Ossos de frango são seguros para cães?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Beagle mastigando osso

Poucos tópicos sobre animais de estimação geram um debate tão acalorado sobre se você deve deixar seu cão comer ossos de frango crus ou cozidos. Algumas pessoas dizem que é natural que os cães comam esses ossos, principalmente os crus. Outros dizem que são uma emergência médica esperando para acontecer. É importante que os donos de cães conheçam os perigos envolvidos nos ossos de galinha, sejam eles cozidos ou crus, pois mesmo os ossos “seguros” podem ser problemáticos em algumas circunstâncias. Do outro lado do espectro, também é importante compreender os benefícios que os ossos crus podem oferecer ao seu cão e como pesar os prós e os contras.





O que fazer se seu cachorro comer ossos de galinha

Os cães são necrófagos de coração e rapidamente passe um osso de galinha da lixeira ou até mesmo do seu prato se tiverem oportunidade. Também é possível que o dono de um cachorro alimente seus cães com ossos de galinha que sobraram do jantar, sem perceber que está colocando seus cães em perigo. Crianças pequenas que não aprenderam quais alimentos evitar também podem alimentar os cães com ossos do prato, com boas intenções de tratar o cão.

Artigos relacionados

Comer um osso de galinha pode matar um cachorro?

Embora as mortes reais por cães que comem ossos cozidos sejam raras, comer ossos pode causar sérias complicações médicas, dor e sofrimento ao seu cão. Em alguns casos, estas condições podem tornar-se fatais, tais como uma impactação no intestino e peritonite .



Sinais a serem observados se seu cachorro comeu ossos de galinha

Se o seu cão comer um osso de galinha, observe-o atentamente em busca de sinais de angústia. Durante a observação, pergunte-se o seguinte:

Dois veterinários experientes examinando uma imagem de raio-x
  • O cachorro hackeia como se tivesse algo preso na garganta?
  • O abdômen deles parece inchado?
  • Seu animal de estimação está letárgico?
  • Eles estão se esforçando para evacuar?
  • Você vê algum sangramento retal ou sangue nas fezes?

Chamar seu veterinário imediatamente se o seu cão apresentar algum destes sinais. Seu animal de estimação pode precisar de um raio X para determinar se um ou mais pedaços de osso estão causando um problema sério que requer intervenção médica.



Quantidade de Ossos de Frango

Obviamente, quanto mais o seu cão come, maior é a probabilidade de ele ter problemas com ossos de galinha. Se o seu cão comeu um, você pode consultar o seu veterinário e observá-lo nos próximos dias para ter certeza de que está bem. Se o seu cão conseguir comer uma carcaça inteira de frango, é melhor ligar imediatamente para o veterinário de emergência para saber se deve trazer o cão, pois essa maior quantidade de ossos de uma só vez no estômago aumenta o risco para o cão.

Quanto tempo leva para um osso de galinha passar?

Se você não notar nenhum sinal de que seu cão está se sentindo mal nas próximas 48 a 72 horas, é provável que ele esteja bem. Procure sinais de ossos nas fezes durante esse período. Você deverá vê-los passar dentro desse período. Você também pode notar que as fezes do cão parecem ser um cor branca e calcária . No entanto, se após 72 horas você não tiver visto nenhum fragmento ósseo nas fezes, entre em contato com o seu veterinário, pois é possível que seu cão esteja com uma obstrução.

Um cachorro pode digerir ossos de frango cozidos?

Embora o estômago do cão possa ajudar a quebrar e amolecer os ossos à medida que passam, o cão não consegue digerir completamente os ossos cozidos. É por isso que você deve observar suas fezes para ter certeza de que os fragmentos ósseos passaram completamente pelos sistemas digestivo e excretor. Se o seu cão consumiu osso de galinha cru e está acostumado a alimentação crua, seu estômago tem um pH mais baixo, o que significa que é mais ácido do que o estômago de um cão alimentado com ração e terá mais facilidade para digerir o osso de galinha cru.



Prato sujo com restos de ossos de frango

Prós e contras de alimentar ossos de galinha

Deve-se notar primeiro que há uma diferença significativa entre alimentar um cachorro com ossos de frango crus e ossos cozidos. Ossos crus são um tanto flexíveis e os cães geralmente conseguem triturá-los em pedaços pequenos o suficiente para serem digeridos sem muita dificuldade. Em vez de se estilhaçarem, os ossos de frango crus quebrarão, reduzindo o risco de perfuração. Após o cozimento, os ossos do frango ficam secos e quebradiços e tendem a lascar quando o cachorro tenta mastigá-los. Geralmente é aí que surge o problema.

Prós

Segundo o veterinário Tom Lonsdale , comer ossos crus é benéfico para os cães. Os benefícios incluem:

  • Ossos de frango crus contêm nutrientes valiosos que um cão pode usar, e Lonsdale acredita que ossos crus e carnudos devem ser a maior parte da dieta de um cão.
  • O frango cru, incluindo os ossos, é um alimento básico da dieta crua e saudável que alguns proprietários oferecem aos seus animais de estimação.
  • As carcaças de animais de caça com baixo teor de gordura, como galinhas, fornecem alguns dos melhores alimentos para comedores de carne, como cães.

Contras

De acordo com Administração de Alimentos e Medicamentos , que emitiu um alerta contra a alimentação com todos os ossos em 2010, os possíveis riscos superam as vantagens de alimentar com ossos, e isto inclui ossos de galinha. Entre suas preocupações:

  • Ossos afiados podem causar ferimentos na boca de um cachorro.
  • Os ossos podem ficar presos à medida que os fragmentos são engolidos.
  • Eles podem causar prisão de ventre e até obstruções ao longo do trato digestivo.
  • Eles podem causar sangramento retal.
  • Eles podem causar perfurações que podem causar peritonite, uma infecção bacteriana que pode ser mortal e requer tratamento de emergência.

Mitos sobre ossos para cães

Existem muitos mitos que permeiam a internet sobre cães e ossos.

amaretto azedo com mistura agridoce
Cachorro engraçado comendo guloseima apetitosa
  • Um mito comum é que ossos 'seguros para animais de estimação' comprados em lojas de animais de estimação e online são totalmente seguros. Com base nas descobertas do FDA, qualquer tipo de osso pode ser potencialmente perigoso para o seu cão. Se o cão puder mastigar esses ossos sem supervisão, ele pode engolir acidentalmente um pedaço ou quebrar os dentes .
  • Alguns cães também são possessivos com os ossos e isso pode levar a brigas se você tiver vários cães. Dar ossos crus ou ossos “seguros para animais de estimação” a cães possessivos pode causar problemas de comportamento e, portanto, eles não são seguros.
  • Outro mito é a crença de que ossos de frango cozidos ficam bem se forem fervidos. No entanto, qualquer tipo de método de cozimento tornará os ossos de frango perigosos, inclusive fervê-los. Se você decidir alimentar seu cachorro com ossos de frango, certifique-se de que estejam crus.
  • Fazendo seu cachorro vomitar se comeram um osso cozido é outro mito comum. Nunca tente fazer seu cão vomitar depois de engolir fragmentos de osso, pois os pedaços afiados de osso podem danificar o estômago, o esôfago ou a garganta do seu cão quando voltarem.

Uma palavra para o sábio

A controvérsia sobre se é seguro alimentar cães com ossos de galinha provavelmente permanecerá viva por muito tempo, então os proprietários precisam tomar suas próprias decisões sobre o que alimentar seus animais de estimação. Tenha em mente que tudo o que você dá ao seu cão pode se tornar perigoso nas condições certas. Os cães podem engasgar na ração, o couro cru pode causar obstruções intestinais, e alguns produtos químicos usados ​​como conservantes em alimentos comerciais para animais de estimação são suspeitos de serem agentes causadores de câncer.

Como proprietário, tudo o que você pode fazer é pesar os riscos e optar por alimentar seu animal de estimação com o que você acredita que será mais benéfico para ele no longo prazo. Se forem ossos de galinha, alimente-os com cuidado e certifique-se de que estejam crus e não cozidos. Você também pode discutir com um nutricionista canino com que frequência e quanto seu cão pode consumir de acordo com seu peso e nível de energia, juntamente com os prós e contras de cada cão.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria