9 ilustrações de anatomia canina com fatos e recursos adicionais

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinários examinando um Chihuahua

Muitas ilustrações da anatomia canina são criadas pensando em profissionais veterinários, enquanto outras são voltadas para entusiastas de cães em geral e donos de animais de estimação. Não importa a qual grupo você pertença, essas ilustrações podem lhe dar uma melhor compreensão do funcionamento interno de um cão. Desde a localização do fígado até a anatomia de uma cadela antes e durante a gravidez, você ficará surpreso com o que o corpo de uma cadela pode fazer.





Ilustrações de anatomia biológica de cães

As ilustrações da anatomia canina a seguir oferecem uma visão de vários sistemas dentro do corpo do cão. Embora essas fotos sejam bastante básicas, elas ainda fornecem informações que podem ajudar o dono médio de um cachorro a ter uma ideia prática do que está por baixo de todo aquele pelo.

Artigos relacionados

Várias das belas ilustrações da anatomia canina abaixo foram criadas por Laurie O'Keefe , que é um notável artista biológico. Laurie é certificada pela Colorado State University como Ilustradora Médica e seu trabalho aparece em muitas publicações educacionais e instrucionais e também é usado em apresentações e sites. Algumas ilustrações abaixo são obra de Laurie e foram usadas com sua permissão.



Órgãos da anatomia do cão, lado esquerdo

Na vista lateral esquerda dos órgãos internos de um cão, você pode ver os pulmões, o coração, o fígado, o estômago, o baço, os rins, os intestinos, a bexiga e o reto, nessa ordem, da frente para trás. Você também pode visualizar a coluna vertebral e o cérebro.

Órgãos da anatomia do cão, lado esquerdo

Órgãos anatômicos do cão, lado direito

A vista lateral direita dos órgãos de um cão é semelhante à esquerda, exceto que o fígado parece muito maior, já que a maior parte do fígado do cão está situada do lado direito de um cachorro.



Órgãos anatômicos do cão, lado direito

Anatomia da cadela

O sistema reprodutivo de uma cadela possui órgãos semelhantes aos de um ser humano. O órgão externo da anatomia da cadela é a vulva , que se abre para a vagina. Uma grávida anatomia da cadela inclui dois ovários, que produzem óvulos, o colo do útero, as trompas de falópio e o útero. O útero se torna o útero para seus filhotes durante a Período de gestação .

Corte transversal de dois filhotes no útero

O que é particularmente único no útero de um cão é que ele tem formato de “Y”. Como as ninhadas de cães podem incluir mais de sete a oito filhotes, os filhotes crescem em uma linha situada ao longo de cada corno do útero. Quando uma cadela é esterilizada, o veterinário normalmente remove os ovários, as trompas de falópio e o útero.

Sistema reprodutivo feminino

Sistema Reprodutivo de Cão Macho

O sistema reprodutivo de um cão macho consiste no trato genital com o pênis fornecendo o caminho para o esperma dos testículos e urina através da uretra. As glândulas na base do pênis são responsáveis ​​por 'amarrando' cães no lugar durante o acasalamento . Os cães também têm um osso peniano, o que diferencia sua anatomia da anatomia humana. Os rins de um cão macho são conectados à bexiga pelos ureteres, como pode ser encontrado no sistema da cadela.



Sistema reprodutor masculino

Glândulas anais de cães

Um cachorro glândulas anais podem ser encontrados pelo ânus e funcionam como glândulas odoríferas. Se você notar cães se cumprimentando cheirando o traseiro uns dos outros, são as secreções das glândulas anais que eles estão investigando.

Sistema de glândula anal canina

Sistema Olfativo Canino

Um cachorro tem um sistema olfativo desenvolvido com até 300 milhões de receptores olfativos. Para efeito de comparação, os humanos têm apenas seis milhões. Os cães também possuem um órgão chamado órgão vomeronasal no céu da boca, responsável pela detecção de feromônios.

Sistema Olfativo Canino

Músculos da anatomia do cão

O sistema músculo-esquelético de um cão é um dos maiores do corpo e representa 50% do peso de um cão. O sistema contém todos os músculos, tendões, articulações e ossos que sustentam o corpo e permitem os movimentos do cão.

Anatomia muscular de um cachorro

Anatomia do cão, estômago e sistema digestivo

O sistema digestivo de um cão inclui o trato gastrointestinal, que é composto por esôfago, estômago e intestinos. Os intestinos são compostos de três seções (duodeno, jejuno e íleo) e estão ligados ao cólon e ao ânus. Além desses órgãos, a vesícula biliar e o pâncreas se conectam ao duodeno do intestino delgado por meio de dutos e secretam enzimas para facilitar o processo digestivo.

Ilustração do sistema digestivo da anatomia do cãoFato rápido

Os cães também têm baço, que ajuda a prevenir infecções no corpo, embora os cães possam viver sem baço, se necessário.

Mais recursos para diagramas de anatomia canina

Existem muitos livros e recursos que oferecem uma visão aprofundada da anatomia de um cão. Os quatro recursos a seguir estão disponíveis online ou na livraria local.

1. Anatomia Canina: Uma Abordagem Pictórica

Anatomia do cão: uma abordagem pictórica de Peter C. Goody oferece ilustrações claras e precisas do sistema esquelético-muscular dos caninos. Cada diagrama é meticulosamente rotulado com pouco texto adicional, já que o livro realmente adota uma abordagem pictórica do tópico. Se você é um aprendiz visual e não quer se perder em muitas leituras adicionais, este livro vai direto ao ponto.

2. Cartões flash de anatomia veterinária Saunders

Cartões flash de anatomia veterinária Saunders inclui 490 ilustrações indexadas por sistema corporal. Aprenda o termo de cada parte, bem como sua definição clínica. O conjunto é uma excelente ferramenta para estudantes de veterinária. Eles estão atualmente esgotados, mas cópias usadas podem ser encontradas na Amazon e em outros sites de livrarias online.

3. Anatomia do Cachorro de Miller

Anatomia do Cachorro de Miller por Howard E. Evans Ph.D. e Alexander de Lahunta DVM, Ph.D. é a 5ª edição, que foi atualizada para incluir as informações e a terminologia veterinária mais atuais. As ilustrações são coloridas e muito detalhadas, e os capítulos são organizados por sistema corporal. O livro é um ótimo recurso para veterinários e estudantes de veterinária, mas também é útil para criadores de cães e qualquer pessoa que queira se informar sobre a anatomia canina.

4. Livro Didático de Anatomia Veterinária

Anatomia do cão: um atlas para colorir de Robert A. Kainer e Thomas O. McCracken inclui 195 desenhos em preto e branco para o leitor colorir. Além das ilustrações, o livro oferece informações sobre doenças comuns relacionadas a cada sistema do corpo. Esta é uma informação especialmente útil para criadores e proprietários, pois pode alertá-los quando seus cães precisarem de cuidados veterinários.

Anatomia canina e humana: uma comparação

Cães e humanos compartilham anatomia muito semelhante na medida em que ambos têm os mesmos sistemas e órgãos principais operando em seus corpos. Estes incluem os sistemas músculo-esquelético, endócrino, digestivo, linfático, reprodutivo, urinário, nervoso, cardiovascular, respiratório e urinário. As formas e tamanhos do corpo humano e do cão são diferentes, é claro, mas há muito em comum. Existem algumas outras diferenças dignas de nota:

  • Os cães não possuem apêndice, mas possuem um órgão chamado ceco, que tem função semelhante.
  • Os humanos têm 9.000 papilas gustativas, enquanto os cães têm apenas 1.700.
  • Os cães têm três pares de pálpebras em vez dos dois. O terceiro conjunto é chamado de membrana nictitante e é usado para proteção dos olhos.
  • Os cães têm mais músculos nos ouvidos, o que lhes permite movê-los para processar melhor os ruídos. Os humanos têm três músculos, enquanto os cães têm 18, e um cão pode ouvir frequências de até 65 kHz, enquanto um humano só consegue ouvir na faixa de 12 a 20 kHz.
  • Os cães têm cerca de 320 ossos , que pode variar ligeiramente dependendo da presença de ergôs e da estrutura da cauda. Os humanos têm 206 ossos.
  • As glândulas sudoríparas de um cão estão localizadas no nariz e nas almofadas das patas.

Fascinante para estudar

Mesmo que essas ilustrações anatômicas sejam mencionadas principalmente por veterinários, você não precisa ser um estudante de veterinária para gostar de aprender mais sobre o corpo do seu animal de estimação revisando fotos da anatomia do cão. Comece com as ilustrações simples acima e depois passe para ilustrações e textos mais detalhados à medida que seu interesse aumenta. Tudo o que você aprender sobre as funções internas do seu cão pode ajudá-lo a cuidar melhor dele a longo prazo.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria