Guia para a raça chinesa de cães Shar-Pei

Os Melhores Nomes Para Crianças

Homem viajando com seu cachorro Shar Pei

A aparência única do Shar-Pei chinês o diferencia de outras raças de cães. Se você nunca viu um desses caninos fascinantes, observe mais de perto seus traços e características.





Origem do Shar-Pei Chinês

O Shar-Pei Chinês é uma raça muito antiga, com referências e imagens deles registradas já na Dinastia Han na China, por volta de 200 a.C. Esta raça quase foi extinta após a revolução comunista na China, mas alguns Shar-Pei foram transportados para Taiwan e Hong Kong. Lá eles foram criados em números grandes o suficiente para evitar que fossem varridos do mapa.

Artigos relacionados

O Shar-Pei chinês fez sua estreia nos Estados Unidos por volta de 1966, e sua aparência incomum rapidamente atraiu muita atenção. Eles ganharam o apelido de “cão de briga chinês”, já que a raça era frequentemente usada para brigas de cães. A popularidade do Shar-Pei atingiu o auge na década de 1980, depois que o Guinness Book of Records o nomeou como o o cão mais raro do mundo em 1978 . Os interesses das pessoas foram despertados e muitos decidiram que precisavam de uma dessas curiosidades amassadas.



Tipos de raças notáveis

Existe uma versão diminuta do Shar-Pei chinês: o Shar-Pei em miniatura . Esses minicães estão supostamente mais próximos do tamanho real de um Shar-Pei tradicional, embora não sejam reconhecidos pelo Clube Americano de Canil (AKC) como uma raça distinta.

Características

À primeira vista, o adorável Shar-Pei chinês parece mais um hipopótamo enrugado do que um canino. Esta raça possui características incomuns que os diferenciam de outros cães.



Filhote de shar pei em pé na grama verde com flores brancas

Aparência

Em geral, os machos são maiores que as fêmeas e medem cerca de 19 a 20 centímetros de altura na cernelha. A maioria dos membros desta raça pesa entre 45 e 60 libras e tem uma constituição robusta.

A cabeça de um Shar-Pei tem um focinho bastante largo e rombudo, e os olhos pequenos são cobertos por rugas de carne. As orelhas são bem pequenas em comparação com o tamanho da cabeça e ficam dobradas. O pescoço, o peito e as costas também são cobertos de rugas, e a cauda é inserida alta na parte traseira e portada enrolada em ambos os lados das costas.

Esta raça compartilha algo em comum com o Chow Chow . A língua e todo o interior da boca são preto-azulados. Isto levou a algumas especulações de que ambas as raças de cães compartilham um ancestral comum, mas nenhuma ligação definitiva foi encontrada ainda.



A pelagem do Shar-Pei chinês é bastante áspera; a tradução de seu nome significa literalmente 'pele de areia', e acariciar alguém é como passar a mão em uma lixa.

A lista de cores aceitáveis ​​é bastante longa e inclui o seguinte.

Cachorro shar-pei branco
  • Preto
  • Marrom
  • Vermelho
  • fulvo vermelho
  • fulvo
  • Creme
  • Branco
  • Azul diluído
  • Lilás diluído
  • Chocolate diluído
  • Diluído de damasco
  • Creme diluído
  • Vermelho de cinco pontos diluído
  • Isabella diluir
  • Zibelina negra
  • Zibelina azul
  • Zibelina marrom
  • Zibelina vermelha
  • Zibelina fulva
  • Zibelina creme

Shar-Pei também vem em uma variedade de marcações.

  • Tigrado/branco
  • Zibelina mascarada
  • Apontado com creme ou bronzeado
  • Manchado na sela branca

Temperamento

O Shar-Pei chinês não é nada senão confiante e digno. Esta raça é tipicamente muito independente e obstinada, embora seja leal e dedicada aos seus companheiros humanos. Essa natureza protetora os torna cães de guarda decentes.

Muitos indivíduos são bastante reservados com estranhos e outros cães. Portanto, cedo socialização é importante. Quando se trata de compatibilidade com crianças, um Shar-Pei pode se dar bem se for criado com uma criança ou introduzido lentamente sob supervisão, embora cada membro da raça seja único.

Requisitos de exercício

Shar-Pei são cães moderadamente ativos que precisam de caminhadas diárias. Se tiver a oportunidade de fazê-lo, o Shar-Pei facilmente se tornará um viciado em televisão. Isto é particularmente prejudicial para esta raça, pois corre o risco de ganho de peso e obesidade. Caminhadas de rotina ajudarão a manter seu Shar-Pei com um peso saudável.

Homem acariciando cachorro no campo

Brincar em um quintal seguro pode ser uma ótima maneira para esta raça se manter fisicamente ativa, embora você deva ter cuidado durante os meses mais quentes. Shar-Pei são sensíveis ao calor e podem desenvolver facilmente insolação devido ao nariz achatado.

Treinamento

Apesar de teimosos, os Shar-Pei não são muito difíceis de fuga de casa . São cães inteligentes que aprendem muito rapidamente. No entanto, o treinamento e a socialização precoces são importantes para garantir que esses cães cuidem de suas maneiras. Os filhotes devem ter as orelhas e os pés tocados regularmente para se acostumarem com a sensação - isso ajudará na preparação e nas visitas ao veterinário na idade adulta.

A raça também pode ser treinada para obediência , mas não se destacam particularmente em agilidade e outros esportes de alto rendimento. Embora sejam ótimos companheiros, os Shar-Pei sérios não estão realmente interessados ​​em atuar para nossa diversão. Seu focinho encurtado também os coloca em risco de superaquecimento e de desenvolver problemas nas vias aéreas se exercerem muita energia.

Preocupações com a saúde

Esta raça pode ser particularmente propensa a vários problemas de saúde.

  • Síndrome da febre de Shar-Pei : esta condição hereditária afeta apenas Shar-Pei, como o nome sugere, e envolve temperatura corporal elevada e jarretes inchados.
  • Falência renal: A febre de Shar-Pei pode causar disfunção e insuficiência renal. Condições de pele: Dado o seu elevado número de rugas, esta raça pode desenvolver infecções fúngicas ou bacterianas entre a pele solta, chamadas piodermite de dobra cutânea . Alergias: Shar-Pei são sensíveis e podem desenvolver problemas ambientais, comida ou alergias a pulgas. Problemas comuns: Eles podem sofrer de displasia de quadril ou cotovelo, bem como de luxação do joelho. Problemas respiratórios: muitos especialistas classificam o Shar-Pei como uma raça braquicefálica graças ao nariz encurtado, o que os coloca em risco de problemas nas vias aéreas e superaquecimento. Hipotireoidismo: Subatividade do glândula tireóide é comum nesta raça. Doenças dos olhos: Shar-Pei está predisposto a problemas oculares como entrópio, displasia retiniana (RD) ou glaucoma.

Vida útil

Os cães Shar-Pei chineses têm uma vida média de 9 a 11 anos. No entanto, o Shar-Pei mais velho registrado viveu até a idade de 18 anos.

Filhote de shar pei em campo

Asseio

Galpão Shar-Pei, portanto, a escovação de rotina é necessária para remover qualquer cabelo solto. O banho pode ser realizado mensalmente, com cuidado redobrado para enxaguar e secar entre as dobras e rugas da pele. Rotina limpezas de ouvido deve ser realizado por causa dos canais auditivos estreitos da raça, e o corte das unhas é fundamental.

como tirar a ferrugem das grelhas

Encontrando seu próprio Shar-Pei

Um filhote de Shar-Pei de um criador provavelmente custará entre US$ 800 e US$ 1.500 ou mais. O Mercado AKC e Clube Shar-Pei Chinês da América ofereça listas de criadores e filhotes disponíveis. Certifique-se de fazer sua pesquisa para encontrar um criador respeitável que execute todos testes de saúde recomendados em seus cães para ter certeza de encontrar um filhote bem criado.

Adotando um Shar-Pei

Se você preferir resgatar um membro da raça, existem várias organizações específicas da raça que você pode procurar para um Shar-Pei que precisa de um lar.

Passeando com um cachorrinho shar pei

O Shar-Pei é a raça para você?

Se você está procurando um canino de alta energia para acompanhá-lo em suas aventuras, talvez seja melhor escolher um Border collie ou um Compositor irlandês . Embora esta raça goste de exercícios, eles não são particularmente atléticos e estão sujeitos ao superaquecimento. Por outro lado, se você deseja um companheiro digno e atencioso, com muita devoção e pouca manutenção, então você pode descobrir que um Shar-Pei se adapta perfeitamente ao seu estilo de vida.

Tópicos relacionados 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis, você 11 fotos de cachorros grandes: gigantes gentis que você vai querer levar para casa 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria