volta dos 56 dias de gestação. Uma temperatura normal variará entre 100-101 graus Fahrenheit, mas uma queda para 97 graus mantida por duas leituras consecutivas sinaliza trabalho de parto iminente nas próximas 24 horas.
  • Prepare um caixa de parto para que a entrega ocorra.
  • Tenha muitas toalhas limpas à mão para limpar os filhotes.
  • Limpe uma tesoura com álcool. Mantenha-os à mão caso a cadela não corte os cordões sozinha.

Estágio 4 da gravidez do cão: parto

À medida que o final do período de gestação se aproxima, fique atento a sinais de que seu cachorro está prestes a dar à luz . Existem três fases de trabalho de parto.



    Pré-Trabalho: Esta fase pode começar um dia inteiro antes do início do trabalho de parto ativo. Seu cachorro parecerá inquieto e rasgará os jornais da caixa de parto. Ela também pode se recusar a comer. Trabalho Ativo: Este é o estágio de impulso ativo do trabalho de parto. Quando o filhote começar a emergir, você notará uma bolha escura na vulva da cadela. Este é o saco do cachorrinho, que ele vai rasgar e cortar o cordão umbilical. A mãe pode descansar cerca de dez minutos antes de dar à luz o próximo filhote, mas às vezes as coisas acontecem mais rápido. Se ela tensões por mais de uma hora sem passar pelo próximo filhote, ligue para o seu veterinário para obter conselhos. Pós-parto: Quando os filhotes nascerem, seu cão se acalmará e se concentrará em cuidar dos filhotes. Permita-lhe uma pausa para ir ao banheiro e ofereça-lhe um pouco de comida enlatada para incentivá-la a comer. Isso lhe dará forças e a ajudará a fazer leite para os filhotes. Sua vulva continuará a liberar sangue por vários dias após o nascimento, mas a quantidade deverá diminuir a cada dia até cessar completamente.
Mãe cadela carregando seus filhotes recém-nascidos.

Estágio 5 da gravidez do cão: cuidados posteriores ao parto

Após a conclusão do parto, é função do seu cão cuidar dos filhotes e monitorar a saúde dele.

  • Leve-a ao veterinário dentro de 24 horas após o parto para garantir que todos os filhotes e placentas foram expelidos. Neste momento, seu veterinário pode dar-lhe uma injeção de Pitocin, um injeção de oxitocina sintética , para ajudar o útero a terminar de contrair até o tamanho anterior à gravidez e uma injeção de antibiótico para prevenir infecções.
  • Verifique se há feridas nos seios e pontos duros excessivamente quentes que possam ser um sinal de possível infecção de mastite .
  • Observe a temperatura dela. Um aumento acima de 102 graus Fahrenheit pode ser uma indicação de infecção pós-parto.
  • Um aumento significativo no corrimento vaginal com sangue e/ou corrimento verde com mau cheiro pode ser sinal de um problema e deve ser tratado pelo seu veterinário.
  • Continue fornecendo bastante comida e água fresca ao seu cão e ajude-o a manter a caixa de parto limpa.

Um Trabalho de Amor

É trabalhoso acompanhar uma cadela durante a gravidez para que ela possa dar à luz uma ninhada saudável, mas vale a pena quando esses cachorrinhos adoráveis ​​chegam. Lembre-se de que isso não é algo para ser encarado levianamente. Considere cuidadosamente a saúde do seu cão e o bem-estar dos seus filhotes. Aprenda tudo o que puder sobre entregando e cuidando filhotes recém-nascidos antes da grande chegada!

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis, você 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis que você vai querer levar para casa

Calculadora Caloria