Sinais de overdose de medicamentos para dirofilariose (e maneiras de evitá-los)

Os Melhores Nomes Para Crianças

veterinário examinando cachorrinho

Você faz a coisa responsável e trata regularmente seu cão contra dirofilariose, mas então seu cão acidentalmente recebe uma dose dupla de medicamento para dirofilariose e seu pânico começa. É útil saber quando você deve entrar em contato com o veterinário e os sinais de toxicidade do medicamento para dirofilariose a serem observados.





Cachorro comeu muito remédio para dirofilariose

Apesar dos planos mais bem elaborados, podem ocorrer overdoses. Exemplos clássicos de como isso acontece incluem:

  • Sem o conhecimento um do outro, um casal acidentalmente deu a um cachorro dois comprimidos contra dirofilariose.
  • Enquanto procurava um lanche, o cachorro tomou remédio para dirofilariose.
  • Um cão pequeno recebe um comprimido destinado a tratar um cão grande.
  • Seu cachorro come vômito contendo medicamento para dirofilariose de outro cachorro.
  • Seu cão lambe um produto tópico, que fornece uma dose mais alta do que se fosse absorvido conforme pretendido pela pele.
Artigos relacionados

Enquanto o Cruz Azul aconselha, sua primeira ação deve ser descobrir exatamente quantos comprimidos ou doses o cão comeu. Guarde qualquer embalagem ou tire uma fotografia dela. Isso ajuda o veterinário a entender o tamanho dos comprimidos que o cão comeu e permitirá que ele faça um cálculo e veja se o cão comeu uma dose tóxica. Felizmente, esses medicamentos apresentam uma ampla margem de segurança. Determinar se o tratamento é necessário depende se uma dose tóxica foi ingerida ou não.



Contate o veterinário assim que você suspeitar de seu cachorro pode ter tido overdose . Se o veterinário decidir que o cão comeu uma dose tóxica há relativamente pouco tempo, o veterinário pode fazer o cão vomitar para se livrar do medicamento do estômago. Passadas 2 horas, o princípio ativo já estará na corrente sanguínea e induzindo vômito não traz nenhum benefício.

Nexgard, um medicamento veterinário para tratamento de pulgas e carrapatos e uma caixa de heartgard usada para prevenir vermes em cães.

Sinais de overdose de medicamentos para dirofilariose

Os preventivos contra dirofilariose pertencem a uma família de medicamentos chamados avermectinas. Como Parasitipédia explica que, em situações de overdose, essas drogas interferem na transmissão nervosa e fazem com que o sistema nervoso central responda de forma anormal à estimulação. Os sintomas típicos incluem:



    Ataxia: O cão apresenta movimentos descoordenados, cambaleia ou parece bêbado Passo de ganso: Dar passos exagerados onde as patas estão levantadas muito alto Desorientaçao: O cachorro parece confuso Hiperestesia: O cão salta de forma exagerada em resposta ao toque ou ruídos baixos Midríase: As pupilas do cachorro estão dilatadas Babando: O cachorro saliva excessivamente Tremendo: Tremendo e tremendo de maneira descontrolada Depressão: O cão está excepcionalmente quieto e difícil de acordar Coma: Perda de consciência

Se o seu cão apresentar algum dos sintomas acima, especialmente após uma overdose de medicamento para dirofilariose, entre em contato com o veterinário imediatamente. Embora não exista antídoto para a toxicidade, o veterinário pode administrar medicamentos para minimizar a absorção do ingrediente ativo e reduzir o efeito da toxicidade.

diferença entre carros automáticos e manuais

Raças Sensíveis à Ivermectina

Várias raças têm sensibilidade hereditária à ivermectina, mas as seguintes raças são as mais comumente afetadas:

Uma mutação no gene MDR1 é responsável por esta suscetibilidade genética. Este gene mutado também pode tornar o cão mais sensível a uma variedade de outras drogas. Nem todos os cães das raças mencionadas acima possuem o gene mutante. O teste é a única técnica para determinar se um cão possui o gene MDR1 mutante . Para realizar o teste, células de dentro da bochecha do cão são raspadas ou uma amostra de sangue é coletada e enviada ao laboratório para análise genética. Se você estiver interessado em fazer um teste em seu cão, converse com seu veterinário.



Retrato de cão pastor de Shetland na natureza

Solução de problemas de overdose

O seu veterinário é sempre a melhor fonte de informações relativas às suas circunstâncias específicas e as informações abaixo são fornecidas apenas para interesse geral. Siga todos os conselhos do veterinário e não tente tratar o seu cão sem a orientação do seu veterinário se suspeitar que ocorreu uma overdose.

Medicação expirada

O maior risco dos medicamentos vencidos é que eles tenham perdido parte de sua eficácia. Portanto, se o cão ingerir uma dose recomendada de um medicamento vencido, entre em contato com seu veterinário para saber quando você deve administrar a próxima dose do medicamento em dia. A resposta irá variar dependendo das condições em que o medicamento foi armazenado e do quão desatualizado estava.

Como o medicamento terá alguma ação residual se o cão tiver uma overdose, entre em contato com o veterinário como faria se tivesse sido administrada uma overdose de um medicamento em dia e proceda de acordo. Usar medicamentos desatualizados significa que existe o risco de o cão não estar protegido e poder ter pegou dirofilariose nesse ínterim. Você deve discutir isso com seu veterinário porque tratar com um preventivo se o cão tiver vermes adultos pode deixá-lo muito doente.

Se o seu cachorro tiver uma overdose

Colies , em particular, são um caso especial. Alguns Collies têm uma mutação genética que torna seu cérebro mais vulnerável aos efeitos dos medicamentos ivermectina. Sempre entre em contato com seu veterinário imediatamente se o seu collie tiver uma overdose. Formulário de Medicamentos Veterinários Plumbs sugere que os sinais de toxicidade são mais prováveis ​​de ocorrer com doses superiores a 1 miligrama por quilograma de peso corporal (equivalente a 1.000 microgramas por kg de peso corporal). Assim, um cão de 10 kg (cerca de 22 libras) pode apresentar toxicidade quando exposto a 10 mg (ou 10.000 microgramas) de ivermectina.

Uma dose única de Heartgard Plus para um cão com peso inferior a 25 kg contém 68 microgramas . Assim, o mesmo cão de 10 kg precisaria ingerir cerca de 147 comprimidos para que ocorresse uma overdose. No entanto, alguns cães são mais sensíveis aos ingredientes ativos do que outros. Nunca seja complacente e sempre procure orientação veterinária se o cão tiver tido uma overdose.

O veterinário prescreve o tamanho errado

Conforme listado acima, há uma ampla margem de segurança para produtos contra dirofilariose. Se houver um erro óbvio, como se um cão pequeno recebeu um medicamento para cães grandes, entre em contato com a clínica veterinária. Quando os produtos são distribuídos, há sempre uma pequena possibilidade de erro humano, e pode ter havido um erro simples (como pegar a embalagem de tamanho errado na prateleira). Seu veterinário estará ansioso para fazer as pazes e fornecer a medicação correta, então não hesite em contatá-lo.

Se você já administrou a dose ao cão antes de perceber o erro, entre em contato com o veterinário como faria em caso de suspeita de overdose e siga seus conselhos.

Cachorra grávida come remédios para dirofilariose

PetCoach observa que a margem de segurança para medicamentos contra dirofilariose é alta e eles são seguros para uso na dose recomendada em cadelas grávidas .

Prevenindo uma overdose

Embora acidentes possam acontecer e aconteçam, existem dicas que você pode usar para evitar uma overdose em seu cão.

Verifique novamente a dosagem com seu veterinário

Embora você possa optar por comprar um preventivo diretamente do seu veterinário após a conclusão do teste de dirofilariose do seu animal de estimação, alguns proprietários preferem comprar esse tipo de medicamento em uma empresa com desconto. Embora isto seja completamente aceitável, pode levar a alguma confusão sobre a dosagem correta.

As dosagens recomendadas são baseadas no peso do seu animal de estimação e, a menos que você tenha uma maneira de medir o seu peso do animal de estimação com precisão, você está apostando na dosagem correta. Realmente vale a pena alguns minutos do seu tempo para ligar para o seu veterinário para verificar o peso do seu animal de estimação conforme registrado no check-up. Você também pode confirmar a dosagem correta com seu veterinário neste momento.

Marque seu calendário

Você também pode acompanhar facilmente a medicação do seu animal de estimação marcando em seu calendário cada vez que administrar uma dose. Esta é uma ótima maneira de outros membros da família verem que o medicamento já foi administrado. Mesmo assim, você deve ter um acordo que todos irão verificar com o cuidador principal do cão para ter certeza de que ninguém se esqueceu de registrar a dose após administrá-la. Descuidos acontecem.

Use uma caixa de comprimidos

Uma caixa de comprimidos pode ser um ótimo lembrete para dar ao seu cão a prevenção diária, se essa for a variedade que ele está tomando. Essas malas possuem um compartimento para cada dia da semana. Basta colocar um comprimido em cada slot e não recarregar novamente até que toda a caixa esteja vazia.

Você também pode alterar os nomes dos dias para meses cobrindo-os com um adesivo. Assim como acontece com a medicação diária, você não deve recarregar a caixa até que as dosagens mensais atuais terminem.

Organizador de comprimidos diários colorido

Os benefícios superam os riscos

Nenhum dono quer colocar em risco a saúde do seu cão. Todos os medicamentos apresentam efeitos colaterais potenciais e uma overdose é sempre indesejável. No entanto, a boa notícia é que a margem de segurança dos medicamentos para dirofilariose é muito ampla. Além disso, lembre-se de que as consequências de adquirir um infecção por dirofilariose são devastadores. Qualquer medicamento deve ser tratado com respeito, mas, felizmente, o risco de um acidente grave é extremamente baixo, especialmente quando os medicamentos para dirofilariose são dosados ​​com precisão.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria