Fatos cruciais sobre o ciclo de vida da dirofilariose

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gráfico do ciclo de vida da dirofilariose

Para entender como prevenir a infestação de dirofilariose em seu cão, você precisa estar ciente de como realmente funciona o ciclo de vida da dirofilariose.





Compreendendo o ciclo de vida de uma dirofilariose

Embora a maioria das pessoas entenda que a dirofilariose é causada pela picada de um mosquito, muitos donos de animais de estimação não entendem o ciclo de vida da dirofilariose e. Compreendendo o ciclo de vida deste parasita irá ajudá-lo a ver a importância do tratamento preventivo para seu querido animal de estimação. O ciclo da dirofilariose é o seguinte:

  1. Um mosquito pica um animal infectado, como um cachorro, uma raposa, um gato, um lobo, um coiote ou algum outro animal.
  2. À medida que o mosquito se alimenta do animal hospedeiro, ele ingere a microfilária da dirofilariose.
  3. A microfilária amadurece por aproximadamente duas semanas dependendo da temperatura. As temperaturas mais frias retardarão a maturação das larvas.
  4. A microfilária continua a se desenvolver em uma larva em estágio infeccioso enquanto ainda está no mosquito.
  5. O mosquito pica um animal e transfere as larvas que então viaja para a corrente sanguínea à medida que amadurece.
  6. À medida que a dirofilariose avança em direção ao coração e aos pulmões, ela continua a se desenvolver. Isso normalmente leva vários meses e até que a dirofilariose atinja o estágio adulto, pode ser difícil de detectar .
  7. Se as dirofilariose não forem tratadas, os vermes adultos podem viver num animal hospedeiro durante vários anos, reproduzindo-se e afectando gravemente o coração e os pulmões do animal.
Artigos relacionados

Fatos importantes sobre o ciclo de vida da dirofilariose

Aprender como os vermes podem infestar seu cão e crescer com o tempo é crucial para entender por que é tão importante manter um cronograma consistente de medicação preventiva.



  • As dirofilariose podem atingir a maturidade sexual em apenas três meses e podem continuar a reproduzir-se durante vários anos no animal hospedeiro.
  • Os vermes adultos são normalmente encontrados no ventrículo direito do coração, bem como no suprimento de sangue do animal hospedeiro.
  • O número de microfilárias não está diretamente relacionado ao número de vermes em um animal, uma vez que os vermes sexualmente maduros continuam a se reproduzir.
  • Descobriu-se que as dirofilariose crescem até trinta centímetros ou até mais!
  • Em alguns casos, sabe-se que animais infectados abrigam mais de 100 vermes.
  • Além do coração e dos pulmões, os vermes também podem infectar outras áreas do corpo, como estômago, cérebro, fígado, medula espinhal e até olhos.
  • Dirofilariose são transmitidas apenas por mosquitos fêmeas.
  • A concentração de microfilárias no sangue pode variar dependendo da estação, sendo que os meses de verão registram maior concentração do que os meses de inverno.

O que isso significa para o seu cão

Depois de compreender o ciclo de vida da dirofilariose, é fácil ver a importância do medicamento de prevenção da dirofilariose para a saúde do seu cão. Antes de começar a tomar qualquer remédio para dirofilariose em seu cão, seu veterinário precisará fazer testes de dirofilariose para verificar se há esses parasitas em seu cão. Se o seu cachorro está tendo sinais ou sintomas , a teste de dirofilariose é uma obrigação. Se o seu cão for positivo para dirofilariose, seu veterinário irá discutir o tratamento e opções de recuperação . Se o seu cão não tiver vermes, você poderá iniciar um regime preventivo em seu animal de estimação. Mantenha-o ligado o ano todo para obter a melhor proteção.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria